Alepe aprova projeto que autoriza empréstimos de R$ 3,4 bilhões para investimentos em Pernambuco

O plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou em primeira discussão, nesta terça-feira (19), o Projeto de Lei Ordinária nº 2302/2024, de autoria da governadora Raquel Lyra, que autoriza o Estado a contratar empréstimos de até R US$ 3,4 bilhões.

A proposta tramita em regime de urgência e recebeu parecer favorável com emendas das comissões de Justiça, Finanças e Administração Pública.

Os recursos serão direcionados a projetos como o Saneamento Rural (Prosar-PE), a Transformação Digital da Justiça e a Melhoria da Infraestrutura Rodoviária, Hídrica e Sanitária (Promirhis-PE) , com contratos previstos junto ao Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (Bird ), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Novo Banco de Desenvolvimento (NBD).

LEIA MAIS

Vereador se abstém de votar honrarias concedidas ao Galeguinho das Encomendas e afirma que ele só sabe “imitar gato”

Na sessão desta quinta-feira (21) da Câmara Municipal de Petrolina, foram aprovados os projetos que concedem o título de Cidadão Petrolinense e a Medalha de Honra ao Mérito Dom Malan, as maiores honrarias do legislativo municipal, ao influenciador digital José Fagner Gomes Melo, mais conhecido como “Galeguinho das Encomendas “. O reconhecimento, proposto pelos vereadores Osório Siqueira e Aero Cruz, gerou debates no plenário.

O vereador Ronaldo Silva optou por abster-se na votação, justificando que, embora respeite os autores do projeto, acredita que os critérios para conceder essas honrarias devem ser mais rigorosos. “O que ele [Galeguinho] contribui para a cidade é imitar gato. Precisamos ter mais cuidado, porque devemos satisfação à sociedade”, declarou Ronaldo Silva.

Apesar da crítica, os projetos foram aprovados com ampla maioria, recebendo 18 votos completos e apenas a abstenção de Ronaldo Silva. “Essas honrarias devem valorizar quem, de facto, contribui significativamente para o desenvolvimento da nossa cidade”, concluiu o edil.

Câmara de Vereadores de Petrolina aprova aumento de subsídios com 18 votos favoráveis e 1 voto contra

Na sessão desta quinta-feira (21), a Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou, a primeira votação, do projeto de lei que altera a Lei Orgânica da Casa e estabelece um aumento nos subsídios dos vereadores. O reajuste, que eleva os salários para 60% do valor recebido pelos deputados estaduais de Pernambuco, resultará em um valor de R$ 19.803,83.

A proposta foi aprovada com 18 votos favoráveis e apenas 1 contra. O vereador Gaturiano Cigano, do PV, foi o único a se posicionar contra a mudança. “Meu voto é contra, contra o aumento dos salários dos vereadores, o vereador já é muito bem pago, recebendo 15 mil reais”, declarou o edil durante a votação.

O aumento gerou debate, visto que tem um impacto direto no orçamento público e na percepção da sociedade sobre o papel do legislativo municipal. A proposta ainda passará por 2º turno de votação antes de ser sancionada.

Câmara de Petrolina avaliará proposta de reajuste nos subsídios dos vereadores nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (21), a Câmara Municipal de Petrolina votará a Proposta de Emenda à Lei Orgânica n.º 001/2024, que propõe aumentar os subsídios dos vereadores para 60% do valor recebido pelos deputados estaduais de Pernambuco.

Essa iniciativa segue as normas da Constituição Federal, que estabelece o teto de pagamentos para municípios com população entre 300 mil e 500 mil habitantes.

Atualmente, os vereadores de Petrolina recebem um subsídio mensal de R$ 15 mil. Com a aprovação da proposta, o valor será reajustado para R$ 19.803,83, o que equivale a 60% do salário de um deputado estadual de Pernambuco, atualmente fixado em R$ 33.006,39.

A proposta foi apresentada em 19 de novembro por oito vereadores: Diogo Hoffmann, Josivaldo Barros, Osório Siqueira, Marquinhos Amorim, Zenildo do Alto do Cocar, Gilberto Melo, Capitão Alencar e Maria Elena.

A votação gera grande debate, considerando seu impacto direto no orçamento público e na percepção da sociedade em relação ao papel do legislativo municipal.

Deputada critica governo estadual por omissão diante do aumento da violência contra mulheres

A violência contra as mulheres em Pernambuco foi tema de debate na reunião plenária desta segunda-feira (18). A deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) acusou a governadora Raquel Lyra de omissão frente ao alto número de feminicídios e casos de violência registrados no Estado.

Segundo a parlamentar, entre janeiro e outubro de 2024, foram contabilizados 44 mil boletins de ocorrência relacionados a crimes contra mulheres. Nos últimos dias, três mulheres foram assassinadas por ex-companheiros, intensificando as críticas sobre a falta de ações efetivas para combater o problema.

LEIA MAIS

Destaques na Alepe: Habitação, infraestrutura e compromisso com a juventude

Foto: Alepe/Divulgação

Durante uma semana, deputados estaduais abordaram questões relevantes para Pernambuco na Assembleia Legislativa (Alepe), destacando avanços, demandas e compromissos em diversas áreas.

A deputada Socorro Pimentel elogiou a governadora Raquel Lyra pela conquista do programa Morar Bem Pernambuco , que recebeu o Prêmio Selo do Mérito ABC, promovido pelo Fórum Nacional de Habitação.

O programa busca reduzir o déficit habitacional no estado, oferecendo moradias dignas para milhares de famílias. “É não só um avanço significativo para o setor de habitação de Pernambuco, mas também representa uma importante  melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias pernambucanas”, destacou o parlamentar.

LEIA MAIS

Editorial: A infeliz declaração de Janja e suas implicações para o Brasil

Ontem, as redes sociais e a grande mídia foram tomadas pela fala da primeira-dama do Brasil, Rosângela Silva, a Janja, que viralizou ao fazer um comentário infeliz direcionado a Elon Musk, bilionário e dono da plataforma X (antigo Twitter). Sua declaração foi amplamente criticada por aliados do governo e pela opinião pública, gerando desconforto até mesmo no presidente Lula, que, segundo informações de bastidores, não concordou com a postura da esposa.

A primeira-dama, que tem papel relevante na imagem pública do governo, demonstrou falta de prudência ao emitir uma opinião que não apenas afeta sua credibilidade, mas também pode trazer consequências para o Brasil em termos de relações internacionais. Elon Musk é uma figura central em vários setores estratégicos, incluindo tecnologia, transporte espacial e telecomunicações. Suas empresas têm influência global e, direta ou indiretamente, podem impactar economias e parcerias, inclusive no Brasil.

Atos e declarações públicas de figuras de alta visibilidade, como a primeira-dama, precisam ser cuidadosamente ponderados, principalmente quando envolvem personalidades ou nações com as quais o Brasil mantém relações importantes. As palavras de Janja, consideradas por muitos como desrespeitosas e impulsivas, podem ser interpretadas como uma afronta não apenas a Musk, mas também ao ecossistema econômico e político que ele representa, incluindo as relações com os Estados Unidos, maior economia do mundo e um dos principais parceiros comerciais do Brasil.

Qualquer instabilidade na relação com os EUA pode prejudicar acordos comerciais, tecnológicos e diplomáticos, que são fundamentais para o crescimento e a estabilidade do país. Essa situação exige maturidade e sensatez de quem ocupa cargos ou papéis de relevância na esfera pública.

Aliados do presidente Lula demonstraram preocupação com o impacto das declarações de Janja. Alguns líderes políticos, ainda que discretos, sugeriram que a primeira-dama deveria adotar uma postura mais alinhada à diplomacia do governo, que busca recuperar a imagem do Brasil no cenário internacional após anos de turbulências.

É compreensível que figuras públicas, incluindo Janja, tenham opiniões fortes sobre temas globais. No entanto, sua posição exige que tais opiniões sejam expressas com respeito e cuidado, principalmente ao tratar de questões que podem afetar diretamente o futuro econômico e político do Brasil.

Esperamos que a primeira-dama reflita sobre a repercussão de suas palavras e compreenda que, em sua posição, é essencial praticar o diálogo construtivo e respeitoso. Afinal, sua postura não é apenas uma extensão de sua individualidade, mas também um reflexo do governo que ela representa ao lado do presidente Lula.

Este episódio reforça a necessidade de separar a esfera pessoal da pública, com um compromisso firme de contribuir para um Brasil mais forte e respeitado no cenário global.

‘Fuck you, Elon Musk’, diz Janja; veja vídeo

A primeira-dama, Janja, durante o G20 Social, no Rio de Janeiro, nesta quinta

Janja discursava sobre o combate à desinformação e a regulamentação das plataformas quando houve uma interferência em sua fala.

Em tom debochado, ela disse: “Acho que é o Elon Musk”. Em seguida, emendou: “Eu não tenho medo de você. Inclusive, fuck you, Elon Musk”.

Nos bastidores, diplomatas e integrantes do governo expressaram irritação com o comentário da primeira- dama, afirmando que o xingamento pode atrapalhar a tentativa do governo brasileiro de ter uma relação pragmática com o futuro governo Trump. Além disso, classificam a declaração como contraproducente na tentativa de chegar a um consenso e reduzir atritos com a Argentina durante o G20.

O painel em que a primeira-dama deu a declaração tinha a presença do influenciador Felipe Neto. Em seu discurso, que foi de improviso (ela estava na plateia), Janja disse que o painel era um dos mais relevantes do encontro internacional.

“A gente falou da regulamentação das redes sociais, das plataformas. Sempre tenho falado que não é uma questão local, se a gente não fizer essa discussão de uma forma global, a gente não vai conseguir vencer. Não adianta ter leis no Brasil —e está difícil de acontecer, a gente sabe todos os empecilhos—, se a gente não discutir essa questão de forma global”, disse.

“Discute nas Nações Unidas, mas a gente sabe que a nova governança global também precisa olhar para isso. Porque não adianta nada fazer isso, e os Estados Unidos chegarem e [dizerem] ‘não vamos fazer’. (…) Não é mais possível a gente viver nesse mundo digital de desinformação”, afirmou.

Ataque ao STF intensifica debate sobre anistia aos golpistas do 8 de janeiro

O atentado à bomba ocorrido nas proximidades do Supremo Tribunal Federal (STF) na noite de quarta-feira (13) intensificou a oposição ao extremismo de direita e trouxe de volta à memória coletiva os ataques de 8 de janeiro de 2023.

O autor do ataque, Francisco Wanderley Luiz, chaveiro de Santa Catarina e filiado ao PL, mantinha vínculos com movimentos bolsonaristas e promovia discursos de ódio em suas redes sociais, segundo informações da Polícia Federal.

A repercussão do caso enfraqueceu a PEC da Anistia, proposta pelo deputado Rodrigo Valadares (União-SE), que buscava livrar de condenações os envolvidos nos atos antidemocráticos de janeiro. O episódio gerou forte rejeição entre parlamentares e a sociedade, descreditando o argumento de que os participantes não cometeram crimes, como alegado por defensores da proposta.

LEIA MAIS

Comissão de Finanças da Alepe aprova extinção do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal

A extinção gradual do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) deu mais um passo na Assembleia Legislativa de Pernambuco, com aprovação na Comissão de Finanças nesta quarta-feira (13).

Criado pela Lei nº 15.865/2016, o FEEF visa equilibrar as contas públicas do Estado, sendo constituído por depósitos de empresas que recebem incentivos fiscais e dotações orçamentárias estaduais.

O Projeto de Lei (PL) nº 2304/2024, de autoria do Poder Executivo, propõe uma redução anual de dois pontos percentuais na contribuição ao FEEF, atualmente de 10%, até a extinção completa em 2028. O projeto também inclui um mecanismo de parcelamento de débitos para empresas que estejam irregulares no fundo.

LEIA MAIS

Rosa Amorim (PT) fala da recriação da Superintendência no médio São Francisco pelo INCRA

A deputada Rosa Amorim (PT) falou da recriação da Superintendência Regional do Médio São Francisco, com sede em Petrolina, realizada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

A medida deve beneficiar mais de 15 mil famílias, abrangendo 45 municípios do Sertão do São Francisco, em Pernambuco, e outros 13 municípios na Bahia.

LEIA MAIS

PEC do fim da escala 6×1 atinge assinaturas necessárias para ser protocolada na Câmara

(Foto: Sérgio Lima/Poder 360)

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com uma escala 6×1, que estabelece seis dias de trabalho seguidos de um dia de descanso, atingiu o quórum de assinaturas necessário para começar a tramitar na Câmara dos Deputados.

A PEC é de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) e foi apresentada com o apoio do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), fundado pelo vereador carioca eleito Rick Azevedo (PSOL).

A proposta já contou com 194 assinaturas na manhã desta quarta-feira (13), superando o número mínimo de 171 signatários exigidos para o protocolo da PEC.

LEIA MAIS

Editorial: Desconexão entre Lula e eleitores reflete desgaste na confiança popular

Uma pesquisa mais recente do Instituto MDA, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e divulgada nesta terça-feira (12), revela um cenário preocupante para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente em sua relação com o eleitorado no Nordeste . Tradicionalmente uma região de forte apoio ao presidente, o Nordeste hoje mostra sinais claros de descontentamento, refletindo uma insatisfação crescente com as ações do governo, que, na prática, têm falhado em melhorar a qualidade de vida da população.

Em seu terceiro mandato, Lula enfrenta críticas intensas pela falta de políticas efetivas que combatem a alta dos preços e pela ausência de um plano concreto de contenção de gastos públicos. As mercadorias essenciais, que já pesam no bolso dos brasileiros, sofrem aumentos constantes, enquanto o governo parece mais focado em expandir a arrecadação do que em aliviar a carga sobre os trabalhadores. Essa realidade acaba por distanciar Lula dos seus próprios concorrentes, especialmente num momento em que o país enfrenta desafios económicos que pedem respostas concretas e imediatas.

A ausência de políticas de redução dos gastos públicos não afeta apenas a credibilidade do governo, mas agrava ainda mais a situação da população. Em vez de adotar medidas de austeridade que reduzam despesas, o governo insiste em onerar ainda mais o trabalhador com aumentos sucessivos de impostos, comprometendo o rendimento das famílias e dificultando a recuperação económica. Essa postura alimenta a percepção de um governo que se desconecta de seus compromissos de campanha, especialmente aqueles que mais esperavam melhorias tangíveis em suas condições de vida. Os eleitores que confiaram em um terceiro mandato focado no desenvolvimento social e econômico agora veem um governo que, ao invés de aliviar as dificuldades, parece priorizar a arrecadação, mesmo que isso signifique mais sacrifícios para os trabalhadores.

Em outras palavras, a falta de políticas públicas externas ao bem-estar da população – como o controle dos preços e a contenção de gastos públicos – gera insatisfação, sobretudo entre os que dependem diretamente dessas melhorias prometidas.

Waldiney Passos

Proposta de PEC para fim da escala 6×1 é tema nas discussões da Alepe

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para abolir a jornada de trabalho de seis dias seguidos com um de folga, conhecida como escala 6×1, foi debatida na reunião plenária desta segunda-feira (11).

A iniciativa, apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), recebeu apoio da deputada Dani Portela (PSOL), que destacou a necessidade de uma escala de trabalho que ofereça maior dignidade aos trabalhadores brasileiros.

LEIA MAIS

João Campos abre 60 pontos de vantagem sobre Raquel Lyra em primeira pesquisa para o governo de Pernambuco

Em pesquisa de intenção de voto para o governo de Pernambuco em 2026, realizada pelo Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), em parceria com o Blog do Magno, o prefeito reeleito do Recife, João Campos (PSB), aparece com grande vantagem.

Caso as eleições fossem hoje, João teria 76,2% das intenções de voto, enquanto a atual governadora, Raquel Lyra (PSDB), alcançaria 15,8%, resultando em uma diferença de 60,4 pontos percentuais a favor do socialista. Votos brancos e nulos somam 3,9%, e os indecisos representam 4,1%.

LEIA MAIS