Morre Rosalynn Carter, ex-primeira-dama dos EUA, aos 96 anos

Eleanor Rosalynn Smith Carter, ex-primeira-dama dos Estados Unidos, morreu neste domingo (19/11), aos 96 anos. Ela é mulher do ex-presidente estadunidense Jimmy Carter, que liderou o país entre 1977 e 1981. Os dois se casaram em 1946, uma união de 77 anos. Rosalynn foi diagnosticada com demência no começo de 2023 e passou a receber cuidados paliativos ainda no sábado (18/11).

A informação foi divulgada pela fundação criada por Rosalynn e o marido, a The Carter Center. “Nossa co-fundadora, primeira-dama Rosalynn Carter, morreu nessa tarde em Plains, na Georgia”, diz o comunicado da instituição. “Ela morreu em paz, com a família ao seu lado”, acrescenta a nota.

Rosalynn é classificada pela fundação como “uma defensora apaixonada da saúde mental, do cuidado e dos direitos das mulheres”. Jimmy Carter, de 99 anos, afirmou que a esposa “foi minha parceira em tudo que conquistei”.

“Ela me deu orientação sábia e incentivo quando precisei. Enquanto Rosalynn existiu, sempre soube que alguém me amava e me apoiava”, acrescentou o ex-presidente em nota divulgada pela instituição. A ex-primeira-dama deixa quatro filhos — Jack, Chip, Jeff e Amy —, 11 netos e 14 bisnetos. Chip classificou a mãe como “amorosa” e “extraordinária”.

““Sua vida de serviço e compaixão foi um exemplo para todos os americanos. Ela fará muita falta não apenas para nossa família, mas também para muitas pessoas que hoje têm melhores cuidados de saúde mental e acesso a recursos para cuidar.”, disse para a fundação The Carter Center.

Diário de Pernambuco

Deixe um comentário