Casa Nova: prefeito busca autorização para utilizar prédio da UPA para atender PSFs da zona rural

(Foto: ASCOM)

Durante entrevista na segunda-feira (8), o prefeito Wilker Torres (PSB) esclareceu a situação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), implantada no Distrito de Santana do Sobrado. De acordo com o gestor, a obra iniciada ainda na gestão de Orlando Xavier, se estendeu por outros mandatos.

“A UPA de Santana de Sobrado foi conseguida para Casa Nova no governo de Orlando Xavier. Entre o ano de 2010 e 2011. Ele escolheu colocar em Santana, isso na véspera do processo eleitoral. A construção dessa UPA se prolongou por vários mandatos. Primeiro pelo de Orlando, depois pelo anterior a mim, findando a construção no final do mandato do meu antecessor”, afirmou.

Segundo Wilker, hoje a dificuldade é conseguir fundos para custear a UPA.  “Hoje gastamos de 800 mil a 1 milhão com o hospital de Casa Nova e recebemos (do governo federal), de 56 a 88 mil reais por mês”, destacou.

Enquanto isso, o município busca utilizar a UPA para contemplar Postos de Saúde Familiar. “Conseguimos no final do governo Temer autorização para o funcionamento do prédio da UPA como PSF. Em Santana temos três PSFs e pelo menos dois deles podem funcionar no prédio da UPA”, informou.

Juazeiro: Secretaria da Saúde esclarece situação de pacientes da Casa do TFD em Salvador

Casa do TFD de Juazeiro em Salvador.

Na manhã dessa segunda-feira (08), a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro recebeu da Central Vida os agendamentos dos pacientes que precisam de Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Pela primeira vez o número de agendamentos para o mesmo dia mais que triplicou, com 92 pacientes marcados para viajarem na noite desta terça-feira (09). No domingo (07), 57 pacientes foram para a capital e nessa segunda mais 57 pacientes foram a Salvador. Com isso, o número ultrapassa a capacidade máxima da casa que é de 120 pessoas.

Segundo a secretaria, a casa do TFD não poderá atender às demandas de todos os pacientes com viagem marcada para terça-feira (09). O acúmulo de pacientes para viagem no mesmo dia ocorreu depois que o Hospital São Rafael e o Centro de Oncologia Irmã Ludovica foram privatizados.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro desenvolve ações no Dia Mundial da Saúde

(Foto: Ascom)

Nesta segunda-feira (8), a equipe de Humanização do Hospital Regional de Juazeiro desenvolveu ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde e do combate ao câncer.

O Dia Mundial da Saúde foi criado com a finalidade de conscientizar a população sobre aspectos da saúde e é comemorado no dia 7 de abril, data que coincide com a da de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948.

LEIA MAIS

Vacinação contra a gripe começa na próxima quarta-feira em Juazeiro e Petrolina

(Foto: Alexandre Justino / Arquivo Ascom)

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontecerá entre os dias 10 de abril e 31 de maio, sendo o dia 04 de maio (Dia D) a data da mobilização nacional. O objetivo dessa campanha é reduzir as complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, além de atualizar a situação vacinal de crianças, gestantes e puérperas.

Em Juazeiro (BA) a meta é vacinar este ano 54.356 pessoas e, para isso, é necessário que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários busquem a partir de quarta-feira, (10), as Unidades Básicas de Saúde que na sede funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h e no  interior somente no período da manhã. Todos devem estar portando documento oficial com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

LEIA MAIS

Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana

A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos elegíveis para vacinação.

Na próxima quarta-feira (10), sera iniciada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.

Nesta primeira fase, serão priorizadas crianças com idade entre 1 ano e 6 anos, grávidas em qualquer período gestacional e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o ministério, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha poderá receber a dose, incluindo trabalhadores da saúde, povos indígenas, idosos, professores de escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Unidade de Saúde do Mandacaru passa por manutenção e não abre nesta segunda e terça

A prefeitura de Petrolina informou, por meio de nota, que os usuários da Unidade de Saúde do Mandacaru devem ficar atentos às mudanças no atendimento durante esta segunda (08) e terça-feira. De acordo com órgão, a unidade não abrirá devido à manutenção do esgoto e drenagem após as fortes chuvas na cidade.

Os atendimentos médicos marcados para estas datas serão realizados na Unidade de Saúde Maria de Lourdes, no bairro Antônio Cassimiro, para não prejudicar os usuários que necessitam do serviço.

“A Secretaria de Saúde pede desculpas pelos transtornos, e reitera que os reparos são necessários para ofertar um serviço de qualidade à população”, diz a nota.

53% da população brasileira está acima do peso, afirma estudo do Ministério da Saúde

(Foto: Reprodução)

Uma pesquisa do Ministério da Saúde indicou que 53% da população brasileira está com excesso de peso e 45,8% praticam uma atividade física insuficiente. Os valores foram registrados na Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

O estudo foi realizado em 2017, através de entrevistas feitas por meio do telefone, com participação da Associação Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Os números estão longe da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) que pretende reduzir a inatividade física em 15% até 2030, em todo o mundo.

Segundo pesquisa da OMS em 2018, o número de pessoas que faziam atividades insuficientes totalizava 1,4 bilhão de pessoas. “Acredita-se que um em cada cinco adultos e quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividade física de forma suficiente”, disse o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Rogério Scarabel.

Os dados servem de alerta, já que nesse fim de semana celebram-se o Dia da Atividade Física (6) e o Dia Mundial da Saúde (7). Aproveitando o momento a ANS lança o projeto Movimentar-se É Preciso. A intenção é estimular operadoras de saúde a realizarem programas voltados a atividades físicas para seus beneficiários nestes dois dias.

10ª Conferência de Saúde discute propostas para melhorias do SUS em Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

Com o tema: “Democracia e Saúde”, a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Petrolina aconteceu durante a última quinta-feira (4), no auditório do Petrolina Palace Hotel e discutiu propostas de melhorias das políticas para a saúde pública. O evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre usuários do SUS, trabalhadores da área e gestores.

Organizada pela Secretaria da Saúde e  pelo Conselho Municipal de Saúde, o encontro contou com a palestra magna sobre o tema principal, ministrada pelo Chefe de Regulação do Hospital Universitário, Saulo Bezerra, que ponderou sobre o papel do SUS em Petrolina e no país.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro divulga lista de candidatos aprovados no processo seletivo para o cargo de Nutricionista

(Foto: Arquivo)

Na tarde desta sexta-feira (5), o Hospital Regional de Juazeiro (BA) divulgou a relação de candidatos aprovados no processo seletivo para o cargo de Nutricionista, na modalidade Cadastro Reserva.

Confira a lista:

  • Leidiane Fernandes dos Santos
  • Daniela Almeida Gonçalves
  • Bruna Luisa Batista da Silva
  • Jessica Lima dos Santos
  • Havena Mariana dos Santos Souza

“Voltarei ao batente em breve”, disse Gonzaga Patriota ao receber alta do hospital

(Foto: Reprodução/Instagram)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) recebeu alta nesta sexta-feira (5), após ficar internado e passar por uma cirurgia para retirada de um hematoma no abdômen, resultante de um quadro inicial de Chikungunya e diverticulite.

LEIA TAMBÉM:

Gonzaga Patriota é submetido a nova cirurgia; o deputado deve ter alta do hospital no próximo final de semana

Patriota foi internado no dia 27 de março, após se sentir mal durante a sessão na Câmara do Deputados. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o socialista aparece demonstrando disposição para retomar sua rotina.

“Como dizia Euclides da Cunha: “O sertanejo é,  antes de tudo, um forte”. E é assim que me sinto, após passar por essa fase. Agradeço sempre a Deus, a minha família, toda a equipe médica que me acompanhou, e aos queridos amigos, pelas orações. Voltarei ao batente em breve”, disse confiante.

Caminhada de Conscientização do Autismo acontece nesta sexta-feira em Juazeiro 

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) realiza nesta sexta-feira (5), a caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado na dia 2 de abril, e tem como objetivo mobilizar e alertar a sociedade sobre as necessidades de inclusão, socialização, respeito e cuidados com as pessoas autistas.

A concentração será às 8h, na Praça Santiago Maior, com encerramento na Praça Barão do Rio Branco. O evento vai reunir gestores, professores, auxiliares de AEE, alunos, pais e representantes do Conselho das Pessoas com Deficiência de Juazeiro.

De acordo com a gerente do Núcleo de Apoio Psicossocial e Inclusão da SEDUC, Luzinete Helena, a rede municipal de ensino de Juazeiro atende cerca de 100 alunos autistas. “Durante toda a semana as escolas municipais realizaram atividades alusivas a data e vamos encerrar com a caminhada no centro da cidade. Esses atos acontecem no mundo inteiro e aqui também precisamos conscientizar a sociedade para que todos passem a ter um olhar mais atento ao assunto, para evitar a exclusão, o preconceito e reivindicar os direitos das pessoas autistas. Convidamos a população para participar da nossa caminhada”, finalizou a gerente do NAPSI.

Mais Médicos: 15% dos brasileiros que entraram após saída de cubanos desistiram

15% dos médicos brasileiros que se inscreveram e foram aprovados no Mais Médicos, após a saída dos cubanos, desistiram de participar do programa. O levantamento foi feito pelo jornal Folha de São Paulo, indicando que ao menos 1.052 médicos que assumiram entre dezembro de 2018 e janeiro deste ano já deixaram as vagas.

Ao todo, 7.120 brasileiros ingressaram nas duas primeiras rodadas de seleção abertas após o fim da participação de Cuba no Mais Médicos. Além desses, a previsão era que outros 1.397 médicos, todos brasileiros formados no exterior, iniciassem atividades até o fim da última semana.

Segundo o ministério, o tempo médio de permanência dos dois primeiros grupos de profissionais variou de uma semana a três meses. Os principais motivos relatados aos municípios para a saída foram a busca por outros locais de trabalho e por cursos de especialização e de residência médica.

As primeiras desistências, diz, ocorreram ainda na época de inscrições, o que acabou por prorrogar o processo. Dados do Ministério da Saúde apontam que o perfil de cidades onde ocorreram as primeiras desistências varia. Município com 20% ou mais da população em extrema pobreza contabilizaram 324 desistências, 31% do total. Em seguida estão capitais e regiões metropolitanas somam 209 desistências, ou 20%. (Com informações da Folha de São Paulo).

Dia Mundial da Saúde: prefeitura de Petrolina realizará diversas ações gratuitas neste sábado

(Foto: Arquivo/SESAU)

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Saúde, promoverá no próximo sábado (6), diversas atividades voltadas à promoção de saúde e bem estar da população. O evento acontecerá de 8h às 12h, no Parque Josepha Coelho.

Serão oferecidos serviços como, massoterapia; auriculoterapia; ventosaterapia; fitoterapia; avaliação nutricional; pilates; zumba; circuito funcional; aferição de pressão arterial, além de orientações sobre hipertensão e diabéticos. O evento é aberto ao público e tem o objetivo de oferecer cuidados com o corpo e a mente.

“Nosso maior objetivo durante o evento é conscientizar a população sobre a importância de praticar exercícios físicos, de fazer uma boa alimentação, além de ter cuidados com a mente. Vale ressaltar que as pessoas que comparecerem ao evento devem usar roupas confortáveis e sapato fechado, como por exemplo, tênis”, ressalta a gerente do Núcleo de Educação e Saúde, Lorenna Ferraz.

Mês de conscientização do autismo tem programação especial no CAPS Infanto-Juvenil de Petrolina

(Foto: Divulgação CAPSi/ AAMAVASF)

Para chamar a atenção e informar sobre o autismo, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) de Petrolina, vinculado à prefeitura,  preparou uma semana especial sobre o assunto,já que, no dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Durante a segunda-feira 1º de abril, profissionais da Associação de amigos do autista do Vale do São Francisco (AAMAVASF) fizeram uma roda de conversa, que discutiu aspectos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), esclarecendo sobre o diagnóstico, os sintomas que podem ser indicativos do distúrbio e o acompanhamento que deve ser feito com os pacientes.

LEIA MAIS

Salgueiro: exames de mamografia e densitometria óssea são suspensos por falta de repasse do Estado

Desde o dia 30 de março a realização dos exames de mamografia e densitometria óssea na rede pública de saúde de Salgueiro, Sertão do Estado, estão suspensos. O anúncio foi feito pela Prefeitura em seu site oficial. No comunicado a gestão de Clebel Cordeiro (MDB) culpa a “falta de repasse do Governo Estadual” para a suspensão.

No entanto, o município assegurou que, mesmo com a falta de repasse a secretaria municipal de Saúde “assegura que toda cobertura necessária para estas mulheres com idades preconizadas pelo SUS terão suas mamografias realizadas”, continua a nota.

Desde a terça-feira (2) nossa produção tenta contato com a Secretaria Estadual de Saúde, solicitando uma previsão para o repasse do Governo. Contudo, até o momento não tivemos retorno. A Prefeitura de Salgueiro também não nos informou como estão acontecendo os atendimentos via SUS no município.