Mãe agradece ajuda do HDM com filha prematura

Mãe e filha deram entrada no HDM no dia 20 de março de 2018 e tiveram alta no dia 24 de maio.

Após um ano de luta e esperança, Isabella Luiza Araújo agradeceu ao Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina pela ajuda da unidade em salvar a vida da sua filha, a pequena Laura, que nasceu prematura e completou um ano no último dia 20 deste mês.

“Quando ela nasceu, com apenas 28 semanas e 820g, achamos que ela não fosse sobreviver. Mas, nos apegamos a Deus nesse momento e ele nunca mais nos deixou duvidar”, disse a mãe em seu relato feito nas redes sociais esta semana.

Além da prematuridade, Laura teve que enfrentar uma hipotermia grave, precisou da ajuda de aparelhos para respirar e de uma sonda para se alimentar, teve icterícia grave, quadros de cianose, apnéia, infecção hospitalar e três paradas cardíacas.

“Não tenho dúvida de que a vida dela é um milagre. Deus sempre esteve com a gente. A assistência e o apoio que nós recebemos do Hospital Dom Malan e de todos os profissionais foram instrumentos para a vitória. Então, não tenho nem palavras para agradecer”, afirmou Isabella.

LEIA MAIS

HRJ abre processo seletivo para nutricionista

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) divulgou, nesta sexta-feira (22), a abertura de Processo Seletivo para cadastro de reserva para o cargo de Nutricionista. As inscrições poderão ser feitas a partir da próxima segunda-feira (25), seguindo até a terça-feira (26).

As inscrições serão realizadas através do envio de currículo para o e-mail [email protected]. O Processo Seletivo constará de etapas de avaliação de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo, de caráter eliminatório e classificatório.

Prefeitura de Petrolina alerta sobre imunização contra o sarampo

A indicação é utilizar a vacina tríplice viral, que evita, além do sarampo, a rubéola e a caxumba.

O Brasil perderá o certificado de erradicação do sarampo após a confirmação de mais um caso endêmico dentro do território brasileiro em 23 de fevereiro no Pará. As informações foram divulgadas pelo Ministério da Saúde na última terça-feira (19).

Por isso, a prefeitura de Petrolina destaca a importância da imunização de crianças e adultos no sentido de atualizar sua situação vacinal e ficarem protegidos. A falta de vacinação, principalmente em crianças, é um fator determinante para a reintrodução do vírus do sarampo no Brasil.

A vacina é disponibilizada pelo Ministério da Saúde a todos os municípios por meio das Regionais de Saúde. Em Petrolina, a vacina é dispensada pela VIII Geres e está disponível em todas as unidades de saúde do município.

A indicação é utilizar a vacina tríplice viral, que evita, além do sarampo, a rubéola e a caxumba. A vacina tríplice viral deve ser aplicada em crianças com 12 meses, além do reforço aos 15 meses com a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro abre vagas para processo seletivo

(Foto: ASCOM)

A partir de amanhã (21) o Hospital Regional de Juazeiro (BA) estará com inscrições abertas para o processo seletivo com vagas destinadas ao cargo de Enfermeiro (a). Para participar da seleção, os interessados devem enviar o Curriculum Vitae para o e-mail: [email protected]

De acordo com a direção do Hospital, o candidato deve apresentar comprovação de inscrição no CORENBA. As inscrições encerram na próxima sexta-feira (22).

Juazeiro dá início ao ciclo de Pré-Conferências Municipais de Saúde

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Saúde (SESAU) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS) iniciou nesta terça-feira (19), na sede do SAMU, o ciclo de Pré-Conferências de Saúde, etapa preparatória da 9ª Conferência Municipal de Saúde, que tem como objetivo a discussão do tema central ‘Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS’.

Além dos debates, o ciclo de Pré-Conferências que prossegue nesta quarta (20) e quinta-feira (21) iniciou também o processo de inscrição e escolha dos delegados que terão direito ao voto nas propostas para as diretrizes e prioridades da política de saúde do SUS para o município, que deverão ser apresentadas na Conferência Municipal nos dias 03 e 04 de abril no Centro de Cultura João Gilberto.

LEIA MAIS

Decisão inédita do STJ: homem deve pagar indenização por transmitir HIV a ex-mulher

(Foto: Ilustração)

Ontem (19), em decisão inédita, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que um homem deve indenizar a ex-mulher, com quem manteve união estável por 15 anos e teve três filhos, em R$ 120 mil por danos morais em decorrência de tê-la infectado com o vírus HIV.

O caso, que tramitou sob sigilo, foi julgado na Quarta Turma do STJ. O relator, ministro Luís Felipe Salomão, destacou que a responsabilidade civil do homem decorre do fato de que ele sabia ser soropositivo e de que adotava comportamento de risco, mantendo relações extraconjugais, sem o conhecimento da companheira.

“O parceiro que suspeita de sua condição soropositiva, por ter adotado comportamento sabidamente temerário (vida promíscua, utilização de drogas injetáveis, entre outras), deve assumir os riscos de sua conduta”, disse Salomão durante o julgamento.

LEIA MAIS

Grávida de quadrigêmeos é acompanhada pelo Alto Risco do Hospital Dom Malan de Petrolina; parto deve acontecer em abril

Riqueline de Brito Macêdo é natural de Dormentes. (Foto: Arquivo Pessoal)

Na maioria dos casos, a notícia de uma gravidez gera dúvidas e incertezas, em alguns casos pela gestação não ter sido planejada, ou por não estar esperando, entre muitos outros motivos. Mas, para Riqueline de Brito Macêdo, de 33 anos, natural de Dormentes (PE), o que assustou não foi a confirmação da gestação, foi o número de embriões gestados: quatro. Isso mesmo, daqui há algumas semanas ela será mãe de mais três meninas e um menino.

Em 2007, Riqueline engravidou pela primeira vez de gêmeos. Na época ela se mudou com o esposo para São Paulo e foi acompanhada. Infelizmente ela não conseguiu levar a gestação adiante e teve os bebês prematuros com 7 meses. Um dos fetos faleceu ainda na barriga e o outro só viveu seis minutos.

No ano seguinte, outra gestão também sem sucesso. Ela sofreu um aborto espontâneo com apenas 5 semanas. Em 2010 foi que nasceu a primeira filha, Maria Clara, hoje com 9 anos, e em 2015 nasceu Maria Luiza. Na tentativa de vir um menino, Riqueline resolveu arriscar o terceiro filho. Então, em fevereiro de 2017 parou de tomar o anticontepcional. Ela conta que não foi tão fácil engravidar. “Tinha horas que a gente queria, depois resolvia esperar mais um pouco, até que veio a notícia”.

LEIA MAIS

Leitor critica atendimento em UBS do João de Deus, secretaria de Saúde responde

Um leitor do Blog entrou em contato com a nossa produção através do WhatsApp para se queixar o atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) Álvaro da Rocha, no bairro João de Deus. Ele afirma que diariamente a coordenação da unidade distribui poucas fichas.

Como resultado disso, há pacientes sendo prejudicados no acompanhamento médico. “O primeiro problema é a pequena quantidade de fichas, são apenas 14 fichas para mais de 20 pessoas esperando desde a madrugada, inclusive tem pessoas que chegou aqui desde às 3h”, disse ao Blog.

Outro ponto levantado pelo leitor é que, com a pouca quantidade de fichas, se um morador busca atendimento para ele e outro membro da família não consegue, já que para agendar atendimento é necessário ter o número de fichas igual ao de agendamentos.

Outro lado

Procurada pela nossa produção a secretaria de Saúde informou que por dia são atendidas entre 25 pacientes na UBS. “A Secretaria de Saúde informa que na Unidade de Saúde Álvaro Rocha (Bairro João de Deus), possui dois médicos em sua equipe. Cada profissional atende cerca de 25 pessoas por dia, além das demandas de urgência”, disse em nota.

Ainda segundo a pasta, o atendimento na UBS acata o que é “preconizado pelo Ministério da Saúde, que recomenda que o tempo de atendimento deve ser de 10 a 15 minutos, totalizando cerca de 16 a 20 consultas nas unidades de saúde”, finaliza.

Brasil perderá certificado de eliminação do sarampo

O que antes era apenas uma possibilidade agora é realidade. Ao registrar mais um caso de sarampo no dia 23 de fevereiro o Brasil perderá o certificado de eliminação da doença. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a perda do certificado será concretizada em até duas semanas.

LEIA TAMBÉM:

Brasil pode perder certificado de erradicação do sarampo

Em resposta às OPAS, o Ministério da Saúde informou que irá colocar em prática um plano para recuperar o título de país livre da doença, concedido em 2016. Entre as medidas analisadas estão a ampliação do turno de postos de saúde. A Organização Pan-Americana de Saúde avalia que a perda do certificado deverá ocorrer dentro de duas semanas.

LEIA MAIS

Juazeiro: Caravana da Saúde atende Jardim Flórida nesta quarta

(Foto: ASCOM)

O programa Caravana da Saúde, realizado pela prefeitura de Juazeiro (BA), será realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Flórida nesta quarta-feira (20).

A população poderá realizar atendimentos com endocrinologista, cardiologista, ortopedista, clínico geral. Além disso, a comunidade também poderá também fazer exames laboratoriais, eletrocardiogramas e ter atendimento odontológico.

Esta é quarta vez que a unidade de saúde do Jardim Flórida recebe o programa. Já são mais de 30 mil atendimentos em 3 anos de Caravana, que vêm reduzindo consideravelmente o número de demandas reprimidas nas nossas unidades.

Tempo seco: especialista dá dicas de como proteger sua saúde

Otorrinolaringologista dá dicas de como proteger sua saúde no tempo seco. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Mesmo com a ocorrência de chuvas nos últimos meses, e previsões que apontam dias chuvosos, a população de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) vem sofrendo com temperaturas altas. Além do calor, as pessoas estão apresentando diversos problemas respiratórios, que muitas vezes podem ser causados pela baixa umidade do ar, como explica a professora de Otorrinolaringologia da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), Karine Lustosa:

“Quando a umidade relativa do ar está muito baixa, as pessoas podem aumentar a frequência de doenças respiratórias, como rinite, sinusite, asma, podem ficar com a garganta irritada, pigarro, sangramento nasal, obstrução nasal, coriza, dor de cabeça, tontura, sensação de areia nos olhos, pele ressecada.”

LEIA MAIS

Eleição do Sindicato dos Médicos de Pernambuco acontece nesta terça-feira

(Foto: Ilustração)

Nesta terça-feira (19), os médicos pernambucanos vão às urnas para eleger a nova Diretoria do Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe) para o triênio 2019-2022. Além de eleger os novos diretores, a categoria irá escolher os novos membros do Conselho Fiscal da entidade, os delegados e os diretores das regionais de Caruaru, Petrolina, Garanhuns e Ouricuri.

Apenas a Chapa 1 registrou os seus candidatos. A médica obstetra Claudia Beatriz Camara, atual vice-presidente da entidade, disputa a presidência. Walber Steffano é o candidato a vice-presidente. O atual presidente Tadeu Calheiros é candidato a Secretário Geral do Simepe.

Podem participar das eleições os médicos associados ao Simepe que não tenham débitos com a tesouraria. As eleições ocorrem das 8h às 21h. São 31 locais de votação espalhados por todas as regiões do Estado. Os novos diretores e membros do Conselho Fiscal serão eleitos em cédulas separadas, conforme prevê o Estatuto Social do sindicato.

LEIA MAIS

Caravana da Saúde dessa semana acontecerá no bairro Jardim Flórida

(Foto: Ascom PMJ)

A Caravana da Saúde, programa criado pela Prefeitura de Juazeiro (BA), chegará ao bairro Jardim Flórida nesta quarta-feira (20). Em sua 158ª edição, serão ofertados serviços médicos e social aos moradores da comunidade. Entre as especialidades médicas disponíveis estão consulta com endocrinologista, cardiologista, ortopedista, clínico geral.

Além disso, a comunidade também poderá também fazer exames laboratoriais, eletrocardiogramas e ter atendimento odontológico. Em três anos de programa já foram realizados mais de 30 mil atendimentos em toda cidade, incluindo sede e interior.

 

Pré-Conferências Municipais de Saúde de Juazeiro começam nesta terça

(Foto: ASCOM)

A Secretaria de Saúde de Juazeiro (SESAU) em parceira com o Conselho Municipal de Saúde (CMS) inicia nesta terça-feira (19) as Pré-Conferências Municipais de Saúde. Serão realizadas três Pré-Conferências que acontecem nos dias 19, 20 e 21, sendo preparatórias para as discussões principais da 9ª Conferência Municipal de Saúde de Juazeiro que será realizada nos dias 03 e 04 de abril.

De acordo com a secretária de Saúde Fabíola Ribeiro as Pré-Conferências têm como objetivo divulgar a Conferência, ouvir a comunidade previamente e eleger os delegados.

LEIA MAIS

Secretaria de Saúde orienta sobre funcionamento de serviços em Juazeiro

(Foto: Ascom PMJ)

Para otimizar a oferta dos atendimentos nas unidades que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) e integram a rede municipal de saúde em Juazeiro (BA) a Secretaria de Saúde (SESAU) esclarece à  comunidade como funcionam os serviços, e principalmente quais as diferenças entre eles.

De acordo com a secretária de saúde, Fabíola Ribeiro a orientação começa pela Atenção Básica, a porta de entrada preferencial do SUS. “As Unidades Básicas de Saúde (UBS), popularmente conhecidas como postos de saúde são locais onde o cidadão pode receber os atendimentos gratuitos essenciais em saúde da criança, da mulher, do adulto e do idoso, além de odontologia, requisições de exames por equipes multiprofissionais e acesso a medicamentos”.

Ainda de acordo com a secretária, é na UBS que o clínico geral também pode marcar consultas para procedimentos eletivos e exames mais específicos com especialistas da rede pública ou em clínicas credenciadas à Prefeitura. Já a UPA 24h tem como função reorganizar a urgência e a emergência dos hospitais do SUS. Essas unidades são responsáveis por prestar atendimento de média complexidade, como em casos de vítimas de acidentes e problemas cardíacos.

LEIA MAIS