Oportunidade: Hospital Regional de Juazeiro abre Processo Seletivo para contratação imediata de Médico do Trabalho

(Foto: ASCOM)

O Hospital Regional de Juazeiro abriu nesta sexta-feira (12), o processo seletivo para contratação imediata de Médico do Trabalho. O período de inscrições segue aberto até a próxima terça-feira (16).

As inscrições serão realizadas através do envio de currículo para o e-mail [email protected]. O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório. Maiores informações, através do telefone (74) 36148350.

Articulação do deputado estadual Tum garante R$ 1,4 milhão para a saúde de Juazeiro

(Foto: Ascom)

A parceria firmada entre o deputado estadual Tum (PSC) e o ex-deputado federal e líder sindical, Bebeto Galvão, resultou na destinação de emenda parlamentar para o município de Juazeiro (BA). Da cota a que Bebeto tinha direito, em 2018, foram assegurados R$ 1.413.680,00 para custear serviços e equipamentos na área da saúde.

Durante sua participação na Marcha dos Prefeitos, Tum se reuniu com representantes do Ministério da Saúde para tratar da liberação dos recursos. Na oportunidade, foi informado que a tramitação que permite o depósito da verba nas contas do município se encontra em estado avançado, o que logo permitirá à população usufruir das melhorias que o recurso proporcionará a Juazeiro.

LEIA MAIS

Telefone do SAMU de Juazeiro já está funcionando

(Foto: ASCOM)

Em nota enviada ao Blog, a secretaria de Saúde de Juazeiro (SESAU) informou que o telefone do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) já está funcionando.

Ontem (11) a Prefeitura informou que o 192 estava indisponível temporariamente, mas quem precisar dos serviços do SAMU já pode ligar para o número.

Secretaria da Saúde informa recebimento de novas doses de vacinas em Juazeiro

(Foto: Ilustração)

Na última terça-feira (9), a Secretaria da Saúde de Juazeiro (BA) anunciou que devido ao atraso no repasse de doses de algumas vacinas por parte do Ministério da Saúde, o abastecimento da cidade poderia ser comprometido. Hoje (11), a SESAU informou que das quatro vacinas que estavam em estágio de desabastecimento no município, Juazeiro recebeu nesta quinta-feira (11) novas doses das vacinas BCG, VOP e tríplice viral. Da vacina DPT nenhuma dose foi enviada à cidade.

De acordo com a Superintende de Vigilância em Saúde, Tatiane Malta, a secretaria está programando o abastecimento das unidades de saúde. “Como o número de doses que recebemos é bem inferior ao que necessitamos, é preciso realizar a seguinte distribuição: BCG e VOP serão administradas apenas na zona urbana e a Tríplice Viral será a única distribuída na zona urbana e rural.  Aguardamos ainda a regularização dos repasses das vacinas, mas ainda não nos foi informada a previsão do repasse em quantidade ideal”, explicou.

Desde o último dia 9, o Blog Waldiney Passos questiona o Ministério da Saúde sobre o atraso no repasse das doses, mas até o momento a pasta não se pronunciou sobre o caso.

Vale do São Francisco recebe I Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste

O Congresso será realizado no Complexo Multieventos da Univasf.

De 01 a 3 de maio, acontecerá no Espaço Multieventos da UNIVASF, o I Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste. O anúncio do evento foi feito no ano passado, no Hospital Dom Malan/IMIP, durante uma ação de interiorização da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (SOPEPE). A unidade de referência em alto risco materno-infantil oferece um Programa de Residência médica em Pediatria e apoia o evento.

O Congresso é uma realização da Sociedade Brasileira de Pediatria e traz um programa cuidadosamente feito para atualizar os profissionais médicos da região. “Acredito que será um momento de encontro e de troca de experiências muito importante, e um ganho muito significativo para a assistência das crianças e adolescentes de toda a Rede de Saúde Pernambuco-Bahia [PEBA], pois somente através da atualização poderemos ofertar uma melhor assistência”, defende a diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, Angélica Guimarães.

Toda a programação será realizada no Complexo Multieventos da Univasf (Campus Juazeiro) e as inscrições podem ser feitas pela internet. O Congresso promete ser um evento singular em termos acadêmicos, com experiências inovadoras de sessões interativas, debates personalizados e aulas convencionais. Mais informações pelo telefone (41) 3022-1247 ou pelo endereço eletrônico [email protected].

Juazeiro:192 está temporariamente indisponível; SAMU divulga número de telefone emergencial

(Foto: Ascom)

Devido a um problema na operadora de telefonia, A Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que o número 192 do SAMU está temporariamente indisponível.

Enquanto a linha não é restabelecida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência pode ser acionado por meio do número (74) 99198-0828.

Paulo Câmara visita Gonzaga Patriota em Brasília

(Foto: Ascom)

Na tarde de quarta-feira (10), o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) recebeu a visita do governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), em seu apartamento, em Brasília (DF).

Patriota segue em recuperação, após passar por uma cirurgia para retirada de um hematoma no abdômen, resultante de um quadro inicial de Chikungunya e diverticulite.

“Tive a honra e a alegria de receber a visita do governador Paulo Câmara. Estou me recuperando bem e voltando ao trabalho aos poucos, respeitando minha saúde e as recomendações médicas. Mas claro que aproveitei a visita e apresentei algumas demandas ao governador”, disse o parlamentar.

Academia da Saúde será inaugurada nesta sexta-feira na Orla II de Juazeiro 

(Foto: Ascom)

Dentro do Programa Municipal ‘Toda Sexta Tem Obra’, a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria da Saúde inaugura nesta sexta-feira (12), às 17h, a Academia da Saúde, instalada na Orla II da cidade.

O espaço público destinado às práticas corporais, atividade física, de lazer e modos de vida saudáveis conta com espaço de acolhimento às pessoas, com sala de convivência, depósito e sanitários: masculino e feminino. Na área externa, terá o espaço multiuso com equipamentos como barras para flexão de braços, barras fixas para apoio de pranchas para exercícios abdominais e espaldar. A obra foi orçada em R$ 196. 631,20 sendo R$ 180 mil de recurso federal e R$ 16. 631,20 a contrapartida do município.

Como equipamento de saúde voltado à pratica de atividade física serão ofertados alguns serviços de saúde pelo Núcleo  Ampliado  de Saúde da Família  (NASF) como orientação postural durante a prática de atividade física, avaliação física com nutricionista,  dança, prática  de judô  e capoeira,  além  de aferição de pressão, testes de glicemia e orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis.

I Feira de Solidariedade contará com serviços de saúde promovidos pela UNINASSAU Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Neste sábado (13), a Faculdade UNINASSAU Petrolina vai participar da I Feira de Solidariedade, organizada pela Obra Social Centro Maria Auxiliadora (Cemam). O evento acontece na sede do Cemam, localizado na Rua Pessoa de Melo, Nº 524, bairro Gercino Coelho, a partir das 9h, com diversas ações para comunidade.

Os estudantes e professores da UNINASSAU vão estar presentes com a realização de oficina de contação de história, tipagem sanguínea, teste de glicemia, avaliação nutricional, circuito de força e orientação postural. Todos os serviços são gratuitos e acontecerão das 9h às 11h30.

LEIA MAIS

Juazeiro: pacientes do TFD devem procurar a SESAU para apresentar documentos e atualizar o cadastro

(Foto: ASCOM)

Por meio de um informativo, a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro (BA) orienta que os pacientes já atendidos pelo Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e os novos pacientes compareçam na sede da SESAU para apresentar um comprovante de residência em seus nomes.

De acordo com a SESAU, podem ser apresentados qualquer documento (além de água e luz) que comprove que o paciente mora em Juazeiro. A solicitação é para atualização dos cadastros.

A SESAU está localizada na Avenida Adolfo Viana, no antigo SAC, e o horário de atendimento ao público é das 7h às 13h. Maiores informações através do número (74) 3612-5674.

Campanha de vacinação contra Influenza começa hoje em Petrolina; até dia 19 grupo prioritário é formado por crianças

Município recebeu doses na tarde de ontem, do Governo do Estado (Foto: ASCOM)

A 21ª Campanha Nacional de imunização contra a Influenza começa nessa quarta-feira (10). Em Petrolina, as unidades de saúde da zona urbana e rural começaram a receber as doses enviadas pelo Ministério da Saúde na tarde de ontem (9).

A campanha segue até 31 de maio e nesse primeiro momento o grupo prioritário na imunização são as crianças, como explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização de Petrolina, Marina Araújo, que conversou com o Blog Waldiney Passos na manhã de hoje (10).

LEIA TAMBÉM:

Campanha Nacional de Vacinação começa nesta quarta-feira, Pernambuco quer imunizar mais de 752 mil crianças

“Do dia 10 a 19 de abril o grupo prioritário são as crianças de seis meses e menores de seis anos e gestantes. Nesse período é feita a vacina é para esse grupo e [os pais] aproveitam essa oportunidade para atualizar a vacina atrasada nesse grupo”, explicou.

LEIA MAIS

Peste suína: Adagro vai intensificar fiscalizações em Pernambuco

(Foto: Reprodução/TV TEM)

Após a confirmação do primeiro caso de peste suína clássica no Piauí, a Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro) deve intensificar a fiscalização nas propriedades que possuem suínos em Afrânio (PE). A cidade pernambucana faz fronteira com o estado do Piauí e possui 768 propriedades com suínos. Em Pernambuco, são mais de 730 mil suínos cadastrados.

São 5.871 suínos criados nas propriedades de Afrânio, 5% a 10% desses animais estão situados na fronteira com o estado do Piauí. O caso de peste suína foi diagnosticado no município de Lagoa do Piauí, a 42 km de Teresina. A doença foi confirmada em uma propriedade que tinha 13 animais, destes, sete morreram e os demais apresentavam sintomas da doença.

De acordo com o diretor de Defesa e Inspeção Animal da Adragro em Pernambuco, Fernando Góes de Miranda, a previsão é que a fiscalização em Afrânio comece na próxima segunda-feira (15). “A Adragro de Petrolina vai entrar em um modo de planejamento de atividades, aumentando as visitas às propriedades de Afrânio para ver se existe mortalidade de animais e investigar essas mortes, se houverem”, explicou.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde não envia doses de vacina e Juazeiro pode ter abastecimento comprometido

(Foto: Ilustração)

Para evitar possíveis transtornos, na tarde de hoje (9), por meio de um comunicado, a Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro (BA) informou que o Ministério da Saúde não enviou novas doses de vacinas e o último estoque  disponível das vacinas: DPT, VOP, Tríplice Viral e BCG foi encaminhado às unidades de saúde do município e ao Hospital Materno Infantil de Juazeiro nesta terça-feira (9).

Ainda de acordo com a Sesau, não há previsão de envio de novas doses pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Saúde do Estado Bahia.

O Blog Waldiney Passos entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde para saber o motivo do atraso na entrega das doses das vacinas, e quando serão enviadas as novas doses. Até o momento a pasta não se pronunciou sobre o caso.

Posto de Saúde do N-7 passa por manutenção e estará fechado a partir de amanhã

(Foto: Arquivo/SESAU)

Usuários da Unidade de Saúde do N-7, área irrigada de Petrolina (PE), devem ficar atentos às mudanças no atendimento durante os próximos dias. A referida unidade estará  fechada para que a prefeitura possa efetuar manutenção e reparos a partir desta quarta-feira (10).

Os atendimentos médicos marcados para estas datas serão realizados em dois locais: Unidade de Saúde Adão Nunes, localizado no C-3, e na Unidade de Saúde Hildo Diniz, situada no N-8.

De acordo com a secretária-executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire, os moradores do N-7 já estão cientes da situação. “O posto precisa de reparos específicos, como o retelhamento. Nesta terça-feira estivemos no local, conversamos com a comunidade e eles entendem que apesar dos transtornos, de ter que se deslocar para outro local, os reparos são necessários para que a gente possa garantir um bom atendimento a eles e um bom ambiente de trabalho aos nossos profissionais”, explica.

Campanha Nacional de Vacinação começa nesta quarta-feira, Pernambuco quer imunizar mais de 752 mil crianças

Começa nesta quarta-feira (10) a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Influenza, causador da gripe. Em Pernambuco, a secretaria Estadual de Saúde (SES) pretende imunizar 752 mil crianças, dentro do público alvo: de seis meses a menores de seis anos.

Ainda segundo a SES, com a ampliação da faixa etária haverá um acréscimo de 143 mil pernambucanos. Esse grupo tem prioridade na imunização contra a Influenza, juntamente com gestantes, até 19 desse mês. Entre os dias 22 e 31 de abril, os postos de vacinação vão receber todos os públicos incluídos no esquema.

Quem pode se vacinar?

Além de crianças e gestantes, os grupos prioritários de idosos (60 anos ou mais), mulheres puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas e os povos indígenas devem se vacinar. O público total é de 2.598.158 pessoas, cuja meta é imunizar, no mínimo, 90%. (Com informações do JC Online).