Vereadora que chamou filho autista de adversária de “castigo” renuncia ao cargo

Em vídeo que começou a circular pelas redes sociais no final da tarde desta sexta-feira (100, a vereadora Zirleide Monteiro, que está em seu segundo mandato na Câmara de Arcoverde (PE), no Sertão do Moxotó, comunicou seu pedido de renúncia em ofício enviado ao presidente da Casa James Pacheco, Wevertton Siqueira, o Siqueirinha (Podemos).

Na nota, ela agradeceu pelo apoio recebido nos últimos dias, após a polêmica declaração proferida contra o filho autista de uma adversária política na cidade.

A celeuma teve início após a vereadora rebater os memes que recebeu pela internet, por conta de um queda que sofreu durante uma recente homenagem, de sua autoria, ao deputado estadual Kaio Maniçoba, na Câmara Municipal. Revoltada, Zirleide atribuiu as memes a uma ex-funcionária da casa legislativa, Luzia Damasceli (sua adversária política). Na ocasião, ela se referiu ao filho altista de Luzia, um jovem de 18 anos, para atacá-la.

LEIA MAIS

Simão Durando é aprovado por 73% dos petrolinenses, diz pesquisa

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, é aprovado por 73% da população, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Opinião divulgada hoje (10). De acordo com o levantamento, o gestor possui altos patamares de aprovação em diversas localidades das áreas urbana e rural.

Destaque para os bairros Jardim Amazonas (91,7%), Alto do Cocar e Pedra Linda (87,5%), Uruás (85,8%), Gercino Coelho (83,4%), Dom Avelar, Cohab Massangano e São Gonçalo (81,2%), José Maria e Assentamento Terras da Liberdade (80%).

Simão Durando ressaltou que os números aumentam a responsabilidade para avançar ainda mais no trabalho realizado na Terra dos Impossíveis. “Todos os dias estamos autorizando ou inaugurando obras, ruas asfaltadas, escolas, ações sociais e de saúde, mas o principal: estamos nas comunidades ouvindo a população. Fizemos muito até aqui, mas posso garantir que vamos continuar avançando, com o hospital municipal, a reforma e ampliação do Centro de Convenções, a duplicação de grandes avenidas, entre outros. Mais importante que essa aprovação é a população estar confiante de que estamos trilhando o caminho certo, acreditando em nosso governo, e junto com o povo vamos fazer Petrolina se desenvolver mais e ser um exemplo para o Brasil”, concluiu.

Janja diz que demissão ‘faz parte’, mas cobra maior participação de mulheres

A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, afirmou que luta para ampliar a presença feminina na política. No entanto, disse que a demissão de mulheres no governo ”faz parte”. A declaração foi feita ao jornal O Globo, publicada neste domingo (05), em referência às demissões de Daniela Carneiro, do Ministério do Turismo, e de Ana Moser, do Ministério do Esporte. A fala foi antes da terceira demissão de uma mulher do alto escalão do governo, a ex-presidente da Caixa Rita Serrano.

Na entrevista, Janja ressaltou que desde a campanha eleitoral conversava com a presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, sobre a necessidade de ampliar a presença de mulheres no governo. ”É necessário discutir a participação feminina no Congresso. O Brasil está em penúltimo lugar na América Latina e no Caribe em número de mulheres no Parlamento. Isso é vergonhoso. Precisamos ter 50% de cadeiras. A cota de 30% (de candidaturas) não está adiantando. As agressões que as mulheres sofrem, nas redes sociais e pessoalmente, têm feito muitas desistirem de seguir na política”, disse Janja.

A primeira-dama ainda ressaltou que tem ”debates fortes” com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para defender a maior participação feminina. ”Passamos (ela e o presidente) os fins de semana a sós e conversamos muito. Às vezes, a gente tem umas discussões um pouco mais assim… fortes. Mas é isso. Tivemos perdas (de mulheres) no governo. Faz parte”, pontuou.

Durante a conversa, Janja também questionou o papel da primeira-dama no país. ”O papel de primeira-dama sempre foi muito quadrado, colocado numa caixa em que a mulher do presidente recebe pessoas e faz caridade”, disse.

”Por que não fazer isso por pautas que são relevantes? Mais mulheres na política, violência contra a mulher, exploração sexual de crianças e adolescentes… Isso é mais importante do que ficar só fazendo jantar ou chá das cinco. Por que a primeira-dama não pode também estar contribuindo com o desenvolvimento do Brasil?”, questionou.

Em outro momento, Janja disse que sabe dos seus limites, mas ressaltou que gosta de se manter informada e afirmou que ainda deseja um gabinete formal no Palácio do Planalto para trabalhar. ”Falam muito de eu não ter um gabinete, mas precisamos recolocar essa questão. Nos EUA, a primeira-dama tem. Tem também agenda, protagonismo, e ninguém questiona. Por que se questiona no Brasil? Vou continuar fazendo o que acho correto. Sei os limites. Eu quero saber das discussões, me informar, não quero ouvir de terceiros”.

Janja reconhece que no entorno do presidente Lula há poucas mulheres em altos cargos, mas ressalta que não participa das reuniões. ”O povo acha que eu fico lá sentada. Não faço isso. Todo dia, ele tem uma reunião com os ministros do Palácio do Planalto, mas não estou nesses espaços de decisão. Minhas conversas com o presidente são dentro de casa, no nosso dia a dia, no fim de semana, quando a gente toma uma cerveja. Quando estou incomodada, eu vou lá e questiono. Não é porque eu sou mulher do presidente que vou falar só de marca de batom”, disse.

Diário de Pernambuco/Estado de Minas

Bolsonaro usa conflito em Israel para atacar Lula

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou as redes sociais para comentar o conflito em Israel, iniciado no último sábado (7) após ataques do grupo armado Hamas. Ainda ontem, ele aproveitou a situação para atingir o presidente Lula (PT).

“Pelo respeito e admiração ao povo de Israel repudio o ataque terrorista feito pelo Hamas, grupo terrorista que parabenizou Luís Inácio Lula da Silva quando o TSE o anunciou vencedor das eleições de 2022”, escreveu Jair Bolsonaro. No ano passado, ao final da votação para presidente da República, o líder político do Hamas, Basim Naim, chamou lula de “guerreiro da liberdade” e emitiu uma nota de congratulações no site oficial do grupo.

Bolsonaro afirmou, na mesma mensagem publicada ontem, que “Israel é um país irmão com profundos laços culturais e religiosos com o nosso povo”.”Lamentamos as mortes de civis e militares israelenses, bem como condenamos os sequestro de mulheres e crianças pelos terroristas do Hamas para dentro da Faixa de Gaza”, acrescentou. “Para que a paz reine na região, lideranças palestinas precisam abandonar o terrorismo e reconhecer o direito de Israel existir. Somente assim um acordo entre as partes poderá existir. Shalom”, finalizou a mensagem.

O que Lula disse sobre Israel?
Também pela internet, Lula disse que ficou “chocado” com os ataques que classificou como terroristas em Israel. Ao expressar minhas condolências aos familiares das vítimas, reafirmo meu repúdio ao terrorismo em qualquer de suas formas. O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU”, escreveu o presidente.

“Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados”, completou.

O Palácio do Planalto também emitiu nota oficial afirmando que, na qualidade de Presidente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, o Brasil convocará reunião de emergência do órgão. O conflito chegou ao segundo dia neste domingo (8) e já contabiliza mais de 800 mortes em Israel, na Faixa de Gaza e na Cisjordânia.

JC Online

Emendas do deputado federal Fernando Filho levam investimentos em infraestrutura, abastecimento de água e saúde em Petrolina

Nesta sexta-feira (06), o deputado federal Fernando Filho, em parceria com o prefeito de Petrolina, Simão Durando, entregou à comunidade uma Praça Poliesportiva coberta no bairro Vale do Grande Rio, na Zona Leste da cidade. A construção, avaliada em mais de R$ 779 mil, é resultado de uma emenda parlamentar destinada pelo parlamentar, que visa promover a prática esportiva e melhoria da qualidade de vida da população.

A Praça Poliesportiva recebeu uma moderna cobertura metálica, iluminação em LED, uma nova pintura completa, além de ter passado por uma reestruturação que incluiu a recuperação das traves e da tabela de basquete. Essas ações têm o objetivo de incentivar a atividade esportiva na região, proporcionar benefícios à saúde e o estímulo à prática de exercícios físicos.

Durante a inauguração, Fernando Filho destacou a importância dessa entrega para a cidade e parabenizou o bairro Vale do Grande Rio, a juventude, os desportistas e o prefeito Simão Durando por sua gestão dedicada ao desenvolvimento de Petrolina. O deputado elogiou o compromisso do prefeito com o município. “Simão Durando não tem descansado um só dia, mantendo a prefeitura em ordem e ouvindo o povo para manter Petrolina no rumo certo e realizar os sonhos de milhares de petrolinenses”.

O prefeito Simão Durando também expressou sua gratidão à atuação de Fernando Filho em prol dos interesses de Petrolina. Ele mencionou a articulação do deputado junto à Codevasf para viabilizar a ampliação do abastecimento de água no Projeto Pontal e diversas comunidades da área de sequeiro, durante o período de estiagem, destacando o compromisso do parlamentar em busca de soluções para os desafios enfrentados pela cidade.

Simão Durando ressaltou que o deputado é campeão de emendas, citando outros recursos destinados, como os R$ 2 milhões para cirurgias ginecológicas e pediátricas no Hospital Dom Malan, demonstrando a efetiva contribuição de Fernando Filho para a área de saúde local.

Além da Praça Poliesportiva, outra iniciativa através de emenda parlamentar de Fernando Filho inclui as requalificações das Praças Esperança e Cabrobó, situadas no bairro Vila Eduardo. Essas melhorias representam um investimento de cerca de R$ 900 mil e incluem a instalação de equipamentos de lazer, iluminação em LED, acessibilidade, paisagismo e outros benefícios para a comunidade. No total, o deputado destinou mais de R$ 4,6 milhões em emendas, beneficiando 11 equipamentos públicos em Petrolina.

Acom

Barroso diz não ver ‘razão’ para mudanças na composição e no funcionamento do Supremo

(Foto: Divulgação)

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, comentou nesta quarta-feira (4) recentes movimentos de congressistas sobre o funcionamento da Suprema Corte do país.

Em entrevista, o magistrado disse não ver “razão” para mudanças na composição e nas regras do Supremo. Ele acrescentou, no entanto, que, na democracia, “nenhum tema é tabu”.

LEIA MAIS

TRE cassa mandato do vereador de Petrolina, Júnior Gás

Um julgamento realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), nesta terça-feira (3), cassou o mandato do vereador de Petrolina, Júnior Gás (Avante). A decisão foi unânime, com 7 votos a 0 em favor da cassação.

A justiça entendeu que o vereador e integrantes de chapa do Avante fraudarem a cota de gênero nas eleições municipais de 2020. A decisão pode ser recorrida pelo vereador no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

LEIA MAIS

Barroso nega crise entre Supremo e Congresso

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, negou nesta sexta-feira (29) que exista uma crise institucional entre a Corte e o Congresso em função de decisões recentes, como o marco temporal para demarcação de terras indígenas.

Na primeira coletiva de imprensa após tomar posse, Barroso disse que a Constituição brasileira cuida de diversas questões, como saúde, educação, proteção do meio ambiente, criando “superposições” do Judiciário sobre matérias políticas. Contudo, o presidente negou interferência do STF nas atribuições do Congresso.

LEIA MAIS

Lula passa por cirurgia hoje para corrigir artrose no quadril

Presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao hospital Sírio-Libanês em Brasília às 8h desta sexta-feira (29). Ele passará por uma intervenção cirúrgica no quadril, visando corrigir um quadro de artrose que tem causado intensas dores na região nos últimos meses. Para amenizar o desconforto prévio à cirurgia, Lula submeteu-se a dois procedimentos em julho: uma infiltração e uma denervação.

O Palácio do Planalto optou por não divulgar o horário preciso da operação nem a duração estimada da cirurgia, sendo essas informações fornecidas posteriormente em uma coletiva de imprensa no final da tarde.

Após a conclusão do procedimento, está previsto que Lula retorne às atividades no Palácio da Alvorada, a residência oficial da Presidência da República, com um período de recuperação estimado em pelo menos três semanas. Durante esse tempo, é esperado que o presidente não realize viagens por um período que varia entre quatro e seis semanas.

Barroso assume presidência do STF nesta quinta-feira

O novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, vai tomar posse nesta quinta-feira (28) na presidência da Corte. Barroso vai herdar, no cargo, um acervo de 4.889 processos.

 Os dados são da área de transparência do tribunal. Pelos números, a maioria destes procedimentos já têm uma decisão. Ou seja, agora aguardam um eventual recurso.

LEIA MAIS

Ministério pede ônibus gratuito para eleição de conselheiros tutelares

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) recomendou, nesta terça-feira (26), que as prefeituras em todo o país disponibilizem transporte público gratuito para a eleição dos novos conselheiros tutelares, no domingo (1º), das 8h às 17h. O objetivo é reforçar a participação popular na escolha dos mais de 30 mil conselheiros que vão compor a rede de proteção de crianças e adolescentes.

“A ausência de política pública de concessão de transporte gratuito no dia das eleições pode criar, na prática, uma privação do direito ao voto, que retira dos mais pobres a possibilidade de participar desse importante processo eleitoral”, diz o documento enviado aos municípios.

LEIA MAIS

Após 15 anos, primeiro-ministro do Vietnã visita o Brasil

O primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chính, vem a Brasília nesta semana para visita oficial ao Brasil, após 15 anos da última visita de um líder do país asiático. Ele será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (25), às 11h, no Palácio do Planalto.

Segundo o Palácio do Itamaraty, os mandatários tratarão de temas diversos da agenda bilateral, incluindo comércio, investimentos, ciência, tecnologia e inovação, cooperação técnica e educacional, defesa, energia renovável, entre outros. Lula e Minh Chính também devem abordar questões envolvendo o Mercosul, bloco econômico regional sul-americano, e a Associação de Nações do Sudeste Asiático, que envolve dez países da região, além de assuntos ligados a outros fóruns internacionais.

Está prevista a assinatura de acordos de cooperação educacional, defesa, agricultura e entre academias diplomáticas. Ainda na segunda-feira, o primeiro-ministro vietnamita fará uma palestra, aberta à imprensa, sobre a relação entre Brasil e Vietnã. O evento será realizado às 17h15, no Palácio do Itamaraty.

Comércio bilateral

Lula e Pham Minh Chinh tiveram uma reunião bilateral (foto) realizada no âmbito da cúpula estendida do G7, em Hiroshima, no Japão, em maio deste ano, quando trataram do comércio bilateral.

Em 2022, o comércio bilateral atingiu o recorde de US$ 6,4 bilhões, um incremento de 18% em relação ao ano anterior. As exportações brasileiras somaram US$ 3,4 bilhões, e as importações ultrapassaram US$ 2,9 bilhões. O Brasil é o principal fornecedor de soja e carne suína e o segundo maior de carne de frango e algodão para o Vietnã.

O Vietnã é uma nação localizada no Sudeste Asiático e tem uma população de mais de 97 milhões de habitantes. Tem economia baseada na exportação de produtos agrícolas, minérios, químicos, além de uma forte indústria têxtil e de produtos eletrônicos, por abrigar fábricas de importantes multinacionais desses setores no país, como Nike e Samsung.

Agência Brasil

Gastos do Cartão Corporativo: Lula ultrapassa Bolsonaro, Temer e Dilma

O terceiro mandato do presidente Lula (PT) tem registrado gastos com cartão corporativo superiores aos de Jair Bolsonaro (PL), Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT). Com uma média de gastos recorde, Lula acumulou despesas próximas a R$ 8 milhões em sete meses, segundo os extratos do cartão corporativo.

Essa tendência coloca Lula no topo do ranking de custos financiados pelo cartão presidencial, superando Bolsonaro, que já tinha contas mais altas que seus antecessores.

Em média, Lula tem desembolsado cerca de R$ 1,1 milhão por mês, corrigidos pela inflação até agosto deste ano. Em comparação, a gestão Bolsonaro registrou uma despesa mensal de R$ 1 milhão, enquanto Temer e Dilma tiveram despesas mensais menores, R$ 584 mil e R$ 905 mil, respectivamente.

LEIA MAIS

Gestão de Simão Durando recebe mais um prêmio de inovação no setor público

Maior cidade do Interior de Pernambuco, Petrolina também passa a ser referência no setor de tecnologia e inovação. A Capital do Sertão conquistou mais um destaque nacional: o Prêmio Cidades do Futuro 2023 na categoria ‘Gestão Digital do Futuro’.

A iniciativa da Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti) busca reconhecer as boas experiências trazidas por projetos que fazem uso da inovação para facilitar o dia-a-dia dentro das rotinas de trabalho nos setores públicos.

LEIA MAIS

Prefeito de cidade cearense não é visto há 8 meses e não passa cargo para vice

Ao longo dos meses de julho e agosto, uma agente do Ministério Público do Ceará (MP-CE) foi duas vezes por dia, de manhã e de tarde, durante os dias úteis, à Prefeitura de Limoeiro do Norte para notificar o prefeito José Maria Lucena (PSB) acerca do processo que investiga sua ausência do município. Em nenhuma das tentativas a técnica encontrou o prefeito em seu gabinete.

Esta ausência, porém, não é novidade. A última vez que Lucena, de 78 anos, foi visto em público foi no dia 12 de janeiro de 2023, portanto, há oito meses. Desde então, o gestor não aparece em compromissos oficiais nem promove audiências com vereadores ou aliados. O sumiço levou o Ministério Público a abrir um processo administrativo para investigar o caso.

LEIA MAIS