São Gonçalo ganha nova UBS, a 12ª inaugurada pela Prefeitura de Petrolina

(Foto: Ascom)

Na tarde dessa segunda-feira (22) a comunidade do São Gonçalo ganhará uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS). Localizada na Rua Baixa Grande, nº 551 o equipamento público foi construído nos moldes do Governo Federal e será inaugurado às 18h.

A UBS Parteira Idalina foi inaugurada ainda na gestão do prefeito Fernando Bezerra Coelho, em sede própria, com médicos, enfermeiros e dentista, mas sofreu danos em sua estrutura na antiga gestão. Agora em 2019 o prédio conta com novos consultórios, farmácia, sala de triagem, sala de vacina e a reativação do consultório odontológico, com equipe de saúde bucal fixa.

“Estamos devolvendo dignidade aos moradores do São Gonçalo, garantindo um local confortável, com estrutura adequada, e a volta do dentista, que era muito cobrada pela população. Trabalhamos junto ao prefeito Miguel Coelho para, cada vez mais, aproximarmos as equipes de saúde dos pacientes. Essa já é a 12ª unidade de saúde inaugurada em menos de um ano, através da plataforma Petrolina Cuida”, disse a secretária de Saúde, Magnilde Albuqu

Fonoaudióloga da UPAE/IMIP de Petrolina alerta sobre cuidados com a voz

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na última terça-feira (16) foi comemorado o Dia Nacional da Voz. Uma data que tem como objetivo alertar a população sobre os cuidados necessários com a voz, já que as alterações podem ser sinal de várias doenças, como o câncer de laringe.

Profissionais que utilizam a voz diariamente, como jornalistas, cantores, atores, entre outros, precisam e, geralmente, estão mais atentos aos cuidados básicos com a saúde vocal. Mas, o restante da população tende a negligenciar ou desconhece a dimensão dos efeitos negativos que os excessos com a voz podem causar para a qualidade de vida.

LEIA MAIS

Petrolina inicia segunda etapa de vacinação contra gripe

(Foto: ASCOM)

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza tem início nesta segunda-feira (22). Em Petrolina, o esperado pela Secretaria de Saúde do município é que 74.651  pessoas sejam imunizadas. A Prefeitura iniciou a vacinação no último dia 10 de abril.

Este ano, a recomendação do Governo federal foi dividir a campanha em duas etapas. A primeira priorizou crianças de seis meses a menores de seis anos e gestantes em qualquer fase gestacional. Os dados parciais, de acordo com o Sistema de Informações do Programa Municipal de Imunizações (SIPNI), registram que, até a última quarta-feira (17) 1.549 crianças e 342 gestantes receberam a dose da vacina contra a gripe em Petrolina.

LEIA MAIS

‘Projeto Sorrisinho’ leva dentista para dentro das escolas municipais de Petrolina

(Foto: Alexandre Justino)

De jaleco colorido, máscara engraçada e um cachorrinho chamado “Dudu” cheio de dentes na boca. É assim que a dentista da Prefeitura de Petrolina, Tamires Coelho, se transforma na ‘Tia Tam’ e atende aos seus pequenos pacientes nas escolas do município todas as manhãs das terças-feiras, através do ‘Projeto Sorrisinho’. A profissional sai do consultório da Unidade de Saúde Dr. Júlio de Andrade e, com muito carinho, paciência e dedicação realiza consultas com crianças de 3 a 7 anos, além de dar orientações sobre saúde bucal e escovação correta.

O Projeto Sorrisinho, idealizado pela dentista Tamires e pela Diretoria de Saúde Bucal de Petrolina, teve início em outubro de 2017 e já atendeu quase 400 crianças de duas escolas municipais: Odete Sampaio, no bairro Jardim São Paulo e João Paulo I, no bairro João de Deus.

LEIA MAIS

Nova etapa da Campanha contra a Gripe começa nesta segunda-feira

(Foto: Divulgação)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe entra em uma nova etapa nesta segunda-feira (22) em todo o país. A primeira fase, que teve início no dia 10 de abril, vacinou crianças, gestantes e puérperas. A partir de amanhã, o Ministério da Saúde abrirá ao restante do público-alvo.

Dessa forma, poderão receber a vacina trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

LEIA MAIS

Vacinação contra a gripe entra em nova etapa a partir de segunda-feira

(Foto: ASCOM)

Iniciada no dia 10 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe entrará em uma nova etapa nesta segunda-feira (22). Antes a preferência era para crianças, puérperas e gestantes, agora todos os demais integrantes do grupo prioritário poderão se imunizar.

LEIA TAMBÉM:

Para atingir meta de imunização, secretaria de Saúde pede colaboração de petrolinenses

Campanha de vacinação contra Influenza começa hoje em Petrolina; até dia 19 grupo prioritário é formado por crianças

Trabalhadores da saúde, indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade devem procurar as unidades de saúde de seus municípios para tomar a vacina.

LEIA MAIS

Nutricionista dá dicas sobre consumo de alimentos tradicionais da páscoa 

Na semana de Páscoa, seja nos almoços, jantares ou nos demais encontros entre familiares e amigos, certamente vamos encontrar alguns alimentos tradicionais desta época. Dentre eles, com certeza teremos chocolate, vinho e peixe, estes dois últimos, juntamente com o pão, vêm da tradição religiosa cristã. Diante destas delícias, muitas pessoas perdem o controle e acabam exagerando, o que nunca é aconselhado. Porém, consumidos com moderação, todos eles trazem muitos benefícios para saúde.

A nutricionista do IMIP, Laila Brasil, recomenda o consumo de 15 gramas de chocolate por dia, isso representa mais ou menos três quadradinhos de uma barra. Dê preferência a chocolates amargos, que têm menos açucares e mais cacau.

LEIA MAIS

SESI Petrolina oferece serviços odontológicos para trabalhadores da indústria; saiba como sua empresa pode ser beneficiada

(Foto: Divulgação)

Cuidar da saúde bucal é tão importante quanto o cuidado com outras partes do corpo. Uma infecção na gengiva, por exemplo, pode ocasionar problemas cardíacos. E uma dor de dente, se não prevenida, pode até afastar um colaborador do trabalho. Por estas razões, o Serviço Social da Indústria (SESI) em Petrolina (PE), oferece serviços odontológicos nas modalidades geral e endodontia para trabalhadores, dependentes e comunidade em geral.

De acordo com a unidade, a maioria das pessoas no município nem sempre realiza os cuidados essenciais com a saúde da boca, ocasionando redução de produtividade, falta de concentração laboral, acidentes do trabalho e ausências, devido às visitas mais frequentes ao médico. E, segundo o Sistema FIEPE, que assiste às indústrias de Pernambuco, a qualidade de vida e a frequência dos funcionários são bem melhores quando as empresas incentivam os cuidados odontológicos.

LEIA MAIS

Caravana da Saúde levará serviços gratuitos ao bairro Piranga nesta quarta-feira

(Foto: Ascom)

A edição desta quarta-feira (17) do programa Caravana da Saúde levará os serviços gratuitos até o bairro Piranga, em Juazeiro (BA). Os moradores poderão se consultar com médicos especializados nas áreas de cardiologia, endocrinologia, ortopedia, ginecologia, odontologia, além de exames como: eletrocardiograma e exames laboratoriais.

Além dos serviços de saúde, o ônibus do projeto Estação Cidadania da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) estará na comunidade atendendo a população que precisa atualizar o cadastro do programa Bolsa Família.

Criado em 2016, a Caravana da Saúde já atendeu até o momento mais de 37 mil pessoas, espalhadas pela zona urbana e rural de Juazeiro.

Posto de Saúde do bairro Santa Luzia recebe manutenção e estará fechado até amanhã

(Foto: Arquivo/ASCOM)

Usuários do Posto de Saúde do bairro Santa Luzia, em Petrolina (PE), devem ficar atentos às mudanças no atendimento durante estes dias. Até a próxima quarta-feira (17), a referida Unidade de Saúde estará fechada para que a prefeitura possa efetuar manutenção e reparos.

Os atendimentos médicos marcados para estas datas serão remarcados, e a equipe da Unidade estará realizando visitas domiciliares nos próximos dois dias. A Secretaria de Saúde reitera que os reparos são necessários para melhorar a qualidade dos serviços ofertados à população.

Hospital Regional de Juazeiro desenvolve atividades sobre a segurança dos pacientes

(Foto: Ascom)

Abril é o mês da Segurança do Paciente. No Hospital Regional de Juazeiro (BA), as ações de segurança estão sendo intensificadas, através da equipe do Núcleo de Segurança do Paciente, tendo em vista que o investimento em segurança no ambiente hospitalar garante maior segurança para profissionais e pacientes durante a internação.

João Andrade, membro da Comissão de Humanização do HRJ, lembra que o paciente deve ser o ponto central da preocupação dos profissionais e da Direção do Hospital, com a segurança nos serviços de saúde.

“As ações voltadas para a segurança do paciente evitam que os riscos e perigos inerentes à complexidade dos serviços de saúde atinjam o paciente, causem algum dano ou agravem seu estado de saúde. Nossas atividades no hospital se relacionam com o bem estar do paciente. Além de evitar que o paciente sofra algum dano, nossas ações têm o potencial de reduzir desperdícios e retrabalho, e, acima de tudo, proteger pacientes e trabalhadores”, informou.

LEIA MAIS

Programa da prefeitura promove aulas gratuitas de esportes para a população de Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

Desde quando foi lançado, em 2017, o ‘Programa Movimenta Petrolina’ já mobilizou centenas de pessoas para a prática regular de atividades físicas. O programa utiliza os espaços públicos esportivos e culturais da cidade para levar aulas gratuitas para as comunidades.

Nesses locais, são desenvolvidas atividades como: aulas de danças; futsal; capoeira; ginástica aeróbica; campeonatos, festivais, e apresentações culturais diversas.

LEIA MAIS

Estação Saúde 2019: SESAU realiza mais de 1.100 atendimentos em Juazeiro

(Foto: Ascom)

A sexta edição do Projeto Estação Saúde, realizada nos dias 30 de março, 06 e 13 de abril na cidade de Juazeiro (BA) foi encerrada no último sábado (13) com inúmeras ações de saúde e esporte na Orla Nova da cidade. O projeto é uma realização da TV São Francisco e tem como um dos parceiros a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde.

Os serviços oferecidos pela equipe da Secretaria de Saúde foram: orientação nutricional e cálculo de IMC, aferição de PA e glicemia, distribuição de preservativo e orientações sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) realizou pesagem e medição. Outras atividades como massoterapia, aplicação de flúor supervisionada, jogos interativos de atividade física, teste de pisada, avaliação postural, aulas de Aerodance, Jump e funcional também foram oferecidas durante o projeto, em parceira com outras instituições. Ao todo foram realizados pela SESAU 1.119 atendimentos ao público.

LEIA MAIS

Para atingir meta de imunização, secretaria de Saúde pede colaboração de petrolinenses

(Foto: ASCOM)

Até o dia 31 de maio os brasileiros devem se imunizar contra a Influenza na Campanha Nacional de vacinação. Desde o dia 10 as vacinas já está disponíveis nos postos de saúde da zona urbana e rural de Petrolina e o objetivo da secretaria de Saúde é atingir a meta de 90% para cada grupo prioritário.

Para tentar atingir a meta imposta pelo Ministério da Saúde a coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Petrolina de  Araújo pede a conscientização dos petrolinenses, já que as vacinas são constantemente alvo de fake news.

LEIA TAMBÉM:

Campanha de vacinação contra Influenza começa hoje em Petrolina; até dia 19 grupo prioritário é formado por crianças

“A gente ressalta a importância da população desses grupos prioritários fazerem a vacinação, a vacina não gera doença. Temos que estar esclarecendo que a vacina não gera qualquer doença, não precisa se preocupar”, destaca.

Até o dia 19 de abril devem se vacinar crianças de seis meses e menores de seis anos, além das gestantes. A partir do dia 22 outros membros do grupo prioritário poderão se vacinar, a exemplo de idosos, trabalhadores da saúde, professores.

Reforma da Previdência cria trava para liberação de remédio no SUS

(Foto: Internet)

A reforma da Previdência, se aprovada com o texto original apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), poderá reduzir a distribuição de remédios a pacientes da rede pública de saúde obtidos com decisão judicial. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) com novas regras para aposentadorias e pensões deverá limitar a judicialização da saúde.

A pressão das sentenças sobre os orçamentos de municípios, estados e União aumenta ano após ano. Esse custo extra desafia o equilíbrio das contas públicas. Apenas em 2018, segundo dados do Ministério da Saúde, foi gasto R$ 1,4 bilhão pela União com medicamentos e tratamentos por determinação da Justiça.

A proposta de Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, altera o parágrafo 5° do artigo 195 da Constituição. O trecho trata do orçamento da seguridade social, que abrange saúde, Previdência e assistência social. “Nenhum benefício ou serviço da seguridade social poderá ser criado, majorado ou estendido por ato administrativo, lei ou decisão judicial, sem a correspondente fonte de custeio total”, diz a PEC.

A nova redação inclui na Constituição os termos “por ato administrativo, lei ou decisão judicial”. Esse arranjo, segundo especialistas, poderá dificultar o acesso a remédios e tratamentos. “Embora tenha o apelido de ‘PEC da Previdência’, o texto abarca a judicialização da saúde”, afirma Roberto Dias, professor de direito constitucional da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas de São Paulo).

Para ele, esse trecho é inconstitucional. Porém, o relator da reforma na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Marcelo Freitas (PSL-MG), já deu aval ao texto. “Ao se dizer que uma decisão judicial não pode ser proferida sem fonte de custeio, está se violando a possibilidade de acesso à Justiça. Essa é uma cláusula pétrea [que não poderia ser alterada]”, afirma Dias.

Segundo o professor, a PEC tenta conter o aumento de despesas. “A intenção é louvável, mas não dá para desconsiderar as reiteradas violações de direitos praticadas pelo próprio poder público”, diz. O professor de direito previdenciário da USP (Universidade de São Paulo) Marcus Orione também vê entraves no acesso à Justiça.

Atualmente, a PEC está em debate na CCJ da Câmara. Após a análise no colegiado, o texto segue para uma comissão especial. De lá, será encaminhado ao plenário. São necessários 308 votos dos 513 deputados em duas sessões. A proposta, então, irá para o Senado. São necessários 49 votos, também em dois turnos.

Outro lado

A Secretaria de Previdência e Trabalho nega, em nota, que a alteração do parágrafo 5º do artigo 195 da Constituição tenha o objetivo de “impedir que demandas sejam submetidas ao Poder Judiciário e por ele apreciadas”.

De acordo com o órgão do Ministério da Economia responsável pela reforma da Previdência, o acesso à Justiça é direito fundamental previsto no artigo 5º da Constituição.

“[A PEC] Tem, no entanto, o objetivo de estabelecer que o Poder Judiciário não pode, por meio de suas decisões, criar novo benefício ou ampliar a abrangência de um determinado benefício sem existir a fonte de custeio”, diz.

Com informações da Folha de Pernambuco