Lula quer abrir consulado geral em Luanda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, neste sábado (26), que o governo estuda a abertura de um consulado geral em Luanda, capital de Angola. Em declaração à imprensa, ele classificou a visita de dois dias ao país africano como histórica e lembrou que Angola já abriga a maior comunidade brasileira no continente – cerca de 30 mil brasileiros.

“Por isso, instruí o chanceler Mauro Vieira a estudar a abertura de um consulado geral em Luanda, que seria o primeiro num país de língua portuguesa na África”, afirmou. A declaração foi dada durante a inauguração da Galeria Ovídio de Melo, no Instituto Guimarães Rosa.

“Nas relações entre Brasil e Angola, precisamos sonhar alto e sonhar muito longe”, concluiu, ao citar palavras do escritor angolano Pepetela, ganhador do Prêmio Camões.

Lula encerra neste sábado a visita oficial a Angola e segue para São Tomé e Príncipe, onde participa da Cúpula dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A cerimônia oficial de despedida, em Luanda, deve ocorrer às 16h (horário local, 12h no horário de Brasília). Esta é a primeira vez que ele visita o continente desde o início do terceiro mandato.

Agência Brasilk

Prefeituras do Sertão aderem à manifestação pelo reajuste do FPM

Fachada da Prefeitura de Bodocó com uma faixa preta, cobrando recomposição no FPM.

Municípios do Cisape uniram forças nessa luta (Foto: Malu Siqueira/Cortesia)

Desde a segunda-feira (21), algumas prefeituras pernambucanas estão com faixas pretas, em protesto pela queda nas receitas municipais, especialmente em relação ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e na alíquota do ICMS.

A campanha é realizada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e tem adesão no Sertão. No Araripe, nesta sexta-feira (25) a sede do Poder Executivo em Bodocó amanheceu com uma faixa.

LEIA MAIS

Câmara de Petrolina aprova criação do REFIS

Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP

Os vereadores de Petrolina analisaram, na manhã desta quinta-feira (24), o projeto de lei n° 018/2023, de autoria do Poder Executivo que propõe a criação do Programa de Regularização de Débitos Fiscais com o Município de Petrolina (REFIS Petrolina).

A proposta é de promover a regularização de créditos para contribuintes em débitos, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. As dívidas poderão ser pagas de uma única vez ou parcelada, com descontos. Sem discussões, o texto foi aprovado por 18×0 e segue para sanção do prefeito Simão Durando (UB).

Vereadora de Petrolina cobra solução para a falta de professores assistentes nas escolas da rede estadual

(Foto: Internet)

A sessão desta quinta-feira (23) na Câmara de Vereadores de Petrolina também será marcada pela discussão das solicitações dos vereadores, apresentadas por meio das Indicações e Requerimentos. Uma das demandas listadas na pauta é o Requerimento n 425/2023, de Samara da Visão (PSD).

LEIA MAIS

Projeto que institui REFIS Petrolina será votado nesta quinta-feira na Câmara de Vereadores

Vereadores discutem propostas do legislativo de Petrolina

REFIS está na pauta de sessão desta quinta-feira (Foto: Nilzete Brito/Ascom CMP)

A Câmara de Vereadores de Petrolina votará, nesta quinta-feira (24), o projeto de lei n° 018/2023, que institui o Programa de Regularização de Débitos Fiscais com o Município de Petrolina (REFIS Petrolina). A proposta é de autoria do Poder Executivo e precisa de aprovação por maioria simples dos presentes na sessão.

LEIA MAIS

Miguel Coelho pode assumir comando da pasta do Turismo na capital

O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB) deve assumir o comando do Turismo na Prefeitura do Recife. A informação foi publicada no Fala PE, nesta segunda-feira (21). Segundo a matéria, a amizade com o prefeito João Campos (PSB) é um dos fatores para sua possível nomeação.

O Turismo teria sido avaliada pela equipe de Miguel como uma secretaria capaz de dar visibilidade desejada pelo ex-prefeito, que tentou se eleger para governador em 2022.

Fernando Filho cumpre extensa agenda em Petrolina

Ao fundo adultos descerrando uma placa de inauguração, cercados de crianças estudantes da escola inaugurada

Deputado federal cumpriu agenda em Petrolina (Foto: Divulgação)

O deputado federal Fernando Filho (UB) esteve em Petrolina e cumpriu agenda ao lado do prefeito Simão Durando (UB) na noite de sexta-feira (18). Juntos, eles inauguraram a reforma e ampliação da Escola José Ribeiro da Silva, localizada em Nova Descoberta, zona rural do município.

LEIA MAIS

Cacau de Paula toma posse como secretária de Cultura de Pernambuco

Ao centro a governadora Raquel Lyra assina a nomeação e dá posse à nova secretária de Cultura de Pernambuco

Com nomeação, governo de Raquel Lyra tem mais mulheres do que homens (Foto: Hesíodo Góes/Secom)

A secretaria de Cultura de Pernambuco tem nova titular. Cacau de Paula tomou posse na sexta-feira (18), em cerimônia realizada no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual. A solenidade contou com a presença da governadora Raquel Lyra (PSDB), da vice, Priscila Krause (Cidadania) e do ministro de Pescas, André de Paula, pai da nomeada.

LEIA MAIS

Lula deve anunciar mudanças nos ministérios, com adesão de mais um pernambucano ao governo

Imagem do prédio do Palácio do Planalto, sede do Governo Federal

Reforma ministerial era aguardada após aprovação de projetos de interesse, para agregar aliados do Centrão (Foto: Reprodução/Internet)

O presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT), deverá anunciar na segunda-feira (21), mudanças nos ministérios da sua gestão. A medida visa acomodar o Centrão, após votações na Câmara Federal, com a finalidade de aprovar pautas do interesse do governo.

LEIA MAIS

‘Pra que quebrar meu sigilo bancário e fiscal? Bastava me pedir!’, diz Michelle Bolsonaro

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que está sofrendo perseguição política junto com seu marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro. A declaração veio após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes autorizar a quebra do sigilo fiscal e bancário de ambos.

Pra que quebrar meu sigilo bancário e fiscal? Bastava me pedir! Quem não deve, não teme. Fica cada vez mais claro que essa perseguição política, ceia de malabarismo e inflamada pela mídia, tem como objetivo manchar o nome da mina família e tentar me fazer desistir. Não conseguirão. Estou em paz“, disse Michelle eu suas redes sociais.

O objetivo da quebra do sigilo é saber se o dinheiro da venda das joias chegou até o ex-presidente. A Polícia Federal foi quem solicitou a medida após operação na última sexta-feira (11).

Reprovação de alunos no Detran por causa de carros em mau estado é alvo de reclamação

Durante a sessão parlamentar desta terça-feira (17), o vereador Capitão Alencar resolveu fazer uma cobrança ao Governo do Estado para que a frota de carros utilizados nos testes práticos do Detran-PE, em Petrolina (PE), fosse renovada.

De acordo com denúncias recebidas pelo parlamentar, o alto índice de reprovação dos alunos que se submetem à avaliação prática está relacionado ao mau estado dos veículos disponíveis no pátio da instituição.

Chegou ao nosso conhecimento que aquelas pessoas que passam pelas autoescolas, que pagam em torno de R$ 2.300,00, quando vão ao Detran fazer a prova prática, se deparam com o carro com mau funcionamento, caro velho, carro com freio sem funcionar, direção dura e muita gente está perdendo o exame e precisando fazer um novo pedido de teste prático”, disse o vereador.

LEIA MAIS

Audiência pública em Petrolina vai debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024

(Foto: Ascom CMP)

Uma audiência pública vai ser realizada nesta quinta-feira (10), a partir das 11h, no plenário da Câmara Municipal de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. O objetivo será debater a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024.

A LDO é um recurso de suma importância na gestão pública, pois consiste em um instrumento fundamental na elaboração do orçamento anual. Trata-se de um projeto de lei que estabelece as metas e prioridades para o próximo exercício financeiro, assim como as diretrizes para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Miguel Coelho critica possível aumento do ICMS em Pernambuco

Na manhã desta segunda-feira (7), Miguel Coelho, em entrevista à Rádio Cidade de Caruaru, expressou sua forte posição contrária à avaliação do Governo de Pernambuco sobre um possível aumento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O ex-prefeito de Petrolina enfatizou os efeitos prejudiciais que tal medida teria sobre os empreendedores do estado. Ele ressaltou que a carga tributária já é significativamente alta para os pernambucanos e argumentou que a solução para os desafios financeiros deve ser encontrada por meio de parcerias com o setor privado.

Coelho defendeu que a solução não deve ser a imposição de mais ônus sobre os ombros da classe produtora e dos empreendedores, mas sim um esforço em alcançar um equilíbrio nessa questão, destacando a necessidade de um amplo programa de concessões como alternativa.

LEIA MAIS