Paraná Pesquisas: Bolsonaro surge numericamente à frente de Lula

Mesmo inelegível, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece numericamente à frente do presidente Lula no levantamento do Paraná Pesquisas.

No cenário estimulado, Bolsonaro aparece com 37,6% das intenções de voto, enquanto o atual presidente da República tem 33,6%.

Apesar da vantagem numérica do ex-presidente, Lula e Bolsonaro estão tecnicamente empatados na margem de erro, de 2,2 pontos.

Editorial: Queda na popularidade – Lula precisa se reconectar com eleitorado para viabilizar um quarto mandato em 2026

Mais uma vez, a queda na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é registrada em pesquisa, desta vez pelo Instituto Paraná Pesquisas. Os números revelam um cenário preocupante para o líder petista: 51% dos brasileiros desaprovam sua gestão, enquanto 46,1% mostram algum nível de aprovação. Esses dados refletem um governo que, em seu terceiro mandato, enfrenta dificuldades em dialogar com as camadas mais carentes da sociedade, público historicamente associado ao seu eleitorado.

Para agravar a situação, a mesma pesquisa aponta que, em uma eventual disputa presidencial, Lula ficaria atrás de Jair Bolsonaro. De acordo com o levantamento, Bolsonaro liderou com 37,6% das intenções de voto contra 33,6% de Lula, mostrando que o ex-presidente ainda exerce forte influência sobre o eleitorado, especialmente em regiões onde sua gestão foi vista como mais alinhada aos anseios populares. 

No campo econômico, o cenário também não favoreceu Lula. Nesta quarta-feira (27/11), o dólar fechou a R$ 5,91, marcando uma máxima histórica, com uma valorização de 1,80%. Esse aumento foi impulsionado pela incerteza em torno das medidas de ajuste fiscal anunciadas pelo ministro Fernando Haddad. A proposta de isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil, embora positiva para os trabalhadores, gerou preocupações no mercado financeiro sobre o impacto nas contas públicas. Essa tensão contribui para a percepção de que o governo enfrenta dificuldades em equilibrar prioridades econômicas.

Lula, que já foi convocado como o presidente que tirou milhões de brasileiros da pobreza, agora enfrenta o desafio de recuperar esse legado. Mais do que esses discursos, é necessário que as ações do governo reflitam as necessidades do povo. Caso contrário, corre o risco de encerrar sua trajetória política com uma avaliação negativa, deixando o palco pela porta dos fundos, enquanto enfrenta o crescente descontentamento popular. 

A reconexão com as bases que o levaram ao poder é necessária para que ele não apenas conclua este mandato de forma digna, mas também tenha chances reais de disputar um quarto mandato em 2026 com uma perspectiva de sucesso.

Waldiney Passos

Desaprovação do governo Lula aumenta e aprovação cai, diz pesquisa

Desaprovação do governo Lula cresceu e aprovação diminuiu segundo pesquisa realizada pelo instituto Paraná Pesquisas em novembro

A desaprovação do governo Lula cresceu e a aprovação caiu, segundo pesquisa do instituto Paraná Pesquisas divulgada nesta quarta-feira (27/11).

O levantamento, realizado nos 26 estados e no Distrito Federal, mostra que 51% dos eleitores desaprovam o governo Lula e 46,1% aprovam.

A diferença entre aprovação e desaprovação é maior que a margem de erro da pesquisa, de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

A pesquisa foi realizada entre a quinta-feira (21/11) e a segunda-feira (25/11). Ao todo, 2.014 pessoas foram entrevistadas pelo Paraná Pesquisas.

A última pesquisa do instituto, feita em julho de 2024, mostrava que 47% dos entrevistados aprovavam o governo Lula e outros 48% desaprovavam.

Veja a avaliação de Lula por região:

– Norte + Centro-Oeste: 44,1% aprovam e 52,9% reprovam;
– Nordeste: 57,6% aprovam e 39,2% reprovam;
– Sudeste: 42,6% aprovam e 54,7% reprovam;
– Sul: 36,8% aprovam e 60,6% reprovam.

Na TV, Haddad diz que pacote gerará economia de R$ 70 bi em dois anos

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou na noite desta quarta-feira (27/11), em cadeia nacional de TV, que o pacote de ajuste fiscal do governo Lula vai gerar uma “economia R$ 70 bilhões nos próximos dois anos”.

Entre as medidas apresentadas pelo ministro da Fazenda estão a instituição de uma idade mínima para militares passarem para a reserva e a limitação de transferência de pensões.

Haddad também anunciou que o abono salarial será reduzido para quem ganha até R$ 2.640. Atualmente, o abono é pago para quem ganha até dois salários mínimos, o equivalente a R$ 2.824.

LEIA MAIS

Alepe aprova orçamento de 2025 e revisão do Plano Plurianual

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou, nesta terça-feira (26), o Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025 (PLOA 2025) e a revisão do Plano Plurianual (PPA) para o período de 2024 a 2027. A proposta segue agora para a sanção da governadora Raquel Lyra.

O orçamento para 2025 está estimado em R$ 56,7 bilhões , representando um aumento de 16% em relação ao de 2024. Os valores incluem: R$ 1,56 bilhão para investimentos de empresas estaduais; R$ 55,1 bilhões no orçamento fiscal, abrangendo receitas e despesas das entidades da administração direta e indireta.

Entre os destaques apresentados pela relatora Débora Almeida (PSDB), estão: R$ 11,8 bilhões para saúde e qualidade de vida; R$ 6,4 bilhões para segurança e cidadania, com ampliação do efeito policial e modernização tecnológica; R$ 5,5 bilhões para o programa Juntos pela Educação; R$ 6,1 bilhões no programa Águas de Pernambuco , direcionado para saneamento, abastecimento e barragens; R$ 5,1 bilhões para infraestrutura rodoviária no programa PE na Estrada.

LEIA MAIS

Juazeiro inicia transição entre as gestões Suzana Ramos e Andrei Gonçalves

A transição entre a gestão da atual prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, e o prefeito eleito Andrei Gonçalves (MDB) foi formalizada com a publicação do decreto que institui a Comissão de Transmissão de Governo (CTG) no Diário Oficial do Município nesta segunda-feira ( 25).

A comissão é composta por representantes de ambas as administrações e tem como objetivo garantir uma transição administrativa eficiente e transparente.

O processo visa garantir que uma nova gestão tenha acesso às informações e dados necessários para manter a continuidade dos serviços públicos essenciais. No entanto, as críticas foram levantadas sobre a demora na formação da comissão, que só foi oficializada semanas após o pleito.

CONFIRA: Prefeito eleito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, lamenta demora no início da transição de governo

LEIA MAIS

Plenário da Alepe rejeita emendas ao orçamento estadual de 2025

O Plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) rejeitou nesta segunda-feira (25) as emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2025 (PLOA 2025), apresentadas pelas deputadas Dani Portela (PSOL), Delegada Gleide Ângelo (PSB) e pelo deputado Waldemar Borges (PSB).

As propostas, já descartadas pela Comissão de Finanças, foram levadas a votação após recursos dos autores.

As emendas propuseram o remanejamento de recursos para áreas como segurança pública, direitos das mulheres e fortalecimento de órgãos estaduais, pagamentos verbais destinados à comunicação, tecnologia e gestão fazendária do Governo Estadual.

LEIA MAIS

Bolsonaro nega envolvimento em trama golpista após indiciamento pela Polícia Federal

O ex-presidente Jair Bolsonaro, indiciado pela Polícia Federal por suposto envolvimento em uma trama golpista no final de seu mandato, rejeitou as acusações e afirmou que a investigação é resultado de perseguição política.

Ele é investigado por crimes como tentativa de golpe de Estado, tentativa de abolição do Estado democrático de direito e organização criminosa.

“Nunca debati golpe com ninguém. A palavra golpe nunca esteve no meu dicionário. Jamais faria algo fora das quatro linhas da Constituição”, declarou Bolsonaro ao retornar a Brasília após uma temporada em Alagoas. Apesar de negar as acusações, o ex-presidente descobriu que a prisão é uma possibilidade. “Eu posso ser preso agora, ao sair daqui”, disse.

LEIA MAIS

Prefeito eleito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, lamenta demora no início da transição de governo

O prefeito eleito de Juazeiro, Andrei Gonçalves (MDB), expressou preocupação com o atraso no processo de transição de governo. Em entrevista à redeGN, após reunião com empresários sobre a Travessia Urbana de Juazeiro, Andrei destacou que tem solicitado o início da transição, mas ainda não obteve resposta satisfatória.

“Infelizmente a transição ainda não aconteceu e o povo de Juazeiro é que vai ser prejudicado com esse movimento”, afirmou. Segundo o prefeito eleito, a situação contrasta com outros municípios da região, onde o processo já estaria em andamento.

Andrei ressaltou a importância da transição para garantir a continuidade das ações e a organização da próxima gestão. A indefinição pode impactar a execução de projetos e planejamento da nova administração, gerando apreensão sobre o futuro do município.

Militar ‘kid preto’ será ouvido na próxima semana, e PF deve complementar relatório enviado ao STF

Preso preventivamente desde a última terça-feira, o tenente-coronel Rodrigo Bezerra Azevedo deve prestar depoimento na próxima semana à Polícia Federal.

Segundo a PF, ele fazia parte de um grupo de elite do Exército, os “kids pretos”, suspeito de envolvimento na articulação de um plano para capturar ou matar o ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF) Alexandre de Moraes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o vice Geraldo Alckmin.

Ele é o único alvo de prisão preventiva da Operação Contragolpe que não consta na lista dos 37 indiciados pela PF por suposta participação em um plano de golpe de Estado. Os nomes e a descrição dos crimes atribuídos a cada um estão relacionados em um relatório enviado ao Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira. A PF irá ouvir Azevedo na próxima semana e deve fazer complementos ao documento.

As investigações apontam que Azevedo integrava o grupo da rede Signal chamado de “Copa2022”. Nesse chat secreto, militares identificados com codinomes de países, como Gana, Alemanha e Japão, discutiram o itinerário e o monitoramento do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes por Brasília. Azevedo seria o integrante “Brasil” do grupo.

“Tais fatos evidenciam que Rodrigo Azevedo associou-se à ação clandestina que tinha a finalidade de prender/executar o ministro Alexandre de Moraes, empregado técnicas de anonimização para se furtarem à responsabilidade criminal, visando consumar o golpe de Estado”, diz o relatório da PF.

A defesa de Azevedo disse que os fatos atribuídos a ele não “condizem com a realidade”. O advogado pediu que ele, que está preso no Rio, seja transferido para Goiânia. O Exército afirmou que não comenta “processos em curso”. Além da prisão preventiva, Moraes determinou o afastamento de Azevedo do cargo. No fim de 2022, ele servia ao Comando de Operações Especiais, em Goiânia.

Segundo a PF, o tenente-coronel Azevedo também fazia parte de um grupo no WhatsApp chamado “Dosssss!!!”, que era administrado pelo tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. No dia 30 de dezembro de 2022, ele postou uma mensagem, lamentando a falta de ação das Forças Armadas.

“Rapaziada esse grupo aqui pra mim perdeu a finalidade…. deixo aqui um abraço pra FE de verdade que fizeram o que podiam pra honrar o próprio nome e as Forças Especiais… qqq coisa estou no privado!! Força!!”, escreveu ele.

O relatório final sobre a trama golpista tem 884 páginas e está sob sigilo de Justiça no Supremo Tribunal Federal. A expectativa é que o ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito na Corte, encaminhe o documento à Procuradoria-Geral da República na próxima segunda-feira.

Agência O Globo

Alepe vota projeto que endurece pena de quem compra ou recebe fios roubados

Na próxima terça-feira (26), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) votará o Projeto de Lei Ordinária 1.094/2023, de autoria do deputado estadual Luciano Duque (Solidariedade) , que propõe medidas mais rigorosas contra quem comprar ou receber fios de cobre, baterias e transformadores roubados.

Entre as deliberações previstas estão a aplicação de multas e o cancelamento da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS . Se aprovado, o projeto seguirá para a sanção da governadora Raquel Lyra (PSDB) .

LEIA MAIS

Doriel Barros cobra agilidade do governo de Pernambuco na execução do PAA e propõe ações para a Zona da Mata de Pernambuco

O deputado Doriel Barros (PT) , presidente da Comissão de Agricultura, expressou preocupação com o atraso na execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) , que conta com R$ 17 milhões destinados a beneficiários dos municípios e à população da Zona da Mata de Pernambucano.

Segundo Barros, esses recursos já poderiam estar circulando e gerando renda local. O parlamentar destacou que está cobrando do Governo estadual a efetivação imediata do programa.

Barros também anunciou que apresentará à governadora Raquel Lyra a criação de uma comissão técnica para estabelecer diretrizes prioritárias para a Zona da Mata, planos para integrar as ações do governo e obter melhores resultados para a população da região, que enfrenta grandes dificuldades, apesar de sua grande potencial econômico.

LEIA MAIS

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

O inquérito da Polícia Federal (PF) que indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 36 acusados por golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito será enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR) nos próximos dias.

Esse o primeiro passo que o inquérito vai seguir após chegar ao gabinete do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, relator da investigação.

Caberá ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, no prazo de 15 dias, decidir se Bolsonaro e os demais indiciados serão denunciados ao Supremo pelas acusações. As defesas dos investigados também deverão se manifestar.

LEIA MAIS

Editorial: Honrarias da Câmara de Vereadores, critérios devem refletir relevância e mérito

A fala do vereador Ronaldo Silva na sessão desta quinta-feira trouxe à tona uma reflexão necessária: quais critérios estão sendo adotados para a concessão do título de Cidadão Petrolinense e da Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan? Essas são as maiores honrarias da Câmara Municipal de Petrolina, e, portanto, não devem ser tratadas como simples formalidades ou instrumentos políticos.

As honrarias carregam o peso simbólico de reconhecer indivíduos que, de forma significativa e inquestionável, contribuíram para o desenvolvimento de Petrolina e o bem-estar de sua população. São distinções que deveriam ser reservadas àqueles que deixam um legado de impacto duradouro em áreas como saúde, educação, cultura, economia e outras de interesse público.

Infelizmente, há evidências de que, em algumas ocasiões, essas honrarias têm sido concedidas sem a devida análise de mérito, transformando-se em ferramentas de favorecimento político. Essa prática enfraquece o valor das homenagens e desrespeita a pujante história de Petrolina, a terceira maior cidade de Pernambuco, que se orgulha de seu crescimento e importância no cenário regional e nacional.

É necessário que os vereadores, ao propor nomes para essas distinções, sejam criteriosos e éticos. Não se trata de atender interesses particulares ou angariar apoio político, mas de preservar a seriedade e o prestígio dessas honras. Títulos e medalhas não podem ser banalizados; eles pertencem a quem, de fato, contribuiu para o progresso da cidade e a melhoria da vida de seus habitantes.

Petrolina merece que essas honrarias sejam conferidas com responsabilidade, como forma de inspirar futuros cidadãos e líderes. Que cada nome a ser homenageado seja uma referência de trabalho, dedicação e impacto positivo. Cabe aos vereadores zelar para que as honras reflitam a grandiosidade de nossa cidade e os valores que nos unem como sociedade.

Honrarias são um reconhecimento, não uma estratégia. Que sejam dadas a quem realmente merece.

Waldiney Passos

Gaturiano Cigano vota contra aumento do subsídio e afirma que vereador já ganha bem para trabalhar apenas duas vezes na semana

Vereador Gaturiano Cigano (PV)

O vereador Gaturiano Cigano (PV), único a votar contra o aumento do subsídio dos vereadores na sessão desta quinta-feira (21), foi contundente em sua fala ao afirmar que o vereador já ganha muito bem para trabalhar apenas dois dias na semana em Petrolina.

O Projeto que reajusta o subsídio dos vereadores de Petrolina para 60% do valor recebido pelos deputados estaduais de Pernambuco, podendo chagar a R$ 19.803,83 se considerado o salário atual dos deputados estaduais (R$ 33.006,39) ou R$ 20.864,78 se considerado o reajuste previsto para fevereiro de 2025 (R$ 34.774,64), foi aprovado em primeiro turno por 18 votos a favor e 1 contrário.

Durante seu discurso, Gaturiano justificou o voto contrário, argumentando que o aumento salarial não é necessário e que a política deve ser um instrumento de transformação social, não um meio de sustento. “Sempre falei que não dependia do salário de vereador para me manter. Não tenho a política como emprego, mas como um desafio de transformar os sonhos das pessoas em realidade”, declarou o vereador.

Ele ressaltou que os vereadores já são bem remunerados, considerando que realizam sessões apenas duas vezes por semana, enquanto trabalhadores de baixa renda enfrentam condições muito mais desafiadoras. “Tenho quase 60 funcionários na minha fazenda, que ganham apenas um salário mínimo e trabalham das 6h da manhã às 4h da tarde. Em respeito a eles e aos aposentados que muitas vezes escolhem entre comprar remédio ou fazer feira, meu voto é contra”, concluiu.