Sistema prisional de Pernambuco recebe um repasse no valor de R$ 44,7 milhões

(Foto: Ilustrativa)

O sistema prisional voltou a ter  destaque negativo recentemente, com o massacre de 60 detentos em unidades prisionais do Amazonas. Para amenizar as carências do setor o Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) liberou R$ 1,2 bilhão para o sistema prisional, deste valor R$ 44,7 milhões foi destinado para o estado de Pernambuco.

Em Pernambuco, R$ 31,9 milhões serão destinados à abertura de novas vagas e outros R$ 12,8 milhões, à compra de equipamentos que reforcem a segurança nos presídios.

Conforme a assessoria de imprensa da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, na próxima semana, o secretário Pedro Eurico deve participar de um encontro com secretários de outros estados para discutir o tema e a aplicação dos recursos. Não foi informado ainda se o montante para a abertura de novas vagas será utilizado em alguma unidade prisional ainda não anunciada pelo Governo ou na conclusão de complexos prisionais que já tiveram obras iniciadas, como os de Araçoiaba e de Itaquitinga. Atualmente, Pernambuco tem um déficit de cerca de 20 mil vagas. De 2015 para cá, duas novas unidades foram abertas – Santa Cruz do Capibaribe, com 176 vagas, e Tacaimbó, com 676.

Conforme o Governo Federal, o repasse é o “maior investimento jamais realizado no sistema penitenciário do Brasil”. Do total de R$ 1,2 bilhão, R$ 799 milhões serão destinados à construção de penitenciárias nos estados, e R$ 321 milhões, à promoção da cidadania.

Com informações do FolhaPE

Deterioração do prédio da Prefeitura de Petrolina impressiona; Veja fotos

Cadeiras rasgadas na prefeitura. (Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito Miguel Coelho (PSB) convocou a imprensa de Petrolina (PE) para visitar e visualizar, na tarde desta quinta-feira (5), o estado no qual foi entregue o prédio da Prefeitura Municipal pela gestão de Júlio Lossio. A precariedade da estrutura do local impressiona. Buracos em tetos, cadeiras em péssimos estado de conservação, infiltrações, pintura desgastada, enfim, um verdadeiro caos.

Miguel afirmou que é necessário mostrar para a população as condições nas quais foram entregues o prédio. “Eu disse durante a transição [de governo] e repito: a nossa responsabilidade é do dia 1º para frente. Agora a gente precisa deixar claro para a população as condições que nos foi entregue”.

Em breve mais informações sobre a visita.

Veja mais fotos

 

Ronaldo Cancão descarta liderança da bancada de situação na Câmara de Vereadores

(Foto: Arquivo)

O vereador Ronaldo Cancão (PTB) anunciou sua volta ao grupo do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) durante essa semana. Contudo, descartou uma possível composição na liderança da situação na Câmara Municipal de Petrolina. “Liderança não. Vou ajudar a bancada, mas essa questão de liderança não discutimos”, enfatizou o vereador.

O parlamentar afirmou que voltou para o grupo após um convite do senador e do prefeito Miguel Coelho (PSB). “Houve um convite do senador Fernando e de Miguel na tentativa de uma reaproximação, já que eu convivi com ele 27 anos. Ainda resisti durante 20 dias, mas resolvi atender esse pedido para que eu pudesse ajudar o governo, inclusive na candidatura de Fernando Filho a deputado Federal. Eu entendi que devo ajudá-lo e vou fazer o que for possível”, disse Ronaldo.

 

Mensagem divulgada no Whatsapp sobre radar na Ponte Presidente Dutra é falsa

(Foto: Divulgação)

As mensagens que circulam via WhatsApp informando sobre a instalação de um radar de velocidade na Ponte Presidente Dutra são falsas, de acordo a Polícia Rodoviária Federal.

Mais uma vez circula nos grupos de WhatsApp a mensagem de que teria um radar fixo na Ponte Presidente Dutra, que estaria multando quem ultrapassa o limite de velocidade de 50 km/h. Entretanto o Inspetor da Polícia Rodoviária Paulo Lima, informou que essa notícia não procede desta maneira.

“Com a existência de um radar fixo ou não, o limite de velocidade é de 50km/h e precisa ser respeitado. As pessoas precisam dirigir de acordo com a velocidade regulamentar”, afirma o inspetor.

Ainda para quem costuma ultrapassar o limite estipulado, Paulo Lima deixa claro, que não existe um radar fixo, entretanto existe o radar portátil, que é utilizado diariamente na ponte durante fiscalização.

Projeto que propõe reforma administrativa é aprovado na Câmara de Vereadores de Petrolina

Na manhã de hoje (05), durante a sessão extraordinária na Câmara Municipal de Petrolina, os 23 vereadores marcaram presença para a votação do Projeto de Lei N° 001/2017, que altera a Lei Municipal N° 2.612, de 27 de janeiro de 2014.

O início da sessão contou com discursos de boas vindas aos novos integrantes da Casa Plínio Amorim, contudo, após iniciado os debates sobre o projeto, a oposição fez discursos rígidos em relação ao projeto que foi aprovado em 1° e 2° turno. Os que votaram contra afirmaram que o projeto é precipitado e incompleto, que deveria ser discutido.

O Projeto de Lei 001/2017 do Poder Executivo, que foi aprovado com 18 votos a favor e 5 contra, altera a Lei Municipal n° 2.612 com a extinção de 20 cargos comissionados para conter gastos.

O segundo projeto foi aprovado por unanimidade e altera para quatro o número de chefes de gabinete e para seis o número de assistentes administrativos. Além disso, o salário para chefe de gabinete fica estipulado no valor de R$ 4.000,00 e de assistente administrativo no valor de R$ 1.365,12.

Cristina Costa critica projeto de lei que define estrutura orgânica do município de Petrolina

(Foto: Arquivo)

A vereadora Cristina Costa (PT) criticou o Projeto de Lei nº 001/2017, que define a estrutura orgânica do município de Petrolina (PE), como, por exemplo, as secretarias, superintendências e diretorias, e que está sendo apreciado para votação neste momento na primeira sessão extraordinária de 2017 na Câmara Municipal da cidade.

Segundo a vereadora, seria mais interessante o prefeito Miguel Coelho se inteirar sobre a real situação do município e só depois propor a reforma administrativa que está sendo apreciada na Casa Legislativa. “Por quê não a gente [os vereadores] trabalhar, o prefeito aproveitar esse mês de janeiro para tomar pé da prefeitura, conhecer realmente a situação e depois manda a reforma administrativa?”, disse.

Outro ponto questionado por Cristina foi o fato do Projeto criar as secretarias sem dispor sobre as suas atribuições. “No parágrafo 8, do artigo 6º do projeto, ele apenas renomeia a secretaria, mas a estrutura continua a mesma em todos os sentidos. Nas atribuições ele não altera nada, mas ele cria as secretarias. Como é que pode criar uma nova secretaria sem as atribuições definidas?”.

Secretaria de Educação de Petrolina emite nota sobre pagamento de bônus e 1/3 de férias dos servidores da educação

(Foto: Internet)

A Prefeitura Municipal de Petrolina (PE) emitiu uma nota, nesta quinta-feira (5), através da Secretaria de Educação, esclarecendo aos servidores municipais da educação que o valor da bonificação referente ao rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) será pago, assim como o valor como o calor referente ao 1/3 de férias que ainda não foi pago.

Confira a nota

A Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Secretaria de Educação, esclarece aos servidores municipais que o valor da bonificação referente ao rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) será honrado. O valor de R$ 1.565,00 – sobre este valor não é incidido nenhum desconto – para os professores em regência que recebem pelos 60% dos fundos (1965 servidores) está em processo de empenho.

Além do valor referente ao rateio, a prefeitura também garantiu o pagamento de 1/3 de férias.

O valor do bônus é referente a divisão das sobras do Fundeb do último ano no valor de R$3 milhões e 200 mil. A folha gerada deveria ser paga na outra gestão, mas foi enviada ao banco em período de recesso e o arquivo não é valido.

De acordo com a secretária Maéve Melo, a equipe da gestão está empenhada em fazer as devidas correções burocráticas para que o valor seja creditado o quanto antes nas contas dos servidores”.

Projeto Capacita oferece 16 cursos profissionalizantes gratuitos, em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Através do projeto “Capacita” a Faculdade Maurício de Nassau, oferece 16 cursos profissionalizantes gratuitos. São 2 mil vagas e as inscrições já estão abertas.

Os cursos oferecidos são para as seguintes áreas: de Direito, Ciências Contábeis, Administração, Gestão, Psicologia, Comunicação e Segurança do Trabalho. Os cursos são: Raciocínio Lógico e Matemática para concursos; Gestão Comercial e Técnicas de Vendas; Dicção e Oratória – Técnicas para falar em Público; Direito da Criança e do Adolescente; Elaboração de Plano de Negócios na Prática; Práticas Ergonômicas; Estratégia da Pedagogia Empresarial na Gestão de Escolas; dentre outros. Todos eles com direito a certificado, que deverá ser retirado diretamente do sistema.

As inscrições podem ser feitas através do site da instituição e para participar é preciso doar 1kg de alimento não perecível no dia do curso. As aulas acontecem entre os dias 16 e 24 de janeiro. As vagas são limitadas.

Outras informações através do telefone 3866-5800

Miguel Coelho afirma em nota que serviços suspensos na prefeitura são devido a falta de pagamento da gestão de Júlio

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito de Petrolina (PE), Miguel Coelho (PSB), emitiu uma nota convidando toda a imprensa para visitar, na tarde desta quinta-feira (5), às 14:30 horas, o prédio da prefeitura e conhecer o estado no qual se encontra a estrutura deixada por Júlio Lossio, o que impossibilita o bom funcionamento de alguns setores. Segundo a nota, todas as secretarias  se encontram com as linhas telefônicas cortadas.

Confira a íntegra da nota

A Prefeitura de Petrolina informa que alguns serviços da administração municipal estão suspensos devido à falta de pagamento ou manutenção, que deveriam ser realizados pela gestão anterior. No prédio da prefeitura e em todas as secretarias, por exemplo, os telefones estão cortados e a estrutura encontra-se deteriorada, impossibilitando alguns setores de desempenharem suas atividades com excelência.

A Controladoria Geral e a Secretaria da Fazenda, por exemplo, determinaram que o expediente será apenas interno até o dia 12 deste mês, sem atendimento ao público em geral, com exceção do setor para pagamentos de tributos, que funciona normalmente. A decisão foi tomada considerando que a gestão administrativa anterior deixou de repassar  documentos pertinentes à área de pessoal, de patrimônio, e ainda da área financeira que seriam de vital importância para esta gestão diagnosticar os problemas de cada setor e assim estabilizar o atendimento à sociedade. Diante disso, é importante proceder uma auditoria nas contas da Prefeitura Municipal de Petrolina, a fim de identificar a real situação das contas para garantir o normal funcionamento dos setores.

Para que a população tenha conhecimento da situação, o prefeito Miguel Coelho convida a imprensa para uma visita in loco ao prédio da prefeitura municipal, nesta quinta-feira (5), às 14h30. Mesmo diante das dificuldades, é importante destacar que a gestão vem trabalhando para sanar os problemas o mais rápido possível“.

Pista no Distrito Industrial fica intransitável devido ao acúmulo de entulhos e lixo; Prefeitura emite nota sobre a situação

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Uma das pistas que liga uma estrada do distrito ao outro está praticamente intransitável devido ao acúmulo de entulhos e lixo. O local virou um verdadeiro depósito de materiais descartados pela população.

Além disso, é possível encontrar sacolas de lixo, várias garrafas de vidro e, principalmente, entulho de construções. Até sofás são encontrados na via.

Sem pudor algum, carroceiros e até caçambas fazem o despejo de todo tipo de material no local. No entanto, o problema não é nenhuma novidade, pois há mais de um ano são feitas reclamações sobre a situação, mas nenhuma atitude é tomada.

Após o blog entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade/Infraestrutura e Habitação, foi emitida uma nota informando que a prefeitura está convocando os prestadores de serviço terceirizados que cuidam da limpeza pública para revisão dos contratos. Ainda de acordo com a nota, assim que os esclarecimentos não prestados pela equipe de transição de Júlio forem realizados, a prefeitura tomará alguma medida.

Nota

Devido ao processo de transição, a secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade está convocando os prestadores de serviço terceirizados, responsáveis pela execução do trabalho de manutenção e limpeza pública, para análise e revisão dos contratos. Tão logo os esclarecimentos que não foram prestados pela equipe de transição da gestão anterior sejam feitos, uma providência será dada ao problema”.

Confira mais fotos

(Foto: Blog Waldiney Passos)

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Muita comoção no sepultamento do corpo do Dr. Marcelo Soares

Parentes e amigos prestaram a última homenagem ao Dr. Marcelo Soares, ex-presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) Regional Petrolina e esposo da Dra. Lúcia Giesta, ex-secretária de Saúde de Petrolina, falecido ontem (03), vítima de câncer.

Na chegada ao cemitério Jardim da Paz, na estrada da Tapera, o corpo de Dr. Marcelo, foi recebido pelos irmãos maçons.

“Marcelão”, como era carinhosamente chamado pelos colegas de profissão, foi presidente da ABO, presidente de congresso, diretor de hospital, tendo colaborado imensamente com o desenvolvimento da ciência e evolução da odontologia na região.

Após a missa de corpo presente a urna funerária foi depositada no túmulo por volta das 18:30 horas desta quarta-feira (04).

 

Equipe do SEST SENAT participa do I Seminário de Alinhamento e Integração de Gestores e Coordenadores, em Recife

(Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (04) diretor do SEST SENAT Simão Durando e equipe de coordenadores participaram do I Seminário de Alinhamento e Integração de Gestores e Coordenadores, em Recife.

Durante o seminário foram apresentadas as metas de ação da unidade Petrolina para este ano. Entre as demandas apesentadas estão a inauguração, em fevereiro, do 1ª simulador de alta tecnologia e a caravana do transporte que percorrerá todo o Sertão de Pernambuco levando os serviços do SEST SENAT aos trabalhadores do transporte. Outras atividades anunciadas foram a 1ª corrida de rua noturna e o 1ª passeio ciclístico em Petrolina.

Senac oferta cursos de férias para crianças em Petrolina

(Foto: Internet)

Senac abre inscrições para programação de férias com foco em crianças e adolescentes em três municípios do Interior de Pernambuco: Petrolina, Caruaru e Garanhuns.

Com o sucesso de reality shows e outros programas de culinária na televisão, os cursos de gastronomia surgem como os mais procurados. Em Petrolina, as crianças podem escolher entre os cursos de Minichef e Chef Teen. Os interessados devem realizar a inscrição na unidade na qual deseja estudar, até a data de início das aulas ou enquanto houver vagas.

Em Caruaru, serão oferecidas duas turmas de Minichef. Além dele, há o de Estilista Mirim, que vai ensinar customização de roupas. A Unidade de Garanhuns também apostou na gastronomia e também vai realizar o curso de Minichef.

Confira abaixo a tabela com todos os detalhes de cada curso

Unidade Curso Início Término Horário Valor Faixa Etária Telefone
Caruaru Minichef 09/01/2017 17/01/2017 9h às 12h R$ 190 5 a 10 anos 3727.8251
Caruaru Minichef 23/01/2017 31/01/2017 14h às 17h R$ 190 5 a 10 anos 3727.8251
Caruaru Estilista Mirim 09/01/2017 17/01/2017 9h às 12h R$ 150 7 a 12 anos 3727.8251
Caruaru Estilista Mirim 16/01/2017 24/01/2017 14h às 17h R$ 150 7 a 12 anos 3727.8251
Petrolina Minichef 16/01/2017 20/01/2017 8h às 11h R$ 290 5 a 10 anos 3983.7602
Petrolina Chef Teen 23/012017 30/01/2017 8h às 11h R$ 290 11 a 16 anos 3983.7602
Garanhuns Minichef 23/01/2017 27/01/2017 14h às 17h R$ 150 5 a 10 anos 3764.2700

Com informações da ASCOM

Cine Raiz promove mostra “Vai ter Luta!” organizada pelo P1 Rappers

(Cartaz Divulgação)

Parceria firmada entre o grupo de rappers P1 Rappers e o espaço Janela 353, promove neste sábado (07) a mostra “Vai ter Luta”, com uma série de filmes e debates sobre o engajamento social, censura e manipulação da mídia e juventude.

A mostra iniciará com a exibição do documentário “A Revolução Não Será Televisionada” e como já acontece tradicionalmente a cada exibição um mediador irá propor a discussão entre os espectadores ao fim da película. Entre os convidados para a mediação da mostra estão representantes de movimentos sociais como Levante Popular da Juventude e da Frente Brasil Popular.

A primeira exibição acontece neste sábado, a partir das 18h, no Espaço Janela 353. A programação do Cine Raiz prossegue com A Onda, no dia 14/01 e o encerramento da mostra será no sábado 28/01, com apresentação musical do P1 Rappers. Todas as exibições são abertas ao público, com entrada gratuita, mas é necessário chegar ao local antes de 18h para garantir o ingresso.