Reunião de grupo ligado a Miguel Coelho aquece articulações para eleições de 2020

Encontro chamou atenção nos bastidores da política (Foto: Reprodução/Tribunna)

As eleições municipais acontecem apenas em outubro, porém, nos bastidores da política as articulações estão intensas. Em Petrolina, um “encontro de amigos” na quinta-feira (30) chamou atenção. Nela estavam presentes o ex-prefeito e deputado federal Guilherme Coelho (PSDB), os vereadores Alvorlande Cruz (PSL) e José Batista da Gama (PDT), além do secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando e o assessor especial da Prefeitura, Orlando Tolentino.

A reunião do quinteto chama atenção pelo momento de véspera eleitoral, mas segundo a jornalista Cinara Marques do Portal Tribunna, na pauta estava a montagem dos partidos para o segundo semestre. O grupo está alinhado com o prefeito Miguel Coelho (MDB), Simão inclusive teve seu nome especulado como possível candidato a vice do atual gestor.

Eleições 2020

Nesse ano Petrolina pode ter, pela primeira vez, segundo turno. Miguel já afirmou que buscará continuar seu trabalho à frente da Prefeitura, no lado da oposição surgem nomes como Lucas Ramos (PSB), Odacy Amorim (PT) e Julio Lóssio (PSD). O PT ainda não definiu se lançará candidatura solo ou permanecerá aliada ao PSB.

Investimento da prefeitura na Guarda Civil Municipal de Petrolina é destaque na Alepe

(Foto: Ascom)

O investimento da prefeitura destinado à Guarda Civil Municipal de Petrolina (PE) foi destaque na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe), esta semana.

A notoriedade foi dada pelo deputado estadual Marco Aurélio (PRTB) que elogiou a visão do poder público em integrar as ações da Guarda Civil Municipal (GCM) com as demais forças da segurança pública. Para o deputado, a gestão acerta em apostar na Guarda, através de treinamentos e equipamentos para aumentar a segurança na cidade e, consequentemente, reduzir os índices de violência no município.

O recém-inaugurado Centro Municipal de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública, que está sendo usado no curso de formação para novos guardas, mas que também servirá para formações e capacitações continuamente, foi citado como exemplo a ser seguido no Estado.

Presidente estadual do PT não descarta aliança com PSB em Petrolina

Doriel citou possibilidade para pleito de outubro (Foto: Jarbas Araújo/Alepe)

Enquanto os membros do PT e PSB não decidem qual rumo tomarão nas eleições de 2020 – uma candidatura própria ou aliança como em 2018 – o presidente da executiva estadual do Partido dos Trabalhadores, o deputado estadual Doriel Barros não descarta uma união aqui em Petrolina. Em entrevista por telefone ao programa Super Manhã na Rádio Jornal dessa quarta-feira (29), Barros foi enfático: há sim uma possibilidade de junção com Lucas Ramos (PSB).

LEIA TAMBÉM

Odacy Amorim propõe discussão sobre aliança entre PT e PSB para 2020

A ideia da Executiva Nacional é lançar o máximo de candidaturas possíveis em outubro, contudo em Pernambuco há um cenário peculiar, tanto na capital quanto em Petrolina. Nesses municípios há pleiteantes – Marília Arraes e Odacy Amorim – galgando candidaturas próprias, ideia ainda não aprovada pelo partido.

LEIA MAIS

“Como sou cria do ex-prefeito Isaac, resolvi acompanhar o meu vaqueiro no Partido dos Trabalhadores”, diz Paulo Bomfim sobre filiação ao PT

Paulo Bomfim e Isaac. (Foto: Internet)

Após integrar por dez anos o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), no último sábado (25), o prefeito de Juazeiro (BA), Paulo Bomfim anunciou sua saída. Sem revelar planos futuros, o gestor municipal demonstrou gratidão aos companheiros comunistas, e afirmou que o momento era de buscar novos caminhos.

No entanto, esta semana, Paulo Bomfim foi entrevistado por veículos da imprensa local e da capital baiana, sobre sua saída do PCdoB, e sem muita novidade, o gestor municipal anunciou sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT), seguindo os passos de seu líder político, o ex-prefeito Isaac Carvalho.

“Tenho dez anos de militância (no PCdoB) e fui bem acolhido e recebido. Mas, na política, sou cria do ex-prefeito Isaac. Isaac, por motivos pessoais, saiu do partido e vai entrar em outra legenda. Eu não tive problema nenhum com ninguém, nenhum arranhão, de forma alguma. Mas, como sou cria do ex-prefeito Isaac, resolvi acompanhá-lo no Partido dos Trabalhadores”, justificou Paulo Bomfim em entrevista à Rádio Metrópole, na útlima segunda-feira (27).

Eleição em Belém do São Francisco pode ter empresário disputando Prefeitura

As movimentações nos bastidores da política sertaneja seguem intensas. Na eleição de outubro para Prefeitura de Belém do São Francisco, o empresário Calby Cruz, ainda sem partido, pode lançar seu nome para o cargo mais alto da cidade.

Ele é dono do Bônus Supermercado, em Petrolina, e da fazenda Caraibeiras. Calby chega como um outsider no universo político. No município, seu nome vem sendo ventilado por parte da população e pleiteantes que apostam na renovação em 2020. Ainda não há informações concretas se Calby de fato concorrerá a algum cargo.

O nome do empresário já chegou a ser lembrado em pesquisas políticas. O próximo passo da sua investida política é se filiar a um partido ainda nesse semestre. Ele pode repetir o caminho de Clebel Cordeiro (MBD), em Salgueiro, que chegou à Prefeitura depois te ser se consolidado no município como empresário e dirigente esportivo.

Orocó: de olho em 2020, vereador anuncia desfiliação e monta grupo para eleições de outubro

Lira e aliados buscam forças em 2020 (Foto: Divulgação)

As articulações políticas em todo Sertão movimentam os bastidores da política e em Orocó (PE) não seria diferente. Atualmente ocupando uma cadeira na Câmara de Vereadores, Ismael Lira busca aliados para lançar seu nome à Prefeitura da cidade. Eleito ao Poder Legislativo com apenas 21 anos, agora mais experiente na política ele sonha alto.

A busca pela Prefeitura foi anunciada ainda no final de 2019, quando ele deixou clara sua intenção para o pleito desse ano. Nessa caminhada ele não mais estará no PSD, partido pelo qual foi eleito em 2016. Lira afirmou à nossa reportagem que “no momento oportuno irá anunciar o partido que ingressará”, na janela partidária.

Especula-se em Orocó que o Solidariedade seja sua próxima casa, fato ainda não confirmado. A elaboração do partido para 2020 inclui a filiação de 16 candidatos a vereador, articulados por Lira. Atualmente hoje ele exerce a função de Líder da Oposição na Câmara.

Lula diz que PT não pode abrir mão de candidatura de Marília Arraes no Recife

(Foto: Internet)

Em entrevista publicada neste domingo (26) no portal UOL, o ex-presidente Lula afirmou que o partido deixará o apoio ao PSB em caso de segundo turno, e que o mesmo “vale para Fortaleza, João Pessoa, Natal, Salvador”. Na ocasião, Lula confirmou que o Partido dos Trabalhadores (PT) terá candidatura própria nas eleições municipais de 2020 do Recife e que, ‘Marília [Arraes] deve ser candidata’.

“O PT não pode abrir mão de ter uma candidatura própria em Recife Quando chegar em 2022, o PSB vai pedir outra vez para o PT não ter candidato a governador depois de quatro de quatro mandatos? Será que o PT não pode ter a oportunidade de ter candidatura própria? O PT vai ter candidatura própria, a Marília deve ser candidata do PT. Se ela não for para o segundo turno, ela apoia o João Campos ou outro candidato que fizer aliança com o PT. Isso vale para Fortaleza, João Pessoa, Natal, Salvador”, disse Lula.

O posicionamento do líder veio quando foi questionado pela reportagem se nesta eleição o cenário será semelhante à disputa municipal de 2012, quando concorreram o atual prefeito Geraldo Júlio (PSB) e o senador Humberto Costa (PT). Em resposta, Lula disse que “o PT já apoiou o governador Eduardo Campos duas vezes. O PT apoiou o atual governador duas vezes. O PT já apoiou o prefeito deles duas vezes. Agora, vai ter uma eleição. Nós temos a Marília Arraes, que é uma figura pública importante no Estado, deputada federal. Tem o João Campos, que é o filho de Eduardo Campos, que também quer ser candidato”.

PSB x PT

Na última semana, a deputada federal Marília Arraes, em entrevista à Rádio Jornal, voltou a defender uma candidatura do Partido dos Trabalhadores à Prefeitura do Recife e fez críticas à gestão do PSB no Estado e na capital.

“Tem sido tratado dentro do PT a possibilidade de lançar candidatura nas principais capitais e o Recife é uma das que o PT aponta maior probabilidade de estar no segundo turno. É estar na disputa, pois time que não joga não tem torcida”, disse a petista na última sexta-feira (24).

Sobre Geraldo Julio, a deputada federal deputada disse que o prefeito do Recife precisa parar de colocar a culpa dos problemas da cidade nas costas do governo federal. “A questão nacional tem um peso na eleição, mas o que não pode é ficar jogando a responsabilidade para o governo federal. Temos que tomar as rédeas. Em 2016, Geraldo disse que a culpa de tudo era do PT, disse ”tira essa mulher” com Dilma Rousseff, reclamou que o governo não tinha ajudado e agora em 2018 fizeram campanha colocando culpa em Bolsonaro”, comentou.

Com informações do Jornal do Commercio

Deputado Jacó declara apoio à releição do vereador Tiano Felix em Juazeiro

(Foto: Reprodução/Facebook)

As eleições 2020 se aproximam, e as costuras começam a ser feitas. O deputado estadual Jacó (PT) recebeu em seu gabinete, as visitas do vereador Tiano Félix (PT), de Juazeiro (BA), e da secretária municipal da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária – ADEAP, Elayne Borges.

No encontro ocorrido na última sexta-feira (24), eles conversaram sobre as demandas da cidade, e claro, as eleições 2020. Na ocasião, Jacó reafirmou seu compromisso com Tiano, e disse que apoia sua reeleição. “É um homem de luta, ligado aos movimentos populares, uma referência no PT, e também foi secretário de agricultura daquele município. Para nós, é importante fortalecer mandatos como o dele, que nos representa”, ressaltou.

LEIA MAIS

Eleições: Miguel Coelho defende nome de Raul Henry para Prefeitura do Recife

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) esteve no Recife na sexta-feira (24) e participou de uma entrevista na TV JC. Agora aliado de Raul Henry (MDB), o gestor aposta na candidatura do colega de partida nas eleições de 2020. Segundo Miguel, isso não seria uma afronta ao PSB e aos demais integrantes da Frente Popular.

A candidatura de Raul não significa uma afronta ao PSB ou acabar com a Frente Popular. O que o senador (Fernando Bezerra Coelho) defende é o fortalecimento de um nome que já foi comprovado e testado, tanto na parte de gestão, quanto na parte de política. Raul já teve oportunidade de ser vice-governador, todo mundo conhece a história de Raul“, afirmou.

Ainda sobre a votação na capital pernambucana, Miguel destacou que a falta de união na Oposição representa mais uma preocupação de egos do que no melhor para Recife. “Não é o momento de discutir nomes, é o momento de se juntar em torno de projetos e propostas, quais são os problemas que assolam os recifenses aqui na região metropolitana, que são problemas corriqueiros. Só depois que você identifica o problema, você precisa encontrar um CPF que resolva eles”, disse.

A íntegra da entrevista está disponível na internet. Confira:

LEIA MAIS

Paulo Bomfim anuncia saída do PC do B

Em nota, prefeito agradeceu ao partido (Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim anunciou nesse sábado (25) sua saída do Partido Comunista do Brasil (PC do B), após 10 anos integrando a sigla. Em nota o gestor alega ser a hora de buscar novos caminhos. Bomfim já havia feito o comunicado sua partida aos membros da executiva municipal e estadual.

“Estou deixando o Partido Comunista do Brasil com um sentimento de profunda gratidão pela forma como fui acolhido nesta agremiação que orgulha o país pelo seu compromisso com a igualdade social, a democracia e a ética na política“, afirma na nota encaminhada à direção do partido.

Ele não informou em qual sigla ingressará. Nos bastidores da política juazeirense especula-se sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT), assim como o ex-prefeito da cidade, Isaac Carvalho fez.

Confira a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Senado analisa isenção do IPVA para motos de até 150 cilindradas

(Foto: Agência Brasil)

O projeto que reduz a zero a alíquota mínima do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motocicletas de até 150 cilindradas está em tramitação na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado. De acordo com o texto, a norma passa a valer em todo o território a partir do dia 1° de janeiro do ano subsequente à sanção da matéria.

O autor da proposta é o senador Chico Rodrigues (DEM-RR). Ele justifica o benefício alegando que 85% dos compradores de motocicletas estão nas classes C, D e E, que utilizam esse tipo de veículo para deslocamento até o trabalho, uma vez que são cidadãos com menor poder aquisitivo e que sofrem com a falta de transportes urbanos de frequência e qualidade.

O relator na comissão, senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), votou pela aprovação do projeto. Na visão dele, a medida contribui inclusive para “prevenir e inibir possível ‘guerra fiscal’ entre os estados”. O parlamentar explicou que atualmente a alíquota varia de acordo com o Estado, resultando em uma carga tributária diferente sobre o mesmo produto.

LEIA MAIS

Bolsonaro recua e afirma que não esvaziará pasta de Moro

Moro é contrário a desmembramento (Foto: Carolina Antunes/PR/Flickr)

O presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) mudou de ideia e afirmou que não mais tentará esvaziar a pasta de Sergio Moro no Governo Federal. Durante a semana Bolsonaro chegou a admitir a possibilidade de separar o Ministério da Justiça da Segurança Pública, tirando o status de “super ministro” do ex-juiz da Lava-Jato.

“O Brasil está indo muito bem. Os números indicam que a segurança pública está indo no caminho certo. A minha máxima é: em time que está ganhando, não se mexe”, sinalizou o presidente da República.

Em viagem à Índia, Bolsonaro ainda comentou que Moro é contrário ao desmembramento das pastas, contudo, essa decisão tem força da “bancada da bala”, na Câmara e do próprio presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Moro é hoje o ministro mais bem avaliado no Governo de Bolsonaro, superando inclusive a aprovação do presidente da República.

Atendimento no Cartório Eleitoral de Lagoa Grande é suspenso devido às chuvas

(Foto: blog Paulo Angelim)

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) emitiu um comunicado nessa quinta-feira (23) para informar sobre a suspensão das atividades do Cartório Eleitoral de Lagoa Grande (PE), 137ª Zona Eleitoral. A decisão é decorrente das fortes chuvas que atingiram o município nesta semana e que provocou inundações.

De acordo com o TRE-PE, as águas atingiram os mobiliários e equipamentos eletrônicos, inclusive os que fazem o cadastro biométrico e por medida de segurança para os servidores e eleitores, as máquinas não foram religadas.

Segundo a Justiça Eleitoral, as devidas providências estão sendo tomadas para normalização dos serviços. A previsão é de que os atendimentos voltem ao normal na próxima semana.

Deputado Tum se reúne com lideranças no município de Remanso

(Foto: Reprodução/WhatsApp)

No último domingo, lideranças do município de Remanso (BA) se reuniram com o deputado estadual Tum, para discutir assuntos relacionados às eleições deste ano.

Entre os principais assuntos debatidos na ocasião, destacou-se a saída de Dr. Alessandro Nunes do Partido Verde, bem como sua possível filiação ao PSC.

LEIA MAIS

Moro descarta entrar na corrida eleitoral e afirma que Bolsonaro será candidato em 2022

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro participou do programa Roda Viva de segunda-feira (20) e refirmou: não tem interesse em disputar a eleição de 2022. E para o ex-juiz da Operação Lava Jato, o atual presidente da República, Jair Bolsonaro estará na corrida eleitoral.

“O ministros do governo Jair Bolsonaro vão apoiar o presidente, esse é o caminho natural. Eu não tenho essa pretensão [de ser candidato]”, respondeu o ministro mais bem avaliado do atual governo, tendo inclusive aprovação maior do que Bolsonaro.

“Essas questões de popularidade vêm, vão, passam. O importante para mim é fazer o meu trabalho”, afirmou Moro. Elevado ao status de “herói nacional” por sua atuação na Lava Jato, Moro foi convidado por Bolsonaro logo após a eleição de 2018 e hoje integra o Poder Executivo Federal.