Cabrobó: recordista de votos no município, vereador Sininho anuncia que vai renunciar mandato

(Foto: blog Didi Galvão)

O vereador Paulo César, mais conhecido como Sininho, que foi eleito nas eleições de 2016 com 1.512 votos, o maior quantitativo de votos da história política de Cabrobó (PE), anunciou na Câmara Municipal, durante a sessão ordinária dessa terça-feira (4), que vai renunciar o mandato.

O parlamentar afirmou que essa era a melhor decisão a ser tomada, pois não se sentia bem na Câmara. Sininho disse que vai oficializar a renúncia por meio de ofício nesta quarta-feira (5) e pediu desculpas a todos os seus eleitores e aos seus familiares que acreditaram no seu trabalho.

O vereador disse que a partir de agora vai fazer o que sempre gostou, que é servir sem o peso da responsabilidade de um mandato. Sininho entregou, ainda, ao presidente da Câmara objetos que teria conseguido através do mandato, como o documento de uma casa, um carro e um relógio de pulso.

Com informações do blog Didi Galvão

Programa Qualifica Petrolina oferece curso gratuito de informática

(Foto: Arquivo)

A prefeitura de Petrolina, através do Programa Qualifica abre nesta quarta-feira (5), as inscrições para curso gratuito de Informática. O curso é destinado às pessoas inscritas no CadÚnico.

A iniciativa funciona através de uma parceria entre a Secretaria Executiva de Direitos Humanos e o colegiado de Ciência da Computação da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). As aulas serão ministradas nos Telecentros do bairro Jardim Amazonas, Facape e Centro de Esportes Unificado (CEU) localizado no bairro Rio Corrente.

Serão ofertadas 100 vagas e as inscrições seguem até a próxima sexta-feira (7) das 8h às 12h na Unidade do Qualifica Petrolina, localizada na Secretaria Executiva de Direitos Humanos no Parque Municipal Josepha Coelho.

Para realizar a inscrição é preciso levar RG, CPF, Comprovante de Residência e o número do NIS ou o cartão do Bolsa Família. Além das inscrições nos cursos, será ofertada emissão da Carteira ID Jovem. As aulas estão com início previsto para o dia 10 de abril.

Prefeitura de Petrolina amplia parceria com Univasf e EBSERH para atendimento oftalmológico e odontológico

(Foto: Divulgação/Ascom)

Durante a manhã desta terça-feira (04), a prefeitura de Petrolina anunciou que cerca de 300 alunos das escolas municipais do município receberão óculos e terão acesso a consultas oftalmológicas e odontológicas.

O anuncio aconteceu durante o lançamento do programa Consultórios Itinerantes 2017. A iniciativa é coordenada pela Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) com apoio da Prefeitura de Petrolina.

Os estudantes também terão acompanhamento para tratamento dentário e prevenção para problemas visuais, que são alguns dos fatores para aumento da evasão escolar no sistema público de ensino.

O prefeito Miguel Coelho participou do evento e anunciou que a parceria com a Univasf e a EBSERH será fortalecida.

“Petrolina estava muito aquém do que poderia fazer nesse programa. Então decidimos ampliar a parceria e dar todo o gás com nossas equipes da Saúde e Educação para atender o máximo de crianças possível”, afirmou o prefeito.

Além de atender os alunos da rede municipal, o programa Consultórios Itinerantes visitará comunidades da capital do Sertão do São Francisco. O atendimento será feito em contêineres equipados com consultórios e profissionais da Univasf.

Começou hoje o ‘Encontro sobre orientação de vigilância sanitária e o seu poder de transformação’ em Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Começou nesta segunda-feira (3) o ‘Encontro sobre orientação de vigilância sanitária e o seu poder de transformação’, promovido pela Agência Municipal de Vigilância Sanitária (AMVS), em Petrolina.

A temática de hoje, foi voltada para os feirantes e contou com as participações do SEBRAE e da Agência Municipal do Empreendedor (AGE), capacitando o público em relação a legalização do empreendimento e a liberação de crédito.

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, também participou do evento, que contou com a presença de comerciantes, vereadores, secretários e outras autoridades locais.

O encontro continua nesta terça-feira (04), encerrando as atividades amanhã (05), sempre das 18h30 às 22h. As inscrições são gratuitas, e podem ser feitas pelo telefone (87) 3864-2738, no prédio da AMVS, localizado na Rua São José, 440, Centro de Petrolina, ou na hora do evento.

Temer sanciona lei que amplia proteção às crianças vítimas de violência

(Foto: Internet)

O presidente Michel Temer sancionou hoje (4) o Projeto de Lei (PL) 3.792/15 que cria um sistema de garantias para crianças e adolescentes que sejam testemunhas ou vítimas de violência. Temer participou nesta manhã da abertura do 9º Global Child Forum on South America, com a presença do casal real da Suécia, Carlos Gustavo e Sílvia.

O evento está sendo realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na capital paulista. “Em cada sociedade, as crianças devem ocupar um lugar especialíssimo, elas representam o futuro e a esperança. Ao mesmo tempo, são vulneráveis e precisam de proteção”, disse Temer.

LEIA MAIS

TSE adia julgamento da chapa Dilma-Temer; sessão deve ficar para fim de abril

(Foto: Internet)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu hoje (4) adiar o julgamento da ação em que o PSDB pede a cassação da chapa Dilma-Temer, vencedora das eleições presidenciais de 2014. A sessão começou na manhã desta terça-feira, mas a maioria dos ministros aceitou o pedido feito pelos advogados da ex-presidenta Dilma Rousseff, que requereram prazo de mais cinco dias para apresentar defesa.

O prazo de cinco dias começará a contar após o fim dos novos depoimentos que foram autorizados na segunda parte da sessão. Assim, o julgamento deve ser retomado apenas a partir da última semana de abril, tendo em vista o feriado de Páscoa e viagens oficiais do presidente do tribunal, Gilmar Mendes, responsável pela condução dos trabalhos.

No início da sessão, Flávio Caetano, advogado de Dilma, alegou que precisava de mais cinco dias para analisar melhor o caso. Antes do julgamento, o relator do processo, ministro Herman Benjamin, concedeu prazo de 48 horas após o encerramento da fase de coleta de provas do processo para que os advogados apresentassem as defesas.

LEIA MAIS

Quase 8 milhões de contribuintes entregaram a declaração do Imposto de Renda

Este ano, a declaração do Imposto de Renda teve uma série de mudanças. (Foto: Ilustração)

Quase 8 milhões de contribuintes acertaram as contas com o Leão em 32 dias de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2017. Segundo balanço divulgado pela Receita Federal, 7.832.321 declarações foram recebidas até as 17h de hoje (3). O número equivale a 27,7% do total de 28,3 milhões de documentos esperados.

O prazo de entrega começou em 2 de março e vai até as 23h59 do dia 28 deste mês. O programa gerador da declaração está disponível no site da Receita Federal. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano passado.

Também deve declarar o Imposto de Renda quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil; quem obteve, em qualquer mês de 2016, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias e de futuros.

LEIA MAIS

Defesas de Dilma e Temer vão pedir adiamento do julgamento no TSE

A então presidente Dilma Rousseff e o então vice Michel Temer no Desfile de Sete de Setembro, em Brasília

Os advogados do PT e do PMDB devem apresentar nesta terça-feira (4), em plenário, pedido para adiar o julgamento do processo de cassação da chapa de Dilma Rousseff e Michel Temer no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) logo no início da sessão, antes mesmo da apresentação do relatório do ministro Herman Benjamin.

A estratégia das defesas é tentar impedir o início da votação, alegando que não houve tempo suficiente para a contestação de todas as acusações apresentadas. Ministros ouvidos pelo GLOBO confirmaram a possibilidade de apresentação de questão de ordem no início da sessão. A defesa do PSDB, autor da ação, também já se preparava para contestar o argumento prévio, se fosse necessário.

Se os partidos da chapa apresentarem a questão de ordem, o pedido será submetido à votação pelo plenário do TSE. Com isso, o relator sequer leria o resumo das acusações contra a campanha vitoriosa na disputa de 2014. Normalmente, os julgamentos no TSE começam com a leitura do relatório, seguida pela sustentação oral dos advogados de acusação e de defesa e pelo representante do Ministério Público Eleitoral. Em seguida, o relator apresentaria voto pela condenação ou absolvição. Os outros seis ministros votariam na sequência.

O fato é que as defesas de Temer e Dilma deverão usar todos recursos jurídicos possíveis para impedir a cassação da chapa e o consequente afastamento de Temer da Presidência. Ontem, o advogado do PMDB, Gustavo Guedes, passou o dia no TSE fazendo um corpo a corpo com os ministros, considerando que houve cerceamento de defesa e também desinteresse do relator em ouvir testemunhas depois que ele resolveu incluir no processo depoimentos de ex-executivos da Odebrecht. A defesa de Temer argumenta que, a partir de fevereiro, Benjamin deu celeridade ao processo sem querer ouvir o contraditório.

Guedes argumenta que o processo está dominado por nulidades e por falta de provas “idôneas”. Ele lembrou que a defesa de Dilma pediu a inclusão dos presidentes dos partidos que foram citados por dois ex-executivos da empreiteira como testemunhas, o que não foi aceito. Também questionou a decisão de Benjamin não incluir no rol dos ouvidos o publicitário João Santana e sua mulher, Mônica Moura.

Nas alegações finais apresentadas ao TSE, o PT e o PMDB já pediram mais prazo para a defesa. Consideraram que muitos elementos foram somados à investigação, em especial, depoimentos de delatores da Odebrecht , sem que houvesse tempo hábil para os partidos se manifestarem.

Caso a questão de ordem não seja aprovada pelo plenário, o pedido de adiamento será reforçado nas sustentações orais, depois do relatório de Benjamin. O relatório será apenas um resumo de todas as investigações, que incluem mais de 50 depoimentos, perícias nas gráficas que prestaram serviço à campanha e demais provas reunidas. Por lei, os advogados têm 15 minutos cada para fazer a sustentação oral. As defesas pediram ao presidente do tribunal, ministro Gilmar Mendes, tempo de 20 minutos, considerando o tamanho do processo. Essa questão ainda não estava decidida ontem.

LEIA MAIS

Secretarias de Educação de Juazeiro e Petrolina firmam parceria

(Foto: ASCOM)

A secretária de Educação e Juventude – SEDUC de Juazeiro, Lucinete Alves, recebeu em seu gabinete, nessa segunda-feira (03), a secretária de Educação de Petrolina, Maéve Melo, e sua assessora, a professora Sônia Passos. Na pauta as secretárias firmaram parcerias com os Projetos de Correção de Fluxo, ‘Se Liga’ e ‘Acelera Brasil’, do Instituto Ayrton Senna, com um novo projeto de Leitura, entre outras ações conjuntas.

“A parceria entre as duas cidades é muito importante, principalmente na área de Educação. Vamos disponibilizar os professores da Rede, que hoje são formadores do ‘Se Liga’ e ‘Acelera’ para capacitar os professores da Rede Municipal de Petrolina. Os bons resultados, a motivação dos educadores e alunos contribuíram para que Juazeiro se tornasse vitrine dos programas do Instituto, que fazem parte da política pública de correção de fluxo adotada pelo município”, destacou Lucinete. Ela acrescentou que os profissionais de Recursos Humanos também foram disponibilizados para passar orientações a equipe de Petrolina.

A secretária Maéve apresentou um projeto de Leitura que será trabalhado entre as escolas das duas cidades. “Podemos aprender uns com os outros na socialização das experiências exitosas, e esse é nosso objetivo, firmar parceria com a Seduc de Juazeiro, para juntos melhorar ainda mais a Educação das Redes Municipais de Ensino dos dois municípios”, finalizou a secretária de Petrolina.

Relator da PEC da Previdência não pretende mudar idade mínima para aposentadoria

(Foto: Internet)

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16, que trata da Reforma da Previdência, deputado Arthur Maia (PPS-BA), defendeu a idade mínima de 65 anos para aposentadoria, tanto para homens quanto para mulheres. Para ele, essa é uma questão fechada. “Eu continuo com essa ideia fixa em relação à idade mínima. Se não tiver a idade mínima, não há porque fazer a PEC. Eu, por exemplo, posso antecipar: eu não pretendo mudar isso no meu relatório”, disse.

Arthur Maia esteve hoje (3) no Palácio do Planalto conversando com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e parlamentares da base do governo sobre a reforma. O deputado disse que deve concluir o relatório até quarta-feira da semana que vem, quando o submeterá à comissão, presidida por Carlos Marun (PMDB-MS).

Ao conversar com jornalistas na saída da reunião, o relator inicialmente disse que a idade mínima para aposentadoria, no caso dos homens, era algo definido. Mas, ao ser questionado sobre a proposta de ter a mesma idade para as mulheres, Arthur Maia disse que vai ouvir as bancadas, embora entenda que não deva haver diferenciação de gênero nos requisitos para requerer o benefício.

LEIA MAIS

Popularidade de membros do Judiciário supera a de políticos tradicionais, aponta pesquisa

(Foto: Internet)

A crise de confiança nas instituições e nos partidos políticos, precipitada nos últimos anos por protestos e pela Operação Lava Jato, fez com que juízes como Sergio Moro, Joaquim Barbosa e Cármem Lúcia e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, tenham índice de aprovação mais elevado do que políticos tradicionais e novos no cenário nacional.

É o que mostra a nova edição do Barômetro Político, pesquisa da consultoria Ipsos. O levantamento, feito na primeira quinzena de março nas cinco regiões do país, perguntou a 1.200 pessoas sua opinião sobre 26 personalidades do mundo político e jurídico.

Moro e Barbosa aparecem na lista desde 2015, e têm, há alguns meses, os maiores índices de aprovação na opinião pública. Na pesquisa mais recente, ficam em 63% e 51%, muito à frente de Lula, o terceiro com maior aprovação. Janot tem índice de aprovação de 18%, mais alto do que o do presidente Michel Temer (17%), o do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (16%), e o do líder do PSDB, Aécio Neves (11%).

A ministra Cármem Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal e inserida na pesquisa apenas em fevereiro, já aparece com 26% de aprovação, à frente de Fernando Henrique Cardoso, Dilma Rousseff e Marina Silva (todos 23%).

A pesquisa também quantifica, no entanto, o índice de pessoas que dizem não conhecer suficientemente bem os políticos e juristas para opinar sobre eles. Neste quesito, a ministra é desconhecida de 36% dos entrevistados – bem mais do que os ex-presidentes e presidenciáveis, mas menos do que o prefeito de São Paulo, João Doria (39% dizem não conhecê-lo), e do que o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (37%).

A descrença no futuro do país também se reflete na pergunta sobre o Brasil estaria no rumo certo ou errado – 90% dos entrevistados se mostraram pessimistas. Em janeiro de 2015, logo após as eleições, 65% achavam que o país estava no caminho certo.

Com informações do BBC

Adalberto Cavalcanti emite nota sobre acusação de improbidade administrativa

(Foto: Arquivo)

O deputado federal Adalberto Cavalcanti Rodrigues (PTB-PE), emitiu durante a tarde desta segunda-feira (3) uma nota de esclarecimento sobre a acusação de improbidade administrativa, no período de dezembro de 2015 a agosto de 2016.

Veja a nota na íntegra:

Tomei conhecimento, com extrema surpresa, por meio de blogs, da existência de um inquérito para investigar possível irregularidade que teria acontecido em meu gabinete.

Venho de imediato, pela presente nota, demonstrar minha total indignação. Sempre pautei minha atuação com firmeza, seriedade e responsabilidade. Com efeito, determinei providências para apuração rigorosa dos fatos.

Confio na Justiça! Aguardarei os trâmites legais. E, assim que tiver acesso ao inteiro teor das supostas alegações, me manifestarei no prazo legal“.

TSE inicia nesta terça o julgamento da chapa Dilma-Temer

(Foto: Arquivo)

O julgamento que pode cassar o mandato do presidente da República, Michel Temer (PMDB), e tornar inelegível a presidente cassada Dilma Rousseff (PT) está marcado para começar nesta terça-feira (4).

A sessão vai colocar no centro do debate uma série de questões jurídicas que poderão mudar a jurisprudência da Corte Eleitoral. Será a primeira vez que os ministros vão se debruçar sobre mandato de um presidente da República em um julgamento. Caso a maioria vote pela condenação da chapa presidencial eleita em 2014, o resultado poderá ser a convocação de eleições indiretas menos de um ano após o impeachment de Dilma.

A ação apura suposto abuso de poder político e econômico na campanha presidencial de 2014. O Ministério Público Eleitoral pediu ao TSE a cassação de Temer e a inelegibilidade de Dilma.

Ex-prefeito de Ouricuri é multado pelo o TCE-PE

(Foto: Divulgação/Ascom)

O ex-prefeito da cidade de Ouricuri, Antônio Cezar Araújo Rodrigues, foi multado no valor de R$ 37.490,00, por descumprir um Termo de Ajuste de Gestão, celebrado com o Tribunal de Contas em novembro de 2015, para corrigir uma série de problemas no funcionamento das escolas públicas do município.

As irregularidades foram identificadas pela equipe técnica do TCE, após auditoria realizada pela Inspetoria Regional de Petrolina. Os auditores encontraram falhas como, danos na estrutura física; ausência ou insuficiência de banheiros, instalações hidrossanitárias, elétricas, telefônicas e de rede de lógica; defeitos nos revestimentos das paredes e pisos; ausência de espaço adequado para a prática de esporte e recreação das crianças; salas de aula com mobiliário insuficiente ou inadequado; e cozinhas sem condições de higiene e de armazenamento de alimentos da merenda.

O relator das contas do município, o conselheiro Marcos Loreto, decidiu celebrar um Termo de Ajuste de Gestão com o prefeito à época, Antônio Cezar Araújo Rodrigues, recomendando a adoção, no prazo entre 120 e 300 dias, de 27 medidas para melhorar as condições de funcionamento das unidades de ensino e atender aos padrões mínimos de infraestrutura estabelecidos nas diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação, amenizando inclusive o baixo desempenho que a cidade apresenta na área da educação.

Entre as ações que o ex- prefeito se comprometeu em realizar, ao assinar o TAG, estão, providenciar instalações hidrossanitárias nas cozinhas e sanitários; recuperar a ligação do esgotamento sanitário das cozinhas; recuperar, ou mesmo, substituir, as cisternas das escolas; recuperar e implementar as instalações elétricas; providenciar melhorias na iluminação e ventilação natural das salas de aula; providenciar a construção de sanitários; e proporcionar espaços próprios para a prática de atividades esportivas ou recreativas.

Em outubro de 2016, depois de transcorrido o prazo mais longo estabelecido no TAG, a Inspetoria Regional de Petrolina expediu um relatório de monitoramento que mostra o cumprimento, parcial, de apenas 5, das 27 recomendações feitas pelo TCE, sem apresentação de nenhuma providência efetiva em relação às restantes.

Como a defesa e os documentos apresentados pelo ex-prefeito não foram suficientes para atestar sua adimplência em face do TAG, o conselheiro Marcos Loreto decidiu pelo julgamento irregular do processo (TC nº 1509386-4), com aplicação de multa ao ex-gestor.

O relator determinou ainda ao atual prefeito de Ouricuri, ou quem vier a sucedê-lo, que encaminhe ao Tribunal de Contas, no prazo de 60 dias, informações a respeito do efetivo cumprimento de todas as obrigações assumidas e registradas no Termo de Ajuste de Gestão, sob pena de aplicação de multa. O cumprimento da decisão será verificado também no âmbito do TCE pela Coordenadoria de Controle Externo, por meio de auditorias e inspeções.

Por falta de recurso, tradicional Missa do Vaqueiro de Serrita pode não acontecer

(Foto: Internet)

A tradicional Missa do Vaqueiro de Serrita pode não acontecer neste ano por falta do repasse de verba do governo estadual para a organização do evento. A festa acontece há 46 anos no Parque do Vaqueiro João Câncio, a 32 km do município.

Segundo a presidente da Fundação Padre João Câncio, Helena Câncio, o governo ainda não realizou o pagamento de parte do evento do ano passado. “Para gente que realiza a Missa do Vaqueiro cria aquela indecisão. Ora, se não pagaram 2016 e se o governo até esta data não diz porque não paga, nem quando vai pagar, como a gente vai trabalhar 2017? Eu não quero acreditar que não haja a Missa do Vaqueiro e que se quebre uma tradicionalidade de 47 anos”, disse.

O presidente da Associação Luiz Gonzaga dos Forrozeiros do Brasil, Donizete Batista, que é parceiro na organização da festa, também contestou o fato do governo Estadual não ter feito o pagamento da última Missa. “Se a gente não pagou uma dívida anterior como vai gerar uma segunda? Então fica difícil. A gente trabalha com pessoas, a gente trabalha com empresa. Despesa que já foi feita precisa resolver para poder fazer novamente”, disse Donizete.

LEIA MAIS