Avenida Cardoso de Sá será interditada para corrida de rua neste domingo

(Foto: Internet)

De acordo com a Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (Ammpla), a Avenida Cardoso de Sá, entre o início da orla II até o Iate Clube, será interditada neste domingo (17) das 07h até as 10h para realização da Corrida Duque de Caxias. As vias serão bloqueadas e liberadas conforme a passagem dos participantes.

Como alternativa, os motoristas podem utilizar as ruas adjacentes. A Ammpla orienta que os condutores, durante a realização do evento, evitem trafegar pela área que receberá a interdição. Os agentes de trânsito, no entanto, estarão posicionados por todo trajeto para orientar e direcionar os condutores a seguir por vias alternativas.

Prefeitura e Compesa eliminam pontos de esgoto no Rio São Francisco em Petrolina

A iniciativa une os esforços da Compesa, da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA). (Foto: ASCOM)

Até o mês que vem, quando Petrolina vai comemorar o seu 122º aniversário, novos pontos de esgoto que caem no Rio São Francisco vão ser eliminados no município sertanejo.

Resultado da parceria entre Prefeitura e Compesa, uma nova rede de esgoto está sendo construída na Orla 1 da cidade. Com o serviço, a expectativa é atender os bares que ficam naquela região, quase às margens do Velho Chico, acabando, definitivamente, com despejo de qualquer resíduo no rio.

Para cumprir uma das prioridades da gestão do prefeito Miguel Coelho, além da construção de uma nova rede de esgoto, também estão sendo realizadas melhorias na rede da estação elevatória da Orla 1, enquanto que as ligações do esgotamento sanitário dos estabelecimentos na rede estão sendo refeitas.

LEIA MAIS

Guarda Civil Municipal lança a ‘Patrulha Orla Segura’ em Petrolina

Ainda em fase de testes, a ‘Patrulha Orla Segura’ atua diariamente das 5h às 11h e das 16h às 23h. (Foto: ASCOM)

Com o objetivo de garantir mais segurança para quem frequenta as Orlas I e II de Petrolina, no sertão pernambucano, a Guarda Civil Municipal deu início à ‘Patrulha Orla Segura’. Quatro guardas participam do trabalho ostensivo em regime de escala. Eles atuam em duplas a pé nos horários de maior movimento de pessoas em três turnos: manhã, tarde e noite. Além disso, a patrulha conta ainda com o apoio das três motocicletas do Grupamento Tático Motorizado (GTM) e de duas viaturas. Um efetivo total de 13 pessoas.

Ainda em fase de testes, a ‘Patrulha Orla Segura’ atua diariamente das 5h às 11h e das 16h às 23h. Alguns pontos-base foram definidos, como nas imediações dos restaurantes da Orla II, no Monumento ‘#EuAmoPetrolina’, no Portal do Rio, nas proximidades da esquina da Avenida Cardoso de Sá com a Rua Hortêncio Joaquim de Araújo, e antes da rotatória da Estrada do Jatobá. Dessa forma, os guardas a pé, as viaturas e o GTM percorrem esses locais durante a ronda.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Petrolina, Inspetor Luiz Diniz, destaca a importância da ‘Patrulha Orla Segura’. “Essa ação será importante para coibir a presença de usuários de drogas e qualquer ação criminosa num dos cartões-postais da cidade. Começamos o trabalho experimental na semana passada e já temos um retorno importante da comunidade. A ideia é que, no futuro, seja possível ampliar o patrulhamento por toda a extensão da Orla, 24 horas por dia”, antecipa Diniz.

Início das obras do Parque Fluvial em Juazeiro é autorizado pela a Superintendência de Patrimônio da União

A intervenção prevê a implantação de academias da saúde, parques infantis, pista de Cooper e ciclovia em toda a extensão do parque, recuperação do campo de esportes… (Foto: Divulgação)

A Superintendência de Patrimônio da União (SPU) autorizou a Prefeitura de Juazeiro a realizar as obras do Parque Fluvial, conforme a portaria Nº 13, publicada no Diário Oficial da União (DOU), dessa sexta-feira (04). O projeto vai promover a revitalização física e paisagística de toda a área considerada como degradada da orla fluvial no trecho entre o muro da Marinha e o Angari.

Para o prefeito Paulo Bonfim (PC do B) a notícia representa a conquista de mais uma etapa de um projeto que já nasceu vitorioso. “Essa é uma obra muito esperada pelo juazeirense, pois vai promover uma verdadeira transformação em um dos mais belos cartões postais da nossa cidade. Com o Parque Fluvial vamos prevenir a ocupação desordenada da margem do rio, recuperar a vegetação preservando os recursos naturais da região e ainda favorecer o desenvolvimento de diversas atividades voltadas para a cultura, lazer, esporte e turismo. Em breve daremos Ordem de Serviço para o início das obras”, finalizou o prefeito Paulo Bonfim.

LEIA MAIS

Polícia apreende drogas em diversos bairros de Petrolina

(Foto: Ilustração)

Nesta terça-feira (25) equipes do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI), apreenderam crack e maconha em diversas regiões de Petrolina.

No Centro, a equipe apreendeu 4g de crack e um cigarro de maconha com uma mulher de 42 anos. Ela foi conduzida para a delegacia de Polícia Civil onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

No bairro Jardim Petrópolis, um homem de 46 anos foi abordado durante ronda da polícia, e próximo ao suspeito foram encontradas sete pedras de crack em um recipiente. Ele foi questionado e confirmou ser o dono do material.

Na Orla de Petrolina, um jovem de 18 anos, morador de Juazeiro foi abordado por volta das 21h40, portando 4g de maconha. Ele foi encaminhado para a DPC onde foi lavrado um TCO.

Vento derruba árvore que danifica veículo na Orla de Petrolina

(Foto: Divulgação)

Durante a tarde de hoje (4) uma das árvores de um canteiro localizado na Avenida Cardoso de Sá, quebrou e caiu encima de um veículo que circulava pela via. O corpo de bombeiros esteve no local para atender o motorista que ficou ferido.

(Foto: Divulgação)

O incidente aconteceu por volta das 13h, e deixou o trânsito lento no local e agentes de trânsito estiveram no local para ordenar a via. Não há informações sobre o estado de saúde do motorista do veículo.

Jacaré próximo a área frequentada por banhistas preocupa leitor em Petrolina

(Foto: Rafael Pereira)

Nesta sexta-feira (30) um leitor, entrou em contato com o blog para expressar sua preocupação depois de avistar um jacaré, próximo à área frequentada por banhistas, em Petrolina.

Segundo informações de Rafael Pereira, os jacarés foram vistos na última quinta-feira (29) quando ele atravessava a Ponte Presidente Dutra, por volta das 10h30. A preocupação do leitor é que o animal foi visto próximo a uma área frequentada por banhistas: Ilha do Fogo.

“Seria legal informar as autoridades responsáveis, como o Ibama, pois eu não consegui entrar em contato. Logo do outro lado é uma área de banhistas e também é uma área que tem capivaras”, informou.

Os jacarés e capivaras de habitam o local informado pelo o leitor, foram mencionados durante coletiva sobre a revitalização das margens do rio, com a remoção das baronesas. Em maio deste ano, o prefeito Miguel Coelho (PMDB) falou sobre as etapas da revitalização e mencionou a existência de uma família e capivaras, além dos jacarés, que seriam preservados.

Codevasf lançará 20 mil alevinos da espécie Piau em Petrolina nesta segunda

(Foto: Internet)

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) lançará nesta segunda-feira (5), por meio de sua 3ª Superintendência Regional, em Petrolina, em parceria com a Prefeitura Municipal, cerca de 20 mil alevinos da espécie Piau verdadeiro na Orla da cidade.

O superintendente regional da Companhia em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, além de secretários municipais, técnicos da Codevasf, pescadores, ambientalistas e alunos da rede municipal de ensino acompanharão a ação, que será realizada por intermédio do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Bebedouro (CIB), em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente de Petrolina.

Novo ponto de esgoto é eliminado em condomínio na Orla de Petrolina

(Foto: Divulgação)

Segundo informações divulgadas pela prefeitura de Petrolina, um novo ponto de esgoto que tinha o rio São Francisco como destino foi eliminado. O problema foi localizado próximo a um condomínio localizado na avenida Cardoso de Sá, na orla da cidade.

A atividade contou com uma parceria entre a Diretoria de Saneamento da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM) e a Compesa. De acordo com informações das equipes que trabalharam no local, pela situação encontrada, o cano estava quebrado há muito tempo, despejando esgoto no canal que leva águas pluviais para o rio, o que certamente ocasionou prejuízos ambientais na localidade. Depois de dois dias de trabalho, que terminou na última segunda-feira (15), o problema pôde ser resolvido depois que o cano foi consertado.

Monumento “Eu amo Petrolina” será inaugurado na orla

(Foto: Internet)

Turistas e moradores de Petrolina terão mais um motivo para visitar a orla da capital do Sertão. A partir desta semana, um  letreiro com a frase “Eu amo Petrolina” vai decorar o calçadão à beira do Rio São Francisco. A estrutura será inaugurada, nesta  quarta-feira (10), às 20h, com a presença do prefeito Miguel Coelho.

O letreiro tem 20m de comprimento por 2m de altura e ficará na calçada da orla entre o cruzamento das avenidas Joaquim Nabuco e Cardoso de Sá. A peça foi pintada nos tons azul, vermelho, verde e amarelo com um coração vermelho no centro. Monumentos similares já foram implantados em cidades como João Pessoa, Natal e Recife e tornaram-se pontos turísticos, principalmente, para realização de fotos e cartões postais.

O letreiro foi doado pelo grupo Novo Centro e será preservado pela Prefeitura de Petrolina. Para a aquisição da peça a empresa investiu cerca de R$ 40 mil.

Projeto de revitalização da Orla de Petrolina conta com o apoio do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro

(Foto: Divulgação)

O projeto Orla Nossa, contará a partir do dia 02 de maio, com soldados do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro na remoção das baronesas presentes na margem fluvial da cidade.

O apoio do Exército Brasileiro ao projeto Orla Nossa foi definido em reunião realizada na última terça-feira (25) na sede da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade de Petrolina, parceira do programa. Participaram do encontro o secretário Heitor Leite, o diretor-presidente da AMMA, Rafael Manoel de Oliveira Neto e o representante do 72º BIMtz, Capitão Queiroz.

A ideia é que o trabalho seja realizado até a conclusão da atividade inserida no Programa de Recuperação de Área Degradada (PRAD) de responsabilidade da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA).

Guarda Municipal prende homens acusados de roubo na orla de Petrolina

(Foto: Ilustração)

Enquanto circulava pela Orla II de Petrolina (PE) nesse domingo (2), uma guarnição da Guarda Civil Municipal (GCM) foi acionada por um homem que se declarou vítima de um roubo. Segundo o homem, dois homens o abordaram com uma faca peixeira e levaram sua bolsa de costas.

Os guardas deram início a diligências, com o reforço do Grupamento Tático Motorizado (GTM), e, por volta das 16h, encontraram os suspeitos. Os acusados foram conduzidos à Delegacia da Polícia Civil do bairro Ouro Preto para que fossem tomadas as providências cabíveis.

Flagrante: embarque de retroescavadeira danifica asfalto na Orla de Petrolina

Asfalto ficou completamente destruído. (Foto: WhatsApp)

Um leitor entrou em contato com o Blog Waldiney Passos para relatar um flagrante que aconteceu nessa segunda-feira (27) na Orla de Petrolina. De acordo com a denúncia, uma retroescavadeira estava sendo embarcada no local.

Com a ação, o asfalto da Orla, que não é um lugar próprio para embarque ou desembarque de máquinas, ficou completamente danificado. Vale lembrar que a menos de um ano houve uma obra para recuperação asfáltica no local.

Prefeitura inicia processo de remoção das Baronesas às margens do Rio São Francisco

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta segunda-feira (20) escavadeiras iniciaram o processo de remoção das Baronesas, que estavam tomando de conta das margens do rio São Francisco, em Petrolina. O material recolhido será enviado para compostagem e reutilizado na adubação das praças do município.

A limpeza deve acontecer em quatro etapas, em parceria com a prefeitura de Petrolina, Instituto Federal, Compesa e Codevasf. A primeira etapa foi feita através de um estudo feito pelo o IF, nesta segunda etapa a prefeitura entra com a remoção das baronesas, em seguida a Compesa deve vedar o local de saída do esgoto que cai no rio e por fim, depois de uma oxigenação que será feita na água, a Codevasf entra com os alevinos. A expectativa é que a conclusão seja feita em até 60 dias.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

“Nós estamos estimando um trabalho de quase 60 dias para concluir de uma vez por todas. Na medida em que for cortando, vamos fechando essas ligações clandestinas para poder preservar. Esse trabalho não é só de retirar baronesa, retirar a baronesa é a segunda etapa o primeiro foi o estudo, segundo é a retirada e no terceiro nós vamos fazer um processo de oxigenação da água, para poder melhorar a qualidade, tanto para a questão de banho, quanto para a vida do Rio São Francisco e em um quarto momento, em parceria com a Codevasf devolver alevinos ao rio”, declarou o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB).

As baronesas ocultam diversos pontos de despejo de esgoto no rio São Francisco, com a remoção das baronesas e a vedação é provável que o esgoto retorne para as residências com ligações clandestinas, quanto a isso o prefeito revelou que a Compesa deve ser acionada por quem tiver este problema.

“Quem fez a ligação clandestina está errado desde o começo, então a Compesa vai apenas tamponar e à medida que for fazendo isso essas ligações clandestinas vão começar a voltar, então vai ser do interesse das pessoas acionar a Compesa, porque ninguém vai querer o esgoto de volta em seu apartamento, na sua casa ou no seu comércio”, afirma Miguel.

Segundo o gerente regional da Compesa, João Raphael o esgoto que é jogado no rio, vem de diversos pontos da cidade, além da Orla. A medida de obstruir a passagem do esgoto para o rio, deve obrigar os clandestinos a se adequar ao sistema de esgoto correto.

“Não adianta só o trabalho da prefeitura ou só o trabalho da Compesa, o que existe são meios irregulares por falta de saneamento na cidade. Esse esgoto vem de longe, muitos da periferia da cidade que pegam canais até o rio. A medida que a prefeitura for limpando esses canais nós vamos identificando esse ponto de despejo irregular e fazer o devido tamponamento. Vamos exigir que esses usuários sejam interligados ao nosso sistema, para evitar que esse esgoto seja jogado innanuta, indevidamente e de maneira clandestina no rio”, afirma João Raphael.

Ponto de barquinhas na Orla de Petrolina

Outra área que chama atenção na Orla de Petrolina é o ponto de barquinhas, que já foi alvo de diversas reclamações dos usuários do transporte fluvial. No espaço falta rampas de acesso para cadeirantes e pessoas com deficiência, a iluminação durante a noite não é das melhores e o comércio local acontece de maneira desordenada.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Questionamos o prefeito Miguel Coelho, sobre a revitalização do espaço e sobre questões ligadas a acessibilidade e segurança. O prefeito afirmou que essa realidade deve mudar em breve.

“O ponto de barquinhas está precário, não teve nenhum tipo de investimento, agora mesmo pela manhã tem diversos bares funcionando, com música alta isto aqui é não é um terminal de barquinha é um ponto de cachaça, um ponto de desordem. Entendemos o motivo, o interesse econômico dessas pessoas, mas a gente também tem que ter o bom senso de respeitar a cidade e de respeitar as pessoas”. Reconheceu o prefeito que tem planos para o espaço, junto com o DNIT “Já estamos trabalhando junto ao DNIT, para fazer o terminal que é avaliado em aproximadamente R$ 5 milhões de reais, já enviamos um ofício ao DNIT para poder fazer tanto um aqui na orla quanto um para atender as ilhas”, finalizou Miguel.

Prefeitura de Petrolina inicia projeto de preservação do Rio São Francisco

(Foto: Internet)

O prefeito Miguel Coelho acompanha, nesta segunda-feira (20), às 10h, o lançamento do projeto Orla Nossa. A iniciativa agrega uma série de atividades para preservar o Rio São Francisco e envolver a população na defesa do maior patrimonial natural do Vale.

A primeira etapa do projeto foi destinada a estudos técnicos sobre a situação da orla fluvial. Agora, as equipes da Prefeitura irão retirar baronesas e lixo nas margens do Velho Chico. Também será realizada, em parceria com a Compesa, uma operação para identificar ligações clandestinas e fechar tubulações que despejam esgoto no rio.

O projeto Orla Nossa é uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina coordenada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). O trabalho envolve diversas secretarias, Governo do Estado e IF Sertão na defesa do Rio São Francisco.