Compesa suspende abastecimento de água em 55 bairros de Petrolina nesta quarta (25)

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realiza, nesta quarta-feira (25), uma manutenção preventiva na Estação Elevatória 1 de Petrolina, unidade responsável pelo sistema de bombeamento de água. A paralisação programada terá início às 5h, com previsão de conclusão na noite do mesmo dia.

Durante o período de manutenção, será necessário suspender o fornecimento de água em 55 bairros e localidades do município. De acordo com a Compesa, a manutenção tem como objetivo melhorar a performance operacional do sistema e garantir maior regularidade na distribuição de água na cidade.

A companhia informou ainda que o aviso prévio permite que a população utilize a água disponível de forma racional até a normalização do abastecimento, que será iniciada após a retomada da operação da unidade.

Bairros e comunidades afetadas: Distrito Industrial, Colinas do Rio, Cohab 4, Cohab 5, Cohab Massangano, Vila Eduardo, Vila dos Ingás, Nossa Senhora Rainha dos Anjos, São José, Henrique Leite, Novo Horizonte , Carneiros, Boa Esperança, Cidade Universitária, Fernando Idalino, Rio Jordão, Vila Vitória, Jatobá, Vila Mocó, Km 2, Jardim Maravilha, Ouro Preto, Alto Grande, Antônio Cassimiro, Vale do Grande Rio, Centro, Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Pedro Raimundo, Quati, Jardim São Paulo, Bela Vista, Loteamento Recife, Vila Marcela, Vila Eulália, José e Maria, Mandacaru, Terras do Sul, Santa Luzia, São Jorge, Vila Débora, Loteamento Padre Cícero, Dom Avelar
São Joaquim, Monsenhor Bernardino, Santa Bárbara, Vivendas I e II, Areia Branca, Dom Malan, Caminho do Sol, Maria Auxiliadora, Pedra Linda, Vale Dourado, Residencial Novo Tempo e Vila Esperança.

G1 Petrolina

Sefaz notifica contribuintes inadimplentes para evitar restrições na emissão de NFSe

A Secretaria da Fazenda e Finanças de Juazeiro, começou a notificar cerca de 300 contribuintes que estão com dívidas do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), na condição de devedor contumaz. Eles terão 15 dias, a partir da ciência da notificação, para quitar ou parcelar o débito, pagamento que pode ser feito por boleto bancário ou PIX. Quem não regularizar a situação será incluído no Regime Especial de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NFSe), onde a emissão do documento só é liberada após o pagamento do imposto.

O processo de notificação começou nesta sexta-feira (15) e é feito via WEBISS e 1DOC. A medida ocorre após o encerramento, nesta quinta-feira (14), da etapa de orientação e uniformização dos procedimentos para inclusão e exclusão de contribuintes no Regime Especial, conforme a Lei Complementar Municipal nº 003/2009.

O que é devedor contumaz – É o contribuinte que, de forma reiterada, deixa de pagar o ISSQN devido, estando sujeito a restrições na emissão de notas fiscais e demais sanções previstas na legislação municipal.

Ascom

Kremlin adverte que mísseis dos EUA podem transformar capitais europeias em alvos russos

O Kremlin alertou neste sábado (13) que a decisão anunciada esta semana de instalar mísseis americanos de longo alcance na Alemanha poderá transformar as capitais europeias em alvos para a Rússia, repetindo um confronto como o da Guerra Fria.

“A Europa é o alvo dos nossos mísseis, o nosso país é o alvo dos mísseis americanos na Europa. Já vivemos isso. Temos a capacidade de parar estes mísseis, mas as vítimas potenciais são as capitais desses países europeus”, disse o porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov. Durante a cúpula da Otan, Washington e Berlim anunciaram na quarta-feira que iniciarão a implantação pontual de mísseis americanos de longo alcance na Alemanha em 2026.

No comunicado, os Estados Unidos e a Alemanha mencionaram que este plano inclui a implantação de mísseis SM-6, mísseis Tomahawk e armas hipersônicas em desenvolvimento, o que aumentará o alcance dos projéteis atualmente implantados na Europa. “Manter linhas de comunicação” .

O Kremlin condenou na quinta-feira a decisão, que criticou como um retorno à “Guerra Fria”, uma alusão ao confronto entre a ex-URSS e os Estados Unidos, marcado, entre outras frentes, pela crise dos euromísseis no final dos anos 1960 e 1980, desencadeada pela implantação soviética e depois americana de mísseis com capacidade nuclear na Europa.

Esta crise foi encerrada com a assinatura do histórico tratado sobre Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) em 1989, assinado pelo então presidente dos EUA Ronald Reagan e pelo líder soviético Mikhail Gorbachev, que limitou o uso de mísseis de médio alcance, tanto convencionais como nucleares.

Este tratado foi enterrado após os Estados Unidos se retiraram dele em 2019, durante o governo do republicano Donald Trump, que acusou Moscou de não cumpri-lo. Depois, a Rússia garantiu que manteria uma moratória sobre a produção deste tipo de mísseis se os Estados Unidos não os posicionassem a uma distância que lhes permitisse chegar ao território russo.

O ministro da Defesa russo, Andrei Belousov, e o chefe do Pentágono, Lloyd Austin, falaram por telefone sobre a redução do risco de uma “possível escalada”, informou Moscou na sexta-feira. O Pentágono destacou “a importância de manter linhas de comunicação” com a Rússia, em meio ao conflito na Ucrânia, apoiada pelas potências ocidentais desde que Moscou lançou uma operação militar em fevereiro de 2022.

As relações entre a Rússia e a Otan enfraqueceram ainda mais desde o início da ofensiva russa em 2022 na Ucrânia, um país apoiado por membros da Aliança Atlântica. Os países ocidentais adotaram fortes sanções econômicas contra a Rússia, que fortaleceu os laços com a China, o grande rival dos Estados Unidos em escala global, e também com a Coreia do NorteAs autoridades europeias também acusam a Rússia de ataques cibernéticos à espionagem, para enfraquecer as empresas do continente.

AFP

Unidade de Saúde do Mandacaru passa por manutenção e não abre nesta segunda e terça

A prefeitura de Petrolina informou, por meio de nota, que os usuários da Unidade de Saúde do Mandacaru devem ficar atentos às mudanças no atendimento durante esta segunda (08) e terça-feira. De acordo com órgão, a unidade não abrirá devido à manutenção do esgoto e drenagem após as fortes chuvas na cidade.

Os atendimentos médicos marcados para estas datas serão realizados na Unidade de Saúde Maria de Lourdes, no bairro Antônio Cassimiro, para não prejudicar os usuários que necessitam do serviço.

“A Secretaria de Saúde pede desculpas pelos transtornos, e reitera que os reparos são necessários para ofertar um serviço de qualidade à população”, diz a nota.

Nordeste passa a receber nesta segunda alerta de desastres naturais

(Foto: internet)

Os estados da região Nordeste passam a contar a partir desta segunda-feira (26) com o serviço do sistema de alerta de desastres naturais via mensagens de texto (SMS). Com isso, o sistema, que tem por objetivo prevenir e orientar as pessoas quanto aos procedimentos que devem ser adotados diante do risco de inundações, alagamentos, temporais ou deslizamentos de terra, entre outras ocorrências, passará a cobrir todo o Brasil.

A implantação ficou a cargo da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em parceria com a Defesa Civil e com o apoio das empresas de telecomunicações.

A previsão inicial era que o serviço começasse a funcionar a partir do dia 19 de março. Contudo, no dia 15, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) informou que a entrada em funcionamento do sistema de alerta de desastres naturais via SMS em estados do Nordeste foi antecipada para esta segunda-feira.

O sistema envia o alerta por mensagens de texto para os celulares em caso de iminência de desastres naturais. O envio das mensagens ficará a cargo do Cenad (Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres) e Defesa Civil dos estados e municípios. A partir do próximo ano, a implantação deverá ocorrer gradualmente para outros estados.

LEIA MAIS

Sindsemp comunica que parada terá mobilização na capital do estado e do país

sindsemp

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) comunica aos Servidores Municipais de Petrolina, inclusive aos profissionais de Educação  que a parada Nacional desta quarta (05 de Outubro) será realizada a nível Estadual com mobilização na capital Pernambucana Recife e a nível Federal com mobilização em Brasília (DF). Terá a participação dos Sindicatos mais próximos e a Central única dos trabalhadores (CUT).

O Sindsemp está sempre disposto a lutar em favor do trabalhador. Por isso já participou de diversas mobilizações junto com o Sintepe e demais Sindicatos da região, como a caminhada pelas ruas da cidade, ocupação da Ponte Presidente Dutra e também mobilização na Câmara de Vereadores de Petrolina. No dia 22 de setembro deste ano, por exemplo, os Servidores municipais se manifestaram na Praça do Bambuzinho.

LEIA MAIS

Convocação das famílias do Residencial Park São Gonçalo não atendidas

????????????????????????????????????

Convocação para atualização documental. (Foto: Ilustração)

A Secretaria Executiva de Habitação de Petrolina convoca as famílias pré-selecionadas para o Residencial Park São Gonçalo, ainda não atendidas, para atualização documental.

O atendimento social realizado até a próxima quarta-feira (20), acontece no Clube 21 de Setembro, localizado na praça 21 de Setembro, Centro de Petrolina das 7h às 18h.

VLT: será que agora vai?

(Foto: Internet)

VLT é promessa de Julio Lossio desde 2012. (Foto: Internet)

Promessa de campanha do prefeito Julio Lossio (PMDB) em 2012, não há mais tempo hábil para execução da obra do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), em Petrolina, até o final deste último ano da gestão, mas mesmo assim foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (12), o aviso de licitação para contratação da empresa especializada para elaboração dos projetos básico e executivo e execução das obras civis.

De acordo com o aviso de licitação os envelopes com as propostas serão abertos no dia 3 de agosto, às 10 horas da manhã.

vlt aviso licitação