Criança com apenas 10 meses morre de covid no Agreste de Pernambuco

Uma criança de apenas 10 meses de idade morreu em Garanhuns, Agreste de Pernambuco, vítima da covid-19. O óbito foi registrado no último domingo (21), mas apenas confirmado no boletim de ontem (24) pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o boletim, a criança já havia sido previamente diagnosticada com a doença. Ela residia no bairro Magano e tinha problemas respiratórias. O paciente estava internado na rede pública. Garanhuns soma 6.683 casos confirmados da doença.

Desse total, 6.411 já estão recuperados. Com o óbito de ontem, já são 122 mortes. Outros 131 pacientes estão em observação pela Secretaria de Saúde.

Governo da Bahia decreta lockdown em 381 municípios no final de semana

Rui Costa, governador da Bahia.

Inicialmente, o fechamento total das atividades não essenciais seria somente para 13 municípios, incluindo Salvador e cidades da Região Metropolitana. Mas em seguida, durante reunião com o prefeito soteropolitano, Bruno Reis (DEM), o governador Rui Costa (PT), resolveu expandir a medida para os 381 municípios que já haviam adotado o toque de recolher, que está sendo mantido das 20h às 5h do dia seguinte. Entre essas cidades está Juazeiro e outras cidades do norte baiano.

O novo decreto ainda será publicado no Diário Oficial do Estado da Bahia e as restrições começarão de forma escalonada a partir desta sexta-feira (26). Às 17h, deverá ser fechado ao comércio de rua; às 18h, bares e restaurantes; e às 20h os shoppings. Segundo Rui Costa, esta divisão foi feita como forma de evitar sobrecarga no transporte público, o que geraria aglomerações.

LEIA MAIS

Covid-19: confira quantas doses das vacinas os municípios pernambucanos receberão

(Foto: Ascom/PMJ)

Pernambuco recebeu mais de 130 mil doses de vacinas contra a Covid-19 na quarta-feira (24): 82 mil de Oxford (Fiocruz) e 48 mil da CoronaVac (Instituto Butantan). Os imunizantes serão distribuídas aos municípios conforme a lista disponível no final da matéria.

LEIA TAMBÉM

Decisão do STF anima vice-prefeito de Petrolina: “Em breve a gente quer virar a página dessa pandemia”

Boa notícia: Pernambuco recebe mais 48 mil doses de vacina contra a covid

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) informou ter seguido os critérios de proporcionalidade repassados pelo Ministério da Saúde, por isso as cidades mais populosas recebem mais doses do imunizante. Vale lembrar que a vacina de Oxford ampliará a imunização de idosos dos 80 aos 84 anos. E a CoronaVac aos trabalhadores de Saúde.

Confira a lista de doses enviadas a cada município pernambucano:

LEIA MAIS

Boa notícia: Pernambuco recebe mais 48 mil doses de vacina contra a covid

(Foto: Hélia Scheppa/SEI)

Mais 48 mil unidades da vacina SinoVac, produzida pelo Instituto Butantan, chegaram a Pernambuco na noite da última quarta-feira (24). O avião que trazia o imunizante desembarcou no Aeroporto Internacional dos Guararapes às 20h.

Ontem o Estado já havia garantido mais 82 mil unidades da AstraZeneca, a vacina de Oxford, desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), destinadas a idosos entre 80 e 84 anos. “As doses da AstraZeneca seguiram para todas as Gerências Regionais de Saúde nesta quarta-feira. Já o quantitativo do Butantan será encaminhado a partir da manhã desta quinta-feira. Importante lembrar que o lote do Butantan é para ambas as doses, e os municípios receberão as duas já nessa entrega”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Paulo Câmara (PSB) destacou que o empenho é entregar os imunizantes a todas as regiões. “Seguimos trabalhando firmes na distribuição. Nosso sistema de logística é extremamente rápido, possibilitando que as remessas das doses cheguem a todas as regiões e todas as cidades do Estado. Isso vai permitir a vacinação dos grupos prioritários com agilidade e eficiência”, disse.

Paulo Câmara aponta que auxílio emergencial temporário não justifica fim do piso na saúde e educação

A proposta de desvinculação dos gastos com saúde e educação, conforme apresentada na Proposta de Emenda à Constituição (PEC), pautada para possibilitar a retomada do auxílio emergencial, foi duramente criticada pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB). Segundo o gestor, em suas redes sociais, desvincular as receitas constitucionais para estas duas áreas, “fere o estado democrático de direito”.

“É uma ameaça à continuidade de programas importantes e gera um clima de insegurança quanto à destinação de verbas necessárias para esses dois setores tão importantes. Não se pode discutir a retirada de direitos constitucionais sob a justificativa de oferecer um auxílio emergencial temporário”, declara Paulo Câmara.

Ainda segundo o governador, a prioridade dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, é buscar soluções concretas diante do agravamento da pandemia da covid-19. “Temos que garantir a vacinação em massa, o fortalecimento do SUS e discutir um auxílio emergencial que dê alguma segurança às famílias impactadas pela crise sanitária, enquanto buscamos a retomada do crescimento econômico e a geração de emprego e renda para o nosso povo”, afirma o socialista.

Curso sobre traumas atualiza médicos do Vale do São Francisco

Em algum momento na vida o médico, muito provavelmente, terá que socorrer alguém que esteja acidentado, seja no hospital ou fora dele. Pensando nessa possibilidade, a Unimed Vale do São Francisco realizou, entre os dias 22 e 23 de fevereiro, o curso ATLS – Advanced Trauma Life Support, (Suporte Avançado de Vida no Trauma), em parceria com o SESCOOP – PE.

O curso, desenvolvido pelo American College of Surgeons (ACS) e aplicado pelo Instituto Albert Eínstein reuniu um grupo de médicos que atendem emergências de traumas nas mais distintas especialidades em Petrolina – PE e Juazeiro – BA. Segundo o coordenador, Carlos Pires, o trauma é umas das principais causas de morbidade e morte em todo mundo e o ATLS busca uma padronização internacional onde toda equipe tenha o mesmo entendimento na assistência ao paciente traumatizado.

“Com uma carga horária de 20 horas, professores bem treinados, atualizados e certificados pelo Colégio Americano de Cirurgiões transmitem em aulas teóricas e práticas a realidade de uma emergência médica, com vários graus de dificuldade e com a necessidade de tomadas de decisões importantíssimas em curto espaço de tempo”, ressalta.

LEIA MAIS

Santa Maria da Boa Vista: idosos de 80 a 84 anos serão vacinados

Nessa quinta-feira (25), a Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista estará recebendo novas doses da vacina de Oxford, e dará início a vacinação contra a COVID-19 em idosos de 80 a 84 anos. A princípio, as doses enviadas serão suficientes para 65% desse público, mas em breve o município estará recebendo o restante para alcançar a totalidade.

“Aos poucos, estamos ampliando o público alvo da vacinação. Já imunizamos os profissionais de saúde da linha de frente, os idosos a partir de 85 anos e, graças a Deus, chegou o momento dos boavistanos com idade de 80 a 84 anos”, afirmou o prefeito George Duarte.

O munícipio está disponibilizando pontos estratégicos para a imunização, espalhados por diversas localidades da sede e interior. Também está ocorrendo a modalidade de drive-thru, onde o paciente poderá ser vacinado dentro do seu próprio veículo.

No caso de idosos com dificuldade de locomoção, há a possibilidade do “Alô Vacina”, bastando ligar e solicitar a visita de uma equipe de imunização da prefeitura. A central funciona das 7:30 às 13:30, através do telefone (87) 3869-4143.

Prefeitura reforça fiscalização e orienta donos de bares e restaurantes a cumprirem protocolos sanitários

As forças de segurança pública estão fechando o cerco contra aglomerações em bares, restaurantes e lanchonetes de Petrolina. A operação ‘Cidade Tranquila’ que vem sendo realizada no município, resultou ontem no fechamento de um bar no José e Maria. A partir desta quinta-feira (25), a Prefeitura, através da Guarda Civil Municipal, vai intensificar ainda mais essas fiscalizações para o cumprimento do decreto do Governo do Estado de Pernambuco n° 50.258/2021.

O objetivo é conter a curva de contaminação da Covid-19, bem como garantir o sossego público. As equipes estarão nas ruas fiscalizando, multando e interditando os estabelecimentos que insistirem em desrespeitar o decreto.

O secretário de Segurança Pública, Cícero Dirceu, explica que está proibida a utilização de som nesses ambientes, inclusive para transmissão de jogos. “Nossa missão é proteger a população da ameaça da Covid-19 através da prevenção à aglomeração e do estímulo à adoção das medidas de segurança contra a doença. Isso é responsabilidade de todos, seja dos governantes, dos donos dos estabelecimentos comerciais, empresários, assim como de cada uma das pessoas, que também são responsáveis diretamente por suas vidas e pelas vidas das pessoas com quem convivem”, enfatizou Dirceu.

A operação ‘Cidade Tranquila’ mobiliza o 5°BPM, 2° Biesp; Guarda Civil Municipal (através da ROMU); Disciplinamento Urbano; Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA); Vigilância Sanitária e fiscais de postura.

O descumprimento pode ser denunciado à Central de Atendimentos da Secretaria Executiva de Segurança Pública, no telefone 153, ou pelo WhatsApp (87) 98106-7310.

Senado aprova que estados, municípios e setor privado comprem vacinas contra a covid-19

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi o relator da matéria, que segue para a Câmara dos Deputados

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (24) o projeto de lei que autoriza os estados, os municípios e o setor privado a adquirirem vacinas contra a covid-19 (PL 534/2021). O texto também permite que os compradores assumam a responsabilidade civil pela imunização, o que abre caminho para a entrada de novas variedades de vacina no país. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

Pelo texto, a compra por estados e municípios fica autorizada para casos em que o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, ou quando a cobertura imunológica prevista pela União não for suficiente. A norma se escora em decisão proferida nesta semana pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que considerou constitucional a iniciativa dos entes da federação nessas mesmas hipóteses.

Além disso, quando fizerem a aquisição por conta própria, os estados e municípios, como regra, não usarão recursos próprios, e deverão ter ressarcimento da União pelo valor desembolsado. Apenas em casos excepcionais os entes da Federação serão responsáveis por custear a compra.

LEIA MAIS

Alerta: ocupação dos leitos de UTI sobe em Petrolina e se aproxima dos 80%

Imagem ilustrativa

O boletim epidemiológico da Covid-19 divulgado pela Secretaria de Saúde de Petrolina, informa que nesta quarta-feira (24), 78,72% dos leitos de UTI da rede estão ocupados. Dos 47 leitos, 37 estão com pacientes. Desse total, 21 são de Petrolina e 16 pacientes são de outras cidades da região.

O boletim também traz informações sobre os casos confirmados. Foram registrados hoje 131 novos casos da Covid-19. Agora, 16.389 pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus. As pessoas que se recuperaram da doença somam 13.747, isso representa 83.9% do total.

Dos novos infectados, 81 foram confirmados através de 554 testes rápidos realizados pela prefeitura, os outros 50 registrados se deram a partir de exames laboratoriais. São 52 pessoas do sexo masculino, com idades entre dois e 90 anos, e 79 pessoas do sexo feminino, entre oito e 90 anos.

Petrolina registrou um óbito. Trata-se de uma mulher de 90 anos com histórico de comorbidades. A paciente morreu em um hospital particular da cidade, no dia 24 deste mês. O município passa a ter 199 óbitos causados pela Covid-19.

LEIA MAIS

Taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 em Juazeiro é de 83%

(Foto: Arquivo)

A taxa de ocupação de leitos de UTI para atender pacientes com Covid-19 em Juazeiro chegou a 83,33% nesta quarta-feira (24). Os hospitais da cidade baiana dispõem apenas de 5 leitos desocupados neste momento. A taxa de ocupação nos hospitais da Rede PEBA, hospitais de Pernambuco e Bahia, também aumentou e chegou a 81%. Apenas 22 leitos estão disponíveis.

Os números estão no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro, divulgado nesta noite, que informa também que o município registrou 59 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas.

LEIA MAIS

Petrolina começa a vacinar idosos acima de 80 anos contra a Covid-19

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Mesmo com as limitações em relação a pouca quantidade de vacina que chega para o município de Petrolina, o município está avançando no Plano de Imunização contra a Covid-19. Nesta quinta-feira (25) a Secretaria de Saúde recebe mais uma remessa do imunizante. Serão 1.930 doses da Fiocruz/Oxford-AstraZeneca para iniciar a imunização de idosos acima de 80 anos.

A prefeitura vai atender o idosos nessa faixa etária em três pontos estratégicos: no Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz, no Alto do Cocar; no Centro de Convivência Vó Pulú, que fica na Vila Eduardo; e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no José e Maria. Amanhã a imunização ocorrerá das 13h às 17h, já na sexta-feira as vacinas serão aplicadas das 8h às 17h.

A população-alvo da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19 foi priorizada seguindo os critérios de exposição à infecção, além de maiores riscos para agravamento e óbito pela doença. O Plano de Operacionalização para Vacinação contra a Covid-19, feito pela Secretaria Municipal de Saúde, pode ser conferiro no site petrolina.pe.gov.br.

Depois da notícia de fechamento, vereadores visitam Hospital de Campanha de Juazeiro

(Foto: Ascom/Câmara de Vereadores)

Depois da notícia de que o Hospital de Campanha de Juazeiro seria fechado, vereadores do município baiano resolveram fazer uma visita ao local. O oposicionista Alex Tanuri, realizou visita já na tarde desta terça-feira (23) e disse que ficou surpreso com o que viu. “Me disseram que ia ser fechado e demorei a acreditar, mas para não cair em inverdades fui verificar pessoalmente e vi que realimente está fechado”, disse o edil durante um entrevista a uma emissora de rádio.

Seguindo o exemplo do colega, na manhã desta quarta-feira (24), o presidente da Câmara, vereador Berg da Carnaíba, esteve nas instalações do Hospital de Campanha e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro diz que pagou quase 1,5 milhão ao Hospital Promatre em dois meses

(Foto: Internet)

Sem pagar os funcionários desde dezembro de 2020, Hospital Promatre alega que prefeitura de Juazeiro não está repassando as verbas destinadas do SUS para os atendimentos que já fez.

Depois de um ato desesperado dos funcionários, que gravaram vídeos e divulgaram nas redes sociais, a gestão da prefeita Suzana Ramos divulgou a seguinte nota.

LEIA MAIS

Petrolina: comunidade do N-9 ganha Unidade Básica de Saúde

(Foto: Ascom/PMP)

Moradores do N-9, Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho, ganham a partir desta quinta-feira (25), uma unidade novinha para cuidar da saáude. É a 19ª que será inaugurada pela gestão Miguel Coelho. Essa é a primeira vez na história do N-9 que os moradores terão a assistência próximo de casa. Para receber atendimento, as pessoas precisavam se deslocar cerca de 5km até o bairro Pedra Linda.

A nova UBS atenderá mais de 3.300 moradores de segunda à sexta, no horário das 7h às 13h. O posto contará com a estrutura recomendada pelo Ministério da Saúde, com recepção; salas de vacina, procedimentos e curativos;consultório médico e assistência farmacêutica.

 “A descentralização do serviço de saúde foi um compromisso firmado no plano de governo do prefeito Miguel Coelho. A ação permitirá, ainda mais, a aproximação da comunidade com as equipes de saúde. A pessoa que precisa do serviço fica muito mais tranquila sabendo que poderá ser atendida perto de sua casa”, destaca a secretária executiva de Atenção à Saúde, Ana Carolina Freire.