CCZ Móvel atenderá zona rural de Petrolina na segunda-feira

(Foto: ASCOM)

A secretaria de Saúde de Petrolina levará atendimento aos animais para a zona rural da cidade na próxima segunda-feira (29). O CCZ Móvel atenderá as comunidades de Atalho, Baixa Alegre e Caititu, das 8h às 12h.

De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, as equipes estarão indo de porta em porta nas três localidades. A intenção é vacinar cães e gatos contra a raiva e também dar orientações clínicas e educativas aos proprietários desses animais.

“Continuamos com nosso trabalho com o objetivo de atender todas as localidades, além de realizamos as vacinações, aproveitamos o momento para esclarecer e conversar com a população, orientando sobre como prevenir a zoonoses, como por exemplo, a raiva”, afirma a coordenadora do CCZ, Graziella Correia.

Cobranças ao Governo de Pernambuco marcam pedidos do vereador Zenildo do Alto do Cocar

Vereador cobrou implantação de médicos plantonistas no IML de Petrolina (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Zenildo Nunes (PSB), o Zenildo do Alto do Cocar fez duas cobranças ao Governo de Pernambuco na sessão de quinta-feira (25). A primeira delas, uma reivindicação antiga do edil relacionada a saúde pública: a falta de insulina nas farmácias do Estado.

Mais uma vez estamos solicitando do governador, a respeito da insulina que falta nas farmácias do Estado. Essa insulina é muito cara e tem muita gente aguardando essa insulina. Esse produto é muito importante”, destacou o edil.

O segundo pedido busca otimizar o atendimento no Instituto Médico Legal (IML) da cidade, que atende a diversos municípios da região. “Que ele coloque plantonista no IML, têm corpos que chegam lá e as famílias esperam mais de 12 horas a liberação desse corpo. As famílias ficam lá, não podem dormir e nós pedimos que ele implante esse serviço plantonista. É de suma importância esses médicos peritos ficarem lá, para dar liberação dos corpos”, finalizou.

As reivindicações de Zenildo e dos demais colegas foram aprovadas por 14 votos a zero. Ontem não houve projetos de lei em votação, já que a sessão destinou-se a homenagens e entrega Medalha de Cidadania e Direitos Humanos Vereadora Maria Maga.

Prefeitura de Casa Nova comunica abastecimento da farmácia do CAPS

(Foto: Ascom)

Por meio das redes sociais, na manhã da última quinta-feira (25), o Prefeito Wilker Torres, demonstrando satisfação, comunicou o abastecimento da farmácia do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

“O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, merece bastante atenção da gestão pública de saúde do nosso município. Seus usuários, na sua maioria, são pessoas que acabaram sendo prejudicadas da rotina psicossocial, por exibirem certas limitações”, disse o gestor.

De acordo com a prefeitura, os medicamentos suprem a necessidade do público até a próxima licitação. Ainda segundo gestão municipal a medicação, juntamente com as ações da equipe de saúde que compõe o CAPS, dão condições aos pacientes para viver dignamente, com melhor reinserção familiar e social.

Prefeitura levará serviços de saúde ao Residencial Monsenhor Bernardino neste sábado

(Foto: Arquivo/SESAU)

A Prefeitura de Petrolina irá promover neste sábado (27), uma feira de saúde para os moradores do Residencial Monsenhor Bernardino das 8h às 12h, próximo à quadra do residencial. O objetivo é conscientizar a população sobre cuidados com a saúde, oferecendo serviços e orientações de forma individual e coletiva nas diversas áreas da saúde e assistência social.

Serão ofertados serviços como consulta médica e odontológica; preventivo; testes rápidos para HIV e hepatites B e C; auriculoterapia; atualização de situação vacinal; aferição de pressão arterial e glicemia; avaliação antropométrica; orientações sobre prevenção de acidente de trânsito e violência contra mulher; prevenção e acidentes de trabalho, além de acompanhamento de saúde do Bolsa Família. Para ser atendido, basta comparecer ao local portando RG e cartão do SUS.

“A realização dessas feiras é uma maneira de nos aproximar da população levando esses serviços de promoção à saúde nos bairros. Convidamos, em nome da Secretaria de Saúde e do prefeito Miguel Coelho, todos os moradores a comparecer ao evento para que possam aproveitar o momento”, diz a gerente do Núcleo de Educação e Saúde, Lorenna Ferraz.

SESAU retoma obras da Unidade de Saúde do bairro Palmares

(Foto: Ascom)

A Secretaria Municipal da Saúde retomou esta semana a obra do posto de saúde do bairro Palmares em Juazeiro (BA), que aguardava chegada de material.  Inicialmente a equipe realizou a retirada de entulhos, fez a limpeza com o serviço de capina e dos espaços internos para continuidade da obra.

Para o morador José Gomes de Sousa a obra representa esperança. “Estamos esperançosos que agora o nosso posto de saúde seja concluído. Acompanho a movimentação na unidade e vi que agora está limpo e mais organizado. Estamos ansiosos para a conclusão dessa obra e para termos o posto funcionando em nosso bairro”, descreveu.

De acordo com o gestor de políticas públicas da SESAU, Alfredo Júnior, a etapa da construção agora está relacionada à ampliação do prédio. “Prosseguimos com a obra, realizando inicialmente a limpeza do local que se encontrava com muito entulho e lixo. Agora vamos passar para ampliação do prédio e logo após faremos toda a parte elétrica, hidráulica, reboco, pintura e montagem com os equipamentos da unidade. Em breve os moradores do bairro Palmares terão uma unidade nova e confortável”, concluiu.

Guardas Municipais são incluídos na Campanha de Vacinação contra influenza em Juazeiro

(Foto: Internet)

A Secretaria Municipal da Saúde de Juazeiro foi informada pelo Núcleo Regional de Saúde da Região Norte nesta quinta-feira (25), que os Guardas Civis Municipais também estão inseridos no grupo prioritário para vacinação contra influenza. Em Juazeiro esse público totaliza 179 profissionais.

A vacinação ocorre em todas as unidades de saúde e é preciso apresentar documento oficial com foto, carteira de vacina e algum documento que comprove que o profissional está na ativa.

Mutirão odontológico será realizado neste final de semana em Petrolina

(Foto: Ascom PMP)

Neste sábado (27) a secretaria de Saúde de Petrolina promove mais um mutirão de cirurgias. Dessa vez a ação volta-se a demandas odontológicas. O atendimento acontece no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO Tipo 2) para zerar a fila de espera.

“Cinco cirurgiões irão realizar os atendimentos a partir das 7h. Para atender a demanda, foi feito um levantamento nas unidades de saúde e atenderemos cerca de 80 pacientes que aguardam o serviço, com o objetivo de aliviar uma demanda de cirurgias mais complexas e melhorar o dia a dia dos petrolinenses”, disse a coordenadora do Centro de Especialidades Odontológicas, Clara Vasconcelos.

O CEO Tipo 2 está localizado na Avenida Fernando Góes, s/n, no Centro de Petrolina. O mutirão está inserido na plataforma municipal Petrolina Cuida.

Socorrista do SAMU de Petrolina orienta sobre o que fazer em casos de engasgo

(Foto: Arquivo/SAMU)

Engasgar é uma situação em que todos estão sujeitos a passar. Mas, você sabe o que fazer quando isso acontece? O socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Petrolina, Nilton Leite, orienta sobre as medidas a serem adotadas quando esse incidente ocorrer.

Em termos de anatomia, o engasgo é um problema que atinge a epiglote, válvula responsável pelo fechamento da traqueia, que direciona o alimento para o esôfago. Quando um alimento ou líquido bloqueia a passagem de ar, o engasgo acontece. Nesses casos, caso a vítima não consiga desengasgar sozinha, é necessário receber socorro imediatamente.

“Em casos de engasgo, a vítima deve ser socorrida imediatamente, para poder reverter o quadro da maneira mais rápida possível e assim, evitar que o cérebro fique muito tempo sem receber oxigênio. Por isso, se o problema não conseguir ser solucionado, o Samu pode ser acionado por meio do telefone 192, para que sejam repassadas orientações de como se proceder com a vítima”, explicou Nilton.

LEIA MAIS

Deputado Tum busca solução pra fim da paralisação no Hospital Regional de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Diante da paralisação iniciada nessa quarta-feira (24) pelos médicos do Hospital Regional de Juazeiro, no norte da Bahia, o deputado estadual Tum (PSC) buscou, junto à Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), informações sobre as reivindicações dos trabalhadores. Responsáveis por atender moradores de 55 municípios, os profissionais reclamam de atrasos salariais por parte da empresa que administra o equipamento, a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Castro Alves (Apmica).

Em um encontro com o assessor especial da Secretaria Estadual de Saúde, Nadson Falcão, Tum foi informado que o Governo do Estado não possui débitos com a empresa gestora da unidade. “Por isso, está claro que o problema é administrativo da Associação, que deveria gerir de forma satisfatória a unidade, tanto do ponto de vista daqueles que trabalham, quanto daqueles que buscam atendimento”, afirmou o parlamentar.

Já na tarde de quarta-feira (24), o parlamentar usou a tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia para esclarecer à sociedade o problema existente na unidade e afirmou que tratará do assunto diretamente com o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, além de solicitar esclarecimentos à empresa.

Funcionamento

Segundo o sindicato da categoria, a equipe médica permanece no hospital atendendo aos pacientes já internados. Também serão mantidos os atendimentos de urgência e emergência, classificados com fichas amarelas e vermelhas.

Enquanto durar a paralisação, não serão recebidas demandas da Central de Regulação. Só serão aceitos pacientes que chegarem através da ambulância avançada do Samu.

Campanha contra gripe amplia público alvo e contempla policiais e militares 

Policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas foram incluídos pela primeira vez na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Em Petrolina esse público pode buscar a vacina nos postos de saúde, tanto da sede, quanto do interior.

A justificativa do Ministério da Saúde para incluir esse grupo dentro da campanha tem como base a exposição dos mesmos em atividades de risco em locais de aglomerações, um dos principais fatores de propagação do vírus da influenza.

A campanha segue até o dia 4 de maio e também precisam se imunizar trabalhadores da saúde (área pública e privada); crianças de 6 meses a 6 anos incompletos; gestantes; puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) ; povos indígenas; idosos (a partir dos 60 anos); professores (rede pública e privada); pessoas com doenças crônicas e outras categorias de risco clínico; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e funcionários do sistema prisional.

Segundo a Prefeitura de Petrolina, a meta do Ministério é 90% de imunização em cada grupo do público alvo. Os postos de saúde funcionam de 8h às 17h na sede e das 8h às 13h, no interior.

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina alerta sobre perigos da Meningite

(Foto: Arquivo)

O Dia Mundial de Combate à Meningite é lembrando anualmente no dia 24 de abril, e o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina (PE), por meio da direção de atenção à saúde, alerta a população sobre os sinais, sintomas e perigos da doença.

A meningite é uma inflamação das meninges (membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal), causada, principalmente, por vírus ou bactérias.

A meningite viral é mais leve e os sintomas se assemelham aos da gripe. Já a bacteriana tem como agente etiológico os meningococos, pneumococos ou hemófilos. Esta é altamente contagiosa e (geralmente) grave, podendo levar o paciente a óbito ou evoluir com danos ao cérebro.

LEIA MAIS

Programa Cuidar da Gente leva serviços para o distrito de Abóbora nesta quarta-feira 

(Foto: Ascom)

Nesta quarta-feira (24) as ações da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) chegarão ao distrito de Abóbora, zona rural de Juazeiro, através do programa Cuidar da Gente. Será possível realizar atualização cadastral do Bolsa Família, emitir carteira de idoso, além de passar por atendimentos com psicólogos e assistentes sociais do CRAS, e acompanhamento com equipes do programa Criança Feliz.

Além disso, os moradores poderão ter orientação sobre acesso a políticas públicas de assistência como Tarifa Social de Energia, ID Jovem, Telefone Popular, Benefício de Prestação Continuada e isenção de taxa em concurso público. O ônibus do Estação Cidadania estará na UBS da localidade com as equipes para oferta dos serviços.

O Cuidar da Gente, criado para ampliar o atendimento às pessoas dos residenciais do Minha Casa Minha Vida, este ano foi estendido e chegará a todos os bairros e distritos do município. São levadas para as comunidades, ações na área da saúde, educação, cultura, esporte, infraestrutura, atividade com o SAAE e promoção da cidadania.

Para atender público masculino, UBS do bairro Itaberaba funcionará durante a noite nesta quarta-feira

(Foto: Ascom/PMJ)

Para atender o público masculino e conscientizar os homens, a secretaria de Saúde (SESAU) de Juazeiro estará com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Itaberaba aberta durante o período noturno nesta quarta-feira (24).

Médicos estarão no local para atender os pacientes, realizar testes rápidos, vacinar e também realizar consultas odontológicas. De acordo com a SESAU, o objetivo é chamar os homens para cuidar da saúde, como explica o Superintendente da Atenção Primária, Gilberto Libório.

“A abertura da unidade de saúde à noite visa atender o público masculino que é o que menos procura os serviços de saúde. No bairro Itaberaba tem muito e os horários não são compatíveis para que eles realizem consultas ou façam exames, por isso estamos oportunizando a abertura noturna para atender este público especifico”, disse.

Campo Formoso: mutirão contra a dengue alerta população no bairro São Francisco

(Foto: Ascom)

Agentes comunitários e de endemias realizaram um mutirão contra o mosquito da Dengue no bairro São Francisco em Campo Formoso (BA), para alertar a população sobre os riscos da doença. Foram realizadas visitas às casas,  recolhimento de materiais que servem como pequenos criadouros do mosquito, além de orientações aos moradores para prevenir o surgimento de focos dos Aedes aegypti.

LEIA MAIS

Mutirão de mamografias começa hoje em Paulo Afonso

De hoje (22) até o dia 9 de maio a população de Paulo Afonso (BA) poderá buscar atendimento médico gratuito para diagnosticar o câncer de mama. A ação é promovida em parceria com o Governo do Estado, através do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama.

Mulheres com idade entre 50 e 69 anos devem comparecer ao estande montado no Ginásio de Esportes Luiz Eduardo Magalhães, das 7h às 18h. Os exames serão realizados no caminhão do programa, mas antes é necessário passar pela unidade básica de saúde dos bairros e agendar o atendimento.

Por dia serão realizadas 140 mamografias. A prioridade no atendimento é para as mulheres com a idade mencionada anteriormente e que não fizeram mamografia nos últimos 12 meses ou nunca fizeram o exame.