Nordeste registra mais de 1 milhão de empresas inadimplentes em maio, segundo Serasa

Dados coletados pela Serasa Experian indicam que, no mês de maio, a região Nordeste registrou 1.106.770 empresas com contas atrasadas. A Bahia é o estado com maior número de inadimplentes: 340.656 no total. Em seguida vem Pernambuco, com 209.174 e o Ceará fecha do “pódio”, com 160.548.

LEIA MAIS

PSB teria formalizado a Lula desejo de comandar Codevasf

(Foto: CODEVASF)

De fora do primeiro escalão do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o PSB formalizou seu desejo de comandar a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) ao presidente da República. A informação é do Metrópoles.

Atualmente a Codevasf está nas mãos do Centrão. Contudo, a direção nacional do PSB tenta convencer os governadores do Nordeste a apoiarem o partido, fortalecendo o pleito dos socialistas. De acordo com o jornal, o objetivo da sigla é mostrar a Lula que o Centrão poderá crescer no interior dos estados se mantiver o controle da Codevasf até a eleição municipal de 2024.

A Codevasf foi o destino campeão de emendas do orçamento secreto no governo de Jair Bolsonaro (PL). A estatal é responsável por obras de infraestrutura de pequeno e médio porte, muitas com forte apelo eleitoral, como estruturas de oferta de água e saneamento.

Portaria libera recursos e MDR deve retomar Operação Carro-Pipa nos próximos dias

(Foto: Ascom/prefeitura de Jaguarari)

Uma Portaria do Governo Federal autorizou a liberação de recursos de crédito suplementar para retomada das atividades da Operação Carro-Pipa no Nordeste brasileiro. A ação estava suspensa desde o começo da semana, atingindo vários municípios sertanejos na Bahia e Pernambuco.

LEIA TAMBÉM

Exército se manifesta sobre suspensão da Operação Carro-Pipa no Sertão

MDR afirma que trabalha para “retomar” Operação Carro-Pipa

Defesa Civil Nacional alerta para suspensão temporária da Operação Carro-Pipa

A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (24), liberando recursos também para a emissão de novos passaportes. Com o recurso remanejado, a expectativa é que a distribuição de água seja retomada nos próximos dias.

PF mira grupo que fraudou contas do Auxílio Emergencial no Nordeste

Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal realiza uma operação nesta terça-feira (11), tendo como alvo um grupo que fraudou contas do auxílio emergencial no Nordeste. As ações acontecem em Salvador (BA), Maceió (AL) e Natal (RN). Ao todo, foram registrados crimes em 51 contas.

A operação foi batizada de Parcela Nordestina. A PF identificou contas fraudadas através do Caixa Tem, com os valores das pessoas contempladas sendo desviado a outras contas dos investigados. A Polícia Federal não detalhou em quais cidades os crimes aconteceram.

A estimativa é de que o prejuízo tenha passado dos R$ 50 mil. A operação apreendeu documentos que vão ajudar a identificar o total de contas fraudadas. Parcela Nordestina é um trabalho conjunto da PF, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, CAIXA, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União.

Lula: “Este país nunca teve um governo que se preocupasse com a educação”

Ex-presidente Lula discursa sobre educação –  reprodução/Reprodução

O ex-presidente Lula cometeu uma gafe que está fazendo a festa dos bolsonaristas nas redes sociais. Em comício em São Bernardo do Campo nesta quinta-feira, 6, o ex-presidente fez uma observação sobre o analfabetismo.

“As pessoas que são analfabetas ficaram analfabetas porque este país nunca teve um governo que se preocupasse com a educação”, afirmou Lula. Ele foi presidente do Brasil entre 2003 e 2010. Durante o discurso, Lula estava acompanhado do candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad, que já foi ministro da Educação do governo petista.

Lula tentava capitalizar sobre uma recente polêmica envolvendo Bolsonaro, que após ter conseguido chegar ao segundo turno, contrariando o prognóstico de pesquisas de intenção de votos, insinuou que a larga vantagem que o petista teve no Nordeste durante o primeiro turno deveu-se às altas taxas de analfabetismo da região.

“Lula venceu em 9 dos 10 estados com maior taxa de analfabetismo. Você sabe quais são os estados? No nosso Nordeste.” A fala de Bolsonaro também foi muito criticada pelos petistas, que atribuíram ao atual mandatário postura xenófoba. É exatamente no Nordeste onde o ex-capitão tem maior dificuldade para cabalar votos.

A declaração de Lula foi imediatamente repercutida nas redes sociais. O ministro Fabio Faria foi um dos que repercutiram o discurso de Lula. “Deixa o Lula falar…”, provocou ele.

Miguel diz que vai recuperar a economia de Pernambuco: “voltará a ser a ser locomotiva do Nordeste”

O candidato ao governo do estado Miguel Coelho afirmou nesta segunda-feira (8) que Pernambuco precisa recuperar a capacidade de investimento para voltar a ser a locomotiva do Nordeste. Durante entrevista em Caruaru, ele renovou o compromisso de realizar o maior programa de investimento da história para transformar o estado em um grande canteiro de obras. Somente na recuperação das estradas, Miguel se comprometeu a investir R$ 400 milhões por ano, além de implementar um grande programa de duplicações de rodovias.

“Pernambuco precisa recuperar a sua capacidade de investimento. Nos últimos oito anos, nosso estado se tornou o que menos investe no Nordeste. Nosso programa de governo é muito direto. Queremos fazer o maior investimento da história do nosso estado. São R$ 12 bilhões nos próximos quatro anos. A gente quer fazer de Pernambuco um grande canteiro de obras, gerando emprego, renda e perspectiva de futuro. Com isso, Pernambuco voltará a ser a locomotiva do Nordeste”, disse o candidato do União Brasil.

Para impulsionar a geração de emprego, Miguel também defendeu um grande programa de redução de impostos e de simplificação através de um “decretaço” para reduzir pela metade o número de exigências burocráticas. Segundo ele, Pernambuco possui 1,7 milhão de empreendedores na informalidade, que não recebem a atenção do Estado. Por isso, se eleito, vai isentar do pagamento do ICMS as empresas com faturamento de até R$ 100 mil por ano. “Faremos isso para trazer esse empresário para a informalidade, para que ele tenha crédito subsidiado. A gente quer que ele cresça e gere emprego.

Geração instantânea de energia eólica no Nordeste tem novo recorde

(Foto: ASCOM)

A energia eólica no Nordeste bateu novo recorde de geração instantânea (pico de geração), informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em 8 de julho, as turbinas eólicas produziram 14.167 megawatts (MW), o equivalente a 123,2% da demanda na região.

Esse montante é suficiente para suprir o consumo de energia de todo o Nordeste por um minuto, sobrando 23,2%. Por um minuto naquele dia, a região tornou-se exportadora de energia eólica para o restante do país.

Os dados ainda estão em fase de validação pela ONS. Além do recorde eólico, o Nordeste atingiu o recorde de geração instantânea de energia solar. Às 10h28 da última terça-feira (12), a região produziu 2.963 MW solares. Isso equivale a 27,5% da demanda de todo o subsistema Nordeste naquele minuto.

LEIA MAIS

Comitê do Consórcio Nordeste recomenda cancelamento do Réveillon e Carnaval 2022

(Foto: Ascom/PMP)

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que reúne os governadores da Região, recomendou a proibição de festividades de final de ano e do Carnaval. A orientação foi divulgada na sexta-feira (3), através de uma nota, e também pede o reforço na vacinação para quem ainda não se imunizou contra a Covid-19.

Segundo o Consórcio, “ainda não existem argumentos com base científica para quaisquer atividades presenciais que gerem aglomerações que invariavelmente violam os protocolos de segurança sanitária”.

Aqui no Sertão, alguns municípios de Pernambuco, como Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, já anunciaram o cancelamento das festas por conta da pandemia e o surgimento de uma nova variante do vírus.

Confira a seguir a nota do Comitê:

LEIA MAIS

Bolsonaro lança programa que levará água potável a escolas do Nordeste

Bolsonaro em visita ao Piauí. (Foto: Reprodução/WhatsApp)

O governo federal lançou nesta segunda-feira (2) o Programa Água nas Escolas, que prevê, na primeira etapa, a construção de 2 mil cisternas em estabelecimentos de educação nas zonas rurais e de periferia. A expectativa é atender mais de 100 mil alunos em cerca de 350 cidades da Região Nordeste.

O programa terá investimento de R$ 60 milhões e será realizado em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e a Fundação Banco do Brasil.

LEIA MAIS

Paulo Câmara recebe governadores do Nordeste e embaixadora da França para reafirmar acordo de cooperação

O governador Paulo Câmara recebeu, nesta quinta-feira (29.07), no Palácio do Campo das Princesas, os governadores do Nordeste e a embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, para reafirmar os compromissos com o governo francês pactuados em 2019, durante missão oficial do Consórcio Nordeste a Paris. Nos últimos dois anos, a região recebeu investimentos de diversas empresas francesas, além de assistência técnica em ações de sustentabilidade e preservação ambiental. Especificamente em Pernambuco, foi anunciada uma planta de hidrogênio verde em Suape da multinacional francesa Qair, com investimento de US$ 3,8 bilhões, e também um novo hotel da rede Accor.

“Temos, desde 2019, um protocolo com o governo francês. E a partir disso, desenvolvemos uma série de ações. Mesmo com a pandemia, foi possível avançar em parcerias na área de energia renovável, discussões sobre aceleração da questão do saneamento e meio ambiente, e temos uma pauta importante com alguns Estados já praticando a agricultura familiar e parcerias na área de turismo”, pontuou Paulo Câmara.

LEIA MAIS

Rede de saúde pública de Petrolina é referência para municípios do Nordeste

Os constantes investimentos na área da saúde em Petrolina vêm chamando atenção de diversos municípios do Brasil. Nesta quarta-feira (28) uma equipe da prefeitura de Lagarto, município do interior de Sergipe, realizou uma visita para conhecer os equipamentos de saúde, além de entender o funcionamento da rede pública de saúde na cidade.

A equipe visitou a Policlínica Municipal, Centro de Parto Normal e o Centro de Referência da Mulher. De acordo com o secretário de Planejamento e Orçamento, Adriel Alcântara, a ideia é levar essas experiências exitosas para implantar em Lagarto e melhorar a assistência à população.

LEIA MAIS

Operação carro-pipa do Governo Federal será retomada

(Imagem ilustrativa)

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) efetivou nesta semana descentralização de R$ 62,46 milhões para o Ministério da Defesa (MD), com o objetivo de retomar a execução da Operação Carro-Pipa (OCP) federal em toda a região rural do Semiárido.

Nos meses de janeiro e fevereiro, a Pasta, por meio da Defesa Civil nacional, conseguiu realizar o repasse emergencial de R$ 89,7 milhões, que foram descentralizados ao Exército Brasileiro (EB) – responsável direto pela execução do serviço. Porém, o retardo na aprovação do Projeto de Lei Orçamentária Anual 2021 (PLOA) pelo Congresso Nacional desencadeou a paralisação temporária do serviço.

LEIA MAIS

Petrolina é eleita melhor cidade para se viver no Nordeste

Nessa terça-feira (09), a revista Exame publicou um ranking com as melhores para se viver no Brasil. No Nordeste, Petrolina aparece na frente de todos os municípios, inclusive as capitais. O levantamento avalia 15 indicadores de quatro segmentos estratégicos: educação, segurança, saúde e saneamento/sustentabilidade.

Nas redes sociais, o prefeito Miguel Coelho comemorou o destaque da cidade no Nordeste. “Para nossa alegria e emoção, a melhor cidade do Nordeste brasileiro é qual? É a nossa querida e linda Petrolina”, disse.

O gestor ressaltou que a cidade está entre as 50 melhores para se viver no país. “O nosso desafio e compromisso é continuar trabalhando para fazer de Petrolina uma cidade cada vez mais forte”, afirmou.

LEIA MAIS

Objeto luminoso visto sobre o céu do Nordeste é o foguete chinês que vai à lua

Populares registraram a passagem de um foguete chinês na noite desta segunda-feira (23) sobre o céu de alguns estados do Nordeste. Trata-se da espaçonave que foi lançada pela China na superfície lunar com o objetivo de ser a primeira nação a trazer de volta rochas lunares e amostras de solo em mais de quatro décadas, segundo o The New York Times.

De acordo com o tenente Romário Fernandes, professor de astronomia do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará (CMCB), o foguete foi lançado e, quando atingiu uma determinada altitude, acionou seus motores. Para realizar essa etapa, o objeto começou a expelir gases, que reagiram à incidência solar e deram luminosidade ao foguete, fazendo com que ele pudesse ser visto.

“A facilidade de ver (o foguete) no Nordeste é porque aqui escurece mais cedo do que no Sul ou Sudeste. (…) Pra eles lá (sulistas e sudestinos) ainda estava claro quando o foguete passou. Se estivesse escuro seria melhor de ver”, explica o astrônomo. Ainda de acordo com Romário, o pouso do objeto na Lua deve acontecer daqui a quatro dias, estando seu retorno à terra previsto para primeira metade de dezembro.

Veja vídeo do lançamento:

12345