Gel anticoncepcional masculino tem 99% de eficácia, diz pesquisa

Cientistas têm desenvolvido um gel anticoncepcional masculino, que está sendo produzido pela empresa de biotecnologia Contraline, nos EUA, para bloquear a saída de espermatozoides do corpo do homem nas ejaculações. A pesquisa foi feita com mais de 1,5 mil voluntários de diferentes idades. O contraceptivo foi injetado no canal deferente deles — o tubo que transporta os espermatozoides dos testículos para fora do corpo — em uma consulta médica, após receberem uma anestesia local.

Todos os participantes continuaram a ter ejaculações, mas a contagem de espermatozoides caiu de 99% a 100% apenas um mês após o procedimento, mostrando que o método de contracepção foi eficaz na prevenção da saída dos espermatozoides do corpo. “Os pesquisadores visam desenvolver um método de contracepção masculino parecido com a vasectomia, como uma vantagem de ser reversível de forma mais fácil”, avalia o Dr. Eduardo Pimentel, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

“A pesquisa desenvolveu um gel que é injetado, com uma agulha bem fina, no ducto deferente”, explica o urologista. O médico acrescenta que o gel funcionaria como uma “rolha” ou tampão” do ducto, impedindo que os espermatozoides saiam. A Contraline espera que o gel (chamado “Adam”) receba aprovação da Food and Drug Administration, agência equivalente à Anvisa nos Estados Unidos, como um novo medicamento experimental ainda este ano para o início dos testes clínicos, e chegue ao público até 2027.

Correio Brasiliense

Coreia do Norte dispara míssil balístico em direção ao Mar do Japão

A Coreia do Norte lançou um míssil balístico neste domingo (14), anunciou o Exército sul-coreano, poucos dias depois de vários exercícios de artilharia com munição real que sinalizam um endurecimento da posição do regime de Pyongyang.

“A Coreia do Norte lançou um míssil balístico não identificado em direção ao Mar do Leste”, disse o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul em um comunicado, referindo-se a uma área também conhecida como Mar do Japão. Segundo o Estado-Maior Conjunto, o míssil voou mil quilômetros. A Guarda Costeira japonesa anunciou ter detectado “um objeto, potencialmente um míssil balístico, lançado pela Coreia do Norte”, citando informações do Ministério da Defesa do país, e pediu que os navios na área fossem cautelosos.

O último míssil lançado pela Coreia do Norte, em 18 de dezembro, foi um míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasong-18 de combustível sólido, o mais avançado que possuem, e foi disparado em direção ao Mar do Japão. Em janeiro, a Coreia do Norte realizou exercícios de artilharia com munição real em sua costa ocidental, perto de ilhas sul-coreanas cuja população civil foi chamada para se abrigar.

Mudança de tom
Na quarta-feira, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, descreveu a Coreia do Sul como o “principal inimigo” do país. “Finalmente chegou o momento histórico em que devemos defini-lo como o Estado mais hostil em relação à Coreia do Norte”, afirmou Kim, qualificando seu vizinho como o “principal inimigo” de Pyongyang.Essas declarações marcam uma mudança de tom na política norte-coreana, e analistas acreditam que Pyongyang adotará uma posição mais dura no futuro.

As relações entre as duas Coreias estão em seu ponto mais baixo em décadas. Em dezembro, Kim ordenou acelerar os preparativos militares para uma “guerra” que poderia “ser desencadeada a qualquer momento”. Ele também denunciou uma “situação de crise persistente e incontrolável”, supostamente causada por Seul e Washington com seus exercícios militares conjuntos na região.

Pyongyang conseguiu lançar um satélite espião no ano passado, após, segundo a Coreia do Sul, receber assistência tecnológica russa em troca de entregas de armas para a guerra que Moscou trava na Ucrânia. Nesse sentido, autoridades norte-coreanas anunciaram neste domingo que o ministro das Relações Exteriores da Coreia do Norte visitará a Rússia na próxima semana.

No ano passado, a Coreia do Norte também consolidou sua posição como potência nuclear em sua Constituição e lançou vários mísseis balísticos intercontinentais, violando resoluções da ONU. Em novembro, Seul suspendeu parcialmente um acordo concluído com Pyongyang em 2018, que visava a prevenir incidentes militares na fronteira, mais uma indicação do agravamento das tensões entre os dois vizinhos. Desde que Pyongyang realizou seu primeiro teste nuclear, em 2006, o Conselho de Segurança da ONU adotou inúmeras resoluções pedindo que a Coreia do Norte encerre seus programas nucleares e de mísseis balísticos.

AFP

Ataques israelenses matam mais de 30 na Faixa de Gaza e número de vítimas da guerra se aproxima de 24 mil

Mais de 30 palestinos, incluindo crianças, foram mortos em dois ataques aéreos israelenses na noite de sexta-feira (12) para sábado (13), na Faixa de Gaza, disseram autoridades. Um vídeo fornecido pelo departamento de Defesa Civil de Gaza mostrou equipes de resgate vasculhando os escombros retorcidos de uma casa na Cidade de Gaza com lanternas na manhã de sábado, depois que ela foi atingida por um ataque israelense.

As imagens mostram uma menina enrolada em cobertores com ferimentos no rosto sendo carregada e pelo menos duas outras crianças que pareciam mortas. Um menino, coberto de poeira, estremeceu ao ser colocado em uma ambulância. O ataque à casa no bairro de Daraj matou pelo menos 20 pessoas no total, segundo o porta-voz da Defesa Civil, Mahmoud Bassal.

Outro ataque perto da cidade de Rafah, no Sul do país, na fronteira egípcia, matou pelo menos 13 pessoas, incluindo duas crianças. Os corpos dos mortos, principalmente de uma família deslocada do centro de Gaza, foram levados para o hospital Abu Youssef Al-Najjar da cidade, onde foram vistos por um repórter da Associated Press.

Crianças e mulheres são maioria entre os mortos
O Ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas, disse no sábado que 135 palestinos foram mortos nas últimas 24 horas, elevando o número total de vítimas da guerra para 23.843. A contagem não diferencia entre combatentes e civis, mas o ministério afirmou que cerca de dois terços dos mortos são mulheres e crianças. O ministério disse que o número total de feridos de guerra ultrapassou 60 mil.

Estadão

Israel anuncia retirada parcial de militares na Faixa de Gaza

O Exército de Israel removerá parte de sua força militar da Faixa de Gaza, conforme anunciou nesta segunda-feira (1º/1). Esse é o primeiro grande recuo do país desde o começo da guerra com o grupo extremista Hamas, da Palestina.

Apesar disso, o governo israelense não dá sinais de que irá retirar totalmente seus soldados da região ou concederá um cessar-fogo. No sábado (30/12), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, previu a duração do confronto armado por “muitos mais meses”. A guerra se iniciou em outubro.

Em coletiva de imprensa, Netanyahu ainda disse se comprometer com a guerra “em todas as frentes” até cumprir todos os objetivos desejados: destruir o Hamas, recuperar os reféns e neutralizar ameaças em Gaza.

Diário de Pernambuco

Morre Rosalynn Carter, ex-primeira-dama dos EUA, aos 96 anos

Eleanor Rosalynn Smith Carter, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, morreu neste domingo (19/11), aos 96 anos. Ela é mulher do ex-presidente estadunidense Jimmy Carter, que liderou o país entre 1977 e 1981. Os dois se casaram em 1946, uma união de 77 anos. Rosalynn foi diagnosticada com demência no começo de 2023 e passou a receber cuidados paliativos ainda no sábado (18/11).

A informação foi divulgada pela fundação criada por Rosalynn e o marido, a The Carter Center. “Nossa co-fundadora, primeira-dama Rosalynn Carter, morreu nessa tarde em Plains, na Georgia”, diz o comunicado da instituição. “Ela morreu em paz, com a família ao seu lado”, acrescenta a nota.

Rosalynn é classificada pela fundação como “uma defensora apaixonada da saúde mental, do cuidado e dos direitos das mulheres”. Jimmy Carter, de 99 anos, afirmou que a esposa “foi minha parceira em tudo que conquistei”.

“Ela me deu orientação sábia e incentivo quando precisei. Enquanto Rosalynn existiu, sempre soube que alguém me amava e me apoiava”, acrescentou o ex-presidente em nota divulgada pela instituição. A ex-primeira-dama deixa quatro filhos — Jack, Chip, Jeff e Amy —, 11 netos e 14 bisnetos. Chip classificou a mãe como “amorosa” e “extraordinária”.

““Sua vida de serviço e compaixão foi um exemplo para todos os americanos. Ela fará muita falta não apenas para nossa família, mas também para muitas pessoas que hoje têm melhores cuidados de saúde mental e acesso a recursos para cuidar.”, disse para a fundação The Carter Center.

Diário de Pernambuco

Navio de carga de propriedade israelense é sequestrado por rebeldes Houthi do Iêmen no Mar Vermelho

Os rebeldes Houthi do Iêmen teriam assumido o controle de um navio de carga, denominado Galaxy Leader, que seguia da Turquia a caminho da Índia. A embarcação está registrada sob a bandeira das Bahamas.

Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel classificou o incidente de sequestro perto do Iêmen, no sul do Mar Vermelho, como “um grave incidente de proporções globais”. Estima-se que há 22 tripulantes a bordo, mas nenhum é israelense. Todos são considerados civis. No entanto, o canal libanês Al Mayadeen informou que havia 52 pessoas a bordo do navio quando ele foi apreendido.

Segundo Daily Mail, o navio está registrado sob uma empresa britânica que é parcialmente propriedade do magnata israelense Abraham Ungar, e atualmente está alugado a uma empresa japonesa. Num comunicado divulgado nas redes sociais, afirmou: “O sequestro de um navio de carga pelos Houthis perto do Iémen, no sul do Mar Vermelho, é um incidente muito grave de consequências globais”.

“O navio partiu da Turquia a caminho da Índia, sendo tripulado por civis de várias nacionalidades, não incluindo israelitas. Não é um navio israelense.” O navio estava sendo alugado para uma companhia de navegação japonesa.

Agência O Globo

Apesar de explosão de foguete, SpaceX avança no objetivo de chegar à Lua

A SpaceX lançou, neste sábado (18), o foguete Starship, o maior e mais poderoso já construído, cujos dois módulos se separaram com sucesso antes de explodirem, segundo a empresa de Elon Musk. “A Starship decolou com sucesso com o impulso dos 33 motores Raptor do propulsor Super Heavy e alcançou a fase de separação” de seus dois estágios, escreveu a SpaceX no X, antigo Twitter. O foguete, de 120 metros de altitude, decolou pouco após as 07h locais (10h de Brasília), da base da SpaceX em Boca Chica, Texas.

O módulo Starship, colocado no topo do foguete, se separou com sucesso do módulo propulsor Super Heavy, mas as duas partes explodiram antes de iniciarem a descida programada, de acordo com comentaristas da SpaceX que narravam o lançamento. O foguete é composto por dois estágios: o propulsor Super Heavy e seus 33 motores, e a nave Starship. No primeiro teste, os dois estágios não puderam se separar durante o voo, mas neste sábado conseguiram fazê-lo.

A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês), agência reguladora aérea americana, informou, por meio de nota, que houve um “incidente” durante o voo. “A anomalia provocou a perda da máquina”, acrescentou a agência, detalhando que não foram reportados feridos ou outros danos materiais.

“A FAA vai supervisionar a investigação realizada pela SpaceX” para determinar as causas do incidente, prosseguiu a agência, que deverá aprovar as conclusões da investigação e as ações corretivas que a SpaceX vai realizar antes de autorizar qualquer novo lançamento.

“Sucesso parcial fantástico”
Para a analista do setor espacial Laura Seward Forczyk, “foi um sucesso parcial fantástico”. Este lançamento “superou minhas expectativas”, contou à AFP. Este segundo voo de teste da SpaceX foi acompanhado de perto pela Nasa, que conta com esta nave para suas missões de retorno à Lua. Neste sábado, o diretor da agência espacial americana, Bill Nelson, parabenizou a empresa de Musk pelos “progressos” realizados neste lançamento, citando uma “oportunidade de aprender e logo voltar novamente”.

Em 20 de abril, a Starship decolou pela primeira vez em sua configuração completa, mas vários motores falharam e a empresa espacial explodiu intencionalmente o foguete quatro minutos depois. Pedaços de concreto foram catapultados pela potência dos motores e um incêndio começou em um parque regional próximo. A FAA abriu uma investigação antes de conceder a autorização, na quarta-feira, para um segundo lançamento.

A plataforma de voo foi reconstruída em sete meses e um sistema de “dilúvio” de água foi instalado e testado para atenuar as ondas sonoras e limitar as vibrações. Entretanto, grupos ambientalistas processaram a FAA, alegando que a agência avaliou incorretamente o impacto ambiental do novo foguete.

Reutilizável 
Para a SpaceX, a explosão de protótipos é menos problemática do que para a Nasa, que é gerenciada com fundos estatais, afirmam especialistas. Mas o desenvolvimento da Starship não parece ser suficientemente rápido para estar à altura dos planos da Nasa, que assinou um contrato com a SpaceX. Uma versão modificada da máquina deve servir como módulo de pouso lunar para levar astronautas à Lua pela primeira vez desde 1972. Esta missão, denominada Artemis 3, está oficialmente marcada para 2025, data que parece cada vez mais irreal.

Musk quer transformar a Starship em “um meio de transporte para qualquer destino no sistema solar”, incluindo Marte. Seu objetivo é estabelecer uma colônia autônoma no planeta vermelho, para tornar a humanidade uma espécie multiplanetária. Se o tamanho da Starship é “absurdo”, explica, é porque construir uma “base permanente na Lua e uma cidade em Marte” exige transportar milhões de toneladas de carga. A Starship é maior que o novo megafoguete da Nasa, SLS (98 m), e o lendário Saturno V, foguete do programa lunar Apollo (111 m). Mas a verdadeira inovação da Starship é que ela deve ser totalmente reutilizável.

 AFP

 

 

Gaza: 120 bebês em encubadoras estão em risco por falta de combustível

As vidas de 120 bebês em encubadoras estão em perigo em função do esgotamento de combustíveis para geração de energia em hospitais na Faixa de Gaza, conforme alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), neste domingo (22).

De acordo com a ONU, mais de 1,7 mil crianças morreram desde o início da guerra entre Israel e Hamas. Os hospitais em Gaza enfrentam falta grave de artigos médicos, combustível e água para os milhares de feridos no conflito e pacientes de rotina.

Metrópoles

‘Parem!’, pede o papa Francisco sobre conflito entre Hamas e Israel

O papa Francisco pediu, neste domingo (22), o fim do conflito entre Hamas e Israel, expressou o temor de uma escalada da guerra e fez um apelo para a permissão de entrada de mais ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

“A guerra, qualquer guerra, é sempre uma derrota. A guerra é sempre uma derrota, uma destruição da fraternidade humana. Irmãos, parem! Parem!”, afirmou o papa argentino aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro para a bênção do Angelus.O pontífice de 86 anos reiterou o apelo para a permissão de entrada de ajuda humanitária em Gaza e para a libertação dos reféns sequestrados desde 7 de outubro, quando combatentes do grupo islamista palestino Hamas invadiram o território israelense e deixaram mais de 1.400 mortos, a maioria civis.

Os bombardeios incessantes de represália de Israel contra Gaza, um território governado pelo Hamas, deixaram pelo menos 4.651 mortos, a maioria civis, segundo as autoridades de saúde do movimento islamista, e reduziram a escombros bairros inteiros do enclave superpopuloso. A Faixa de Gaza está sob cerdo de Israel, sem abastecimento de água, energia elétrica e alimentos.

O primeiro comboio de 20 caminhões com ajuda humanitária entrou no sábado na Faixa de Gaza procedente do Egito. Neste domingo, 17 caminhões foram autorizados a entrar no território. A ONU considera que a carga não é suficiente para enfrentar o que chama de situação humanitária “catastrófica” dos 2,4 milhões de habitantes de Gaza. Duas reféns americanas, mãe e filha, foram liberadas na sexta-feira, mas pouco mais de 200 pessoas permanecem sequestradas pelo Hamas.

AFP

Presidente de sinagoga é morta a facadas nos Estados Unidos

Samantha Woll, presidente do conselho da sinagoga de Detroit, nos Estados Unidos, foi encontrada morta na manhã deste sábado (21) com múltiplas facadas fora de sua casa. O motivo do assassinato ainda não é conhecido, mas desde o início do conflito entre Hamas e Israel o número de ameaças a israelenses e árabes vem aumentando.

 ocorrência para a qual os policiais foram chamados sinalizava que havia um pessoa caída no chão sem responder, informou o Detroit News. Quando chegaram ao local, porém, encontraram um “rastro de sangue” que levava à casa de Samantha, de acordo com um comunicado do Departamento de Polícia de Detroit. No próprio local, ela foi declarada morta.

A suspeita é que o crime tenha ocorrido dentro da casa da vítima. O FBI em Detroit foi acionado para ajudar a polícia local na investigação. Com 40 anos, Samantha era vista como uma pessoa gentil e que trabalhava em prol da comunidade, segundo relato da procuradora-geral de Michigan, Dana Nessel, nas redes sociais. Ela também já havia trabalhado com a deputada Elissa Slotkin.

Agência o Globo

Caminhões com ajuda humanitária entram na Faixa de Gaza

Caminhões com alimentos, água e medicamentos enviados como ajuda humanitária para a Faixa de Gaza atravessaram a fronteira do Egito na manhã deste sábado (21). Os caminhões que ficaram dias retidos no Egito entraram por meio da fronteira de Rafah, após dias de disputas diplomáticas sobre as condições de entrega dos bens.

Rafah é a principal rota de entrada e saída da Faixa de Gaza não controlada por Israel e o foco dos esforços para entregar ajuda aos 2,3 milhões de residentes de Gaza.

O gerente do Crescente Vermelho do Qatar, Ahmad Nassar, que está em Gaza, apenas 20 caminhões foram autorizados a entrar. “Hoje recebemos cerca de 20 caminhões de ajuda. Este número não é de forma alguma suficiente para cobrir a necessidade humanitária em Gaza, uma vez que a deterioração das condições na Faixa de Gaza exige muito mais do que ajuda. É necessário o fim da agressão a Gaza, e depois a reconstrução de Gaza e a elevação da situação humanitária da população.”

Os militares israelitas disseram que a ajuda humanitária iria apenas para as zonas do sul do enclave, onde os civis palestinos foram forçados a se reunir para evitar os combates de Israel com o Hamas.

Israel impôs um bloqueio total, interrompendo a entrada de água, comida, combustível e eletricidade, e lançou ataques aéreos contra Gaza em resposta a um ataque mortal em solo israelense pelo grupo palestino Hamas em 7 de outubro.

Agência Brasil

Netanyahu pede que população deixe Gaza porque governo agirá com ‘todas as forças’

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pediu à população israelense que deixe a região da Faixa de Gaza porque o governo agirá com todas as forças para destruir o Hamas. “Todos os lugares onde o Hamas se organiza, todos os lugares onde o Hamas se esconde e opera a partir deles, nós os transformaremos em ruínas. Digo aos moradores de Gaza: saiam daí agora, porque agiremos em todos os lugares e com todas as forças”, disse Netanyahu.

O discurso transmitido na rede nacional de televisão foi publicado  na sua conta oficial do X, anteriormente conhecido como Twitter. “Esta guerra levará tempo. Ela será difícil. Dias desafiadores ainda estão por vir. Mas posso garantir uma coisa: venceremos.”

Netanyahu disse que o Hamas iniciou uma guerra “cruel e maligna”. “Venceremos esta guerra, mas o preço é demasiado alto para suportar. Este é um dia muito difícil para todos nós. O Hamas quer assassinar a todos”, disse, destacando que o grupo extremista matou crianças, sequestrou idosos e massacrou os cidadãos. “O que aconteceu hoje não é visto em Israel – e vou garantir que não aconteça novamente. Todo o governo apoia esta decisão”, assegurou o primeiro-ministro israelense.

O primeiro-ministro disse que o Exército usará toda a sua força para “destruir” o Hamas, que já está devolvendo o controle dos assentamentos à população e prometeu vingar este dia à população israelense. Netanyahu também cobrou o Hamas pela segurança dos reféns. “Israel prestará contas com qualquer um que danificar um fio de cabelo da sua cabeça”, ameaçou.

No pronunciamento, Netanyahu também agradeceu o apoio dos Estados Unidos e de outros países. “Falei hoje há algumas horas com o presidente Biden e com os líderes dos países do mundo para garantir a liberdade de ação de Israel para a continuação das ações. Agradeço ao Presidente Biden pelas suas palavras claras e fortes. Agradeço ao Presidente francês, ao primeiro-ministro britânico e a muitos outros líderes pelo seu apoio sem reservas a Israel”, afirmou o primeiro-ministro israelense.

Estadão

Guerra no Oriente Médio: número de mortos aumenta para 49, sendo 40 em Israel e 9 em Gaza

O número de mortos em Israel após os ataques do grupo palestino Hamas, que lançou foguetes e invadiu o território israelense, deixou ao menos 40 mortos, segundo o balanço oficial dos serviços de emergência. Já em Gaza, pelo menos nove pessoas morreram em Gaza neste sábado, informou a agência AFP.

Um jornalista da AFP viu oito corpos no necrotério do hospital Al Shifa, em Gaza, e outro testemunhou o funeral de uma nona pessoa morta em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza. Após os ataques, o primeiro ministro israelense Benjamin Netanyahu disse que seu país está em guerra contra o Hamas:

Estamos em guerra e vamos vencer .O inimigo pagará um preço que nunca conheceu, diz Netanyahu em uma mensagem de vídeo divulgada nas redes sociais. O primeiro-ministro classificou o ataque surpresa do Hamas como “criminoso” e anunciou ter ordenado “uma ampla mobilização” de reservistas. “Decidimos pôr fim a todos os crimes da ocupação (de Israel), o seu tempo de violência sem responsabilização acabou”, declarou o grupo. “Anunciamos a Operação Al-Aqsa Deluge e disparamos, no primeiro ataque de 20 minutos, mais de 5 mil foguetes.”

“O Hamas cometeu um erro grave esta manhã e lançou uma guerra contra o Estado de Israel”, disse o ministro da Defesa Yoav Gallant num comunicado, acrescentando que as tropas israenses “estão a lutar contra o inimigo”. Os foguetes foram lançados de vários locais de Gaza a partir das 06h30 (03h30 GMT) e continuaram quase meia hora depois, indicou o repórter da AFP.

“Os residentes na área em redor da Faixa de Gaza foram convidados a permanecer nas suas casas”, disse o exército israelense num comunicado anunciando a infiltração. As forças armadas israelenses relataram a ativação de sirenes no sul do país, enquanto a polícia pedia ao público que permanecesse perto de abrigos antiaéreos.

Israel mantém um duro bloqueio contra a Faixa de Gaza desde que o grupo militante Hamas assumiu o poder em 2007. Desde então, ocorreram vários conflitos entre militantes palestinos e Israel. Centenas de palestinos da Faixa de Gaza abandonaram este sábado as suas casas para se afastarem das zonas fronteiriças com Israel, depois da ofensiva do Hamas ter sido lançada, confirmou um repórter da AFP.

Agência O Globo

Israel declara guerra e diz que Hamas pagará “preço sem precedentes”

O primeiro-ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, declarou guerra contra os fundamentalistas islâmicos do Hamas, que atacaram, de surpresa, o país no início da manhã deste sábado (7/10). O líder gravou uma mensagem em vídeo para os israelenses em que afirma que “esta não é uma operação simples” e garantiu que “o inimigo pagará um preço sem precedentes”.

Esse é considerado o maior ataque contra Israel dos últimos anos. Os homens do Hamas invadiram as cidades israelenses durante uma ofensiva com mais de 5 mil foguetes disparados da Faixa de Gaza. Enquanto o fogo era lançado, os militantes armados entraram pela fronteira e começaram a invadir casas, matar soldados e civis e sequestrar israelenses.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram as cidades tomadas destruídas pelos foguetes, pânico dos moradores do país invadido e uma agressividade dos militantes. No início da operação, o comandante do Hamas publicou um vídeo e convocou os palestinos de todo o mundo para lutar.

Nas primeiras horas da invasão do Hamas, mais de 2,5 mil foguetes foram lançados contra Israel. Sirenes antiaéreas soaram nas principais cidades de Israel, inclusive em Tel Aviv e em Jerusalém. De acordo com a imprensa israelense, pelo menos 35 civis teriam sido sequestrados pelos militantes do grupo fundamentalista islâmico.

Diretor de vendas de uma empresa na área de high-tech e filho de brasileiros, Yanai Gilboa-Glebocki, 58 anos, mora em Bror Hayil, um kibbutz situado a 7,5km da fronteira com a Faixa de Gaza. Pelo menos 60% dos moradores de Bror Hayil são brasileiros, filhos e netos. Em entrevista ao Correio, Yanai contou: “Fomos surpreendidos de uma forma muito ruim”. “Lamentavelmente, tem muitos mortos e feridos. Soldados e civis foram sequestrados para dentro de Gaza. Tanques e jipes do Exército israelense foram capturados pelo Hamas. Dois, três ou até mais kibutzim estão sob controle do Hamas. A situação é ruim”, disse.

“Nós vamos ganhar e controlar tudo, mas as condições de início são péssimas e muito ruins.” O Correio apurou que Ofir Lipstein, prefeito do Conselho Regional de Sha’ar Hanegev, que congrega kibutzim do sul de Israel, foi morto durante troca de tiros com os militantes do Hamas.

Com informações do Correio Braziliense.