Após divulgação de situação crítica, portadora de câncer de mama consegue medicação no Hospital Dom Tomás

Hospital Dom Tomás/ APAMI. (Foto: Blog Waldiney Passos)

No dia 05 de março, o Blog Waldiney Passos publicou uma matéria sobre uma campanha lançada na internet para arrecadar fundos, em prol de Raimunda dos Santos Silva, de 59 anos, portadora de câncer de mama. A quantia arrecadada seria usada para comprar uma medicação que custa em média R$ 10 mil. O caso repercutiu na imprensa local e gerou comoção.

LEIA TAMBÉM:

Filha de portadora de câncer de mama lança campanha na internet na tentativa de arrecadar fundo para custear medicação

Quase um mês depois, o Blog foi informado na tarde desta quinta-feira (28), por Raquel dos Santos Silva, filha de Dona Raimunda, autora da “Vaquinha Virtual”, que sua mãe conseguiu retomar o tratamento no Hospital Dom Tomás em Petrolina (PE), administrado pela APAMI, onde está recebendo a medicação e acompanhamento da equipe médica da Unidade.

“Com extrema felicidade venho aqui agradecer pelo carinho que tiveram comigo e minha mãe. Hoje um sentimento de alegria e alívio contagia a minha alma, e cada momento, sacrifício, lutas e decisões, valeu a pena. Toda a ajuda que eu recebi e estou recebendo mudou o destino da minha vida, graças às pessoas boas, eu posso falar alegremente que conseguimos conquistar a vitória. Cada passo foi duro e importante, mas através disso alcançamos nossos objetivos, e com isso ela conseguiu começar o tratamento para ter a cura total das enfermidades”, comemora Raquel.

10ª Conferência Municipal de Saúde acontecerá na próxima semana em Petrolina

(Foto: Arquivo/SESAU)

Aberta aos profissionais da área de saúde e à população interessada, a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Petrolina acontecerá no dia 4 de abril, próxima quinta-feira, das 8h às 17h, no auditório do Petrolina Palace Hotel, localizado na Avenida Cardoso de Sá. O credenciamento será feito no dia da Conferência, das 8h às 10h.

A programação prevê explanações e organização de grupos de trabalho para discutir os quatro eixos temáticos que norteiam o assunto principal: Saúde como Direito: um olhar integral para as pessoas e o meio; Consolidação dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS); Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS); Regionalização como eixo estruturante para otimização e acesso do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS); além da realização de plenária e aprovação de propostas, como também eleição de delegados do município para a Conferência Estadual.

LEIA MAIS

Com novo hematoma na região abdominal, Gonzaga Patriota é transferido para São Paulo

Gonzaga Patriota segue internado em tratamento intensivo (Foto: Ascom)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) foi transferido de Brasília (DF) para São Paulo, após passar mal na noite de quarta-feira (27) durante uma sessão na Câmara dos Deputados. Segundo a assessoria de comunicação do político, foi constatado um novo hematoma na região abdominal.

LEIA TAMBÉM:

Gonzaga Patriota passa mal durante sessão na Câmara dos Deputados

Apesar do susto, médicos consideram o quadro de saúde de Gonzaga estável. “O parlamentar será transferido para São Paulo para que a equipe médica que o acompanhou durante todo o tratamento possa dar continuidade aos procedimentos adequados. O quadro clínico do deputado é estável”, informa nota enviada pela assessoria do deputado.

O deputado passou 21 dias internados em decorrência de uma dengue hemorrágica. Não há previsão para alta médica de Gonzaga.

Ministério da Saúde pretende regularizar situação de médicos cubanos no Brasil

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse hoje (27) que a pasta pretende regularizar a situação de cerca de 2 mil médicos cubanos que permaneceram no Brasil após o rompimento do governo de Cuba com o Programa Mais Médicos. “Estão numa condição de exilados”, destacou.

Em audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais do Senado, Mandetta explicou que a ação integra uma proposta, ainda em elaboração, de reformulação do Mais Médicos. A previsão, segundo ele, é que o pacote seja enviado ao Congresso Nacional no próximo mês.

LEIA MAIS

Usuários do SUS participam de pré-Conferência Municipal da Saúde, em Casa Nova

(Foto: Ascom/PMCN)

A Prefeitura de Casa Nova (BA) realiza até o começo de Maio encontros dentro da pré-Conferência Municipal da Saúde. Na terça-feira (26) a reunião entre membros da secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde foi realizado no Distrito de Bem Bom, zona rural.

Mais de 100 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) participaram do encontro. “As pré-conferências são espaços democráticos, onde as pessoas têm a oportunidade de apontar falhas e apresentar soluções para os problemas do Sistema Único (SUS). Todos os cidadãos podem participar, dando opiniões, sugestões e opinando, buscando melhorias. Contudo, o cidadão cumpre o seu dever de cidadão e amplia a possibilidade de usufruir dos seus direitos”, disse Cleide Rêgo, assistente social.

O resultado dessas reuniões será conhecido de toda população durante a 4º Conferência Municipal de Saúde, que será realizada no dia 11 de abril, que terá como: Democracia e Saúde e subtemas: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS.

Rajada recebe CCZ móvel para ações de cuidado animal

Vacinação será feita de porta em porta.

Com foco nas comunidades do interior de Petrolina, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promove nesta quarta-feira (27), em Rajada, atividades de cuidado animal por meio do projeto ‘CCZ Móvel’.

A ação tem o objetivo de ofertar serviços de vacinação antirrábica e orientações clínicas a população. Os veterinários do CCZ darão orientações clínicas aos tutores de animais; conscientização e informações educativas sobre zoonoses, além da vacinação antirrábica para cães e gatos, a partir dos três meses de idade. O trabalho será realizado porta a porta de 8h às 12h.

“Essas atividades são muito importantes para o trabalho de prevenção de zoonoses, uma vez que a única forma de prevenção é através da vacinação. Além de ser um momento no qual aproveitamos para conversar com a população e tirar dúvidas” destaca a coordenadora do CCZ, Graziella Correia.

Odontologista da UPA 24h de Petrolina ressalta importância da saúde bucal

(Foto: Reprodução/ IMIP)

Em março, mais precisamente no dia 20, foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, a odontologista da Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h), Mariana Lopes, ressalta a importância do tema e reforça que ações preventivas e de educação em saúde podem ajudar a diminuir os índices de cárie, doenças periodontais, perda dos dentes e até do câncer bucal.

“Só para contextualizar, é importante deixar claro que mais de 10 mil novos casos de câncer bucal surgem por ano no Brasil, sendo este o terceiro país de maior incidência no mundo. Isso sem falar que 56% das crianças com até 12 anos têm dentes cariados e que 90% da população vai ter pelo menos um problema na boca ao longo da vida”, destaca.

Desse modo, saúde bucal é questão de saúde pública e deve fazer parte das ações integradas de assistência à saúde da população. “Infelizmente apenas 60% das pessoas têm acesso a tratamentos odontológicos. E a partir dessa realidade é que batemos na tecla da prevenção”, ressalta.

LEIA MAIS

Caravana da Saúde desta quarta-feira (27) leva atendimentos ao distrito de Carnaíba do Sertão

(Foto: Ascom)

Nesta quarta-feira (27) a Caravana da Saúde vai integrar a programação do Programa de Governo ‘Cuidar da Gente’ e leva a oferta de atendimentos médicos especializados variados, bem como de exames laboratoriais para a Unidade Básica de Saúde do distrito de Carnaíba do Sertão, zona rural de Juazeiro (BA).

Serão ofertados para a população de Carnaíba atendimentos médicos especializados nas áreas de ortopedia, endocrinologia, cardiologia, ginecologia e odontologia, realização de exames laboratoriais e eletrocardiogramas, além de testes rápidos.

O Programa de governo consolidado por reduzir as demandas reprimidas nas unidades do município, tanto na sede como no interior, já registra mais de 30 mil atendimentos ao longo dos 3 anos de existência.

Alerta: dados apontam médio risco de infestação por Aedes aegypti em Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

O segundo Levantamento Rápido de Índice de Infestação para o Aedes aegypti (LIRAa) do ano, foi realizado em Petrolina (PE) na primeira semana de março. Através da coleta de amostras e vistorias feitas em estabelecimentos residenciais e comerciais, os Agentes de Combate às Endemias realizaram a pesquisa em diversos bairros da cidade.

Após a consolidação dos dados, a Secretaria de Saúde divulgou um sinal de alerta: Petrolina apresenta índice geral de 1,8 %, que coloca a cidade em situação de médio risco de infestação para os agravos causados pelo Aedes aegypti. O LIRAa, realizado a cada dois meses, serve como instrumento de monitoramento para os locais com maiores infestações dos ovos e larvas do mosquito.

Os bairros mais preocupantes são os que apresentam índice de infestação de 3,2 % como João de Deus, Loteamento Bela Vista, Quati, São Gonçalo, Jardim Petrópolis, COHAB VI. Em segundo lugar, com 3,0%, estão Dom Avelar, São Jorge, São Joaquim e Terras do Sul.

LEIA MAIS

SEGESP alerta sobre prazo para recursos do processo seletivo da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro

(Foto: Ascom)

A Secretaria de Gestão de Pessoas de Juazeiro (SEGESP) informa que os candidatos inscritos no Processo Seletivo 01/2019, realizado para a Secretaria Municipal de Saúde, têm até o dia 26 de março para apresentar recurso, em caso de contestação da lista de inscrições deferidas divulgada na última sexta-feira (22/03).

Os recursos devem ser entregues no auditório da Superintendência de Valorização do Servidor, localizado na Orla II de Juazeiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Cronograma

Publicação do Edital

22 de fevereiro/2019

Período de Inscrições

22 de fevereiro a 15 de março/2019

LEIA MAIS

Projeto do IF Sertão-PE promove instalação de horta medicinal orgânica na Associação Ágape

(Foto: Ascom)

Os acolhidos da Associação Ágape, comunidade terapêutica de Petrolina (PE) voltada para o atendimento a dependentes químicos, receberam neste sábado (23), a implantação de uma horta medicinal orgânica. Além da implantação da horta, o projeto promoverá oficinas com orientações sobre uso correto das plantas medicinais e elaboração de fitoterápicos.

A ação faz parte do projeto de Extensão, desenvolvido pelo campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE, chamado “Hortoterapia: cuidando do corpo e da alma”, que tem como objetivo utilizar o cultivo de plantas medicinais como terapia ocupacional, estimulando a valorização pessoal e o cuidado com a saúde mental e física.

Ao lado dos estudantes e bolsistas do projeto, Gabriel Anastácio, José Pedro Dias, Ryann Maia e Felipe Carvalho, e dos professores Adelmo Santana, Flávia Cartaxo e Leopoldina Amorim, os acolhidos participaram da implantação da horta, desde o preparo da terra e canteiros, até o plantio das mudas de mais de dez espécies, como menta, hortelã, malvão, falso boldo e alecrim de vaqueiro.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina alerta para prevenção de acidentes com animais peçonhentos

(Foto: Arquivo CCZ)

A Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), está levando orientações sobre animais peçonhentos e venenosos a estudantes da Rede Municipal de Ensino, com o projeto ‘Aprendizes do CCZ’. Nos encontros, são apresentados os animais, suas diferenças, quais as espécies presentes em nossa região, a importância ecológica e o que se deve fazer em casos de acidentes. A próxima visita será sexta-feira (29), na escola 21 de Setembro, no bairro José e Maria.

“A população precisa estar atenta a alguns cuidados básicos, como manter limpo o interior das casas, assim como, os quintais e terrenos, evitando acúmulo de lixo e entulho. Nós realizamos essas palestras e interação com alguns animais, com a intenção de conscientizar as crianças e a comunidade”, destaca a coordenadora do CCZ, Graziella Correia.

Como evitar acidentes com animais peçonhentos em casa:

•           Entre com cuidado em locais que ficaram fechadas por muito tempo;

•           Bata os colchões antes de usá-los;

•           Sacuda cuidadosamente roupas, sapatos, toalhas e lençóis antes de usá-los;

•           Afaste as camas e berços das paredes e evite pendurar roupas fora dos armários;

LEIA MAIS

UPAE/IMIP de Petrolina agora conta com Terapia Fonoaudiológica

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A grande novidade deste mês na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) é a oferta da Terapia Fonoaudiológica. Desde o dia 1º, a profissional Mila Ferreira passou a realizar sessões de reabilitação de voz e motricidade orofacial para os pacientes do serviço.

A fonoaudióloga já realizava exames audiológicos, como audiometria e BERA, além da estimulação precoce de crianças com microcefalia. “As sessões de terapia foram propostas pela direção da Unidade e prontamente aceitei por ser um serviço a mais para a população”, esclarece Mila.

“Vamos trabalhar no sentido de prevenir, habilitar, reabilitar e aprimorar as funções de respiração, fonação, sucção e mastigação, além de adequar a mobilidade, tonicidade e postura do sistema estomatognático”, acrescenta.

LEIA MAIS

HU-Univasf desenvolve ferramenta que alerta pacientes pelo celular sobre atendimentos agendados

(Foto: Divulgação/Ascom)

Desde o mês de novembro de 2018, os pacientes do Hospital Universitário vêm recebendo mensagens em seus celulares com lembretes sobre o agendamento de consultas ambulatoriais e exames. A ferramenta foi desenvolvida pelo hospital para evitar a abstenção aos atendimentos que chegaram a uma média de 41% no ano passado, para primeiras consultas.

Segundo o Chefe da Unidade de Processos e Sistemas do HU, Renato Cruz, são enviados em média 200 mensagens de texto por dia, alertando sobre a data e o horário marcados para o comparecimento do paciente. O HU-Univasf é o primeiro da rede de hospitais universitários filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) a usar este tipo de sistema.

LEIA MAIS

HRJ convoca enfermeiros para processo seletivo

O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) divulgou, nesta sexta-feira (22), a convocação para Processo Seletivo para o cargo de Enfermeiro. O certame acontece na próxima segunda-feira (25), às 13h30.

Confira a lista dos convocados

  • 1. Alana de Sena Rocha
  • 2. Emanuel Silva de Miranda
  • 3. Fernanda Brito do Nascimento de Lima Souza
  • 4. Francinúbia Nunes Barros
  • 5. Gabrielle Menezes Cerqueira
  • 6. Ingrid Sterphany Amorim Rodrigues
  • 7. Jessica Lins Guerrelhas
LEIA MAIS