Ministro do Turismo prestigia o São João de Petrolina e tece elogios

(Foto: Divulgação)

A convite do prefeito Miguel Coelho (PSB), o ministro do Turismo, Marx Beltrão, acompanhou a quinta noite do São João de Petrolina nesta terça-feira (20). Segundo a prefeitura, o evento contou com 80 mil pessoas no Pátio Ana das Carrancas, um recorde de público.

Impressionado com o tamanho do evento, o ministro elogiou a organização da festa e destacou o potencial de Petrolina para atração de turistas. “Vou sair daqui com uma imagem de uma cidade bem administrada, que está preparada para receber os turistas. Depois de tudo que vi pelo Brasil, posso dizer que este é o melhor São João do Brasil”, afirmou o ministro, que não havia visitado até então o município sertanejo.

Marx Beltrão antecipou ainda que o Ministério do Turismo irá investir na divulgação do São João de Petrolina pelo Brasil e em alguns países estratégicos. “Queremos fazer dessa festa conhecida mundo afora como já é o Carnaval. Nossa ideia é fazer de Petrolina uma de nossas grandes vitrines do São João nas Américas, Europa e outros lugares onde iremos divulgar.”

Segundo o prefeito Miguel Coelho, a meta é dobrar a presença de turistas na cidade nas próximas edições do São João e ampliar a divulgação da cidade como destino turístico.

“Petrolina tem um imenso potencial que não vinha sendo devidamente aproveitado. Os investimentos do Ministério do Turismo e a presença do ministro aqui demonstram que nossa cidade agora tem tudo para avançar e gerar mais oportunidades”, ressaltou Miguel.

Desde a abertura oficial, no dia 16 de junho, o arraial petrolinense levou mais de 320 mil pessoas ao Pátio Ana das Carrancas. O evento segue até o final deste mês com grandes shows, o Forró da Espora, Missa do Vaqueiro e a Jecana.

Petrolina recebe investimento de R$ 5 milhões em esgotamento sanitário e viaturas da Polícia Militar

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Nesta segunda-feira (19) o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) desembarcou em Petrolina, para participar de evento onde assinou um convênio de R$ 5 milhões para a realização da segunda etapa da obra de implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município.

Durante o evento foram liberadas emendas dos deputados Lucas Ramos (PSB), Odacy Amorim (PT), Miguel Coelho (PSB), destinadas a saneamento básico e a saúde. Marcaram presença o senador, Fernando Bezerra Coelho (PSB); o Ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho (PSB); o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), o diretor de revitalização da Codevasf, Inaldo Guerra; o presidente da Compesa, Roberto Cavalcanti Tavares. Além de deputados estaduais e federais, vereadores e outras autoridades.

“Eu fiz questão de vir hoje para a entregar as viaturas e dar essa ordem de serviço junto com a Codevasf para o saneamento e outras obras de água. A gente sabe que uma cidade como Petrolina, bem planejada, com condições de avançar muito, tanto no saneamento quanto no abastecimento de água. A gente tem que ter um olhar especial, um cuidado de avançar em parcerias e ao mesmo tempo liberar emendas para as áreas de saúde, emendas parlamentares e cuidar e conversar com o prefeito para ver as demandas mais urgentes”, afirmou o governador.

Reforço na segurança de Pernambuco

Ainda durante a passagem por Petrolina, o governador anunciou diversas novidades no setor de segurança do Estado e entregou dez viaturas da Polícia Militar para o Sertão. Das viaturas entregues cinco ficarão no 5º Batalhão da Polícia Militar de Petrolina.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

“Estamos contratando, no mês de agosto, 1.500 novos policiais militares, que vão reforçar todas as cidades. Vamos iniciar uma nova turma para ter mais 1.300 policiais miliares em dezembro. A partir também do mês de novembro/dezembro, vamos ter 140 delegados, 600 agentes, vai ter o pessoal da polícia técnica cientifica, que vai atuar também no IML, que a gente vai concluir também aqui nos próximos 6 meses para eu Pernambuco possa avançar do jeito que a gente quer”, concluiu Câmara.

Abertura oficial dos festejos juninos de Petrolina supera expectativa dos organizadores

(Foto: Divulgação)

O Pátio de Eventos Ana das Carrancas recebeu 60 mil pessoas, segundo dados da prefeitura, nesta sexta-feira (16) para a abertura oficial dos festejos juninos de Petrolina.

O primeiro dia do São João petrolinense foi marcado por muita animação, paz e, claro, muito forró. Com o tema “Acende a Fogueira do Meu Coração”, a festa, que este ano faz parte do calendário oficial do Ministério do Turismo, teve seu início durante o São João dos Bairros, realizado entre os dias 19 de maio e 10 de junho, e entra agora no momento mais esperado por moradores e turistas.

O São João de Petrolina deste ano é o primeiro realizado pela gestão do prefeito Miguel Coelho (PSB), e a expectativa é que Petrolina se torne a principal referência do evento junino no país.

“Esse público é que faz jus à afirmação de que o melhor São João do Brasil é aqui. Por isso, aproveitem toda essa estrutura e programação com muita dança, forro e alegria. Aqui é um lugar de paz e amor. Portanto, aproveitem. O melhor São João do Brasil começou e só termina dia 24”, comemorou o prefeito.

Miguel Coelho aproveitou ainda para lembrar ao público sobre a campanha solidária em prol dos atingidos pelas chuvas no estado de Pernambuco. De acordo com o prefeito, a meta para os nove dias de festa já foi alcançada nessa primeira noite.

“Foram mais de uma tonelada de alimentos, agasalhos, livros e brinquedos doados. Isso significa que, aqui em Petrolina, nós, além da festa, sabemos ser solidários, sabemos cuidar de quem precisa”, finalizou.

São João de Petrolina conta com Delegacia Móvel para reforçar segurança

(Foto: Ilustração)

Durante coletiva de apresentação, nesta sexta-feira (16) o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB) apresentou detalhes da segurança do local, que será reforçada com a presença de um ônibus que funcionará como Delegacia Móvel.

O ônibus foi utilizado durante a Copa do Mundo, em todas as cidades-sedes que abrigaram jogos, e visa ampliar ainda mais a área de atuação da Polícia Civil em grandes eventos.

Delegado Seccional em Petrolina, Lamartine Fontes (Foto: Blog Waldiney Passos)

“O ônibus foi utilizado na Copa do Mundo é extremamente moderno e utilizado para grandes eventos. Ele vai ficar na entrada, onde a população vai poder fazer registro de ocorrência, de menor complexidade”, afirmou o Delegado Seccional em Petrolina, Lamartine Fontes.

Ainda sobre a estrutura, Miguel Coelho informou que com a delegacia móvel, todo problema ocorrido durante a festa, será resolvido no local,que inclusive, conta com um espaço para detenção.

“Toda a estrutura de uma delegacia de polícia, vai estar aqui para que um problema ocorrido aqui, seja resolvido aqui. Próximo a polícia militar terá uma área de detenção, ou seja, o cara brigou, a gente não vai só separar, brigou vai ficar lá até às 5h da manhã para que ele não volte para a festa”.

Revista da entrada reforçada

O evento conta com 150 policiais militares, 25 policiais civis, 30 guardas municipais, 20 seguranças patrimoniais e 200 seguranças particulares. Toda a segurança será feita até o encerramento da festa, que será por volta das 4h.

A revista na entrada, também será reforçada para evitar a entrada de armas e itens que serão proibidos no evento, com armas de fogo, arma branca e vidro. A entrada com capacete, também não será permitida, para isso existe o “Capacetário”.

“Não será permitida a entrada com capacete, para isso fizemos uma parceria com um empresário daqui, para criar um “Capacetário”. Você chega, paga 2 R$, entrega o capacete pega uma ficha e na volta, seu capacete será entregue do mesmo jeito”.

Prefeitura revoga decreto e mantém feriado de Corpus Christi

(Foto: Ilustração/Blog Waldiney Passos)

O prefeito Miguel Coelho decidiu revogar o decreto 067/2017, que transferia o feriado do dia 15 de junho para 23 de junho. Dessa forma, o Dia de Corpus Christi será mantido como feriado enquanto a véspera de São João terá expediente normal.  A Prefeitura de Petrolina levou em consideração os pedidos dos comerciantes para revogação do ato, que solicitaram a manutenção das datas.

Feira do José e Maria recebe atividades de combate ao trabalho infantil em Petrolina

(Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (12) a feira do José e Maria foi o local escolhido para o início da campanha ‘Petrolina diz não ao trabalho infantil’. A iniciativa acontece através de uma parceria entre a Prefeitura Petrolina e órgãos de defesa das crianças.

No primeiro dia da campanha, diversas crianças e adolescentes do José e Maria participaram de atividades culturais, lúdicas e jogos para estímulo da criatividade. Ainda foi assinado um termo de compromisso com os feirantes da região para evitar a exploração do público infantil. O projeto vai percorrer outras feiras da cidade, além de atuar nos pontos de festa junina e nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

LEIA MAIS

Pagamento do 13º salário será antecipado na Prefeitura de Petrolina

(Foto: Arquivo)

Nesta quarta-feira (14), a Prefeitura de Petrolina irá antecipar 50% do 13º salário, para 6.000 servidores, com um valor que chega à R$ 7,5 milhões. O restante será pago no mês de dezembro.

“Desde o início do governo estamos empenhados em priorizar o pagamento dos servidores regularmente. Isso tem sido possível graças a muito planejamento financeiro. Agora estamos garantindo a antecipação do décimo terceiro num momento especial para nossa cidade que é o São João. Então além de movimentar a economia injetando recursos, estamos dando maior tranquilidade para os servidores poderem curtir esse grande evento tradicional de Petrolina”, ressaltou o prefeito Miguel Coelho (PSB).

Miguel Coelho e Ministro da Agricultura assinam convênio de R$ 2,2 milhões

(Foto: Arquivo)

O ministro da Agricultura, Eumar Novacki, desembarca em Petrolina, nesta terça-feira (13), para anunciar um pacote de ações para o fortalecimento da produção rural no município sertanejo. O anúncio será feito com o prefeito Miguel Coelho (PMDB) durante evento no matadouro público, no bairro do Jatobá.

Durante a visita do ministro, serão assinados convênios para a reforma do matadouro, fornecimento de 2 mil toneladas de milho aos agricultores da cidade, além da compra de máquinas para limpeza de barragens e manutenção de estradas.

Ao todo, o convênio disponibilizará R$ 2,2 milhões para o pacote de ações. Desse total, R$ 1 milhão será para reforma completa do matadouro público, que foi desativado em 2015. Serão recuperados equipamentos como câmara fria e caldeira. Ainda estão previstas a reforma dos currais, melhoria nas lagoas de estabilização, pintura completa, recuperação da parte hidráulica e elétrica e manutenção do bloco administrativo. As obras devem começar em setembro, após a conclusão do processo licitatório.

Os produtores rurais receberão 2 mil toneladas de milho para consumo animal e o convênio para compra de máquinas para atuar no interior. Serão adquiridos uma pá mecânica, uma retroescavadeira é uma patrol através de investimento de R$ 1,2 milhão. Os equipamentos irão atuar na manutenção de estradas e limpeza de barreiros, aguadas entre outras estruturas de abastecimento hídrico. Já o milho será comercializado ao preço subsidiado de R$ 33,00 a saca de 60 Kg. Cerca de 400 agricultores estão inscritos no Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

A Prefeitura de Petrolina entrará com uma contrapartida de R$ de 150 mil na logística (carrego e descarrego), desse material. O milho já começa a ser distribuído durante esta semana em especial nas comunidades mais afetadas pela longa estiagem dos últimos anos.

Petrolina conta com Sistema de Avaliação de Aprendizagem

(Foto: Divulgação)

Para atender a nova política pedagógica, que visa, a alfabetização plena dos estudantes no segundo ano, a Secretaria de Educação instituiu o Sistema Avaliação de Petrolina (SIAP). O programa foi lançado na tarde desta quinta-feira (8), no auditório do Sest/Senat para uma plateia de professores, coordenadores e gestores.

Entre os dias 19 e 28 deste mês, 70 avaliadores vão percorrer 78 unidades escolares nas turmas de 1º e 2º ano, 463 ao total, aplicando um instrumento de avaliação oral. “É uma avaliação inédita. Um instrumento nunca utilizado em Petrolina e pouco usado no Brasil. Através de instrumentos pedagógicos vamos avaliar os níveis de leitura de palavras, frases e textos dos mais dos 10.391 alunos dessa faixa”, explica Cristiano Borges.

Segundo a secretária de Educação, Maéve Melo, as avaliações que serão feitas pelo SIAP com os estudantes têm como finalidade fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da Educação no município. “Esse monitoramento será capaz de orientar os agentes nela envolvidos quanto ao monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade do ensino”, comenta.

LEIA MAIS

Vereador Cícero Freire deve assumir uma assessoria especial no governo Miguel Coelho

Vereador Cícero Freire ao participar do programa Super Manhã da Rádio Jornal

Nova articulação na Câmara Municipal de Petrolina deve garantir a permanência no mandato do suplente Júnior Gás. Segundo informações de vereadores o titular Cícero Freire deve mesmo assumir uma assessoria especial no governado do prefeito Miguel Coelho, que já teria garantido esta possibilidade.

Semana passada ao ser questionado sobre o assunto, Freire disse que estaria disposto a se licenciar do mandato para dar lugar ao seu amigo Júnior Gás, caso recebesse o convite para assumir um cargo na prefeitura.

20 mil alevinos são soltos no rio São Francisco, em Petrolina

(Foto: Jonas Santos​/ Divulgação)

Para celebrar o Dia do Meio Ambiente e dar sequência as atividades do projeto ‘Nossa Orla’, a prefeitura de Petrolina e a Codevasf promoveram, nesta segunda-feira (05), a soltura de 20 mil peixes da espécie nativa piau “Velho Chico”.

Os peixes foram lançados pelo prefeito Miguel Coelho (PSB), o superintendente da Codevasf, Aurivalter Cordeiro, e por pescadores da região. “O rio estava doente, com nível crítico de poluição e tomado por baronesas. Hoje, essa realidade está mudando, mas é necessário continuar defendendo o rio, não apenas a prefeitura e os parceiros, mas toda a população, pois é um patrimônio de toda a sociedade e que deve ser preservado todos os dias”, defendeu o prefeito no ato ambiental.

LEIA MAIS

Miguel discute construção de escola com Odacy e representantes da Igreja Adventista

(Foto: Divulgação)

O prefeito Miguel Coelho (PSB) recebeu, nesta sexta-feira (02), o deputado estadual Odacy Amorim (PT) na sede da Prefeitura. No encontro, o parlamentar foi acompanhado por um grupo de representantes da Igreja Adventista do Sétimo Dia, que pretende construir uma escola destinada a 1.500 estudantes.

Durante o encontro, foi apresentado o projeto do empreendimento de cerca de 7 mil metros quadrados. O prefeito assegurou que dará todas as condições para acelerar os processos burocráticos e de licenciamento para a instalação da unidade escolar ainda este ano.

“Sempre nutri uma boa relação com Odacy na Assembleia Legislativa e aqui como prefeito não será diferente. Ele terá as portas da prefeitura permanentemente abertas para discutir bons projetos que possam fazer nossa cidade crescer. A chegada dessa escola irá fortalecer ainda mais a rede de ensino de Petrolina e vamos assegurar todas as condições para que as fases do empreendimento sejam agilizadas”, frisou o prefeito após a reunião.

Eventos da Prefeitura de Petrolina contam com intérprete de libras

(Foto: Divulgação)

O intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), Germano da Silva, tem acompanhado as cerimônias da prefeitura de Petrolina. Segundo dados, Petrolina, possui cerca de 3 mil pessoas com surdez ou deficiência auditiva.

Para atender este público, o município conta com 12 intérpretes e 15 instrutores de libras que complementam o trabalho desenvolvido por cerca de 70 professores de Atendimento Educacional Especializado. Segundo o prefeito Miguel Coelho, a presença do intérprete de libras é um ato de respeito à comunidade surda e à necessidade de inclusão.

“Nesses tempos em que a tolerância e o respeito ainda precisam ser consolidados promover um ato de inclusão é um orgulho para nós. Precisamos cultivar e disseminar o respeito, e a presença de um intérprete nada mais é  que um gesto importante de atenção a essa comunidade”, disse o gestor.

Germano da Silva é intérprete do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Portadores de Necessidades Especiais (NAPPNE) e fica à disposição para os eventos públicos sempre que solicitado. A presença do intérprete obedece ao Estatuto da Pessoa com Deficiência que tem o objetivo de assegurar os direitos das pessoas com deficiência.

Encontro entre Miguel Coelho e Paulo Bomfim reforça parceria entre Petrolina e Juazeiro

(Foto: Ivaldo Reges)

Durante a manhã desta quinta-feira (31) o prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim (PC do B) recebeu em seu gabinete o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB) para reforçar a parceria entre os dois municípios e apresentar a programação junina da cidade.

Em rede social, Miguel Coelho compartilhou o registro do encontro e convidou Paulo Bonfim para as festividades juninas de Petrolina. “Atravessei a ponte e vim aqui em Juazeiro bater um papo com o prefeito Paulo Bonfim, reforçando nosso desejo de manter a proximidade das nossas cidades pra que, juntos, possamos realizar projetos que beneficiem a todos. Aproveitando que tô por aqui, já vendi o peixe e deixei o convite pra ele vir curtir o São João mais retado do Brasil, aqui em Petrolina. Com as bênçãos do Velho Chico, a gente segue trabalhando pelas duas cidades! ” declarou Miguel Coelho.

A proposta para um trabalho em conjunto entre as duas prefeituras prevê o fortalecimento e ampliação da parceria na área da saúde. Alguns projetos de infraestrutura também entram na pauta, a exemplo do Anel Viário de Juazeiro e Petrolina.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina lança programa que promete unir população e empresariado na preservação de praças

(Foto: Divulgação)

O programa “Nossa Praça” foi lançado nesta quarta-feira (31), pelo o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB). A iniciativa promete engajar a população na conservação de áreas verdes, ruas, monumentos, canteiros entre outros bens de uso público.

O programa propõe uma parceria entre associações, cooperativas e pessoas, com empresas para manutenção, limpeza, cuidados com jardinagem e outros serviços para manter o logradouro em bom estado. A Prefeitura dará suporte técnico e fiscalizará o cumprimento das obrigações das parceiras.

Durante o ato de lançamento realizado na Praça 21 de Setembro, 12 entidades assinaram junto com o prefeito Miguel Coelho um termo de compromisso para preservar espaços públicos em várias partes da cidade. Durante o ato de lançamento, o prefeito Miguel Coelho destacou a necessidade do envolvimento da sociedade na preservação da cidade e pediu que mais entidades participem do programa.

LEIA MAIS