Embaixadora dos Emirados Árabes é recepcionada por Miguel Coelho em Petrolina

(Foto: Instagram/Miguel Coelho)

Nesta quarta-feira (3) a embaixadora dos Emirados Árabes Unidos, Hafsa Abdullah Mohamed, desembarcou em Petrolina e visitou programas sociais, acompanhada do prefeito Miguel Coelho (PSB).

Na ocasião, Hafsa Abdulla conheceu a Casa Bolsa, Centro de Atenção à Pessoa Idosa e o Restaurante Popular. Miguel, apresentou a embaixadora o projeto de transformar Petrolina na primeira cidade do Brasil com energia 100% renovável.

“É uma parceria importante que estamos iniciando para nossa região. Petrolina é uma cidade exportadora com diversos potenciais e sabemos da capacidade de investimento dos Emirados Árabes, principalmente, na geração de energia. Este é um passo significativo para grandes negócios e oportunidades tanto para Petrolina como para outras cidades da região”, explicou o prefeito após a reunião.

Um novo encontro foi marcado com o prefeito e Hafsa Abdullah na Embaixada dos Emirados Árabes, em Brasília. “A embaixadora ficou muito empolgada com a visita a Petrolina. Vamos trabalhar para trazer investimentos nessa segunda reunião em Brasília e estreitar os laços do Sertão com os Emirados Árabes”, antecipou o prefeito.

A reunião contou ainda com as presenças da vice-prefeita Luska Portela e das secretárias Kátia Carvalho (Desenvolvimento Social) e Laura Recena (Planejamento e Sustentabilidade). Após o encontro com o prefeito, a embaixadora visitou a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e fazendas de Petrolina.

Trabalho de remoção das baronesas deve ser concluído em julho, segundo Miguel Coelho

(Foto: Divulgação/Ascom)

Nesta terça-feira (2) o acordo entre prefeitura e o Exército Brasileiro, foi formalizado pelo o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB). A equipe de revitalização conta com o reforço, de aproximadamente, 30 soldados do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado.

Durante o evento, Miguel afirmou que a etapa de remoção das baronesas, que começou em março e removeu 30% do material previsto, deve ser concluída até o mês de julho.

“Já removemos quase 1 mil toneladas de baronesas e outros materiais. Com o reforço do Exército, que tem vasta experiência em outras importantes obras e ações, queremos concluir esse trabalho até o mês de julho e iniciar novas atividades de preservação do rio”, explicou o prefeito.

Segundo o comandante do 72 Batalhão de Infantaria Motorizado, tenente-coronel Welton Gomes, a ação para a preservação do Rio São Francisco estimulará outras iniciativas em parceria com a Prefeitura para a conservação do meio ambiente e valorização da cidade.

“O Exército Brasileiro tem um slogan, ‘Braço Forte, Mão Amiga’, e nesse momento estamos exercendo a ‘Mão Amiga’, apoiando a cidade para preservar um bem que é de todos. Que agora nós possamos dar continuidade a outros projetos em benefício da cidade e do bem estar da sociedade petrolinense”, frisou o comandante Welton.

Até o momento, o projeto removeu parte das baronesas e fechou tubulações que derramavam esgoto diretamente nas margens do Velho Chico, além de manter a preservação de animais que vivem no entorno como capivaras e jacarés. Na próxima etapa, será feito um trabalho de oxigenação da água e ações educativas.

Gramado do Estádio Municipal de Petrolina começa a ser recuperado

(Foto: Divulgação/Ascom)

O estádio municipal Paulo de Souza Coelho, começou a receber algumas ações da prefeitura nesta quinta-feira (27). O gramado do estádio tem previsão de recuperação em 15 dias.

As melhorias do local foram autorizadas depois de uma visita do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB) e da secretária de Cultura, Turismo e Esportes, Maria Elena de Alencar.  A primeira medida anunciada pelo gestor, foi a recuperação do gramado cujo sistema de irrigação já foi restaurado, com a previsão, segundo a prefeitura, de que o gramado que estava completamente seco ganhe seu verde natural já nos próximos 15 dias.

O gestor também afirmou que um projeto de revitalização completa do estádio está sendo finalizado e o mesmo será entregue ao ministro de Esporte, Leonardo Picciani, para solicitar a verba necessária de cerca de R$ 1 milhão.  A previsão é que o projeto seja concluído nos próximos 10 dias quando o prefeito voltará a se reunir com o ministro.

Além da recuperação do gramado, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade também iniciou um mutirão de limpeza no local o que já está dando uma nova cara ao estádio Paulo de Souza Coelho.

Processo movido por Odacy Amorim contra a campanha eleitoral de Miguel Coelho é arquivado

(Foto: Arquivo)

O juiz Sydnei Alves determinou o arquivamento do processo movido pelo deputado estadual Odacy Amorim (PT) contra a campanha eleitoral do atual prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB), nesta quinta-feira (27).

A decisão emitida, considera improcedente a suspeita de abuso de poder político e econômico da chapa capitaneada pelo Partido Socialista Brasileiro, no último pleito eleitoral, no município sertanejo. A decisão judicial foi encarada de forma tranquila pelo prefeito Miguel Coelho.

“Recebo essa notícia da mesma maneira de quando fui informado sobre a tentativa da oposição de desrespeitar o resultado das urnas, com serenidade e a certeza da plena legalidade de nosso trabalho. Ao contrário do ex-candidato da oposição, nossas contas foram aprovadas. Isso já evidenciava que nossa caminhada foi limpa e justa. Espero que agora respeite-se não só a decisão sagrada do povo, mas também o parecer da Justiça”, ressaltou o prefeito de Petrolina.

Miguel Coelho solicita verba para reforma do Estádio Municipal Paulo Coelho em Brasília

(Foto: Divulgação/Ascom)

O prefeito de Petrolina (PSB) esteve em reunião, nesta terça-feira (25), com o ministro do Esporte, Leonardo Picciani.  Na ocasião, apresentou três projetos voltados para o esporte no município.

Entre as propostas discutidas, Miguel solicitou verbas para a reforma do Estádio Municipal Paulo Coelho, que apresenta uma série de problemas de manutenção. O prefeito também levou um projeto orçado em R$ 3,8 milhões para a construção do Centro de Iniciação ao Esporte, além de reivindicar recursos para a implantação de um Clube dos Bairros, na comunidade do Dom Avelar.

Segundo o prefeito, a expectativa é de que o Ministério dê uma resposta sobre a aprovação dos projetos ainda neste semestre. “São três ações fundamentais para o fortalecimento do esporte em Petrolina. Mas temos uma urgência em relação ao estádio municipal, que encontramos completamente abandonado e sucateado. Estou confiante que o ministro terá sensibilidade de liberar uma parte desses recursos nos próximos meses para nos ajudar a revitalizar nosso estádio e aumentar nossa estrutura voltada à promoção do esporte e lazer”, destacou o prefeito após a audiência.

Em rede social, Miguel Coelho convida Wesley Safadão para o São João de Petrolina

O cantor Wesley Safadão esteve em Petrolina, para uma apresentação no Pátio de Eventos Ana das Carrancas, nesta quinta-feira (20), durante o evento o prefeito Miguel Coelho (PSB), convidou o artista para integrar a programação do São João de Petrolina.

Em março o prefeito declarou que o “São João de Petrolina” será ampliado para 30 dias e na segunda quinzena de maio e que a festa será descentralizada, nos bairros, enquanto a programação principal ocorrerá no pátio de eventos, em junho. O objetivo é valorizar o arrasta-pé em bairros que tem tradição de realizar festa junina em Petrolina.

Durante a conversa com o cantor Wesley Safadão, ficou a critério do público decidir se o cantor entraria na programação ou não.

Veja o vídeo:

Conselho Municipal de Turismo é reativado em Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

Uma cerimônia de posse marcou a reabertura do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), nesta quarta-feira (19) em Petrolina. O prefeito Miguel Coelho (PSB) deu posse aos membros.

Para garantir a reativação do Conselho, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes promoveu uma série de reuniões nas quais cada setor teve a oportunidade de indicar seu representante para compor a entidade. O Comtur estava desativado a alguns anos, segundo a prefeitura, e agora retoma as atividades para auxiliar na articulação e no planejamento do turismo local.

“Sabemos que Petrolina tem um grande potencial e temos um grande desafio pela frente. Temos que saber que turismo não é só festa, fizemos um carnaval maravilhoso e estamos trabalhando para fazer um bonito São João valorizando a prata da casa, mas sempre lembrando que turismo não é só festa”, finalizou Miguel Coelho.

A composição do Conselho será a seguinte: Marcus Pamponet (presidente); Glaucineide Macedo (vice-presidente); Aluísio Ferreira (Agência Municipal de Meio Ambiente); Ibamar Fernandes (Câmara de Vereadores); Cynthia Clause (Agências de Viagens); Edneide Gonçalves (Sebrae); Sandra Nunes (Gastronomia); Maria dos Anjos (CDL); Gislane Rocha (Instituição de ensino superior); Antônio Menezes (artesanato); Maria do Socorro (Associações de moradores).

Odacy Amorim justifica pedido para cassação do prefeito de Petrolina

Deputado estadual Odacy Amorim (PT/PE)

Sobre a decisão do Ministério Público, datada de 12 de abril, recomendando a cassação do mandato do prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), por abuso de poder econômico, entre outras ilegalidades identificadas pelo MP, relativas às eleições de 2016, o deputado Odacy Amorim, torna público o seu posicionamento sobre o tema.

Confira a íntegra da nota:

Em primeiro lugar, o deputado registra o seu elogio à decisão isenta e estritamente legal do Ministério Público ao recomendar a cassação do prefeito Miguel Coelho (PSB), pelas flagrantes ilegalidades eleitorais. O correto posicionamento do MP está em sintonia com o momento histórico que vive o País, com a atuação firme do Judiciário, levando os poderosos a prestar contas de irregularidades, independente de cargos ou poder econômico. Isso nos deixa confiantes num futuro mais justo para o Brasil.

Depois, é preciso que seja dito: as irregularidades cometidas pelo então candidato Miguel Coelho (PSB), no pleito de 2016 – agora confirmadas pelo Ministério Público – já eram conhecidas por todos em Petrolina. Os eleitores da cidade viram claramente nas ruas as ilegalidades praticadas, que, certamente, serão confirmadas pelo Poder Judiciário, levando à condenação e ao correto afastamento do prefeito.

Não só o deputado Odacy Amorim(PT), como os demais candidatos foram prejudicados pelas ilegalidades cometidas pelo prefeito nas eleições de 2016, como o abuso de poder econômico e uso irregular da propaganda eleitoral. A Emissora de TV que pertence ao aliado do prefeito (tendo indicado a candidata a Vice-Prefeita) suprimiu mais de 300 inserções de publicidade dos demais candidatos, isentando do mesmo “equívoco” as propagandas de Miguel Coelho. Com isso, perderam os candidatos, mas o maior prejudicado foi o Povo de Petrolina.

Por tudo isso, usamos nosso direito constitucional e buscamos a Justiça. Ainda no ano  2016, após as eleições, impetramos ação judicial para que as diversas irregularidades cometidas por Miguel Coelho (PSB) não ficassem impunes. E esta decisão do MP – recomendando a cassação do Prefeito – só vem confirmar que os nossos argumentos estavam certos. Agora, confiamos no Poder Judiciário para que as ilegalidades sejam confirmadas e o Prefeito seja legalmente afastado do cargo.

Deputado Odacy Amorim (PT) e Assessoria.

Prefeitura de Petrolina investe R$ 1,5 milhão em kits escolares para alunos do ensino fundamental I e turmas da educação infantil

(Foto: Divulgação/Ascom)

Nesta terça-feira (18) cerca de 35 mil kits escolares para os alunos do ensino fundamental I e turmas da educação infantil. O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB) participou do evento de entrega.

Durante o evento, que aconteceu na quadra da Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos (antigo CAIC), Miguel Coelho iniciou a entrega de kits com caderno, lápis, borrachas, lapiseiras, régua, caneta, tesoura, cola e lápis de cor. A expectativa é que o kit seja entregue a cerca de 35 mil estudantes.

Para a aquisição de todos os kits, a Prefeitura disponibilizou cerca de R$ 1,5 milhão. Segundo o prefeito, os recursos fazem parte de uma série de investimentos destinados a estruturar e qualificar a rede municipal.

“A educação será sempre nossa prioridade. O que pudermos fazer, não apenas para melhorar o IDEB, mas principalmente para garantir um futuro para todas essas crianças, será feito”, garantiu Miguel Coelho.

MPPE opina por cassação da chapa Miguel/Luska; PSB afirma “ter plena confiança de que o caso será arquivado”

Miguel Coelho (PSB) e Luska Portela (DEM), respectivamente Prefeito e Vice-Prefeita de Petrolina

O promotor de justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), Lauriney Lopes, aceitou nesta segunda-feira (17), a ação do deputado Odacy Amorim (PT), movida na Justiça Eleitoral, acusando Miguel Coelho e Floralina Araújo Portela (Luska Portela) respectivamente Prefeito e Vice-Prefeito de Petrolina, de terem cometidos abuso de poder econômico e utilização indevida de veículos ou meios de comunicação social, nas eleições municipais de 2016. A ação diz respeito a uma possível simulação no caso das inserções pela TV Grande Rio que favoreceu o candidato vencedor do pleito, além de ilegalidades na arrecadação de recursos pela chapa Miguel/Luska.

O promotor opinou pela cassação do mandato dos atuais prefeito e vice-prefeito de Petrolina por considerar que essas irregularidades causaram um flagrante desequilíbrio no pleito eleitoral. O processo agora vai para o juiz eleitoral o Dr. Sidney.

Em nota, O PSB, partido de Miguel Coelho, afirma respeitar o posicionamento do MPPE, mas lamenta que a chapa petista insista na tentativa de não respeitar a vontade do povo de Petrolina.

Confira a íntegra da nota:

Sobre a decisão do Ministério Público em dar continuidade a um processo movido pelo PT em torno da campanha eleitoral 2016, o Partido Socialista Brasileiro respeita o posicionamento da instituição do Judiciário e tem plena confiança de que o caso será arquivado. O PSB lamenta que a chapa petista, que teve as contas reprovadas recentemente, insista na tentativa de não respeitar a vontade do povo de Petrolina. O PSB lembra que todas as contas da campanha liderada pelo prefeito Miguel Coelho foram aprovadas. Ainda assim, temos plena convicção de que será frustrada a tentativa do grupo oposicionista de deturpar o resultado das eleições. O PSB reforça o respeito que nutre pelo Ministério Público, que está realizando seu trabalho com lisura e independência. O Partido Socialista, portanto, aguarda o rápido esclarecimento do Poder Judiciário sobre o  caso para que não restem mais dúvidas sobre a idoneidade do processo democrático e que se faça valer a vontade do povo petrolinense em fazer a cidade voltar a se desenvolver.

312 produtores rurais estão livres de dívidas que chegam a R$ 1 milhão

(Foto: Divulgação/Ascom)

Nesta segunda-feira (17), conforme o anunciado, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB) assinou o termo de liquidação de dívidas de produtores rurais que estavam com pendências no Banco do Nordeste. O benefício é destinado aos produtores que participam do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A iniciativa contemplou trabalhadores que acumulavam dívidas contraídas até o ano de 2006, de no máximo R$ 15 mil. “ Não era justo que pessoas com uma parcela de R$ 38 continuassem com o nome sujo, sem poder fazer novos investimentos”, afirmou Miguel Coelho.

A gestão municipal investirá cerca de R$ 75 mil para zerar as dívidas dos 312 produtores, já que o BNB concedeu um desconto de 95% no total de débitos.

Novo planejamento deve ser feito para reabrir biblioteca e museu de Petrolina

(Foto: Divulgação/Ascom)

A Biblioteca Municipal Cid Carvalho e o Museu do Sertão, receberam a visita do prefeito Miguel Coelho e das secretárias Maria Elena Alencar e Maéve Melo, que estudam uma maneira de acelerar a reabertura destes espaços.

Dois alvos de diversas reclamações, a biblioteca e o museu do município, apresenta, diversos problemas estruturais. A Biblioteca Municipal Cid Carvalho, foi inaugurada há 14 anos e mesmo com uma reforma iniciada em julho de 2016, os problemas continuam, segundo informações divulgadas pela prefeitura de Petrolina.

“A biblioteca é fundamental para a formação de vários estudantes que hoje estão sofrendo sem um espaço apropriado, e o que vimos é uma obra inacabada. Diante disso, já estamos tomando as devidas providências para entregar este importante equipamento o mais breve possível” disse o prefeito.

Já no Museu do Sertão, os problemas são ainda maiores, uma vez que, a reforma em andamento não incluiu itens fundamentais para reabrir o espaço da forma adequada. Diante da problemática, Miguel determinou a elaboração de um novo plano de trabalho para assegurar a reabertura do equipamento.

Segundo o prefeito, uma das alternativas para garantir a reabertura adequada do Museu do Sertão seria reativar a Fundação Cultural de Petrolina.

“Nosso museu é a história viva de nossa região. A orientação é que a gente também possa resgatar a Fundação Cultural de Petrolina, que há mais de 10 anos está parada. A fundação tem todo acervo técnico para que possamos transformar o museu numa grande atração turística e é nisso que estamos trabalhando”, disse Miguel.

Termo de liquidação de dívidas de produtores rurais deve ser assinado na próxima segunda-feira em Petrolina

(Foto: Arquivo)

Na próxima segunda-feira (17) o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB) assina, o termo de liquidação de dívidas de 380 produtores rurais que estavam com pendências no Banco do Nordeste. O benefício concedido pela prefeitura será destinado aos produtores enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Com a quitação dos débitos, os agricultores poderão obter novos financiamentos no Banco do Nordeste, movimentando a economia dos pequenos produtores. “Essa é uma luta antiga do povo do campo. Porém, desde que foi aprovada a lei federal para renegociação das dívidas, notamos uma baixa procura por vários fatores. Sabemos que a crise aperta principalmente para os pequenos produtores, então, decidimos liberar esses recursos e deixar os agricultores livres dessas dívidas que se arrastavam há tanto tempo”, explica o prefeito Miguel Coelho.

O ato ocorre em uma reunião no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a partir das 8h, com presença do chefe do executivo municipal e o senador Fernando Bezerra.

Após reformas, Restaurante Popular de Petrolina volta a funcionar

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O Restaurante Popular de Petrolina foi reinaugurado nesta quarta-feira (12), após ser mantido fechado por três meses. De acordo com a prefeitura, mais de 1 mil refeições serão servidas diariamente a partir de $0,50.

A reforma contou com um investimento de R$ 130 mil e começou no dia 14 de março. O local foi alvo de diversas críticas devido as condições estruturais, que segundo a prefeitura, tornavam o funcionamento inviável.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), que completou na última segunda-feira (10) 100 dias da gestão, pediu aos frequentadores do restaurante bom senso em preservar o local.

“Eu só peço uma coisa a quem vier aqui, cuidem como se fosse seu. Isso não é do prefeito Miguel Coelho, isso não é da prefeitura, isso é da população se vocês não cuidarem não vai ter dinheiro suficiente no mundo que fique fazendo reforma neste restaurante. Cuidem como se fosse a cozinha da casa de vocês”, pontuou o prefeito.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Osório Siqueira e dos vereadores Ruy Wanderley, Ronaldo Silva, Ibamar, Gaturiano Cigano, Ronaldo Cancão e Cícero Freire.

Prefeitura muda horário de assinatura da ordem de serviço para obras em três clubes de bairros em Petrolina

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Petrolina nos enviou uma nota retificando o horário da assinatura da ordem de serviço para a retomada das obras nos clubes dos Gercino Coelho, Rio Corrente e São Gonçalo.

O anúncio ocorre, às 14:30 horas, desta terça-feira (11), no gabinete do prefeito Miguel Coelho, primeiro andar da sede municipal e não às 9:00 horas da manhã como foi informado anteriormente.