Retrospectiva 2016: Como as pesquisas previam, Miguel Coelho vence o pleito em Petrolina

(Foto: ASCOM)

(Foto: ASCOM)

Não foi novidade o resultado da eleição municipal de Petrolina, Miguel Coelho( PSB) e Luska Portela vencem a disputa com 20.891 votos na frente do segundo colocado Odacy Amorim (PT) que totalizou 39.618 votos.

Em terceiro lugar ficou o candidato Edinaldo Lima (PMDB), candidato do atual prefeito Julio Lossio também peemedebista, com 33.510 votos.

Adalberto Cavalcanti(PTB) finalizou com 20.642 e Perpétua Rodrigues obteve 1.655 dos votos.

A vitória está sendo comemorada por várias partes da cidade.

Retrospectiva 2016 : Candidato Miguel Coelho concede entrevista ao blog Waldiney Passos

Miguel lidera uma coligação com 16 partidos./ Foto: Giomara Damasceno

Miguel lidera uma coligação com 16 partidos./ Foto: Giomara Damasceno

Miguel Coelho, 26 anos, é formado em direito, deputado estadual e presidente do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Eleito aos 24 anos, é o mais jovem parlamentar desta legislatura. Preside a Comissão Estadual de Agricultura e o Movimento União Pelo Nordeste em defesa de um semiárido forte.

O candidato nasceu no Recife e foi criado na capital do Sertão de Pernambuco, Petrolina. Tem raízes políticas, é filho do senador Fernando Bezerra Coelho e irmão do ministro de Minas e Energia, Fernando Filho. Além de sobrinho-neto  do ex-governador Nilo Coelho.

Como candidato a prefeito de Petrolina, Miguel lidera uma coligação formada por 16 partidos.

Confira a entrevista com o candidato a prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.

*** áudio disponível no final da matéria

1. Por que o senhor acha que deve ser eleito pelo povo de Petrolina?

– Nós estamos pedindo e colocando nosso nome à disposição e avaliação da população por que enxergamos que Petrolina tem perdido as oportunidades, não tem sabido aproveitar a vocação econômica, a vocação social da cidade para poder impulsionar o seu desenvolvimento. E é por isso que estamos como candidato. Fizemos um trabalho de praticamente um ano na pré-campanha, escutando, ouvindo, visitando as comunidades para poder construir o nosso programa de governo. As nossas propostas vêm de um longo processo de escuta e de diálogo com a população, com a comunidade, e enxergamos que Petrolina pode muito mais. Se você for para o saneamento, Petrolina regrediu bastante nos últimos anos.

LEIA MAIS

Prefeito eleito afirma que aumento da passagem do transporte coletivo tem que ser melhor discutido

Outro assunto questionado ao prefeito eleito de Petrolina Miguel Coelho (PSB), na noite desta quinta-feira (29), foi sobre como lidar, já no início da gestão, com o aumento no valor da passagem do transporte coletivo que pode chagar a R$ 3,80.

Miguel comentou que durante a campanha eleitoral já havia alertado a prefeitura sobre esta possibilidade caso as devidas providencias não fossem tomadas e que vai trabalhar uma solução com muita serenidade.

Confira o vídeo:

Prefeito Miguel Coelho também acredita em vitória de Osório Siqueira para presidente da Câmara

Questionado sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Petrolina, o prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), apenas reforçou o que já é do conhecimento de todos, que o atual presidente, vereador Osório Siqueira (PSB), deve ser mesmo reconduzido ao cargo por mais dois anos.

Confira o vídeo:

Miguel Coelho deixa entender que vereadora Maria Elena pode assumir secretaria

Isso mesmo! O prefeito eleito de Petrolina afirmou na noite desta quinta-feira (29) que ao anunciar os nomes dos secretários do primeiro escalão, teria apresentado apenas 9 nomes, mas que o número de pastas poderia ser de 10, assim, não descartou a possibilidade da vereadora Maria Elena assumir uma secretaria e abrir vaga para Ibamar Fernandes retornar à Câmara Municipal de Petrolina.

Miguel também disse que as secretarias executivas serão anunciadas até este sábado (31), mas que o terceiro escalão somente será definido depois da posse.

Confira o vídeo:

Miguel Coelho afirma em coletiva que início de governo vai ser intenso

Como fazem todos os anos, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) ao lado dos filhos: Fernando Filho (Ministro de Minas e Energia) e Miguel Coelho (Prefeito eleito de Petrolina), do mesmo partido, receberam a imprensa na noite desta quinta-feira (29) em um jantar de confraternização.

Em meio ao bate papo com os amigos, o prefeito eleito Miguel Coelho, que será empossado no próximo domingo, falou dos projetos futuros e das primeiras ações a serem adotadas em sua gestão.

Durante esta manhã iremos destacar os principais pontos abordados na coletiva.

De início, o prefeito reafirmou as dificuldades encontradas pela equipe de transição para obtenção das informações junto ao atual governo, como saldo em conta, restos a pagar, destinação dos recursos da repatriação e etc.

Animado

Miguel adiantou que já na primeira semana de trabalho irá assinar um termo de acordo de R$ 4,5 milhões, com a Codevasf, para obras hídricas na Zona Rural e com a Compesa limpeza e manutenção de toda a rede de esgoto da cidade.

Confira vídeo com a 1ª parte da entrevista coletiva

Miguel Coelho assegura investimentos para saneamento no São Gonçalo, Dom Avelar e Jatobá

Prefeito eleito Miguel Coelho em reunião com o presidente da Compesa Roberto Tavares

A manutenção da rede de esgoto dos bairros São Gonçalo, Dom Avelar e Jatobá será prioridade nos primeiros 100 dias de governo do prefeito eleito Miguel Coelho. A decisão foi acordada, na tarde de ontem (27), com o presidente da Compesa, Roberto Tavares, que garantiu a viabilização dos serviços no início do mandato do novo gestor. Além do tratamento da rede desses bairros, Miguel pediu o empenho da Compesa para solucionar o despejo irregular de esgoto no Rio São Francisco.

A retomada dos investimentos na rede de esgoto da capital do São Francisco foi um dos principais compromissos de campanha do novo prefeito. “Nossa cidade foi durante muito tempo uma referência em saneamento no Nordeste e precisamos resgatar essa condição. Vamos correr contra o tempo e, por isso, antes de assumir o mandato já encaminhei esse pacote de obras em bairros que sofrem com o esgoto a céu aberto. Espero já no primeiro mês de mandato acompanhar o início dessas ações”, explicou Miguel após a reunião.

Também participou do encontro o futuro secretário de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade, Eduardo Carvalho, que será responsável por acompanhar o trabalho da Compesa em Petrolina. “Sabemos do imenso desafio que é o saneamento da cidade, em especial, nesses bairros. A Secretaria vai buscar recursos para novas obras e ao mesmo tempo cobrar da Compesa a melhoria dos serviços”, reforçou Carvalho.

Miguel Coelho, Lusca Portela e vereadores (as), serão empossados no Teatro Dona Amélia, dia 1º

(Foto: Divulgação)

No dia 1º de janeiro de 2017, o prefeito eleito Miguel Coelho (PSB), a vice Lusca Portela e os vereadores e vereadoras eleitos (as) tomarão posse para mandato nos anos de 2017-2020. A solenidade de posse dos parlamentares está marcada para as 17h, no Teatro Dona Amélia, SESC.

Miguel Coelho anuncia em rede social cinco novas escolas em tempo integral para Petrolina

(Foto: Facebook)

Através de sua conta em uma rede social, o prefeito eleito de Petrolina (PE), Miguel Coelho (PSB), anunciou a chegada de cinco novas escolas em tempo integral a cidade.

No encontro com o governador Paulo Câmara, além das novas escolas, Miguel conversou também sobre investimento em saneamento básico e a expectativa para o carnaval.

Sobre os problemas com atraso de pagamento enfrentados pelo os funcionários do Hospital Dom Malan, referência na assistência em ginecologia e obstetrícia na região, Miguel afirmou em sua publicação que o pagamento será feito ainda nesta semana.  “Já tive um retorno de que a liberação dos pagamentos será realizada a partir dessa semana”.

Vereador Pérsio afirma está pronto para ser “um soldado raso ou um general”

Vereador alerta para falta de espaço na gestão de Miguel Coelho/Foto: Cláudio Farias

Mesmo após uma eleição em que não logrou êxito, o vereador Dr. Pérsio Antunes (PV) reuniu amigos, correligionários e imprensa local em um almoço de confraternização na tarde deste domingo (18), em um hotel central de Petrolina-PE.

Em coletiva Pérsio assegurou que não vai sair da vida pública. “Olha na verdade o homem público ele nunca deve dizer que está fora da política ou que vai entrar na política que vai concorrer o cargo tal no momento que não é oportuno. Então é um momento de confraternização e eu não vou, vamos dizer assim, ser vidente para dizer o que acontecerá amanhã, mas o homem público os momentos é que irão dizer como poderá ser a sua participação dentro de um processo seja ele municipal, estadual ou até quem sabe ser síndico do meu condomínio, mas isso as pessoas é quem comanda”.

O vereador elencou uma série de projetos que contaram com o seu voto na Câmara Municipal “como o Minha Casa Minha Vida, o Nova Semente, as Ames, O planejamento familiar, isenção de taxa do estacionamento do Shopping Center, investimentos na área de infra-estrutura, saneamento, pavimentação em nossa cidade, iluminação nas escolas, no Hospital de traumas quando desenvolvemos para universidade cuidar para que formasse os médicos aqui, hoje nós temos um grande número de médicos na nossa cidade é preciso Traumas de um olhar assistencialista  que precisa que a população não pode sofrer como está sofrendo, mas nós fizemos o melhor do nosso sentimento, do nosso coração para com a nossa cidade”, assegurou.

Sobre sua relação com Miguel Coelho (PSB) a quem apoio na última eleição, o vereador informou ainda não ter sido consultado pelo prefeito eleito. ” Na verdade eu não disse que a gente merecia nenhum cargo, eu disse que nós demos uma contribuição com 5 mil votos, fomos para as ruas, defendemos o nosso candidato, nosso prefeito, estamos firmes na defesa de um bom governo, mas política se faz com a arrumação da casa e política se faz com aqueles que ajudaram”.

“Eu não fui ouvido até o momento, eu acho que o prefeito está ainda montando, como de fato essa semana foi que anunciou o secretariado, eu gostei um secretariado técnico porque o governo precisa fazer uma gestão técnica nesse momento e não política para poder avançar e fazer Petrolina ser a Petrolina dos impossíveis a Petrolina grande e que ela merece”, acrescentou.

Dr. Pérsio afirmou ainda que em nenhum momento pleiteou secretarias, porque tem profissão e tem a família para dar atenção, mas mesmo assim está a disposição do governo “como civil, como um soldado raso ou como um um general se for o caso”.

“Isto é uma questão muito particular que a gente tem que respeitar, cada gestor tem uma forma de ver essas questões, se fosse eu consultaria alguns dos meus, que me acompanharam, mas isso é questão de cada um, é uma a ideia que cada um leva, o que nós não podemos é mudar o sentimento que cada um merece”, ponderou.

Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados em Petrolina

Prefeito eleito Miguel Coelho, a vice Luska Portela e os 23 vereadores diplomados (Foto: Blog Waldiney Passos)

O prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), foi diplomado pela justiça eleitoral na noite de sexta-feira (16) juntamente com a vice-prefeita Luska Portela e estão aptos a tomar posse no dia 1º de janeiro e administrar a cidade até 2020.

Na ocasião também foram diplomados os 23 vereadores eleitos e seus suplentes. Marcaram presença na cerimônia a Juíza Carla Adriana de Assis da 83º Zona eleitoral e a Drª Ana Rúbia Torres de Carvalho, além do Deputado Federal Guilherme Coelho (PSDB), o Ministro de Minas e Energia Fernando Filho (PSB), Senador Fernando Bezerra Coelho (PSB), o atual presidente da Casa Plínio Amorim Osório Siqueira e o representante do executivo Paulo Valgueiro, além de diversos simpatizantes dos diplomados da noite.

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Miguel Coelho recebeu o diploma acompanhado de sua mãe Adriana Coelho e em seu discurso deixou claro que os palanques estão desmontados e que esse é o momento de somar forças em prol de Petrolina.

“Mesmo diante de tantos ataques desleais, quero dizer que os palanques foram desarmados, agora não é a cor azul, mas a cor do povo de Petrolina. Irei buscar incansavelmente uma relação amistosa, transparente e respeitosa”.

O prefeito eleito reafirmou a gratuidade do projeto Nova Semente. “Sei da imensa responsabilidade de liderar o desenvolvimento de Petrolina. Vamos ampliar e fazer o Nova Semente de graça a partir do próximo ano, ampliar as parcerias com as instituições de ensino superior, entre tantas demandas”.

Miguel reduz número de secretarias e afirma que “não existe dono de cargo, fica quem entrega!”

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante o anúncio de secretariado, na manhã de ontem (15) o prefeito eleito de Petrolina, Miguel Coelho (PSB), fez diversas declarações sobre a crise que o país enfrenta e de que maneira essa fase refletiu diretamente na sua decisão em reduzir o número de secretários.

Em busca de um “conforto financeiro”, Miguel optou por reduzir o número de secretarias e secretários executivos, além de extinguir os cargos de secretários adjuntos. Ainda durante o anúncio informou que a redução seria uma maneira de conter gastos. “Vamos fazer um plano de contenção de gastos e otimizar os gastos da prefeitura dando mais qualidade aos investimentos, gastando dinheiro com o que realmente precisa”, afirmou.

Para os novos secretários Miguel avisou que não existem garantias nos cargos. “Não existe dono de cargo, fica quem entrega, quem não entregar não terá oportunidade”.