Menor de idade é preso fumando maconha em plena Orla de Petrolina

Na manhã dessa sexta-feira (5), um jovem foi preso na Orla de Petrolina (PE). Por volta das 11h, a central de monitoramento filmou R.J.F.L, de 17 anos, fazendo uso de um cigarro de maconha. A Polícia Militar foi acionada e, ao abordar o menor de idade, encontrou 16g da droga na bolsa do jovem.

Ele foi conduzido e apresentado na 1ª Delegacia da Polícia Civil, onde foi confeccionado um Boletim de Ocorrência Circunstanciado em seu desfavor

Festa de Réveillon tem esquemas especiais de trânsito e ônibus em Petrolina

A circulação de veículos vai ser alterada na Orla I de Petrolina, local onde haverá a festa gratuita de Réveillon.  Para garantir a tranquilidade da população foram montados esquemas especiais de transporte público e de trânsito.

Estão previstos bloqueios de ruas e avenidas e reforço em linhas de ônibus, até a madrugada desta segunda-feira (1). Um efetivo de 14 agentes de trânsito foi mobilizado para a operação.

Confira como ficará o trânsito neste domingo (31)

A Autarquia Municipal de Mobilidade (Ammpla) informa que as mudanças no tráfego têm início as 07h com o bloqueio da Avenida Cardoso de Sá –  apenas no sentido Orla I para Facape. Todos os retornos do canteiro central do trecho da Porta do Rio serão fechados, não havendo acesso nenhum a pista mais próxima ao Rio. A subida da Porta do Rio também será interditada.

Durante o evento também será bloqueado o acesso da Avenida Joaquim Nabuco para a Avenida Cardoso de Sá, da esquina da Rua Aristarco Lopes, devendo os veículos fazer a conversão à esquerda ou direita nessa rua.

O evento iniciará às 21h e tem previsão de término para às 04h da madrugada do dia 01/01.

Estacionamentos

Os motoristas devem ficar atentos à sinalização que proíbe estacionamento. A fiscalização será rigorosa e o veículo flagrado sobre calçadas, em fila dupla ou em frente a garagens corre o risco de ser rebocado.

Ônibus

Quem pretende utilizar o transporte público para curtir o Réveillon na Orla da cidade poderá contar com o esquema “corujão”, serão disponibilizados dois ônibus, um de cada empresa, que circularão da 00h30 às 4h30.

Segundo SAAE, cratera na Orla de Juazeiro foi causada por vazamento d’água

(Foto: WhatsApp)

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro informou, por meio de comunicado, que quando tomou conhecimento de que um buraco havia se formado na orla da cidade, nas proximidades do Banco Bradesco, enviou uma equipe técnica para identificação do problema.

Feitas as primeiras analises foi constatado que o rompimento se deu por conta de um vazamento de água em uma rede que passa pelo local em considerável profundidade, afetando a rede condominial de esgoto.

A equipe de imediato iniciou o trabalho de recuperação do Ponto de Visita (PV) e continua no local fazendo inserções para identificar o ponto exato do vazamento e eliminar o mesmo. Os técnicos acreditam que o escoamento de água nos últimos dias em uma manilha no paredão da orla seja também proveniente deste vazamento.

Van de transporte de passageiros parada dentro do rio na Orla chama a atenção

Van estava estacionada dentro do rio. (Foto: WhatsApp)

Na tarde desta terça-feira (26), este blog recebeu fotos de um leitor que chamava a atenção para uma van de transporte de passageiros estacionada no Rio São Francisco, na Orla 1, em Petrolina (PE). De acordo com a denúncia, o veículo estava com as janelas abertas, mas não havia nenhuma pessoa próxima ou dentro da van.

Caso parecido

Em outubro deste ano um homem foi multado pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) em R$ 5 mil por lavar o carro no rio. Na oportunidade ele infringiu o artigo 61 do Decreto Federal 6.514.

Intervenção na Orla de Petrolina impede queda de esgoto no Rio São Francisco

A ação visa impedir que esgoto caia no rio. (Foto: ASCOM)

A Orla I de Petrolina está recebendo uma obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. A ação é resultado de um estudo feito pela Prefeitura de Petrolina, em que foi diagnosticado que a rede de esgoto, por conta das ligações clandestinas, não suportava mais a demanda e, com isso, precisava de uma ampliação.

O diretor-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Rafael Oliveira, explica que o diagnóstico faz parte do projeto Orla Nossa. “Essa é uma medida realizada para que o sistema possa receber as ligações que eram desviadas clandestinamente para vias pluviais e caiam diretamente no rio. É uma das ações do Programa de Revitalização de Áreas Degradadas, o PRAD”, disse.

Sem a devida reforma, o esgoto transbordaria e iria voltar a cair no rio, como comenta o diretor de Projetos da AMMA, Victor Flores. “Essa intervenção vai contribuir na recuperação do rio no trecho, a medida é para evitar que, pelo aumento da vazão, estoure a rede e volte a cair no Velho Chico”, esclarece.

O estudo foi feito pela diretoria de projetos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e pela Diretoria de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM). A obra é realizada em parceria da Prefeitura com a Compesa.

Monumento “Eu Amo Petrolina” receberá concerto da Philarmônica 21 de Setembro com reggae e pop nesta sexta

Recentemente a Philarmônica 21 de Setembro foi reestruturada. (Foto: ASCOM)

Em comemoração ao mês da música, novembro segue com intensa programação de apresentações da Philarmônica e Camerata Jovem 21 de setembro. Depois das escadarias da Catedral, o monumento “Eu Amo Petrolina” receberá nesta sexta-feira (10), às 19h, o projeto ‘Concertos Itinerantes e Populares’.

A orquestra vai trazer um repertório diferente do último concerto. Na apresentação desta sexta, o público poderá ouvir músicas populares, reggae e até um tributo ao rei do POP, Michael Jackson.

A proposta do projeto é levar a música instrumental para vários lugares da cidade, tanto na sede, quanto no interior e descentralizar as manifestações culturais.  Dois dos locais que vão receber o projeto “Concertos Itinerantes”, serão a comunidade de Terra Nova e o bairro João de Deus.

Para o secretário Executivo de Cultura, Turismo e Esportes, Cássio Lucena, o público pode esperar surpresas a cada apresentação. “A intenção do projeto é levar a Philarmônica 21 de Setembro para tocar para o povo. Estamos levando um repertório diferente em cada apresentação para que o público possa nos acompanhar e se surpreender a cada concerto” adianta.

Programação de novembro

  • 10/11 – Philarmônica 21 de Setembro: Monumento “Eu Amo Petrolina” – Av. Cardoso de Sá, Orla – às 19h
  • 16/11 – Philarmônica 21 de Setembro: Pátio do Colégio Nossa Senhora Maria Auxiliadora, Praça Maria Auxiliadora – 19h
  • 18/11 – Camerata Jovem 21 de Setembro – Praça da Juventude, bairro João de Deus – 17h
  • 26/11– Philarmônica 21 de Setembro: Povoado de Terra Nova – Zona Rural de Petrolina – 9h30

Reestruturada

Recentemente a Philarmônica 21 de Setembro foi reestruturada, por iniciativa da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes do município, que firmou um acordo de cooperação técnica com a Fundação Nilo Coelho, garantido a ampliação do número de músicos da sinfônica.

Fundada em 1910 por Juvêncio Rodrigues Coelho, a Philarmônica 21 de Setembro foi regida inicialmente pelo maestro Ciciliano Carvalho e contou com a colaboração de figuras ilustres como a petrolinense, Adelaide Ribeiro, o  literato Cid Carvalho, entre outros.

Atualmente a orquestra está sob a regência do maestro Hélio Lima e os ensaios acontecem de segunda a quinta-feira a partir das 19h no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho.

Rampas de acesso ao rio são interditadas para obras do Parque Fluvial em Juazeiro

Rampas estão interditadas para obras do Parque Fluvial. (Foto: ASCOM)

Devido às obras do Parque Fluvial que estão em andamento em Juazeiro (BA), nesta quinta-feira (09), a fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano interditou as rampas de acesso ao Rio São Francisco. A ação tem como finalidade garantir a segurança da população durante o período de obras na Orla II.

A partir de agora, está proibido o acesso de transeuntes com veículos no local e, caso seja descumprida a interdição no local, as medidas cabíveis serão tomadas. A obra de revitalização irá beneficiar toda a população e turistas e para que ocorra com segurança é necessária compreensão de todos.

Outdoor de Bolsonaro em Petrolina é pichado

Bolsonaro tem aparecido em segundo lugar nas pesquisas. (Foto: WhatsApp)

O outdoor do candidato à presidência do Brasil Jair Bolsonaro, colocado recentemente na Avenida Cardoso de Sá, Orla de Petrolina (PE), próximo à cidade universitária, apareceu pichado na manhã desta quinta-feira (2). Com os dizeres ‘Eu apoio político honesto #Bolsonaro’, o outdoor é assinado pelo grupo Direita do Vale. A pichação chama o candidato de facista.

Vale ressaltar que esta tem se tornado uma prática recorrente, já que vários outdoor’s de Bolsonaro estão sendo espalhados pelas cidades do país e a grande maioria têm sido alvo de vandalismo.

Prefeitura apresenta projeto de padronização das barracas da Orla de Petrolina

Imagens de com seriam as barracas padronizadas. (Foto: ASCOM)

Dando continuidade à proposta de reordenamento das barracas que estavam montadas às margens do Rio São Francisco na Orla I de Petrolina, a Prefeitura tem se reunido com os comerciantes a fim de dialogar sobre um projeto de padronização das estruturas. A ideia é que o local passe a contar com uma estrutura móvel e mais adequada do que as antigas palhoças existentes.

O padrão, apresentado pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS), foi inspirado em instalações já utilizadas em cidades de grande potencial turístico como Manaus, Salvador e Rio de Janeiro.

Dentre os benefícios da padronização, além do ordenamento público em si, está a adequação da estrutura de trabalho dos comerciantes na área de atuação de cada um, de forma a deixar o empreendimento mais atrativo para quem frequenta a Orla de Petrolina.

LEIA MAIS

Homem que matou e ateou fogo em morador de rua na Orla II de Petrolina é preso

A motivação do crime foi em virtude de a vítima ter apalpado as nádegas de sua esposa. (Foto: WhatsApp)

Os Policiais Militares da Rocam – do 5º Batalhão da Polícia Militar – prenderam, na manhã deste sábado (21), por volta das 8h, o homem suspeito de ter matado e ateado fogo em um morador de rua na última segunda-feira (16). O corpo foi encontrado na manhã da terça-feira (17) pela polícia.

Segundo informações, os policiais receberam uma denúncia afirmando que um homem que trajava camisa rosa, boné azul escuro, bermuda e óculos escuros e que estava na Praça Dom Malan seria o autor do crime.

A guarnição seguiu até o local e após busca pessoal o homem confessou ter praticado o crime. De acordo com relato do suspeito, ele deu três golpes de facão no pescoço da vítima e, juntamente de sua esposa e de um travesti, atearam fogo no homem com um colchão.

Segundo o suspeito, a motivação do crime foi em virtude de a vítima ter apalpado as nádegas de sua esposa. Ainda informou que o crime ocorreu por volta das 15h da segunda.

O acusado foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Petrolina e apresentado à autoridade policial para as medidas cabíveis.

Em Juazeiro, CSTT interdita Avenida Adolfo Viana e Orla I neste sábado

(Foto: Arquivo)

A Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) informou nesta sexta-feira (20), que em virtude da 7ª Caminhada Outubro Rosa de Combate ao Câncer de Mama, a Avenida Adolfo Viana e a Orla I, serão parcialmente interditadas amanhã (20)

O evento será realizado às 16h, e o local será interditado a partir das 15h. A CSTT solicita que os motoristas não estacionem seus carros nessas vias após às 15h do sábado.

Os veículos que permanecerem no local após às 15h serão guinchados para a sede da CSTT. O tráfego será liberado logo após o término do evento.

Polícia encontra corpo carbonizado as margens do Rio São Francisco, em Petrolina

(Foto: Ilustração)

Na manhã de hoje (17) um corpo carbonizado, ainda não identificado, foi encontrado na Orla 2 de Petrolina, as margens do Rio São Francisco. A Polícia acredita que a vítima pode ser um morador de rua.

Uma equipe da RONDESC, este no local onde o corpo foi encontrado junto com alguns pertences, possivelmente da vítima. O Instituto Médico Legal (IML) foi acionado para remover o corpo, que foi encontrado em um local de difícil acesso.

Avançam as obras da construção da nova ciclovia na Orla de Petrolina

(Foto: ASCOM)

O trabalho das equipes da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina (SEINFRAHM) passou para uma nova etapa no serviço de construção da nova ciclovia da cidade. Depois do nivelamento do chão e fixação do meio-fio, agora é a vez da colocação do piso intertravado, que será destinado à pista de caminhada.

O secretário de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade, Coronel Leite, lembra que o andamento da obra segue, conforme a liberação de verbas pelo Governo Federal. “A ansiedade é grande para vermos a pista concluída, mas o serviço é complexo e a liberação dos recursos é parcelada. Mesmo assim, o prefeito Miguel Coelho e eu estamos confiantes de que até o início do ano que vem, os petrolinenses vão poder contar com mais um importante equipamento de lazer”, destaca Leite.

A obra, que começou em junho deste ano, está prevista para ser concluída em fevereiro do ano que vem. Ao todo, vão ser 1.113 metros de extensão, entre o Petrolina Palace Hotel e o campus da Universidade de Pernambuco (UPE). Além da construção da pista de corrida, todo o passeio será recuperado neste trecho. Cerca de R$ 1,5 milhão foram investidos pela prefeitura de Petrolina, em parceria com o Governo Federal.

Prefeitura de Juazeiro realiza segunda edição do “Criança na Orla”

Os pais também poderão participar do evento.

Acontece na próxima quarta-feira (11), na Orla Nova em Juazeiro, a segunda edição do “Criança na Orla”. O evento é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria da Educação e Juventude e Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT).

A ação em comemoração ao Dia das Crianças trará diversas atividades educativas e de entretenimento durante toda a manhã. As crianças terão acesso à atividade física e recreativa, dinâmicas, pinturas no rosto, parque de diversões, orientações de saúde bucal e muita música.

Os pais também poderão participar e terão disponíveis orientações de trânsito e atualização cadastral do programa bolsa família. As atividades acontecem das 8h às 12h.

Compesa conclui obras na Orla I para coibir esgotos clandestinos

A Compesa também realizou serviços de geofonagem ao longo da Avenida Cardoso de Sá. (Foto: ASCOM)

A Compesa concluiu na última sexta feira (15), a execução de mais de 500 metros de uma nova rede coletora de esgotos para atender os pontos comerciais da Orla I. A ação faz parte do Projeto Orla Nossa em parceria com a prefeitura de Petrolina.

A Compesa também realizou serviços de geofonagem ao longo da Avenida Cardoso de Sá e ruas adjacentes paralelas aos canais e encontrou vários pontos clandestinos jogando esgoto nos canais de águas pluviais. Para esses casos foram realizados tamponamentos. Como resultado final de todas essas ações, a Compesa combateu todos os esgotos que antes eram despejados nessa área do rio.

“Redes de esgoto que não vão para o local adequado representam uma grave ameaça à saúde pública, pois as pessoas que têm contato com essa água poluída ficam suscetíveis a doenças”, ressalta o gerente de Unidade de Negócios da Compesa, João Raphael.

Ele também reforça a necessidade de preservar o rio São Francisco e a importância de se trabalhe em parceria com a gestão municipal e com a população. “As tubulações de Esgoto da Compesa são redes fechadas que levam as águas sujas para a Estação de Tratamento. As redes de Drenagem, deveriam levar apenas águas da chuva para os Rios. Trabalhando em parceria, a população sentirá os benefícios. Cidades com qualidade de vida elevada têm água tratada e rede coletora de esgoto”, finaliza.

56789