Prefeituras do Sertão aderem à manifestação pelo reajuste do FPM

Fachada da Prefeitura de Bodocó com uma faixa preta, cobrando recomposição no FPM.

Municípios do Cisape uniram forças nessa luta (Foto: Malu Siqueira/Cortesia)

Desde a segunda-feira (21), algumas prefeituras pernambucanas estão com faixas pretas, em protesto pela queda nas receitas municipais, especialmente em relação ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e na alíquota do ICMS.

A campanha é realizada pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e tem adesão no Sertão. No Araripe, nesta sexta-feira (25) a sede do Poder Executivo em Bodocó amanheceu com uma faixa.

Pelas redes sociais, o prefeito Dr. Otávio Pedrosa (PSB) falou sobre a mobilização. “Esse é um momento de enfrentamento social em que necessitamos que toda a população venha conosco e nos ajude a garantir o custeio das políticas públicas”, escreveu.

CISAPE unido

Bodocó integra o Consórcio Intermunicipal do Araripe (Cisape), ao lado de Afrânio, Araripina, Dormentes, Exu, Granito, Ipubi, Ouricuri, Moreilândia, Parnamirim, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade. O grupo vai aderir à mobilização e emitiu uma nota, chamando atenção para o tema.

“Diante desse cenário, o CISAPE vem a público prestar solidariedade aos movimentos municipalistas que estão se articulando em vários municípios, de vários estados brasileiros, que no próximo dia 30 de agosto vão suspender suas atividades como forma de protesto e sensibilização. A iniciativa conta com o apoio de entidades municipalistas, como Associação Municipalista de Pernambuco – AMUPE e outras prefeituras, que deverão se mobilizar com faixas de protestos estendidas nas fachadas de suas sedes e publicações explicativas em suas redes sociais”, diz a nota.

Deixe um comentário