Secretário Tum mostra força política em agendas com ministro e governador

Em menos de um ano da nova gestão do Governo do Estado, o secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum, está demonstrando a influência de seu grupo político tanto no âmbito federal quanto estadual.

No dia 15/9, Tum reuniu uma audiência lotada no auditório do Colégio Estadual de Casa Nova para receber o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. O objetivo era destacar o potencial da fruticultura local e apresentar uma lista de reivindicações.

LEIA MAIS

STF faz sessões extras e começa a julgar esta semana acusados de participar dos atos golpistas

Passados nove meses dos atos golpistas de 8 de janeiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) começa a julgar nesta semana as primeiras ações penais contra acusados de invadir e depredar as sedes dos Três Poderes.

Para viabilizar o andamento dos processos, a presidente Rosa Weber marcou sessões extras do plenário da Corte para as manhãs de quarta (13) e quinta-feira (14). Estão na pauta do tribunal quatro ações penais, que podem levar à condenação ou absolvição dos réus.

Os ministros vão avaliar as condutas individualmente, ou seja, vão levar em conta as circunstâncias de cada caso e, no fim, avaliar se houve crime e o grau de participação de cada um nos delitos.

Em encontro com Lula, príncipe saudita que deu joias a Bolsonaro diz que quer investir no Brasil

O presidente Lula se reuniu, neste domingo (10), com o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, que presenteou Jair Bolsonaro com as joias de luxo que viraram motivo de investigação. O encontro do petista com o saudita ocorreu em Nova Delhi, Índia, logo após o encerramento da Cúpula do G20.

De acordo com a equipe de comunicação do Palácio do Planalto, o presidente brasileiro deu as boas-vindas à Arábia Saudita como novo país membro dos BRICS. O estado árabe se juntará ao bloco, assim como Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã. O príncipe saudita, por sua vez, indicou ao presidente Lula que deseja ampliar os investimentos no Brasil, principalmente na área de petróleo e gás, assim como em fontes verdes.

O príncipe saudita, por sua vez, indicou ao presidente Lula que deseja ampliar os investimentos no Brasil, principalmente na área de petróleo e gás, assim como em fontes verdes.

Ainda na reunião bilateral, ficou acertado que uma delegação saudita visitará o Brasil em breve para conhecer os projetos anunciados por Lula no Novo PAC que estão abertos a investimentos estrangeiros. Os Ministérios das Relações Exteriores dos dois países devem articular essa agenda.

Lula afirmou que o investimento dos sauditas no Brasil é bem-vindo e pode ser importante no processo de transição para uma economia mais sustentável, com destaque para setores de alta tecnologia, como o desenvolvimento de motores híbridos e também em hidrogênio verde.

O presidente também falou sobre as relações comerciais entre os dois países, que vêm crescendo ano a ano. Em 2022, o volume comercializado chegou a US$ 8,2 bilhões.

JC Online

Michelle Bolsonaro chora em culto e se diz traída

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) discursou durante um culto evangélico em Taguatinga (DF), dizendo que ela e seu marido, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), estão sendo “perseguidos e injustiçados”. Enrolada em uma bandeira do Brasil, ela chorou e disse que se sente traída por antigos aliados.

O evento foi acompanhado por Bolsonaro e outros parlamentares do Partido Liberal (PL). Horas antes, a Polícia Federal (PF) havia aceitado firmar um acordo de delação premiada com o tenente-coronel Mauro Cid, ex-braço direito do ex-presidente. “Como dói, irmãos, ver que muitos que falavam que comungavam da nossa mesma fé compactuam com tudo aquilo que vai na contramão dos valores específicos do nosso Deus”, disse.

“Eles vão nos atacar, o Senhor não nos prometeu que seria fácil. O Senhor falou que seríamos perseguidos, todos aqueles que tivessem Cristo como Senhor e salvador seriam perseguidos. E nós estamos sendo perseguidos e injustiçados”, disse Michelle Bolsonaro aos prantos.

Diário de Pernambuco

STF homologa acordo de delação premiada de Mauro Cid

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes homologou, neste sábado (9), o acordo de delação premiada do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. O militar também ganhou a liberdade provisória, com uso tornozeleira eletrônica, além de não poder sair de casa aos fins de semana e durante a noite. Mauro Cid foi afastado das funções no Exército.

No documento de homologação, o ministro Alexandre de Moraes fez uma série de recomendações, como a de se apresentar à Justiça em 48 horas e em todas as segundas-feiras. O militar também está impedido de viajar para o exterior, e deve entregar seus passaportes à Justiça em 5 dias bem como terá cancelados todos os passaportes emitidos.

Ainda segundo a determinação do ministro, Mauro Cid terá suspenso todos os documentos de porte de arma de fogo, certificados de registro para realizar atividades de coleção de armas de fogo, tiro desportivo e caça. O militar também está proibido de usar redes sociais e se comunicar com outros investigados.

Alvo de diferentes investigações, o tenente-coronel estava preso desde o dia 3 de maio, acusado de fraudar cartões de vacinação contra a covid-19 e inserir informações falsas nos sistemas do Ministério da Saúde, beneficiando seus parentes e o ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele também é investigado por envolvimento na suposta venda irregular de presentes oficiais e joias recebidos durante o governo Bolsonaro.

Em uma rede social, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, elogiou o trabalho da Polícia Federal na condução do caso. “Minhas homenagens à equipe da Polícia Federal que atuou para o andamento da colaboração premiada do Sr. Mauro Cid. A Polícia Federal atuou com seriedade, profissionalismo e pleno atendimento à Constituição, às leis e à jurisprudência do STF”, escreveu.

Agência Brasil

Lula confirma mudanças em dois ministérios; pernambucano Silvio Costa Filho assume Portos e Aeroportos

Na véspera do feriado da Independência do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou duas mudanças em sua equipe ministerial. As pastas de Portos e Aeroportos e do Esporte têm novos titulares.

O pernambucano Silvio Costa Filho (Republicanos) assume Portos, no lugar de Márcio Franca (PSB). Enquanto André Fufuca (PP) substitui Ana Moser no esporte. Os novos ministros são do chamado “Centrão”.

“A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da reunião do G20. O ministro Márcio França assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas”, diz a nota publicada no site do Governo Federal.

Miguel destaca jornada de Jarbas Vasconcelos após senador anunciar saída da vida política

O senador pernambucano Jarbas Vasconcelos anunciou sua saída da vida política. O anúncio, realizado na terça-feira (5), encerra uma jornada de 50 anos dedicados à política estadual. Ao longo das últimas horas Jarbas foi reverenciado por figuras como o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB).

LEIA MAIS

Toffoli anula provas do acordo de leniência da Odebrecht e cita prisão de Lula como “erro histórico”

Ministro Dias Toffoli do STF (Foto: Internet)

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou, nesta quarta-feira (6), a imprestabilidade dos elementos de prova obtidos a partir do acordo de leniência da Odebrecht. Em seu posicionamento, Toffoli considerou a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como “um dos maiores erros da história do país”.

“Digo, sem medo de errar, foi o verdadeiro ovo da serpente dos ataques à democracia e às instituições que já se prenunciavam em ações e vozes desses agentes contra as instituições e ao próprio Supremo Tribunal Federal. Ovo esse chocado por autoridades que fizeram desvio de função, agindo em conluio para atingir instituições, autoridades, empresas e alvos específicos”, argumentou no processo.

LEIA MAIS

UPB Itinerante será realizada em Juazeiro em setembro

Juazeiro receberá, no dia 12 de setembro, a “UPB Itinerante: Incremento de Receitas Municipais e Execução de Convênios Estaduais e Federais”. O evento será realizado no Auditório do SENAR, das 8h às 17h, até o dia 14/09. A programação é ofertada pela União dos Municípios da Bahia (UPB).

Durante o evento serão debatidos temas como  Segurança Pública e implantação das chamadas câmeras nas fardas de agentes como policiais. O público-alvo do evento é composto por prefeitos, secretários, vereadores, controladores, contadores, engenheiros, guarda municipal e membros da Polícia Militar e Civil. A inscrição é gratuita e pode ser feita neste link.

Raquel Lyra cumpre agenda em Petrolina nesta sexta-feira

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) virá a Petrolina nesta sexta-feira (1°). A agenda, segundo o Governo do Estado, tem como objetivo ouvir a população local sobre o Plano Plurianual 2024/2027. As primeiras visitas acontecerão no Sertão, contemplando Ouricuri e Salgueiro.

LEIA MAIS

Projeto quer destinar celulares e tablets apreendidos em presídios para escolas públicas

Um projeto de lei quer destinar às escolas públicas, aparelhos celulares, computadores e tablets apreendidos em presídios ou confiscados após condenação penal definitiva. A matéria foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados e segue para análise do Senado.

O texto aprovado prevê que a destinação dos aparelhos às escolas será precedida da triagem, para identificar os que estejam em bom funcionamento e os que possuam apenas pequenos danos. O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Educação para o Projeto de Lei 1906/21, do deputado licenciado Eduardo Bismarck (CE).

Raquel participa da abertura da 12ª Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), participou na manhã desta quarta-feira (30), da abertura da 12ª Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado, realizado na capital. O evento é promovido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco (CEDCA) e continua até esta quinta-feira (31).

LEIA MAIS

PT de Juazeiro lança nome de Isaac Carvalho para a corrida eleitoral de 2024

Ex-prefeito de Juazeiro está no páreo para as eleições municipais

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) realizou uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (29), na qual confirmou o nome de Isaac Carvalho como pré-candidato a prefeito em 2024. Ele é ex-gestor da cidade, chegou a disputar eleição a nível federal, mas teve problemas com a justiça eleitoral.

LEIA MAIS

Vereadores de Remanso aprovam contas de 2021 do prefeito Marcos Palmeira

Os vereadores de Remanso votaram, nessa segunda-feira (28), durante sessão extraordinária, as contas referentes ao exercício de 2021 do prefeito Marcos Palmeira (PC do B). Os parlamentares seguiram a recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia e aprovaram, por 13 a 1, as contas do gestor.

Os vereadores de Remanso demonstraram seriedade e compromisso com o município. Não há um só deslize insanável, como era comum acontecer nos exercícios de mandatos anteriores ao de Marcos Palmeira. O voto foi consciente e sério“, disse o vereador líder da situação, Ocimar Moura.

LEIA MAIS