Compesa firma parceria com a prefeitura de Petrolina

Um dia após a posse do novo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo, fez uma visita ao município, numa demonstração de que a companhia deseja estabelecer uma parceria efetiva com o novo chefe do executivo municipal em prol dos petrolinenses. Eles estiveram nesta terça-feira (03), nos bairros de São Gonçalo, Dom Avelar e Jatobá, verificando de perto a questão de extravasamento de esgoto nas  vias desses bairros, cujos sistemas de esgotamento sanitário nunca chegaram a ser operados efetivamente pela Compesa.

Durante a visita, foi anunciado o primeiro fruto do entendimento das duas gestões: a execução de um Plano de Ação de 100 dias, para a realização de um mutirão, uma ação conjunta, para solucionar os extravasamentos de esgotos  nos bairros de São Gonçalo, Dom Avelar e Jatobá. Os custos serão compartilhados entre a Compesa e a Prefeitura. As ações consistem em serviços de desobstrução da rede coletora, recuperação dos poços de visitas ( equipamento por onde se faz a manutenção do sistema), interligação de redes condominiais às redes coletora, implantação de ligações domiciliares, entre outas intervenções.

O diretor Marconi de Azevedo, acompanhado do gerente da Unidade de Negócios de Petrolina, João Raphael, explicou ao prefeito Miguel Coelho as razões pelas quais a Compesa não assumiu com efetividade as unidades de esgotos implantados pela prefeitura. Os sistemas apresentaram uma série de não conformidades técnicas, o que impossibilitou a Compesa assumir a gestão dessas unidades”, esclareceu o diretor. Ele adiantou ao prefeito que a Compesa tem todo interesse em recuperar as unidades existentes, adequar o sistema e passar a operar.” Agora o cenário é outro e ambas as instituições estão em harmonia para melhorar ainda mais o saneamento na cidade de Petrolina. Vamos corrigir problemas graves de esgotamento sanitário que nunca puderam ser sanados em função da falta de diálogo com a gestão municipal anterior”, disse o diretor.

Além das ações do Plano dos 100 dias, a Compesa tem projetos para universalizar os serviços de esgotamento sanitário de Petrolina, onde em parceria com a Prefeitura,irão pleitear recursos de diversas fontes

A cidade de Petrolina  já apresenta uma situação privilegiada  na área de saneamento, que apresenta os melhores índices de cobertura de abastecimento de água e esgotamento sanitário do Estado de Pernambuco. Nos últimos anos, o município ganhou um novo sistema de água, o Sistema Vitória e um novo sistema de esgotamento sanitário. Foram investidos mais de R$ 150 milhões nos últimos anos.

Definidos horários de velório e sepultamento do corpo do Dr. Marcelo Soares, esposo de Lúcia Giesta

Foi com pesar que a população petrolinense recebeu nesta noite a notícia do falecimento do esposo da ex-secretária de Saúde de Petrolina, Lúcia Giesta, Dr. Marcelo Soares. Ele faleceu no Hospital Neurocárdio, onde estava se tratando de um Câncer de Pâncreas, descoberto recententemente em um exame de rotina.

O velório do Dr. Marcelo Soares, renomado Cirurgião Bucomaxilofacial, será realizado no núcleo Maçônico, que fica localizado na avenida da Integração, ao lado do Mundo da Lua, a partir das 10 manhã. O sepultamento está programado para às 16:30 horas, em local ainda indefinido.

 

Petrolina perde o Cirurgião Bucomaxilofacial Dr. Marcelo Soares

Dr. Marcelo Soares ao lado da esposa Lúcia Giesta/Foto: Internet

Faleceu agora há pouco, no Hospital Neurocárdio em Petrolina, vítima de um câncer de pâncreas, o Cirurgião Bucomaxilofacial Dr. Marcelo Soares, ex-presidente da Seccional da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e esposo da ex-secretária de Saúde, Lúcia Giesta.

Dr. Marcelo era um homem muito querido, pessoa muito educado que tratava a todos com delicadeza e respeito, foi também um colaborador deste Blog nos incentivando e dando sugestões para melhorarmos ainda mais nossa linha editorial.

Ainda não temos informações sobre os locais do velório e do sepultamento.

“Arruma a mala aê”: vereador Aero Cruz rebate críticas de Paulo Valgueiro

Vereador Aero Cruz (PSB)

Em nota enviada a imprensa, o vereador Aero Cruz (PSB), empossado na manhã desta terça-feira (3), contestou as afirmações do colega Paulo Valgueiro (PMDB), que fez duras críticas sobre o episódio que constrangeu o ex-prefeito Julio Lossio (PMDB), ao sair da prefeitura, no dia da posse de Miguel Coelho (PSB), sob vaias e ao toque da música“Arruma a mala aê”.

Aero esclarece que ao contrário do que afirma Paulo Valgueiro, a iniciativa em tocar a música não foi do prefeito e sim do povo.

Confira a nota:

Sobre as declarações do vereador Paulo Valgueiro, gostaria de esclarecer que a música a qual o vereador se refere não partiu do som oficial do evento da transmissão de cargo. Havia um ‘paredão’ nas proximidades da prefeitura, num local público, onde as pessoas têm liberdade para ir e vir. A manifestação partiu da rua, do povo.

O governo não organizou nada e o vereador deveria primeiro se informar antes de sair divulgando críticas infundadas ao prefeito e à atual gestão.  

A manifestação das ruas é a legítima vontade do povo. Não temos por hábito mandar ou manipular as pessoas. Esse tipo de atitude não faz parte do novo tempo.

Aero Cruz/Vereador

Mutirão no saneamento chega a cinco bairros, em Petrolina

(Foto: ASCOM PMP)

Cinco bairros de Petrolina, serão contemplados durante esta semana com mutirão no saneamento, segundo informações divulgadas pela assessoria de comunicação da prefeitura. Os bairros escolhidos passaram por uma vistoria do prefeito Miguel Coelho e técnicos e diretores da Compesa.

Ainda no domingo, durante sua posse Miguel Coelho, afirmou que entre as muitas prioridades do seu governo a infraestrutura seria uma das primeiras atividades da sua gestão.

“Com uma parceria com a Compesa para recuperar o saneamento, fazer uma manutenção em mais de dez bairros da nossa cidade e devolver a população um saneamento básico de qualidade”, afirmou durante coletiva na prefeitura de Petrolina.

Nesta terça-feira (03), o trabalho foi iniciado e vai beneficiar os bairros São Gonçalo, Dom Avelar, Jatobá, Pedro Raimundo e Vale do Grande Rio. Os bairros escolhidos, foram avaliados e considerados pontos críticos.

Os dois primeiros bairros beneficiados serão o São Gonçalo e Dom Avelar. Os demais locais receberão o mutirão durante os próximos 30 dias.

Paulo Valgueiro critica gesto de Miguel Coelho durante transmissão de cargo

“O prefeito Miguel inicia sua gestão tendo como primeiro ato a deselegância”, disse Valgueiro. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O vereador Paulo Valgueiro (PMDB) criticou o gesto do prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho (PSB), em permitir que a música “Arruma a mala aí” fosse tocada no som oficial da solenidade. O parlamentar afirmou que o primeiro ato de Miguel como prefeito foi a deselegância, já que faltou respeito com o ex-prefeito Júlio Lossio (PMDB) durante a cerimônia.

Confira a nota

O ex-prefeito Julio Lossio agiu com muita elegância ao receber o Prefeito Miguel Coelho para a transmissão do cargo, cumprindo com nobreza o seu dever cívico.

Na saída do prefeito que deixa o cargo, manifestações populares de aprovação e desaprovação fazem parte do processo. De fato, não é fácil controlar as reações apaixonadas da população. Mas o que não deveria fazer parte da solenidade foi a deselegância do Prefeito Miguel Coelho ao permitir que o carro de som utilizado pelo seu cerimonial tocasse uma música hostilizando o ex-prefeito e a sua família no momento em que deixavam o local.

A famigerada música “Arruma a mala aí” foi tocada no carro de som oficial da transmissão de cargo, mostrando uma total falta de respeito à liturgia do momento. Não foi bonito, não foi engraçado, não foi cortês, não foi necessário. Ao contrário, o deselegante ato só demonstrou os sentimentos de revanchismo, de falta de educação, de animosidade, que não deveriam compor a equipe que chega para administrar a nossa Petrolina.

Contrariando o seu discurso de palanques desarmados, o prefeito Miguel inicia sua gestão tendo como primeiro ato a deselegância. Caso diga que não foi responsável pelo fato, o prefeito inicia o seu governo sem a capacidade de comandar os seus auxiliares. Só nos resta torcer para que seja apenas deselegância. Que Miguel saiba administrar com destreza e liderança os destinos do povo de Petrolina.

Paulo Valgueiro
Vereador PMDB

Gleide Ângelo chega a Petrolina com equipe do DHPP

Equipe da DHPP no aeroporto de Petrolina (Foto: Blog Waldiney Passos)

No final da manhã de hoje (03) a delegada Gleide Ângelo desembarcou no aeroporto Senador Nilo Coelho em Petrolina. A delegada estava acompanhada de uma equipe do Departamento De Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Conhecida no estado como “a delegada dos casos impossíveis”, Gleide Ângelo não falou muito, apenas reafirmou o seu compromisso em somar ao que já foi feito e que deve ficar na cidade até o dia 13, deste mês. Entre os membros da equipe estavam o delegado Alfredo Jorge e o perito criminal Gilmário Lima, que acompanha o caso desde o início.

Vereador Ruy Wanderley pede resposta do Governo Estadual sobre o Caso Beatriz

O vereador Ruy Wanderley (PSC) pediu, durante o seu discurso na votação para a presidência da mesa diretora da Câmara Municipal de Petrolina (PE), ao presidente da Câmara, Osório Siqueira (PSB), que, em nome da Casa, cobrasse uma resposta do Governo do Estado sobre o Caso Beatriz. Segundo o parlamentar, a cidade “não pode ficar amargurada com essa crise violenta” que assola a região.

“Eu queria fazer um pedido e queria deixar aqui uma reflexão. Gostaria que Vossa Excelência [Osório], em nome desta Casa, possa cobrar do Governo do Estado, através da Secretaria de Segurança Pública, uma resposta definitiva em relação ao Caso Beatriz. Petrolina não pode ficar amargurada com essa crise violenta na qual a cidade se encontra”.

Caso Beatriz

A garota Beatriz Angélica foi brutalmente assassinada em dezembro de 2015 durante uma festa de formatura no Colégio Maria Auxiliadora, em Petrolina (PE). O corpo da menina foi encontrado em um depósito, próximo ao local onde era realizada a cerimônia, com vários golpes de faca.

Delegada

A delegada Gleide Ângelo, chega a Petrolina, hoje (03) para dar continuidade as investigações do caso Beatriz. Esta é a segunda vez que a delegada visita à região.

 

Vereadores Ibamar Fernandes e Aero Sim são empossados na Câmara Municipal de Petrolina

(Foto: ASCOM)

Os suplentes Ibamar Fernandes (PRTB) e Aero Sim (PSB) tomaram posse como vereadores na manhã desta terça-feira (3) no gabinete do presidente da Câmara Municipal de Petrolina (PE).

Eles foram chamados para o cargo após os vereadores eleitos Maria Elena (PSB) e Zé Batista da Gama (PSB) assumirem, no governo de Miguel Coelho (PSB), as secretarias de Cultura, Turismo e Esportes, e Desenvolvimento Econômico e Agrário, respectivamente.

Caso Beatriz: A delegada Gleide Ângelo retorna a Petrolina

(Foto: Internet)

A delegada Gleide Ângelo, chega a Petrolina, hoje (03) para dar continuidade as investigações do caso Beatriz, esta é a segunda vez que a delegada visita à região.

Designada em dezembro de 2016 para assumir o comando das investigações do caso, da menina Beatriz Angelica, que foi assassinada com 42 facadas durante a festa de formatura de segundo grau da irmã, no Colégio Maria Auxiliadora, na noite do dia 10 de dezembro de 2015, e até hoje ninguém foi preso ou indiciado pelo o crime.

Em 13 de dezembro. A delegada esteve em reunião no Ministério Público de Pernambuco da região, quando informou que a partir dali iria analisar os 13 volumes do inquérito sobre o caso.

com informações do JC Online

Eleição para diretoria do Sintcope terá chapa única

(Foto: ASCOM)

Com o fim do prazo para o registro de chapas para disputa da eleição de renovação da diretoria e do conselho fiscal do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina (Sintcope) para o triênio 2017-2019, apenas a chapa “Comerciário Cidadão” participará do pleito.

Segundo Eunice Nunes, integrante da comissão eleitoral, como a eleição conta com apenas uma chapa, é necessário que o grupo consiga dois terços dos votantes aptos, mais um, para conseguir a vitória no pleito. Ainda conforme o estatuto do sindicato, a lista com os nomes dos comerciários aptos a votar ficará disponível dez dias antes da eleição.

A chapa é liderada por Dilma Gomes dos Reis e Sergio Gomes Lacerda, candidatos à reeleição, respectivamente para as funções de presidente e vice.

LEIA MAIS

Maria Elena deixa mensagem após ser convocada para assumir a secretaria da Cultura, Turismo e Esportes de Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

A vereadora Maria Elena (PSB) deixou uma mensagem após ser convocada pelo prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho (PSB), para fazer parte do corpo de secretários da atual administração na pasta da Cultura, Turismo e Esporte. Segundo a parlamentar, há desafios na vida política que são impostos e dos quais não se pode fugir.

Confira a mensagem

Bom dia! minhas amigas e amigos de tantas estradas.

A vida pública e política, me reserva (e as vezes até me impõe) desafios dos quais muitas vezes não posso fugir, como mulher de linha, de partido e de grupo politico coeso onde devoto muita amizade, respeito e consideração.

O último, esta sendo esse. Fui convocada pelo nosso Prefeito Miguel Coelho e pelo meu amigo Senador FBCoelho para fazer parte do seu corpo de Secretárias Municipais na Pasta da Cultura, Turismo e Esporte de Petrolina.

Inicialmente, deu-se um nó na minha garganta; Uma aflição; Um disparo (que até pode ser pro futuro) por tudo de significados que esse convite me representava e me representa. Uma mudança de 180 graus. Relutei, ponderei.

Como deixar o meu Legislativo Municipal que amo e me dediquei a vida toda, onde sou vereadora agora no 5º mandato. Como me afastar das bandeiras de lutas que ocupavam e ocupam os espaços mais importantes das minhas produções e embates legislativos? Onde a mulher, os direitos humanos a cultura e a infraestrutura da cidade eram ( e continuarão sendo) as principais protagonistas? como enfrentar a resistência de minha família e das inúmeras pessoas amigas que sempre estiveram e estão ao meu lado e não concordam com o meu afastamento? Ante a duvida e a certeza, como perfilar?

LEIA MAIS

Roberta Arraes toma posse do cargo de deputada, em Recife

(Foto: Facebook/Roberta Arraes)

No primeiro dia do ano Miguel Coelho foi empossado e iniciou seus trabalhos na prefeitura de Petrolina, enquanto isso nesta segunda-feira (02), Roberta Arraes (PSB) assumiu a vaga do ex-deputado na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

A nova deputada do Araripe, Roberta Arraes (PSB) obteve cerca de 38 mil votos nas eleições de 2014 e ficou com a 4º suplência. Em sua página no Facebook, Roberta Arraes (PSB), falou sobre o novo cargo.

“Hoje foi um dia de grandes emoções e momentos especiais que marcaram o início de minha nova jornada. Tomei posse como Deputada Estadual, reafirmando meu compromisso de trabalhar incansavelmente pelos pernambucanos, junto ao Governo do Estado e prefeitos e com o apoio do povo. A vocês, que me acompanham diariamente e confiam em meu trabalho, meus sinceros agradecimentos. Estou pronta para assumir esse desafio!”

Além de Roberta Arraes, assumiram efetivamente os deputados Jadeval de Lima (PDT), Paulinho Tomé (PT), Isaltino Nascimento (PSB) e Laura Gomes (PSB). Os suplentes Gustavo Negromonte (PMDB) e Teresinha Nunes (PSDB) assumiram porque os deputados Nilton Mota (PSB) e Alberto Feitosa (PR) se licenciaram o primeiro para assumir a Secretaria estadual de Agricultura e o segundo a pasta de Habitação da Prefeitura do Recife.

Taxa de bombeiros, para alguns veículos, sobe devido a erro no site do Detran-PE

(Foto: Internet)

O Contribuinte que consultou o site do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) para checar os valores de 2017 do IPVA, taxa de bombeiros, licenciamento e seguro obrigatório tomou um susto. Por conta de um erro no site, a taxa de bombeiros aparecia com um valor bem acima da paga no ano anterior. Alguns proprietários de veículos, que no ano passado desembolsavam R$ 39,53; para este ano se depararam com uma cobrança de R$ 107,26 (quase três vezes o valor de 2016).

Por meio de nota, a assessoria de comunicação do Detran informou que “alguns proprietários de veículos, ao consultar os valores do Licenciamento 2017, encontraram a taxa de bombeiros com um valor diferente do previsto. Segundo Décio Lira, Gestor de Informática do órgão, o que aconteceu foi que alguns veículos podem ter sido apresentados com o valor da categoria incorreta. A equipe de informática identificou e de imediato procedeu com o recalculo. Em caso de dúvidas, o usuário deve consultar o site do Detran-PE ou o aplicativo Detran Fácil via celular”.

Com informações do JC Online