Fernando Bezerra vai a ministro da Integração e Pasta garante recursos para perímetros irrigados

O encontro com Helder Barbalho foi registrado, por Fernando Bezerra Coelho, no Plenário do Senado. (Foto: ASCOM)

Recebido nessa terça-feira (10) pelo ministro da Integração Nacional (MI), Helder Barbalho, o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB-PE) teve a garantia de recursos federais para a manutenção de perímetros irrigados do Nordeste. Só ao Sistema Itaparica, o MI ampliará o orçamento para R$ 21 milhões.

Além disso, R$ 3 milhões serão liberados à Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) para o pagamento de despesas com energia elétrica em perímetros localizados no estado; especialmente, nos municípios de Petrolândia, Orocó e Santa Maria da Boa Vista. O ministro também assegurou o repasse de quase R$ 4,2 milhões à Prefeitura de Caruaru (PE) relativos à segunda parcela do convênio para a canalização dos córregos Salgado e Mocós.

“São notícias que nos trazem alívio por podermos garantir assistência às pessoas que vivem e trabalham nestas regiões”, comemorou Fernando Bezerra, ao final do encontro com o ministro Helder Barbalho. A audiência ocorreu uma semana após o senador solicitar celeridade à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em ações para a garantia de água à população e à agricultura irrigada.

LEIA MAIS

Filha de Beira-Mar assumirá mandato como vereadora

Aos 32 anos, a filha do traficante de drogas mais conhecido do Brasil dará início à vida política

Filha de Fernandinho Beira-Mar, Fernanda Izabel Costa (PP) chegará ao hall dos políticos com mandato. Aos 32 anos, a filha do traficante de drogas mais conhecido do Brasil assumirá como vereadora em Duque de Caxias-RJ

A ascensão de Dra. Fernanda Costa — nome de urna que adota — ao poder ocorre por conta do afastamento de Sebastião Ferreira da Silva (PP), o Chiquinho Grandão. Acusado de envolvimento com a milícia, ele teve a prisão preventiva decretada quinta-feira pelo juiz Alexandre Guimarães Gavião Pinto.

Fernandinho Beira-Mar, de 50 anos, está preso desde 2002. Suas condenações, somadas, chegam a 350 anos de prisão.

Pronto para o Xeque-mate

Osório pode chegar ao quinto mandato como presidente da Câmara Municipal de Petrolina

O presidente da Câmara Municipal de Petrolina, vereador Osório Siqueira (PSB), deu ontem mais um golpe de mestre e provou está com o trabalho bem avaliado pelos demais pares. Presidente por 4 vezes da Casa Plínio Amorim, Osório conseguiu aprovar o Projeto de Emenda a Lei Orgânica do município, que assegura o direito à reeleição dos membros da atual mesa diretora, na prática isso significa que ele pode concorrer a um quinto mandato e com muita chance de ser reconduzindo ao cargo em 2018.

Dos 23 vereadores apenas o vereador Gabriel Menezes (PSL) não assinou o projeto, aliás, ele assinou no primeiro momento, mas na hora da votação da matéria preferiu retirar sua assinatura justificando que seria uma controvérsia de sua parte fazer campanha pelo fim da reeleição dos parlamentares e apoiar a reeleição da mesa diretora.

Com o resultado, Osório, que já entrou para história como o vereador mais votado em Petrolina, poderá ser também o primeiro vereador a comandar a Câmara por cinco vezes.

Futuro de Aécio hoje no Supremo: a corte está dividida

(Foto: Internet)

Pelo menos três correntes se digladiarão no STF nesta quarta (11), quando o futuro de Aécio Neves (PSDB-MG) será decidido.

A corte está dividida.

Há os que dizem que o afastamento é ilegal, os que pregam autorização do Congresso para a aplicação da medida e os que afirmam que ação é legal e nem sequer está sujeita ao Legislativo.

A aposta é a de que a solução intermediária

Relator vota por arquivar 2ª denúncia contra Temer

Essa é a segunda denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República contra Temer (Foto: Internet)

O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB) apresentou na tarde desta terça-feira (10) relatório em que recomenda à Câmara barrar a tramitação da denúncia criminal contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral).

Bonifácio, que é ligado a Aécio Neves (PSDB) e pertence à ala governista do partido, fez um texto de pouco mais de 30 páginas em que faz fortes críticas ao Ministério Público, à Polícia Federal e ao Judiciário. O documento está sendo apresentado na Comissão de Constituição e Justiça da Casa, primeiro passo da tramitação.

Essa é a segunda denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República contra Temer, que é acusado de chefiar uma quadrilha que desviou quase R$ 600 milhões de vários órgãos públicos, além de tentar obstruir as investigações.

Com informações do FolhaPE

Reunião discute a liquidação de dívidas dos fruticultores dos perímetros irrigados em Juazeiro

(Foto: Divulgação)

Durante a manhã de hoje (10) o secretário de desenvolvimento econômico, agricultura e pecuária de Juazeiro, Tiano Felix, esteve em reunião na agência do Banco do Brasil em Juazeiro. Em pauta, a renegociação das dívidas dos fruticultores dos perímetros irrigados do município.

O encontro que reuniu o superintendente regional do banco, Moisés da Silva Cunha, técnicos e os representantes dos projetos irrigados (Mandacaru, Tourão, Maniçoba e Curaçá) e o vereador Reinaldo Sabino, teve como pauta principal a liquidação das dívidas através da Lei 13.340.

Segundo o superintendente regional do banco a Lei que traz excelentes oportunidades para a liquidação das dívidas dos produtores rurais do Estado da Bahia, instituiu medidas de estimulo à liquidação de operações rurais da região da SUDENE, mediante concessão de rebate governamental.

“Vale destacar, que as condições para o enquadramento dessa medida são para as dívidas contratadas até o dia 31 de dezembro de 2011, abrangendo produtores adimplentes ou não, sendo que o valor original do contratado é de até R$200 mil, com uma ou mais operações de um mesmo mutuário”, explicou Moisés. A Lei dá descontos e facilita a renegociação de dívidas de produtores rurais do Norte e Nordeste prejudicados pela seca.

Biometria detecta 25 mil títulos de eleitor duplicados

O juiz poderá determinar o cancelamento de uma ou de todas as inscrições eleitorais (Foto: Internet)

Segundo informações divulgadas Secretaria de Tecnologia do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 25 mil títulos de eleitor estão duplicados. O levantamento foi feito durante o cadastramento biométrico de 64 milhões de eleitores.Em um dos casos detectados, uma única pessoa, de Goiás, portava 52 títulos de eleitor.

Segundo o secretário Giuseppe Dutra Janino, as duplicidades são identificadas ao se comparar as impressões digitais de novos eleitores cadastrados com as de eleitores cujas digitais já fazem parte da base de dados do TSE. As ocorrências são classificadas em quatro categorias pelo tribunal.

“Isso significa que nós estamos descortinando uma fragilidade do processo eleitoral brasileiro. Porque para ter o título de eleitor, essa pessoa precisaria de 52 carteiras de identidade e com isso poderia tirar 25 CPFs. A fraude não se limita ao processo eleitoral”, explicou Janino.

Todas as ocorrências registradas são remetidas ao juiz eleitoral da jurisdição na qual o eleitor é cadastrado para que seja feita a análise das coincidências.

Com informações do G1

Rodrigo Novaes chama atenção para a falta de energia no Projeto Fulgêncio, em Orocó

A interrupção no fornecimento se deu pelo não pagamento R$ 6 mi. (Foto: Arquivo)

A interrupção no fornecimento de energia no Projeto Fulgêncio, em Orocó, foi alvo do apelo feito pelo o deputado estadual Rodrigo Novaes (PSD), nesta segunda-feira (9).

Os agricultores ficaram ser energia elétrica, depois que o serviço foi suspenso pelo o não pagamento R$ 6 mi que a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) deve a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

De acordo com o parlamentar, houve uma mobilização dos agricultores na subestação da Celpe no município para que a energia fosse restabelecida. “Os produtores rurais religaram a subestação com as próprias mãos para que o projeto não parasse. Cortar a energia significa cortar a água de todo o povo que vive na zona rural. É um transtorno, uma situação realmente lamentável”, relatou.

Novaes afirmou que o poder público federal não está cumprindo com sua obrigação. “Essa situação não pode ficar assim. Já não bastam todos os desafios que passa o povo sertanejo? Vamos chamar a bancada federal e os ministros pernambucanos para pressionar a Codevasf e o Ministério da Integração para realizar este pagamento”, ressaltou o vice-líder do governo.

Ainda no seu pronunciamento, o deputado falou do problema da Agência do Banco do Brasil, em Orocó, que continua fechada mesmo após a reforma. “A economia fica comprometida porque o dinheiro não circula na cidade. A população sai cedo para retirar o salário em agências de cidades vizinhas e lá mesmo realizam suas compras”, contou. Ele irá propor uma audiência pública na Comissão de Justiça e Cidadania para debater caso das agências das cidades do interior que ainda estão com os serviços paralisados.

Telecentro promove cursos gratuitos no bairro João de Deus, em Petrolina

O início das atividades da sala digital foi acompanhado pelo prefeito Miguel Coelho. (Foto: Divulgação)

Iniciou hoje (10) o funcionamento do Telecentro de informática do Centro de Referência de Assistência Social do João de Deus. A iniciativa vai oferecer aulas gratuitas e a emissão da Identidade Jovem.

O Telecentro é equipado com dez computadores com internet de alta velocidade. A sala é climatizada e conta também com o apoio de um técnico nos dois horários de funcionamento. Além de acesso à internet, no local, a população poderá receber aulas de cursos técnicos e emitir a Identidade Jovem.A sala digital funcionará de segunda à sexta, sempre das 8h às 12h e 14h às 17h.

“Ainda existe muita gente que não tem condições de ter um computador ou internet. Esse espaço garante, portanto, que a população mais carente tenha direito a se aperfeiçoar e se manter informado”, destacou o prefeito Miguel Coelho.

Vereadores aprovam o título de cidadão olindense para Fernando Filho

Proposto por Saulo Holanda (PTC), o título precisava de pelo menos 12 votos para ser aprovado. (Foto: Internet)

O vereadores de Olinda, aprovaram nesta terça-feira (10) com 14 votos, o a concessão do título de cidadão de Olinda para o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB).

Na justificativa, a Câmara afirma que “como ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho está viabilizando à cidade de Olinda, um parque de energia renovável, além de ter conseguido recursos para restauração de monumentos históricos”.

Polícia prende homem por tentativa de homicído em Sertânia

(Foto: Ilustração)

Dentro da Operação Força no Foco, um homem acusado de tentativa de homicídio, tortura e cárcere privado, foi preso em Sertânia.

A polícia informou que a prisão aconteceu em cumprimento de um mandado de prisão em desfavor de Edmar Carlos Santos de Souza. Ele foi preso e encaminhado para o Presídio de Arcoverde.

Após articulação, vereadores aprovam projeto que recoloca possibilidade de reeleição da mesa diretora na Câmara de Vereadores de Petrolina

O Projeto foi aprovado com 20 votos a favor e três contra. (Foto: Blog Waldiney Passos)

No final do ano de 2016, mais especificamente no dia 17 de novembro, os vereadores da Câmara Municipal de Petrolina aprovaram o Projeto de Lei 004/2016, de autoria de Ronaldo Souza (PTB), que previa o fim da reeleição dos componentes da mesa diretora da Casa Legislativa.

“Eu acho que é uma iniciativa que se toma para que se possa respeitar o rodízio e os vereadores da Casa Plínio Amorim”, disse o autor do projeto, Ronaldo Souza, na época.

Menos de um ano após a aprovação unânime desse projeto, os parlamentares voltaram a colocar o assunto em pauta e aprovaram, com 20 votos a favor, o projeto de emenda à Lei Orgânica 002/2017, que volta a estabelecer a possibilidade de reeleição dos membros da mesa diretora.

O vereador Ronaldo Souza votou a favor do projeto e afirmou que “não é uma mudança da água para o vinho. Na legislatura passada houve esse desejo de acabar a reeleição, hoje é uma nova legislatura e o desejo mudou. A legislação permite, entendi a vontade da maioria em querer a reeleição e votei a favor da proposição”, justificou o vereador.

Com a nova disposição, o atual presidente da Câmara, Osório Siqueira (PSB), que está no quarto mandato à frente da mesa, poderá concorrer novamente ao cargo. “O projeto dá as condições para uma nova candidatura se a gente tiver, realmente, o apoio da maioria. É um direito de todos e acredito que quem tiver as melhores condições pode lançar a sua chapa”, disse Osório.

Os vereadores Gabriel Menezes (PSL), Cristina Costa e Gilmar Santos, ambos do PT, votaram contra o projeto.

Moro pede à defesa de Lula originais dos recibos de aluguel

(Foto: Internet)

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos inquéritos decorrentes da Operação Lava Jato na primeira instância, deu hoje (9) prazo de cinco dias para que a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva informe se tem os originais dos 26 recibos apresentados à Justiça como forma de comprovar o pagamento de aluguel de um apartamento, localizado em São Bernardo do Campo (SP), vizinho ao que mora o ex-presidente.

Na semana passada, a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba apresentou um incidente de falsidade em que pede perícia nos recibos e afirma que eles são “ideologicamente falsos”. Já os advogados de Lula ressaltaram que a perícia vai atestar a autenticidade dos recibos.

Em despacho expedido hoje, Moro afirma haver dúvida quanto à adequação de perícia técnica para a solução da controvérsia aberta pelo Ministério Público Federal. Diante disso, concedeu prazo para que, além de Lula, os demais interessados no tema apresentem provas.

“Junte-se cópia desta decisão nos autos da ação penal para ciência das demais partes que, querendo, poderão ingressar neste feito igualmente em cinco dias, apresentando suas manifestações e eventuais requerimentos probatórios”, determinou o magistrado. “Deverá esclarecer expressamente se dispõe dos originais dos recibos e, se positivo, depositá-los em Secretaria”, determinou Moro no despacho.

LEIA MAIS

Juazeiro: Câmara de Vereadores cede ao Comando Regional Norte da PM espaço para nova sede

A ideia é acelerar junto ao setor jurídico da Câmara a forma de cessão. (Foto: ASCOM)

A construção anexa à Câmara de Vereadores, denominada Biblioteca Olavo Balbino, que não se adaptou para biblioteca, nem como espaço para centro de computação, cedida no início deste ano ao Executivo Municipal; por entendimento entre Câmara, Executivo e Polícia Militar da Bahia, sediará o Comando Regional Norte da PM.

Na manhã o entendimento, a partir de um pedido do Coronel Anselmo Bispo, foi entre o Presidente Alex Tanuri, o prefeito Paulo Bonfim, que acatou a solicitação, mostrando-se satisfeito e colocando-se à disposição para o que se fizer necessário e à tarde desta segunda-feira (09), o entendimento foi entre o Presidente da Câmara, o Comandante e os vereadores.

“Para nós é gratificante saber que a comunidade do Alto da Aliança e estes bairros aqui vizinhos da Câmara terão a vizinhança do Comando da PM. É mais um componente de segurança e nos sentimos gratificados por poder contribuir”, analisou Alex Tanuri.

LEIA MAIS

Vereador solicita poda das árvores do bairro Atrás da Banca

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Demostrando preocupação com o tamanho dos galhos das árvores no bairro Atrás da Banca, Centro, Petrolina, o vereador Gaturiano Cigano apresentou a Indicação nº 1343/2017, para ser votada na sessão desta terça-feira (10), na Câmara Municipal de Petrolina, solicitando para que o prefeito Miguel Coelho interceda junto a secretaria competente no sentido de realizar a poda dessas árvores.

Outro pleito do vereador solicita o envio da unidade móvel de saúde para realizar atendimento na comunidade Sítio Porteiras.