Petrolina não gosta de carnaval!

Ex-prefeito de Petrolina Julio Lossio (PMDB)

A afirmação foi de Julio Lossio (PMDB), ao justificar, quando prefeito de Petrolina, a falta de investimentos da prefeitura para realização da festa de carnaval durante seus oito anos de governo. Lamentavelmente o ex-prefeito, que se encontra na Inglaterra, não viu de perto sua constatação cair por terra.

Petrolina se mostrou alegre, o povo tirou a fantasia do baú e se jogou literalmente na folia, pessoas de todas as idades celebraram a melhor festa de carnaval dos últimos anos na cidade e tudo devido a uma receita simples: vontade de fazer com uma pitada de bom senso.

Este ano a atual gestão não ficou de braços cruzados esperando apenas a sobra das atrações da Fudarpe, muito pelo contrário, a secretária Maria Elena, com apoio do prefeito Miguel Coelho (PSB), apesar do pouco tempo e dos recursos escassos conseguiu realizar um grande carnaval sem muita pirotecnia, sem gastos exorbitantes, mas valorizando a prata da casa. Tudo calculado dentro dos limites do município.

Fica, portanto, a lição: jamais devemos subestimar a cultura de um povo. O carnaval é a maior festa popular do Brasil e em Petrolina não é diferente. O ex-prefeito poderia até ter dito que o povo de Petrolina não gosta apenas do frevo e do Maracatu, devido sua ligação com a Bahia, mas jamais determinar que o nosso povo não gosta de carnaval, apenas para justificar sua falta de interesse pela festa.

Petrolina gosta de carnaval sim! Mas gosta também de São João, Natal, Réveillon e etc. Que a nova gestão continue valorizando nossas festas, nossa cultura e nossos artistas.

Abertura do carnaval de Petrolina mistura ritmos e agita público

Na noite deste sábado foi aberto oficialmente  pelo prefeito Miguel Coelho, a festa de Momo, “Sou o Novo Carnaval”, entregando as chaves da festa ao rei e rainha do carnaval da cidade.

Entre as atrações da festa no palco armado estavam o petrolinense Geraldo Azevedo, Ana Costa e Maciel Melo que animaram o público.

A programação contou com a participação de muitos foliões que movimentaram o polo da alegria.

” Sou petrolinense e vim de Jacobina (BA) para prestigiar o carnaval da minha cidade, e estou muito feliz e animada em ver que o carnaval passará a ser como Petrolina merece ” afirmou Tânia Figueiredo uma das foliãs.

 

Prefeitura de Petrolina paga servidores antes do Carnaval

“Fizemos um esforço significativo para liberar o pagamento antes do Carnaval. Estamos buscando o equilíbrio das contas municipais, mas o servidor é prioridade e autorizamos o pagamento para permitir ao quadro da Prefeitura um Carnaval com um pouco mais de tranquilidade”, ressaltou o prefeito

Servidores do município de Petrolina poderão pular o carnaval com mais tranquilidade. O prefeito Miguel Coelho (PSB) anunciou que vai realizar o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais, referentes ao mês de fevereiro, nesta sexta-feira (24). Serão mais de R$ 10 milhões injetados na economia local, fortalecendo o comércio do município.

Em relação aos servidores da Secretaria de Saúde, receberão no, decorrer desta sexta-feira (24), os estatutários. Médicos, contratados e comissionados da saúde receberão dia 06 de março.

De acordo com a secretária de Gestão Administrativa, Lucivane Lima, os servidores poderão pagar as suas contas e ainda aproveitar ao máximo o carnaval. “Muitas pessoas querem brincar o carnaval com dinheiro no bolso, então nós vamos garantir um bom feriadão aos servidores, além dos comerciantes que vão lucrar nessa época do ano”, disse.

Na abertura das atividades do Nova Semente Miguel Coelho afirma que meta é universalizar a educação em Petrolina

Prefeitura vai disponibilizar cerca de 17 mil vagas para a primeira infância este ano em Petrolina

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), acompanhou de perto nesta segunda-feira (20), a abertura das aulas nas unidades do Nova Semente. O gestor vistoriou as salas na unidade do N-10, PSNC e conversou com os profissionais que atendem as crianças.

Juntando o programa Nova Semente e os Centros de Educação Infantil (CMEI), serão disponibilizadas este ano cerca de 17 mil vagas para a primeira infância.  Mas para Miguel, apesar da criação de 4 mil novas vagas neste ano, o acesso à educação infantil de Petrolina precisa ser ampliado. “Vamos trabalhar para melhorar o atendimento e os indicadores. Ainda existem cerca de 15 mil crianças fora da rede na primeira infância. Estamos trabalhando para melhorar essa situação nos próximos anos já a partir de nossa luta para destravar o início das obras de 12 novos CMEI”, adianta o prefeito, que deve visitar no próximo mês o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Nova Semente de graça

Com a readequação dos programas de educação infantil promovida pela Prefeitura de Petrolina, o Nova Semente passou a ser totalmente gratuito, sem cobranças de mensalidades e anuidade. Além de assegurar a gratuidade em todos os programas da primeira infância, a gestão municipal fortaleceu os Centros de Educação Infantil (CMEI) com a ocupação de em torno de 4 mil vagas que estavam ociosas nessas unidades de ensino. “Apesar das dificuldades financeiras que herdamos, fizemos um grande esforço para colocar toda a rede para funcionar. Agora, nosso foco está em melhorar os indicadores e universalizar a educação de nossa cidade”, destaca Miguel Coelho.

Prefeitura busca parceria com o Sest/Senat para melhorar segurança no trânsito de Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Nesta sexta-feira (17), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho, esteve em reunião com os coordenadores e o diretor regional do Sest/Senat, Simão Durando. O encontro teve por objetivo discutir parcerias e projetos voltados para a educação e segurança no trânsito do município.

Durante a reunião, esteve em pauta a redução de acidentes envolvendo motociclistas e foi apresentado um projeto do Sest/Senat para orientar os alunos da rede municipal de ensino sobre boa convivência e educação no trânsito, além de uma proposta para capacitar os servidores municipais.

A reunião contou ainda com a participação do diretor da Ammpla, Geraldo Miranda, e as secretárias Maéve Melo (Educação), Kátia Carvalho (Desenvolvimento Social) e Lucivane Lima (Gestão Administrativa).

Agricultores já podem renegocias dívidas rurais com descontos de até 95%

(Foto: Divulgação)

Dando sequência as demandas da região o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, esteve nesta segunda-feira (13), no Projeto Senador Nilo Coelho. Na ocasião homologada a lei do K1 e a titulação dos produtores rurais.

A portaria estabelece novas regras operacionais para a renegociação de dívidas de agricultores em perímetros públicos irrigados sob gestão da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).

Serão cerca de 12 mil agricultores beneficiados com a iniciativa, trabalhadores que foram atingidos pela seca prolongada em regiões do semiárido. Os débitos são relativos a vendas de lotes para titulação e uso de infraestrutura de irrigação, conhecidas como K1 O documento regulamenta o artigo 13 da Lei n. 13.340, de 28 de setembro de 2016.

“Hoje damos mais um passo para garantir a adimplência do produtor rural, para que ele possa ter preservado aquilo que é mais valioso, que é ter seu nome limpo e, dessa forma, possa continuar trabalhando com afinco para fazer o Nordeste e o Brasil crescerem”, destacou o ministro Helder Barbalho.

A renegociação é válida para parcelas de dívidas vencidas entre 31 de dezembro de 2006 e 31 de dezembro de 2011. Os pagamentos poderão ser quitados até 29 de dezembro de 2017 e os descontos variam de 15% a 95%, considerando o período do débito.

Petrolina recebe investimento de 5 milhões para obras de saneamento

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta segunda-feira (13), o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, esteve em Petrolina, para anunciar o investimento de R$ 5 milhões para obras de saneamento básico. O evento contou com a presença de diversos políticos da região e do Vice-Governador de Pernambuco Raul Henry.

O novo investimento, deve resolver diversos problemas antigos ligados a qualidade da água e ao esgoto do município. Na ocasião o Ministro Helder Barbalho, reforçou que preservar é a palavra chave do governo de Michel Temer e que o Velho Chico deve contar com diversas iniciativas de revitalização.

“Esse ato de hoje reafirma uma diretriz do governo do Presidente Michel Temer, de priorizar a revitalização fazendo com que os 505 municípios que compõe a bacia, possam ter projetado em um prazo curto a universalização do tratamento de esgoto garantindo que o rio tenha qualidade de água”, afirmou o ministro Helder Barbalho.

O ministro deu ênfase as diversas parcerias feitas entre o estado e entre os municípios, para que esse projeto fosse possível.

“Essas parcerias permitiram que o Velho Chico possa ter vida longa, possa continuar cumprindo o seu papel histórico de segurança hídrica de vida, para aqueles que no seu entorno desejam continuar a permanecer”, completou.

Entre as iniciativas voltadas para o Rio São Francisco, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho anunciou durante o evento que as baronesas que ficam a margem do Rio São Francisco serão removidas, em breve.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

“Quero dizer a todos de Petrolina, que já iniciamos os estudos e pretendemos tirar, nos próximos 50 dias, começar a limpeza da nossa Orla, limpeza no nosso rio, tirando as baronesas para poder devolver a Orla de Petrolina”, declarou o prefeito Miguel Coelho.

Na sequência o grupo seguiu com agenda para o N3, para homologar a lei do K1 e a titulação dos produtores rurais.

Petrolina recebe hoje investimento de R$ 5 milhões para obras de saneamento básico

O ministro da integração nacional, Helder Barbalho, visita Petrolina nesta segunda-feira (13) para assinar um convênio de R$ 5 milhões entre a Prefeitura, Codevasf e Compesa para obras de saneamento básico.

O evento contará com a presença do prefeito Miguel Coelho, o vice-governador Raul Henry, o ministro de Minas e Energias, Fernando Filho, o senador Fernando Bezerra, e a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino. O anúncio ocorre a partir das 10h, na Estação de Tratamento de Esgoto da Compesa, no bairro do Jatobá.

Além de anunciar obras de saneamento, o ministro Helder Barbalho regulamentará a lei de renegociação dos débitos dos produtores dos perímetros irrigados referentes à titulação dos lotes e ao k1 (taxas de uso de água e de infraestrutura). O ato ocorre também hoje (13), a partir das 11h, na comunidade N-3.

Convênio para obras de saneamento em Petrolina

Local: Estação de Tratamento de Esgoto – Estrada do Jatobá, s/n, bairro Jatobá

Dia e horário: segunda (13/02), às 10h

Regulamentação da lei de renegociação da titulação e k1 dos produtores rurais

Local: Clube Fuá no Sítio – Rua A, n° 490, no Núcleo Irrigado N-3

Dia e horário: segunda (13/02), às 11h

Petrolina deve receber investimento de R$ 5 milhões para obras de saneamento básico

Na próxima segunda-feira (13), um convênio de R$ 5 milhões firmado entre a Prefeitura, Codevasf e Compesa deve melhorar o saneamento básico de Petrolina. O acordo será assinado durante uma visita do ministro da Integração Nacional à Petrolina.

O evento está previsto para acontecer às 10, Estação de Tratamento de Esgoto e contará com a presença do prefeito Miguel Coelho, o vice-governador Raul Henry, o ministro de Minas e Energias, Fernando Filho, o senador Fernando Bezerra, e a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino.

Além de anunciar obras de saneamento, o ministro Helder Barbalho regulamentará a lei de renegociação dos débitos dos produtores dos perímetros irrigados referentes à titulação dos lotes e ao k1 (taxas de uso de água e de infraestrutura). O ato ocorre também na segunda-feira (13), a partir das 11h, na comunidade N-3.

Prefeitos Miguel Coelho e Paulo Bonfim planejam ações conjuntas

(Foto: Divulgação/Ivaldo Reges​)

Nesta quinta-feira (9), o prefeito Miguel Coelho recebeu em seu gabinete, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim. O encontro firmou parcerias entre as duas prefeituras.

A Ilha do fogo esteve entre as pautas discutidas na reunião, onde ficou adiantada a administração conjunta entre as duas prefeituras. Miguel e Paulo também trataram sobre o arco viário metropolitano e a realização da Feira Nacional de Agricultura Irrigada (Fenagri), que, neste ano, será em Juazeiro.

Para o prefeito de Petrolina, a relação entre as gestões é essencial para garantir o pleno funcionamento dos serviços nas duas cidades. “As prefeituras tem que trabalhar no mesmo sentido. Não adianta cada uma puxar para seu lado. Falamos sobre temas de interesse das duas cidades e fico muito animado com essa parceria que se firma”, resumiu Miguel Coelho.

Paulo Bonfim enfatizou a necessidade do diálogo entre os prefeitos da região para fortalecer o Vale do São Francisco. “Já marcamos encontro em Brasília para discutir a região. Essa discussão não passa só por Juazeiro e Petrolina, é importante tentar que toda a região esteja em evidência. E tudo de bom que acontecer em Juazeiro e Petrolina vai refletir nos municípios aqui em nossa volta”, ressaltou Bonfim.

Programa de Aquisição de Alimentos será lançado nesta sexta-feira em Petrolina

(Cartaz Divulgação)

Nesta sexta-feira (10), a Prefeitura de Petrolina lança, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A proposta do programa é adquirir gêneros alimentícios direto dos agricultores familiares.

Petrolina é a cidade pernambucana que recebe o maior montante de recursos nesta modalidade do PAA. A prefeitura espera que o programa beneficie 302 agricultores da cidade e movimente um recurso de R$ 1.509,286,16. Todos os produtos adquiridos, através do PAA, serão doados a entidades socioassistenciais cadastradas e voltadas para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Podem participar da chamada pública do PAA agricultores familiares que estejam inscritos no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

O lançamento será feito pelo Prefeito Miguel Coelho, durante cerimônia às 17h na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos que fica localizada na Rua Santa Cecília nº 35, Vila Mocó.

Prefeitura e Banco do Nordeste promovem encontro com produtores rurais em Petrolina

Nesta sexta-feira (03) o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Marcos Holanda, o prefeito Miguel Coelho e o senador Fernando Bezerra promovem um encontro com trabalhadores rurais.

O tema do evento será a renegociação de dívidas rurais e uma abordagem dos aspectos da Lei 13.340, que autoriza a liquidação e renegociação de crédito rural. O evento acontece às 10h, no auditório do Sest/Senat, e é voltado para trabalhadores do campo no Vale do São Francisco.

Petrolina será pioneira em velocidade de internet ultra banda larga

O projeto de internet ultra banda larga é pioneiro em Pernambuco e só está previsto para 19 cidades brasileiras neste ano

Em reunião com representantes da operadora Vivo, na tarde de ontem (01), o prefeito Miguel Coelho negociou a implantação de internet ultra banda larga em Petrolina. O projeto vai garantir até 300 megabytes por segundo de velocidade e deve estar à disposição da população em dezembro.

Na conversa com os representantes da Vivo, Miguel garantiu agilizar os trâmites e a burocracia municipal para o início da instalação dos cabos de fibra ótica. “Petrolina é uma cidade conhecida pelo seu pioneirismo e busca por desenvolvimento. Sendo assim, não poderíamos deixar passar essa oportunidade de trazer uma internet de ponta e propiciar não apenas maior velocidade no serviço para a população mas ser referência nesse tipo de tecnologia em nossa região”, destacou o prefeito após encontro.

O projeto de internet ultra banda larga é pioneiro em Pernambuco e só está previsto para 19 cidades brasileiras neste ano. Atualmente, a média de velocidade na região do Vale do São Francisco é de 2 a 12 megabytes por segundo.

Nova Semente estava sendo usado como cabide de empregos por Lossio

Só em 2016 o ex-gestor abriu 66 unidades do Nova Semente, 30 após a eleição/Foto: Waldiney Passos

Os números apresentados pelo prefeito Miguel Coelho e ratificados pelo coordenador do Petrape, José Vieira de Souza, entidade responsável pela contratação dos funcionários que trabalham nas creches do Programa Nova Semente da Prefeitura de Petrolina, indicam que o programa foi usado como cabide de empregos no ano eleitoral. “Por que eles deixaram para abrir quase que 66 unidades só em ano de eleição?”, questionou Miguel.

Somente de outubro para dezembro do ano passado, ou seja, após perder as eleições, Julio Lossio abriu 30 novas unidades do nova semente.  “Metade dessas novas unidades, foram abertas não para beneficiar o aluno, mas para aumentar o custeio”, avaliou Miguel.

O coordenador do Petrape, José Vieira de Souza, concordou com o uso eleitoreiro do programa pelo ex-gestor. “Vamos dizer que tinham sementeiras a mais”, disse.

Cícero Freire considera positivas mudanças no Nova Semente

Vereador Cícero Freire (PR) enaltece Nova Semente de graça

Na opinião do vereador Cícero Freire (PR), a decisão de reformular o programa Nova Semente em Petrolina foi tomada juntamento com o Petrape, após avaliarem a necessidade de ajustar o programa para garantir sua continuidade.

“O prefeito chamou o Petrape para fazer uma avaliação do programa e nós avaliamos que está sendo feito um trabalho de parceria como era feito na época de Julio Lossio e o Petrape está avaliando positivamente o trabalho do nosso prefeito Miguel Coelho”, salientou Freire.

O vereador disse está pronto para ajudar o prefeito juntamente com todos os pares na Câmara Municipal no sentido de reafirmar a gratuidade do Nova Semente.

“Por que agora verdadeiramente nenhum pai de família vai tirar mais R$ 150,00 reais para matricular seu filho e nem também tirar R$ 25,00 reais para ajudar a pagar a mensalidade, com certeza o papai também pagava o fardamento e não vai pagar mais, então nós estamos completamente a favor do Nova Semente de Graça”, afirmou.