Resultados das eleições municipais de 2024 geram debates acalorados na Alepe

O resultado final das eleições municipais, que ocorreram no último domingo (27), provocou intensos debates durante a reunião plenária da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (29).

Parlamentares realizaram balanços e reflexões sobre o pleito, destacando as divergências entre os caminhos da direita e da esquerda na política brasileira. A situação em Olinda, na Região Metropolitana, também foi um tema em pauta.

LEIA MAIS

Lira anuncia Hugo Motta como candidato à presidência da Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou na terça-feira (29) que o deputado Hugo Motta, do Partido Republicanos da Paraíba, será seu candidato à presidência da Casa. A eleição está marcada para 1º de fevereiro de 2025.

Em seu discurso, Lira destacou que, após ouvir e dialogar com diversos parlamentares, acredita que Hugo Motta é o candidato mais capacitado para promover convergências no parlamento. “O candidato com maiores condições políticas de construção de convergências no parlamento é o deputado Hugo Motta, nome que declarou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez”, afirmou Lira.

LEIA MAIS

TSE: abstenção fica perto do total de eleitores ausentes na pandemia

A abstenção dos eleitores no segundo turno das eleições municipais ficou próxima do patamar registrado durante as restrições provocadas pela pandemia de covid-19.

A Justiça Eleitoral registrou neste domingo (27), em todo o país, a ausência de 29,26% do eleitorado. O percentual equivale a 9,9 milhões de eleitores que não compareceram às urnas. O número de ausentes foi consolidado nesta segunda-feira (28) pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em 2020, durante a pandemia de covid, a abstenção no segundo turno foi de 29,53%. Nas eleições presidenciais de 2022, abstenção no segundo turno foi de 20,57%.

LEIA MAIS

Gilmar Mendes anula condenações de Dirceu na Lava Jato

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou nesta segunda-feira (28) as condenações do ex-ministro José Dirceu na Operação Lava Jato, acatando um pedido de sua defesa.

Mendes tentou a extensão da decisão de habeas corpus, anulando as ações penais em que Dirceu foi condenado pelo então juiz Sergio Moro, atualmente senador pelo União Brasil-PR.

José Dirceu foi condenado em 2016 por Moro, à época responsável pela 13ª Vara Federal em Curitiba, a uma pena de 23 anos e 3 meses de prisão por crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

LEIA MAIS

Bolsonaro exalta desempenho do PL e diz que esquerda levou ‘sapecada monumental’

O ex-presidente Jair Bolsonaro fez críticas à esquerda ao comentar o cenário político no Nordeste após as eleições municipais. Bolsonaro afirmou que a região é “a pior do país” e sugeriu que os nordestinos que acreditaram nas promessas do Partido dos Trabalhadores (PT) deveriam ter permanecido na região, em vez de migrar para São Paulo.

Bolsonaro celebrou o desempenho de seu partido, o PL, que elegeu 516 prefeitos em todo o Brasil, tornando-se a quinta sigla com o maior número de gestores eleitos. “Foi uma sapecada monumental em cima da esquerda”, disse ele ao comentar os resultados do pleito.

Em suas declarações, Bolsonaro afirmou que o Nordeste deveria ser a região mais próspera do Brasil, mas que, sob gestão do PT, os moradores buscam oportunidades em outras regiões.

Aliados de Bolsonaro vencem em quase metade das capitais nas eleições de 2024

Nas eleições municipais de 2024, os candidatos apoiados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) consolidaram vitórias em 12 das 26 capitais do Brasil, com forte presença no Sul e vitórias relevantes no Nordeste.

O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve sucesso em três capitais, com candidatos aliados saindo vitoriosos em Fortaleza, Recife e Rio de Janeiro.

No primeiro turno, os candidatos bolsonaristas lideraram nas principais cidades e conquistaram mais seis vitórias no turno, incluindo São Paulo, Porto Alegre e Natal.

LEIA MAIS

Veja quem são os eleitos no 2º turno das eleições de 2024

Eleitores foram às urnas neste domingo (27) em 51 cidades, sendo 15 capitais.

Igor Normando (MDB), de Belém, foi o primeiro prefeito eleito no segundo turno das eleições de 2024. Normando venceu por volta das 17h30 e disputava a prefeitura da capital paraense com Delegado Éder Mauro, do PL (veja a lista abaixo).

Ao todo, 51 municípios brasileiros tiveram segundo turno confirmado, entre eles 15 capitais. O número representa quase metade dos 104 municípios com mais de 200 mil habitantes do Brasil, onde o segundo turno era uma possibilidade.

No primeiro turno, 11 capitais elegeram seus prefeitos já no 1º turno das eleições municipais. Por volta das 18h30, Eduardo Braide (PSD) foi o primeiro a vencer, em São Luís (MA), com mais de 400 mil votos.

Prefeitos eleitos no 2º turno das eleições 2024
  1. Igor Normando (MDB) – Belém (PA)
  2. Rildo Amaral (PP) – Imperatriz (MA)
  3. Abílio Brunini (PL) – Cuiabá (MT)
  4. Cícero Lucena (PP) – João Pessoa (PB)
  5. Léo (Podemos) – Porto Velho (RO)
  6. David Almeida (Avante) – Manaus (AM)
  7. Eduardo Siqueira Campos (Podemos) – Palmas (TO)
  8. Weverson Meireles (PDT) – Serra (ES)
  9. Emília Corrêa (PL) – Aracaju (SE)
  10. Adriane Lopes (PP) – Campo Grande (MS)
  11. Bruno Cunha Lima (União) – Campina Grande (PB)
  12. Elizabeth Schmidt (União) – Ponta Grossa (PR)
  13. Ramos (PSDB) – Paulista (PE)
  14. Zé Maria Tapajós (MDB) – Santarém (PA)
  15. Adiló (PSBD) – Caxias do Sul (RS)
  16. Naumi Amorim (PSD) – Caucaia (CE)
  17. Airton Souza (PL) – Canoas (RS)
  18. Marcio Correa (PL) – Anápolis (GO)
  19. Helinho Zanatta (PSD) – Piracicaba (SP)
  20. Tiago Amaral (PSD) – Londrina (PR)
  21. Eduardo Pimentel (PSD) – Curitiba (PR)
  22. Paulinho Freire (União) – Natal (RN)
  23. Rodrigo Neves (PDT) – Niterói (RJ)
  24. Sebastião Melo (MDB) – Porta Alegre (RS)
  25. Leandro Vilela (MDB) – Aparecida de Goiânia (GO)
  26. Cateano (PT) – Camaçari (BA)
  27. Mabel (União) – Goiânia (GO)
  28. Murilo Félix (Podemos) – Limeira (SP)
  29. Engenheiro Daniel (União) – Taboão da Serra (SP)
  30. Evandro Leitão (PT) – Fortaleza (CE)
  31. Taka Yamauchi (MDB) – Diadema (SP)
  32. Hino Hammes (PP) – Petrópolis (RJ)
  33. Ricardo Nunes (MDB) – São Paulo (SP)
  34. Cel. Fabio Candido (PL) – São José do Rio Preto (SP)
  35. Henrique do Paraíso (Republicanos) – Sumaré (SP)
  36. Sergio Victor (Novo) – Taubaté (SP)
  37. Mirella (PSD) – Olinda (PE)
  38. Rodrigo Decimo (PSDB) – Santa Maria (RS)
  39. Alexandre Ferreira (MDB) – Franca (SP)
  40. Fuad Noman (PSD) – Belo Horizonte (MG)
  41. Marcelo Lima (Podemos) – São Bernardo do Campo (SP)
  42. Marroni (PT) – Pelotas (RS)
  43. Lucas Sanches (PL) – Guarulhos
  44. Rogério Santos (Republicanos) – Santos (SP)
  45. Marcelo Oliveira (PT) – Mauá (SP)
  46. Farid Madi (Podemos) – Guarujá (SP)
  47. Ricardo Silva (PSD) – Ribeirão Preto (SP)
  48. Anderson (PSD) – São José dos Campos (SP)

Esta reportagem está em atualização.

Ricardo Nunes é reeleito prefeito de São Paulo-SP

Candidato vai administrar a capital paulista por mais quatro anos

Ricardo Nunes (MDB) venceu o segundo turno das eleições em São Paulo. Com 91,12% dos votos apurados, Nunes obteve 59,56% dos votos válidos. Guilherme Boulos (Psol) ficou em segundo lugar, com 40,44%.

Ricardo Nunes assumiu a prefeitura da cidade de São Paulo ao ocupar a cadeira de prefeito após a morte de Bruno Covas (PSDB), que faleceu em 2021, vítima de câncer. O candidato do MDB, antes de ser prefeito, foi vereador entre 2013 e 2020.

Empresário, tornou-se bem sucedido no ramo de controle de pragas, com uma empresa especializada no ramo da desinfecção de navios nos portos do país. Foi fundador da Associação Brasileira das Empresas de Tratamento Fitossanitário (Abrafit) e diretor da Associação Empresarial da Região Sul de São Paulo (AESUL). Também foi presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo.

Como político na Câmara Municipal, se notabilizou ao presidir a comissão parlamentar de inquérito sobre sonegação de impostos, a CPI da Sonegação Tributária.

Também ficou conhecido por defender a anistia a templos religiosos e defender pautas conservadoras. É filiado ao MDB desde os 18 anos. Foi alçado a vice de Bruno de Covas quando José Luiz Datena desistiu do pleito.

Nunes tem sua base eleitoral na zona sul, na região do Grajaú. Seu vice é o ex-coronel da reserva da polícia militar e ex-presidente da Ceagesp, Ricardo de Mello Araújo.

Com 56 anos, Ricardo Nunes é casado e tem três filhos.

Governadora Raquel Lyra transmite cargo à vice-governadora Priscila Krause para cumprir agenda em Portugal

A governadora Raquel Lyra realizou a transmissão de cargo para a vice-governadora Priscila Krause por ocasião da viagem a Portugal no período de segunda-feira (28) a sexta-feira (1°). A gestora irá cumprir uma série de agendas com o objetivo de fortalecer a representação diplomática entre Pernambuco e Portugal e para a atração de investimentos.

A programação inclui uma audiência com secretários de estado das comunidades portuguesas, reunião com o embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carreiro, visita ao Instituto Pernambuco – Porto para assinatura de convênio e ao Porto Digital Europa para lançamento de edital de formação internacional.

Diário de Pernambuco

Prefeito eleito Andrei Gonçalves inicia transição de governo em Juazeiro

Na quarta-feira (23), no Paço Municipal, o prefeito eleito de Juazeiro, Andrei Gonçalves, acompanhado de seu vice, Tiano Félix, e de sua equipe técnica, participou de uma reunião com a prefeita Suzana Ramos e alguns secretários municipais. O encontro marcou o início do diálogo sobre a transição de governo.

Durante a reunião, Andrei formalizou o pedido de transição por meio de um ofício, destacando a importância de garantir agilidade e organização no processo.

O prefeito eleito reafirmou seu compromisso com a continuidade dos serviços públicos e a transparência na mudança administrativa. “Queremos que essa transição seja um exemplo de colaboração entre gestões. Nosso objetivo é garantir que nenhum serviço essencial seja interrompido e que a população de Juazeiro perceba a seriedade e o respeito com que estamos tratando esse momento”, afirmou.

LEIA MAIS

Investimento de R$ 5,1 bilhões no programa PE na Estrada repercute na Alepe

Nesta quarta-feira (23), o anúncio do investimento de R$ 5,1 bilhões para o programa PE na Estrada gerou repercussão no plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O programa visa a implantação, restauração e conservação de mais de 3,5 mil quilômetros de estradas em todas as regiões do Estado. Desde o início de 2023, diversas secretarias e órgãos estaduais têm prazo de ações relacionadas ao projeto, que até outubro já executaram cerca de R$ 3,6 bilhões em obras.

LEIA MAIS

Comissão de Justiça aprova projetos em defesa dos Direitos das Mulheres e do Meio Ambiente

Na terça-feira (22), a Comissão de Justiça (CCLJ) avançou em várias iniciativas inovadoras para a proteção dos direitos das mulheres e a preservação do meio ambiente. Dentre os projetos aprovados, destaca-se o Projeto de Lei Ordinária (PL) nº 1910/2024, apresentado pela deputada Dani Portela (PSOL).

Esta proposta altera a Lei nº 13.977/2009, que institui o serviço de abrigo e atendimento para mulheres em situação de violência doméstica e familiar em risco de morte.

LEIA MAIS

Câmara de Petrolina realiza Audiência Pública para debater Lei Orçamentária Anual (LOA) e Revisão do Plano Plurianual (PPA)

A Câmara Municipal de Petrolina realizará uma Audiência Pública nesta quinta-feira (24) para discutir o Projeto de Lei nº 023/2024, que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2025, e o Projeto de Lei nº 024/2024 , que aborda a Revisão do Plano Plurianual (PPA).

O encontro está agendado para acontecer no Auditório da Fundação Nilo Coelho, a partir das 10h, e será transmitido ao vivo pelo canal oficial da Câmara de Petrolina no YouTube.

A realização da Audiência Pública está em conformidade com o que estabelece o artigo 131 e § 6º, incisos I e III, da Lei Orgânica Municipal, combinado com os artigos 194 e 195 do Regimento Interno da Casa. Os parlamentares terão até dia 19 de novembro de 2024 (terça-feira) para enviar emendas aos projetos planejados durante a audiência.

STF anula reeleição antecipada da Mesa Diretora da Alepe e determina nova eleição

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou a reeleição antecipada da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) para o biênio 2025-2027.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (22) por meio de uma medida cautelar, atendendo a um pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet. O STF ainda vai julgar a questão em plenário entre os dias 8 e 18 de novembro de 2024.

A eleição, realizada em 14 de novembro de 2023, foi anulada por ter sido antecipada em mais de um ano. De acordo com a Constituição de Pernambuco, modificada pela Emenda Constitucional nº 23 de 2004, a eleição da Mesa Diretora deveria ocorrer entre 1º de dezembro do segundo ano de mandato e 1º de fevereiro do ano seguinte.

LEIA MAIS

Programa Águas de Pernambuco gera debates na Alepe sobre investimentos em segurança hídrica

O Programa Águas de Pernambuco, anunciado pelo Governo do Estado, foi tema de discussão na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) durante a sessão plenária desta segunda-feira (21).

Com investimentos previstos de R$ 6,1 bilhões para ações de segurança hídrica e saneamento básico, o programa recebeu elogios e críticas por parte dos parlamentares.

O deputado Nino de Enoque (PL) elogiou a inclusão da barragem do Engenho Pereira, destacando a importância da obra para as cidades de Moreno e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. A população dessas áreas luta há mais de dez anos pela retomada da obra, que visa conter as águas pluviais.

LEIA MAIS