Autismo: desinformação e mitos alimentam preconceito

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Muitas pessoas ainda acreditam que o autismo representa uma espécie de condenação sem volta e que o diagnóstico significa uma vida sem oportunidades – e é exatamente esse tipo de desinformação e mito que alimenta o preconceito. A avaliação é do pediatra e neurologista infantil, Clay Brites.

Para o especialista, o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo, lembrado hoje (2), ajuda a sociedade a refletir melhor acerca dos avanços e, principalmente, do que ainda precisa melhorar para dar suporte amplo e transdisciplinar a esse grupo de pessoas e suas famílias. A data é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Muitos casos são severos e passam essa impressão mesmo, mas a maioria, não. Ainda vemos muitos casos graves, inclusive, porque estamos assistindo a uma geração passada, em que o diagnóstico foi tardio. Espero que, com as informações recentes, a nova geração tenha outra evolução, bem mais satisfatória, e derrube muitos mitos.”

LEIA MAIS

Juazeiro: moradores da Piranga I e II receberão nesta quarta-feira a Caravana da Saúde e o programa Cuidar da Gente

A Caravana já registra desde o lançamento mais de 30 mil atendimentos. (Foto: Ascom)

O programa que há três anos vem reduzindo as demandas reprimidas de atendimentos médicos especializados e realização de exames vai atender nesta quarta-feira (3), os moradores dos bairros Piranga I e II, os atendimentos acontecerão na UBS do bairro Argemiro. Como inovação, a visita da Caravana contará com o Programa de Governo “Cuidar da Gente” que fortalece os atendimentos médicos especializados nas áreas de cardiologia, endocrinologia, ortopedia, ginecologia, odontologia, realização de eletrocardiograma e exames laboratoriais.

O ônibus do projeto Estação Cidadania da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), parceiro das caravanas desde o inicio, toda semana leva serviço de atualização do Bolsa Família na própria Unidade de Saúde. De 2016 até o momento mais de 30 mil pessoas já foram atendidas pelo programa Caravana da Saúde e demandas como cardiologia e endocrinologia já foram zeradas em inúmeras unidades de saúde de Juazeiro.

Estão abertas as inscrições para a 9ª Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

A Secretaria Municipal da Saúde está realizando as inscrições para a IX Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro nesta segunda (1º) e terça-feira (2) das 14h às 17h na sede da secretaria localizada à Avenida Adolfo Viana, no Shopping Águas Center (antigo SAC).

Para atuar como  delegado, o interessado deve  representar algumas das categorias: gestor, profissional de saúde, prestador de serviço de saúde ou sociedade civil organizada. Para participar como ouvinte também é necessária a inscrição.  No dia 03 de abril, a partir das 14h uma equipe da SESAU  estará no Centro de Cultura João Gilberto também  realizando inscrições e entregando as credenciais.

LEIA MAIS

Retenção de macas em hospitais do Vale do São Francisco compromete atendimento do SAMU em Juazeiro

(Foto: Ascom)

Por meio de um comunicado, a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (SAMU) da cidade está com os serviços comprometidos, uma vez que todas as macas das ambulâncias ficaram retidas com pacientes nos hospitais da região, impedindo o deslocamento das ambulâncias da base do SAMU para atender a novos chamados da população.

A SESAU informa ainda que esta é uma situação que vem acontecendo corriqueiramente tendo em vista a superlotação dos hospitais e a falta de leitos para acolher os pacientes. A cada liberação de maca, os profissionais voltam a atender. O SAMU de Juazeiro conta com cinco ambulâncias sociais e duas ambulâncias  de suporte avançado.

Unidades Móveis de Saúde atenderão mais de 40 localidades do interior de Petrolina neste mês

(Foto: Arquivo/SESAU)

Com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços médicos e odontológicos na zona rural de Petrolina (PE), a prefeitura divulgou o cronograma das Unidades Móveis de Saúde que devem contemplar cerca de 40 localidades durante o mês de abril.

Na unidade de atendimento médico, são oferecidos serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, entrega de medicamentos, solicitação de exames e de consultas especializadas, caso necessário. Já na unidade móvel odontológica, são ofertados consultas e serviços de saúde bucal.

LEIA MAIS

Projeto Estação Saúde atrai grande público e movimenta a Praça da Juventude do bairro Antônio Conselheiro

(Foto: Ascom)

A 6ª edição do projeto Estação Saúde, ação idealizada pela TV São Francisco e que tem como um dos parceiros a Prefeitura Municipal de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Saúde (SESAU) atraiu um público variado que movimentou a Praça da Juventude do bairro Antônio Conselheiro, no último sábado (30).

Cerca de 10 profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e da Vigilância Epidemiológica da SESAU trabalharam no evento para ofertar atendimentos como: orientação nutricional e cálculo de IMC, aferição de PA e glicemia, distribuição de preservativo, orientações sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s).

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde entrega novos equipamentos para unidades de Juazeiro

A aquisição dos novos equipamentos se deu através de convênio firmado entre o município e o Governo do Estado.

A Prefeitura de Juazeiro – através da Secretaria de Saúde (SESAU) – efetuou, na última semana, a entrega de novos equipamentos para unidades de saúde do município (UPA 24h, SAMU e Hospital Materno Infantil de Juazeiro – HMIJ). O objetivo das aquisições é facilitar o trabalho dos profissionais e melhor atender a população nas demandas de saúde do município.

De acordo com informações da Secretaria de Saúde, foram entregues dois respiradores pulmonares de transporte, dois monitores de multiparametros (com capnografia, ECG, Oximetria, PI, PNI e temperatura), um eletrocardiógrafo portátil e um carro de parada.

“Os equipamentos que recebemos na UPA 24h foram direcionados para a sala vermelha e vão potencializar a agilidade no diagnóstico de pacientes com suspeita de problemas cardíacos”, destaca o diretor administrativo da UPA 24h, José Guimarães.

A coordenadora de enfermagem do HMIJ, Waldirene Cunha, destaca que uma das grandes preocupações da gestão atual é garantir a qualidade da assistência aos seus usuários em todas as situações.

LEIA MAIS

IX Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro acontece nos dias 3 e 4 de abril

(Foto: ASCOM)

Nos dias 3 e 4 de abril Juazeiro sediará a IX Conferência Municipal de Saúde. O evento realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde (SESAU) em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), acontece no Centro de Cultura João Gilberto, e este ano terá como tema ‘Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS’.

O evento que tem como objetivo reafirmar as diretrizes que devem nortear o modelo de gestão a ser implementado no SUS será pautado por três eixos temáticos: Saúde como direito, Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento Adequado e Suficiente para o SUS.

De acordo com o regimento da Conferência os eixos serão discutidos nos grupos temáticos, que contarão com a participação de coordenadores e relatores indicados pela Comissão Organizadora. Cada grupo pode apresentar no mínimo 15 e no máximo 20 propostas, que serão aprovadas ou rejeitadas na plenária final.

LEIA MAIS

Petrolina aponta médio risco para infestação do Aedes aegypti; população deve ficar atenta às formas de prevenção

(Foto: Ilustração)

Os dados do 4º Levantamento Rápido de Índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa) 2019 da cidade de Petrolina foram divulgados recentemente. A pesquisa realizada pela Secretaria de Saúde do município aponta 1,8 % para infestação do mosquito, considerado de médio risco. O número de casos da doença no país sofreu aumento de 264%.

A melhor maneira de mudar o cenário local e nacional é com eliminação dos focos de acúmulo de água. “Para isso, é importante não acumular água em latas, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, garrafas, caixas d´água, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros”, orienta a coordenadora do curso de Biomedicina da UNINASSAU Petrolina, Victória Carvalho.

LEIA MAIS

Governo federal autoriza aumento de até 4,33% no preço de medicamentos

(Foto: Internet)

A partir de hoje (31), todos os tipos de medicamentos estarão 4,33% mais caros. O reajuste foi autorizado pelo governo federal e está publicado em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU) da última sexta-feira (29) em decisão da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). “As empresas produtoras de medicamentos poderão ajustar os preços de seus medicamentos em 31 de março de 2019, nos termos desta resolução”, diz o ato.

Diferentemente de anos anteriores, o reajuste em 2019 será linear para todos os tipos de medicamentos. Este ano, o aumento ficará um pouco acima da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No acumulado de março do ano passado até fevereiro deste ano, esse índice foi de 3,89%.

O Ministério da Saúde explica em nota que o percentual não é um aumento automático nos preços, mas uma definição de teto permitido de reajuste. Com isso, cada empresa pode optar por aplicar o índice total ou menor. “Será uma correção igualitária para os três grupos de insumos: os de maior concorrência, concorrência moderada e concentrada”, diz a pasta. De acordo com o ministério, mais de 12 mil apresentações de medicamentos são comercializadas no Brasil.

Com informações do Jornal do Commercio

Novas Unidades Básicas de Saúde vão potencializar atendimentos médicos em Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

Quem depende do serviço público de saúde em Petrolina está mais perto de ter importantes equipamentos à disposição. Uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura Municipal resultou no início das obras de duas novas Unidade Básica de Saúde (UBS), nos bairros Terras do Sul e São José, além da ampliação e modernização da UBS Dra. Sinhá, no Alto da Boa Vista. Um investimento total de R$ 1.946.009,37.

A UBS Mandacaru será a maior das novas unidades, seguindo o Padrão II do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os novos espaços, destaque para as salas de vacina, observação e inalação coletiva, consultório odontológico, sala estéril para a guarda de material esterilizado, banheiros masculino, feminino e adaptado para pessoa com deficiência, além de depósito para resíduos hospitalares. O investimento será de R$ 912.806,79, fruto de emenda do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). A construção do prédio, localizado no bairro Terras do Sul, deve ser concluída dentro de 10 meses, beneficiando cerca de 630 famílias do Mandacaru e Park Mandacaru, na zona norte da cidade.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro divulga lista de candidatos convocados para processo seletivo

(Foto: Arquivo)

Na tarde desta sexta-ferira (29) o Hospital Regional de Juazeiro divulgou a lista de candidatos convocados para participar do processo seletivo para o cargo de Nutricionista.

O certame será realizado na próxima terça-feira (02), às 14h, nas dependências do HRJ. Ao todo, foram convocados 10 candidatos. Confira a lista:

  • Renan França da Silva
  • Raimundo Alves da Cruz Filho
  • Daniela Almeida Gonçalves
  • Jéssica Lima dos Santos
  • Havena Mariana dos Santos Souza
  • Fernanda Kelly Carvalho Barros
  • Bruna Luiza Batista da Silva
  • Leidiane Fernandes dos Santos
  • Deisiane Ferreira Passos Mendes
  • Marina Márcia Magalhães de Andrade

Prefeito Paulo Bomfim sanciona lei que dispõe sobre a Gestão das Unidades Básicas de Saúde

(Foto: Ascom)

O prefeito Paulo Bomfim (PCdoB) sancionou nesta sexta-feira (29) a Lei Nº 2.823/2019 que dispõe sobre a Gestão das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juazeiro (BA) fortalecendo o conceito de administração pautada na valorização do servidor. O ato aconteceu em seu gabinete no Paço Municipal e contou com a participação dos Secretários de Governo Cleriston Andrade e de Comunicação Pedro Alcântara Filho, da vereadora Valdelice Alves (Neguinha da Santa Casa), da representante do Sindicato dos Enfermeiros da Bahia (SEEB) Pollyana Evangelista e parte dos funcionários que compõem a equipe da Secretaria de Saúde (Sesau).

Aprovado na última seção da Câmara de Vereadores do mês de março (dia 27) o Projeto de Lei Nº 3.476/2019 que deu origem a Lei sancionada tem como foco possibilitar que enfermeiros, odontólogos e médicos atuem como gestores de unidades básicas, numa perspectiva de melhoria dos serviços de atenção primária em saúde, para que sejam alcançados avanços nos indicadores de avaliação de desempenho das equipes e qualidade no atendimento.

LEIA MAIS

UPAE/IMIP de Petrolina recebe visita do Coren-PE e é avaliada positivamente pelo Conselho

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) recebeu na última quarta-feira (27), a visita da enfermeira fiscal do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE), Benvinda Barros. A inspeção surpresa cumpre a Lei Nº 5.905 de 1973, que determina a fiscalização continuada do processo administrativo das instituições de saúde.

Durante a visita, a fiscal analisa o sistema disciplinar imposto aos profissionais e fiscaliza tudo que está ligado ao exercício funcional da enfermagem. Durante os procedimentos fiscalizatórios, os agentes podem expedir notificações e autos de infração, promover diligências e sindicâncias. “Na UPAE nós não lavramos nenhuma notificação e a Unidade foi aprovada sem ressalvas. Então, só me resta parabenizar a gestão pelo ótimo trabalho”, ressaltou Benvida.

LEIA MAIS

Ministério da Saúde desiste de extinguir secretaria da Saúde Indígena

Índios interditaram BR-428 (Foto: Blog Didi Galvão/Reprodução)

O Governo Federal recuou da decisão de extinguir a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) após manifestações que os índios de todo país fizeram nessa semana. O anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta na quinta-feira (28).

A pasta organiza uma reestruturação interna. A ideia era extinguir a secretaria criada em 2010 e transformá-la em um departamento dentro de outra secretaria que deve ser criada nos próximos dias, dedicada à atenção básica. Atualmente, a Sesai coordena 34 Dseis (distritos sanitários indígenas) e outras estruturas, as quais respondem pelo cuidado de 765 mil índios de 305 etnias espalhadas pelo país.

LEIA TAMBÉM:

Cabrobó: índios Trukás interditam BR-428 em manifestação contra governo Federal

“O ministério achava que deveria somar na nova secretaria nacional de atenção básica a indígena. Como os indígenas achavam que a secretaria de saúde indígena deveria permanecer, porque isso é uma luta histórica, porque isso é simbólico e ali se reforça sua cultura e identidade, nós vamos manter a secretaria”, disse o ministro nas redes sociais.

Uma das manifestações aconteceu aqui na região, quando índios da tribo Truká interditaram a BR-428 na altura de Cabrobó, cobrando a mudança de decisão do Governo Federal. (Com informações da Folha de Pernambuco).