Gonzaga Patriota defende jornalista da Folha atacada na CPI das Fake News

Gonzaga Patriota (Foto: Internet)

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) manifestou apoio à repórter da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello, alvo de acusações falsas e caluniosas de um dos depoentes na CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) das Fake News. Durante discurso, o socialista criticou a atitude de Hans River, ex-funcionário da empresa de marketing digital Yacows e do presidente Jair Bolsonaro.

“Esse nosso pronunciamento é para dizer que como comunicador, advogado e como cidadão, não dá pra você vê o Hans River que disparou fake news através das redes sociais, na CPI, formada por deputados e senadores, fazer um ataque sem limites a repórter da Folha, Patrícia Campos. E aí, não apenas Hans River, o senhor presidente da República, Jair Bolsonaro, que tem tanto o que fazer, não dá pra ouvir e registrar o apoio que ele deu a esse Hans River falando mal da repórter”, lamentou Patriota.

O socialista se solidarizou com a repórter e ressaltou a importância da liberdade de imprensa para a democracia. “Peço a divulgação desse pronunciamento como apoio a todas as entidades que repudiaram esse comportamento do Hans River e esse ato do presidente. E declaro apoio, obviamente, a nossa repórter Patrícia e peço respeito aos comunicadores que têm um papel fundamental na garantia de um país democrático”, disse.

LEIA MAIS

Gaturiano chama Gilberto Melo de “vereador Copa do Mundo”

Gaturiano não gostou do pedido de Gilberto (Foto: Blog Waldiney Passos)

O clima esquentou na Câmara de Vereadores de Petrolina na terça-feira (18), tudo por conta dos pedidos de Gilberto Melo (PR). Os membros da Situação opinaram que as Indicações são oportunistas e o mais firme foi Gaturiano Cigano (PRB).

LEIA TAMBÉM

Vereadores criticam Gilberto Melo por pedir obras previstas pela Prefeitura, mas aprovam Indicações

“O único vereador que deve se preocupar com si próprio é vossa Excelência que está sendo minado em todas as suas base e o povo tá vendo isso. Vossa Excelência é o famoso vereador Copa do Mundo, está deixando para andar agora e as coisas vão ficar difíceis“, disse o edil.

O presidente em exercício, Ronaldo Cancão (PTB) tentou acalmar os ânimos, contudo os vereadores continuaram batendo boca e Gaturiano disparou: “Quero lhe enfrentar no chapão, vamos ver quem é bom no chapão. Você está muito é despreparado“. Gilberto não deixou por menos e afirmou estar pronto para enfrentar o companheiro.

Vereadores criticam Gilberto Melo por pedir obras previstas pela Prefeitura, mas aprovam Indicações

Mesmo com debate, pedidos foram aprovados (Foto: Jean Brito/Ascom CMP)

Os membros da Bancada de Situação não estão afinados. Na sessão de terça-feira (18), eles se desentenderam por causa das Indicações número 107 e 108, apresentadas por Gilberto Melo (PR). O edil reivindicava a pavimentação das ruas 16 e 17 do bairro Jardim Guararapes e da rua 7, no Jardim Imperial.

A revolta dos colegas de bancada foi porque, segundo eles, os serviços já estão no planejamento da Prefeitura de Petrolina. “A gente chama atenção disso, não é legal, é ilegal. Atrapalha o trabalho de quem está trabalhando. Os colegas pegam carona na Indicação que o outro já fez. A população deve ficar atenta“, criticou Rodrigo Araújo (PSC).

“Nada contra o vereador Gilberto Melo, muito pelo contrário. Mas essas obras já foram anunciadas. Não acredito que caiba aos vereadores solicitarem”, afirmou Gaturiano Cigano (PRB).

LEIA MAIS

Adalberto Cavalcanti celebra vitória na Justiça: “Deus não falha”

Ex-deputado federal celebrou vitória na Justiça (Foto: Ascom)

O ex-prefeito de Afrânio (PE), Adalberto Cavalcanti (Avante) foi absolvido, na terça-feira (18), pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), no processo que investigava uma denúncia de “rachadinha” enquanto era Prefeitura da cidade. Os ministros acolheram o parecer da Procuradoria Geral da República (PGR), entendendo que não há provas de que o crime tenha ocorrido.

“Em 2005 coloquei um funcionário em Extrema. Ele trabalhava 15 dias e botou um amigo dele para trabalhar em 15 dias. Eles dividiam o salário, eu não sabia e foram me denunciar”, disse Adalberto, em entrevista por telefone ao programa Super Manhã com Waldiney Passos nessa quarta-feira (18).

“Fui absolvido por 3×0, isso mostra que não tive responsabilidade nenhuma. Deus não falha, pode ter certeza absoluta“, afirmou. Com isso, Adalberto que também é ex-deputado federal e estadual mantém a posição de pré-candidato à Prefeitura de Afrânio em outubro desse ano.

Presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro convoca sessão extraordinária para apreciação de projetos do Executivo

Sessão acontece extraordinariamente nesta quarta.

O presidente da Câmara de Juazeiro, Alex Tanuri, convocou uma sessão extraordinária para esta quarta-feira (19), às 17 horas, para apreciação de seis Projetos de Leis enviados pelo Poder Executivo Municipal. Na pauta estão reajuste salariais para servidores de várias categorias e determinação de valores para débitos judiciais.

De acordo com o presidente da Casa, “serão colocados em pautas projetos que vão beneficiar servidores municipais de categorias importantes. O objetivo desta casa é promover o desenvolvimento da cidade e de seus cidadãos”.

LEIA MAIS

Autor de homenagem a Domingos de Cristália, Valgueiro afirma que ex-vereador é digno de reconhecimento

Vereador defendeu sua proposta nessa sessão (Foto: Ascom)

Três projetos de Decreto Legislativo foram colocados em pauta nessa terça-feira (18), porém, nenhum deles foi votado. O motivo? Falta de quórum, após a retirada dos membros da Situação. Entre os itens agendados estava a concessão do Título de Cidadão Petrolinense ao ex-vereador Domingos de Cristália.

A honraria foi proposta por Paulo Valgueiro (MDB), líder da Oposição. Segundo o edil, não há motivo para rejeitar o projeto. “O Regimento Interno estabelece o número de Títulos que cada vereador pode apresentar. A questão do Título de Cidadão é de foro íntimo, o vereador apresenta a pessoas importantes, que contribuíram para a nossa cidade. O título apresentado ao amigo Domingos de Cristália é exatamente esse reconhecimento, vejo uma liderança e um homem de bem“, disse.

Ex-colegas de bancada, Valgueiro elogiou a atuação de Domingos, alegando que o ex-vereador tem serviço prestado mesmo antes de ser vereador de Petrolina. “É uma questão de foro íntimo, uma homenagem que a gente presta. Ele é merecedor dessa honraria, toda e qualquer que for que receba. Hoje deram entrada mais de 10. A gente entende que quando o vereador apresenta [a homenagem] é porque essa pessoa merece“, afirmou.

Autora da lei que institui a Patrulha da Mulher, Cristina Costa quer fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência

A Oposição estava afiada na sessão dessa terça-feira (18), na Casa Plínio Amorim. Depois de Elismar Gonçalves (MDB), a vereadora Cristina Costa (PT) colocou em discussão o Requerimento n° 026/2020. Autora do projeto de Lei que instituiu a Patrulha da Mulher, Costa solicitou a participação da Guarda Civil nas reuniões da Rede de Mulheres.

LEIA TAMBÉM

“A gente está às cegas”, afirma Elismar Gonçalves sobre Adutora de Nova Descoberta

“A Patrulha vem fazendo um excelente trabalho, é uma lei do legislativo de autoria nossa. A gente vê a importância desse trabalho para a segurança daquelas mulheres que sofrem violência. Nós temos a Rede de Mulheres que mensalmente se reúnem uma vez por mês. Nesse último mês pude observar a presença da Ronda Maria da Penha, que é introduzida pelo Governo do Estado e vi a importância da Patrulha da Mulher se fazer presente“, justificou.

Para Costa, a integração da Patrulha na Rede vem agregar valor ao trabalho de enfrentamento à violência. “Estou mandando o calendário até dezembro para que eles participem e apresentem como isso está conseguindo fortalecer as mulheres. A gente precisa desenvolver mais políticas públicas de fortalecimento de defesa da mulher. A Patrulha da Mulher é importante e nós estamos solicitando que mensalmente elas participem dessa reunião“, destacou.

“A gente está às cegas”, afirma Elismar Gonçalves sobre Adutora de Nova Descoberta

Vereador quer informações sobre conclusão da obra (Foto: Blog Waldiney Passos)

Um dos Requerimentos colocados em votação na sessão de hoje (18) na Casa Plínio Amorim foi o de número 34/2020, proposto por Elismar Gonçalves (MDB). O edil, que é da Oposição, pediu informações à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) acerca da Adutora de Abastecimento de Água de Nova Descoberta.

Segundo Elismar, a obra se arrasta por uma década, deixando a comunidade desassistida. “É uma obra que se iniciou há alguns anos, a ordem de serviço foi dada em 2010 e já estamos em 2020 com ela se arrastando. A informação que nós temos é que falta pouco e lá é uma comunidade muito importante, com cerca de 8 mil habitantes e que [a população] bebe água sem tratamento”, afirmou.

O vereador disse ainda que recebeu informações de que falta pouco mais de 10% para conclusão da Adutora, por isso está pedindo resposta da Codevasf. “Esse sistema já está pronto, faltam ajustes para ser concluído. A gente está solicitando à Codevasf informações sobre o que está faltando, até se for o caso, para solicitar emendas para recurso. A gente está às cegas sobre qual é a real situação desse sistema”, finalizou.

Com retorno de dois vereadores e presença do prefeito, Câmara de Juazeiro faz primeira sessão do ano

Vereadores voltaram aos trabalhos (Foto: Ascom)

Os vereadores de Juazeiro (BA) retomaram os trabalhos legislativos na tarde de segunda-feira (17), com a presença do prefeito Paulo Bomfim no Plenário da Casa Aprígio Duarte. Ontem foi a sessão de abertura do último ano do atual mandato dos edis e contou com o retorno de Cida Gama (PP) e Fabinho de Pinhões (PRB).

“Hoje não é apenas o início do nosso ano legislativo. É um dia onde os representantes do povo voltam ao parlamento em defesa dos interesses dos cidadãos. Um poder amigo, parceiro, mas independente para fiscalizar e oferecer respostas honestas à população“, avaliou o presidente da Casa, Alex Tanuri.

Fala mais aguardada da noite, o prefeito de Juazeiro disse estar alegre em visitar o Poder Legislativo. “Tenho um sentimento muito forte de gratidão. Apesar de poderes independentes, temos uma relação muito boa em prol do desenvolvimento de Juazeiro“, afirmou.

Alex Tanuri, Anderson da Iluminação, Cida Gama, Fabinho de Pinhões, Tia Célia, Pastor Roberto, Jean Gomes, Professor Nilson, Reinaldo Sabino, Inaldo Loiola, Neguinha da Santa Casa, Bené Marques, Amadeus, Gleidson Medrado, Anastácio, Charles Leal, Tiano Felix e Agnaldo Meira foram os vereadores presentes na sessão.

Petrolina: vereadores se reúnem para votar Títulos de Cidadão na sessão dessa terça-feira

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Se na quinta-feira (13) a Câmara de Vereadores de Petrolina recebeu protestos, hoje (18) a situação deve ser outra. Na pauta constam apenas três projetos de Lei do Poder Legislativo, todos propondo concessão de Título de Cidadão ou Cidadã Petrolinense. Os autores dos PLs são Alvorlande Cruz (PSB), Paulo Valgueiro (MDB) e Cristina Costa (PT).

LEIA TAMBÉM

Vereadores solicitam construção de parque em lagoa desativada de Petrolina

Os destaques de hoje são os Requerimentos apresentados pelos edis. Há Moções de Aplauso – inclusive ao prefeito Miguel Coelho (MDB) por seus serviços prestados, mas também pedidos de informação, como o n°034/2020, de Elismar Gonçalves (MDB) cobrando respostas da Codevasf na Adutora de Nova Descoberta. A sessão começou há poucos minutos, com a leitura da ata da sessão passada.

CCJ aprova projeto de Gonzaga Patriota que prevê documento de identidade para profissionais de cartórios

Gonzaga Patriota (Foto: Internet)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aprovou um projeto de lei (PL 5.106/2019) do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) que prevê a emissão de documento de identidade para notários, registradores e escreventes. O PL segue para o Plenário. O relator, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apresentou voto favorável ao projeto original, do deputado Gonzaga Patriota (PSB).

Para o senador, a proposta permitirá que notários e registradores possam estar devidamente identificados, seguindo o mesmo sistema adotado por outras entidades sindicais. Segundo o texto, o documento pode ser emitido mesmo para profissionais não sindicalizados.

“O documento de identidade a ser instituído deverá ser emitido pela Confederação Nacional dos Notários e Registradores, com validade em todo o território nacional, como prova de identidade para qualquer efeito, podendo ser emitido pelos entes sindicais da estrutura da mencionada confederação”, esclarece o relator.

LEIA MAIS

Leninha do STTAR é destaque durante ato de filiação do PSB em Petrolina

Leninha do STTAR se filia ao PSB em Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

A última sexta-feira (14) foi de visita do Governador Paulo Câmara em Petrolina (PE). Com sua comitiva, Câmara cumpriu uma intensa agenda de eventos durante todo o dia. Ao final da tarde, o gestor estadual assumiu seu papel de Vice-presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e se fez presente em um ato de filiação na capital sertaneja.

LEIA TAMBÉM

Prefeitos do Sertão se filiam ao PSB com presença de Paulo Câmara e lideranças socialistas

O evento reuniu lideranças, autoridades políticas e prefeitos que se filiaram na ocasião. Além dos gestores municipais, lideranças de Petrolina e de cidades circunvizinhas aproveitaram o momento e assinaram sua carta de filiação ao PSB, com as bençãos de Paulo Câmara. Dentre elas, uma foi o destaque da noite, mais conhecida como “Leninha do Sindicato”, a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Assalariados (STTAR) de Petrolina foi ovacionada por membros do sindicato e autoridades presidentes.

LEIA MAIS

“A gente quer fortalecer a Compesa”, destaca Câmara em visita a Petrolina

Governador falou sobre Compesa, Petrolina e investimentos no Sertão (Foto: Cléber Sena/Cortesia)

Paulo Câmara (PSB) visitou Petrolina na sexta-feira (14) e conversou com a imprensa local. Entre os vários assuntos abordados na coletiva de imprensa realizada na Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Evanira Dias, o governador de Pernambuco falou sobre a briga entre a Prefeitura e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

LEIA TAMBÉM

Prefeitos do Sertão se filiam ao PSB com presença de Paulo Câmara e lideranças socialistas

“O futuro tem como base uma educação pública de qualidade”, afirma Paulo Câmara

Ponte de Bodocó deve estar pronta em março, segundo Paulo Câmara

“A gente tem trabalhado muito na melhoria da Compesa nos serviços fornecidos. Estamos conversando com o município, com as prefeituras. A gente quer fortalecer a Compesa em todo Estado. Tem muito a fazer na área de abastecimento, de saneamento que precisa avançar muito“, disse Câmara.

Relação com Miguel

Segundo o governador, apesar de estarem em lados opostos, ele e Miguel Coelho (MDB) não misturam política com administração. “A gente está com a relação administrativa, o próprio Miguel sabe disso e não confunde. Questões políticas a gente deixa de lado. Eu quero governar Pernambuco nos próximos três anos com a participação de todos os municípios. Eu conto com Petrolina e espero que Petrolina conte comigo“, destacou.

LEIA MAIS

Workshop sobre influência política da mulher está com inscrições abertas em Petrolina

(Foto: Ilustração)

No dia 18 de março, a Faculdade Uninassau Petrolina sediará o Workshop ‘Mulher, Poder e Influência Política’, promovido pela GR Cidades e DL ambiental, com o objetivo de discutir o papel e desafios da mulher no processo político, as relações de poder e a construção da liderança. O evento será às 18h30, no auditório da Instituição.

Os temas debatidos serão: “Mulher, Poder e Influência Política em Petrolina”, com a gestora e bióloga, Denise Lima. A nova modelagem do Direito Eleitoral em 2020, com a professora universitária e advogada, Ariana Andrade; e Estratégia eleitoral – A formação da liderança com o economista e gestor, Geraldo Júnior.

As inscrições serão realizadas no dia do evento e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (87) 3024-2519. A Uninassau Petrolina fica na Avenida Clementino Coelho, Nº 714 – Centro de Petrolina.

Quem matou miliciano ‘foi a PM da Bahia, do PT’, diz Bolsonaro

(Foto: Adriano Machado/Reuters)

“Quem foi responsável pela morte do capitão Adriano foi a PM da Bahia, do PT. Precisa dizer mais alguma coisa?”, disse o presidente da República, Jair Bolsonaro, no último sábado (15). A afirmação é uma referência à morte do miliciano Adriano Magalhães da Nóbrega, morto no município de Esplanada, a 170 km de Salvador (BA), e que no passado recebeu homenagens da família Bolsonaro.

 “A medalha foi em 2005. Não tem nenhuma sentença julgada condenando o capitão Adriano por nada, sem querer defendê-lo”, afirmou Bolsonaro em evento no Rio ao lado do filho e senador Flávio Bolsonaro (Sem Partido-RJ), responsável pela homenagem. O presidente disse que a homenagem foi um pedido dele ao filho.

Perguntado sobre o motivo da morte do miliciano, Bolsonaro citou a imprensa dizendo que leu que seria “queima de arquivo”. Ao ser questionado por que o filho condecorou o miliciano, Bolsonaro chamou o filho, Flávio, para esclarecer a homenagem. “Isso tem 15 anos”, disse Flávio.

O senador lembrou que fez questão de pedir para não cremarem o corpo, já que “pelo que eu soube e como mostrou a revista Veja, ele foi torturado”. “Pra falar o que? Com certeza não é pra falar sobre nós, porque não tem o que falar contra nós, não temos envolvimento nenhum com milícia”, disse Flávio Bolsonaro, bem exaltado.

LEIA MAIS