Com direito a discussão, Câmara de Petrolina aprova Moção de Aplauso ao PT pelos 40 anos de fundação

Vereadores aprovaram Moção (Foto: Blog Waldiney Passos)

O que parecia ser uma sessão tranquila, em poucos minutos se transformou numa confusão. Instantes antes de colocarem em votação as Indicações e Requerimentos desse terça-feira (11), o vereador Elias Jardim (PHS) pediu destaque no Requerimento n° 024/2020.

De autoria de Cristina Costa (PT), o Requerimento solicitava Moção de Aplauso ao Partido dos Trabalhadores, pelo seus 40 anos. Contudo, para Elias, o pedido não deveria ser votado. Ele foi acompanhado por Osinaldo Souza (PTB) – que afirmou ter sido “traído” pelo PT – e Ronaldo Silva (PSDB) pelo “Não”.

Maioria é a favor

Líder da Bancada da Situação, Aero Cruz (PSB) deixou os membros livres para votarem como desejavam. Alguns se abstiveram e outros foram no “Sim”. Em sua fala, Ruy Wanderley (PSC) fez questão de ressaltar que o PT tem dois bons nomes aqui na cidade: Costa e Gilmar Santos.

Autora do pedido, Costa agradeceu o apoio dos colegas os quais apoiaram a Moção – aprovada por 12 votos a favor e 3 contra. Ela aproveitou para alfinetar Elias: “Quem destrói o país, não presta serviço”. Gilmar Santos discursou em seguida e disse que todos reconhecem o legado do PT, em todo Brasil.

Rodrigo Araújo pede implantação de ponto de apoio na Praça do Galo

Rodrigo fez pedido à secretaria de Governo e Agricultura de Petrolina (Foto: Blog Waldiney Passos)

Entre as mais de 20 Indicações apresentadas na sessão de hoje (11), na Casa Plínio Amorim, teve destaque o pedido de Rodrigo Araújo (PSC). Por meio da Indicação n° 058/2020, o edil pediu à Secretaria de Governo e Agricultura a implantação de uma estrutura de apoio à população do interior que visita o Centro.

Segundo Rodrigo, na Praça do Galo cabe um Ponto de Apoio a quem vem a sede resolver alguma pendência na região central. “Quando as pessoas chegam não tem ponto de apoio, um cidadão me procurou e pediu essa ajuda. É urgente, próxima a Praça do Galo, que é o encontro do pessoal do interior um apoio com uma casa com banheiro“, destacou o edil.

Após ser votada e aprovada, a Indicação será encaminhada à Prefeitura que analisará a viabilidade do pedido. Nesse momento os demais edis apresentam suas demandas.

Manoel da Acosap acusa vice-prefeito e vereador de Afrânio de invadirem território de Petrolina

Manoel da Acosap irá debater o assunto na sessão desta terça. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Manoel da Acosap terá um requerimento apresentado, nesta terça-feira (11), durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Petrolina, no qual pede à Casa que tome providências a cerca das ações do vice-prefeito de Afrânio, Cloves Ramos, e o vereador, também de Afrânio, Vavá da Pipa, que, segundo Manoel, têm invadido o território de Petrolina.

O parlamentar solicita ao presidente da Casa Legislativa que sejam tomadas as devidas providências cabíveis cumprindo a Lei Orgânica Municipal. Ainda de acordo com Manoel, a dupla tem insinuado que algumas localidades petrolinense pertencem a Afrânio.

LEIA MAIS

Valgueiro acredita em candidatura de Lóssio e afirma que ex-prefeito “vai estar jogando para ganhar”

Valgueiro caminhará ao lado de Lóssio, antigo aliado político (Foto: Blog Waldiney Passos)

Os trabalhos na Câmara de Vereadores foram retomados na última terça-feira (4), com a primeira sessão do ano. Em meio às expectativas de debates acalorados, por ser ano eleitoral, as conversas nos bastidores da Casa Plínio Amorim giram em torno das possíveis candidaturas em outubro.

LEIA TAMBÉM

Líderes afirmam que bancadas de Oposição e Situação não vão mudar postura em 2020

Líder da Oposição e aliado político de Julio Lóssio, Paulo Valgueiro (MDB) disse acreditar na candidatura do ex-prefeito, apesar de Lóssio. “Ele deixou mais ou menos claro no café da manhã, respondeu através da imprensa. Ele perguntava se o pessoal acreditava se Miguel ia disputar em 2020, se Odacy [Amorim] ia e a mesma coisa servia para ele também. Com certeza a gente vai estar no jogo, vai estar jogando para ganhar, não só para disputar”, disse.

Saída do MDB

Com a chegada de Miguel Coelho ao MDB, Valgueiro já havia dito que deixaria o partido no qual estava há anos. O próximo partido deve ser o PSD, atual casa de Lóssio. “A gente vai ter esse mês de fevereiro para aprofundar as conversas e em março a gente busca a nossa agremiação para disputa das eleições, que deverá ser a mesma em que milita o ex-prefeito Julio Lóssio”, destacou.

Sob Lula, PT autoriza alianças com centrão, PSDB, DEM e até PSL

(Foto: Mauro Pimentel/AFP)

Sob a batuta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o PT ampliou o seu arco de alianças para as próximas eleições municipais. Reunido no Rio de Janeiro, o comando petista autorizou, na última sexta-feira (7), alianças com partidos do centrão, PSDB, DEM e até PSL em cidades onde PT ou seus aliados históricos encabecem a chapa.

Em sua primeira reunião de 2020 e com nova composição, a Executiva Nacional da legenda aprovou uma resolução listando PSOL, PDT, PSB, Rede, PCO e UP como parceiros preferenciais. Embora estivesse no Rio desde a tarde de sexta, o ex-presidente não participou do encontro.

“Nas situações em que o PT não encabeça a chapa e o candidato seja de um partido que não integre o espectro citado acima, somente serão permitidas alianças táticas e pontuais se autorizadas pelo diretório estadual, desde que candidato tenha compromisso expresso com a oposição a Bolsonaro e suas políticas”, afirma o texto. Outra condição para o PT subir em palanque fora de sua parceria histórica é que o candidato “não tenha práticas de hostilidade ao PT e aos presidentes Lula e Dilma”.

O texto traz uma dubiedade ao afirmar que “o PT nacional decide que não ocorram alianças com os partidos que sustentam o projeto ultraneoliberal (DEM, PSDB) e veta qualquer aliança com aqueles que representam o extremismo de direita em nosso país”.

LEIA MAIS

Liderança do PT afirma que “ninguém toma essa eleição de Miguel”

Com a presença das principais lideranças do Partido dos Trabalhadores, teve início ontem (07), no Rio de Janeiro, o Festival PT 40 anos. Nesta sexta-feira, primeiro dia do evento, que seque até este domingo (09), quando haverá uma puxada com o bloco “Vai dar PT”,  nossa reportagem conversou com uma liderança de Pernambuco, que ao avaliar o cenário eleitoral em Petrolina afirmou que “ninguém tira essa eleição de Miguel”, em alusão a reeleição de Miguel Coelho, que é bem avaliado pela população e pelas pesquisas.

Ainda de acordo com esta liderança, com este cenário fica difícil até mesmo levar a vereadora Cristina Costa a cometer o erro de sair candidata a prefeita e ficar sem mandato, o que seria muito ruim para ela, pois isso poderia prejudicar uma futura eleição da vereadora para deputada em 2022.

“Talvez ela (Cristina Costa), sair candidata seria importante para consolidar o nome para 2022, mas ficar sem mandato também seria um risco muito grande”, afirmou a fonte.

Diante deste cenário, a leitura que nós fazemos é que, com Cristina Costa fora do páreo, o PT só teria dois caminhos a seguir em Petrolina: lançar mesmo o nome de Odacy Amorim, que perdendo a terceira eleição seguida sairia enfraquecido do processo, ou coligar com outro partido, compondo a chapa majoritária com um candidato a vice.

Gabriel Menezes desmente aproximação com PT e confirma presença no pleito de outubro

Vereador desmente aproximação com PT (Foto: Blog Waldiney Passos)

Por um tempo especulou-se a saída de Gabriel Menezes do PSL, ex-partido de Jair Bolsonaro. Hoje (7) durante uma entrevista no programa Repercutindo com Daniel Campos, na Rádio Jornal Petrolina, o vereador confirmou que continua no partido e foi além: confirmou que estará na disputa pela Prefeitura em outubro.

“Continuo no PSL, nos próximos dias teremos a nomeação da nova Diretoria no âmbito local. O PSL defende candidatura própria e estamos trabalhando no nosso grupo para elegermos três ou quatro vereadores, renovando as cadeiras do Legislativo Municipal a partir de 2021“, afirmou.

Respeito por Cristina, mas sem aliança

Na noite de quinta-feira (6) o edil esteve com a colega da Oposição, Cristina Costa (PT) cumprindo agenda na Casa Plínio Amorim. Isso deu início a um ruído, acerca de uma possível aliança entre PSL e PT, fato desmentido por ele. “Não existe qualquer conversa nesse sentido, o que houve ontem foi o entendimento entre dois bons amigos, colegas de legislatura, onde há um respeito mútuo muito grande. Torço para que Cristina sempre tenha êxito, Petrolina conhece o seu trabalho. A gente democraticamente também vai oferecer o nosso nome no pleito de 2020″, ressaltou.

Eleições 2020

Para quem não se recorda, Gabriel está em seu primeiro mandato na Câmara de Vereadores e é contrário à reeleição. Sendo assim, não estando na disputa por uma vaga no Legislativo, ele seguirá rumo à Prefeitura de Petrolina. Em 2018 ele tentou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco, sem sucesso.

Ronaldo Silva critica Oposição por só cobrar demandas ao grupo Coelho

Vereador criticou cobranças constantes da Oposição ao grupo Coelho (Foto: Blog Waldiney Passos)

Aliado do governo municipal, Ronaldo Silva (PSDB) usou seu tempo de fala na sessão de quinta-feira (6) para criticar a Oposição e a população de Petrolina que apenas faz cobranças ao grupo Coelho. Para o vereador, a chamada “força política” não se restringe a uma família e sim a todos os políticos eleitos com votos dos petrolinenses.

Antes da sessão de ontem Ronaldo participou do programa Super Manhã na Rádio Jornal e ouviu cobranças de um ouvinte, a respeito das escolas do Ensino Médio, o que motivou sua fala. “A responsabilidade da escola de segundo ano é do Governo do Estado, que não tem feito a parte dele no município de Petrolina. O povo cobra da nossa força política, para o povo de Petrolina e a Oposição a força política da nossa cidade é Fernando Bezerra, Fernando Filho, Miguel e Antônio Coelho”, afirmou.

Em seguida o edil citou vários políticos, alegando que os mesmos não atuam na região. “Os outros que são aliados do governador Paulo Mentira, aproveite os deputados que os senhores trouxeram para Petrolina para dar voto, a força política é todos que foram votados na nossa cidade, assim como o deputado Lucas Ramos, Dulcicleide Amorim, Gonzaga Patriota, Luciano Bivar e Fernando Monteiro. Pergunte quanto eles colocaram aqui?  Vão trabalhar e deixa quem trabalha, trabalhar pelo povo“, finalizou.

Gustavo Canuto deixa Ministério do Desenvolvimento Regional e assume Dataprev

Críticas nos bastidores motivaram mudança (Foto: Wanderley Alves/Petrolina em Destaque)

Gustavo Canuto não é mais o ministro do Desenvolvimento Regional. Na quinta-feira (6) o presidente da República Jair Bolsonaro (PSL) exonerou Canuto, que será substituído por Rogério Marinho. Canuto havia pedido para deixar a pasta, mas as críticas recebidas nos bastidores nos últimos dias também pesaram para sua partida.

Marinho atuava como secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Agora Canuto – que já visitou Petrolina em várias ocasiões – passa a presidir a Dataprev, estatal responsável pelo processamento de dados das aposentadorias, com a missão de reduzir as filas do INSS.

O Ministério do Desenvolvimento Regional foi criado pelo governo Bolsonaro (iniciado em 2019) a partir da junção de duas pastas: os antigos ministérios das Cidades e da Integração Regional.

Gasolina seria 44% mais barata com tributos zerados

(Foto: Ilustração)

A proposta do presidente Jair Bolsonaro de zerar os tributos sobre combustíveis teria potencial de reduzir o preço da gasolina em até 44%, e o diesel, em até 24%. Questionado sobre a provocação do presidente e eventual perda de arrecadação com a medida, o Ministério da Economia não quis se manifestar.

A maior parte da arrecadação sobre combustíveis vai para os estados. Quase 20% da arrecadação sob responsabilidade dos governadores vem do ICMS sobre combustíveis.

No caso da União, cerca de 2% das receitas administradas pela Receita Federal em 2019 foram fruto das cobranças sobre combustíveis. Em média, 29% do valor do litro da gasolina corresponde ao ICMS, estadual. Outros 15% são repassados ao governo federal por meio das cobranças de PIS/Pasep, Cofins e Cide. O diesel tem 15% de ICMS e 9% de tributos federais.

Para definir o preço de combustíveis, a Petrobras considera fatores como cotações do petróleo e do câmbio e outros custos. O governo avalia criar uma espécie de colchão de recursos que poderiam ser usados para amortecer variações bruscas nos preços.

Na maior parte dos estados, o cálculo do tributo é baseado em um preço médio ponderado ao consumidor final, atualizado quinzenalmente pelos seguindo a pesquisa de preços da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP) ou pesquisas próprias, a partir de notas fiscais eletrônicas de venda de combustíveis.

LEIA MAIS

Cristina Costa cobra abastecimento por carro pipa na área de Sequeiro

Cristina Costa (PT) apresentou o Requerimento n° 006/2020 na sessão de hoje (6), onde solicita do governo municipal e estadual a destinação de carros pipa na área de sequeiro. A petista também cobrou a participação do Exército, já que muitas localidades na zona rural ainda estão enfrentando problemas, mesmo com as chuvas dos últimos dias.

“Nesse Requerimento estou pedindo ao senhor prefeito, ao Governador e ao companheiro Odacy Amorim e à coordenação do Carro Pipa [o Exército]”, disse a vereadora. A demanda veio após a própria comunidade convocar Costa até o local, para ver a realidade das famílias.

“[O abastecimento é] pegando a região de Atalho até o Carretão. Mesmo com a chuva essas comunidades estão passando por problemas e não tem condição de sobreviver pagando carro pipa. A gente está a beira do rio São Francisco, você tem os poderes inverter que estão deixando a população da zona rural a míngua“, continuou.

Manoel da Acosap volta acusar políticos de Afrânio: “Eles estão invadindo território de Petrolina”

Vereador voltou a denunciar supostas irregularidades dos políticos de Afrânio (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Manoel da Acosap (PTB) voltou a denunciar uma suposta prática ilegal de políticos de Afrânio (PE). Conforme havia denunciado anteriormente no programa Super Manhã com Waldiney Passos, o edil voltou a dizer que o vice-prefeito Cloves Ramos e o vereador Vavá de Justino estão cometendo crimes.

LEIA TAMBÉM

Manoel da Acosap denuncia suposta invasão na divisa entre Petrolina e Afrânio; citados afirmam que fala é “leviana”

“Falei na sessão passada, para que seja encaminhado ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, para tomar as devidas providências junto ao vice-prefeito de Afrânio e ao vereador Vavá“, disse Manoel ao apresentar o Requerimento n° 016/2020.

LEIA MAIS

Sessão de quinta é marcada por títulos e homenagens em Petrolina

Câmara retoma trabalhos com Títulos (Foto: Blog Waldiney Passos)

A sessão dessa quinta-feira (6) na Câmara de Vereadores de Petrolina começou com muitas Indicações e Requerimentos na pauta. Já no segundo dia de trabalhos, o Plenário da Casa votará um Título de Cidadão e entregará o Título de Cidadã Petrolinense a Adriana Macêdo Torres.

Às 10h30 será realizada uma sessão solene, para entrega do Título de Cidadão Petrolinense ao deputado estadual Willian Brídigo e a Carlos André. Eles serão homenageados pelo edil Alex de Jesus. Nesse momento os vereadores justificam seus pedidos e devem aprová-los em seguida.

Essa é a primeira sessão do ano com algum projeto na pauta. Na terça-feira (4) os edis dedicaram o tempo da sessão para apresentar um balanço de seus trabalhos.

Pilão Arcado: ex-prefeito tenta reverter cassação na Justiça, mas sofre derrota no STF

Ex-prefeito (esq.) sofreu mais um revés

Manoel Mangueira, ex-prefeito de Pilão Arcado (BA) tentou reverter a cassação do seu mandato, mas não foi bem sucedido. O ex-gestor sofreu uma nova derrota, dessa vez no Supremo Tribunal Federal (STF), que negou uma liminar apresentada por sua defesa. Manoel foi cassado e afastado do cargo em dezembro passado.

Na quarta-feira (5) o ministro Luiz Fuz negou a liminar alegando que não cabe ao STF rever a justiça de decisões. “A tutela pleiteada [liminar] não é digna de deferimento. O provimento requerido pelo autor é impossível”, diz um trecho da decisão de Fux. Além de Manoel o vice-prefeito, Daltro Melo também foi cassado.

No último domingo (2) uma eleição suplementar foi realizada e terminou com vitória de Orgeto Bastos, que assume a Prefeitura até o final desse ano. Ele derrotou com tranquilidade o outro candidato, Mundoca.

Câmara Municipal de Juazeiro lamenta morte do ex-vereador Bosquinho

(Foto: blog Waldiney Passos)

Na noite dessa quarta-feira (05), o ex-vereador de Juazeiro João Bosco Guedes, conhecido como Bosquinho, veio a óbito e a Câmara de Vereadores do município lamentou, por meio de nota, o falecimento do ex-parlamentar.

A Casa Legislativa destacou o comprometimento e a fidelidade de Bosquinho com seu grupo político, do qual faz parte desde o início de sua vida pública. “João Bosco Guedes participou ativamente da vida política de Juazeiro”, diz trecho da nota.

Confira a nota na íntegra

Tivemos conhecimento há pouco do falecimento do ex-vereador João Bosco Guedes, o nosso amigo Bosquinho.

LEIA MAIS