Novos pontos de ônibus já estão sendo implantados em Petrolina

Ponto do Regente foi o primeiro a ser contemplado (Foto: Reprodução/Instagram)

A queixa dos petrolinenses quanto a situação dos pontos de ônibus na cidade está próxima de acabar. Equipes da Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) começaram na noite de terça-feira (22) a implantar as novas paradas.

Segundo o prefeito Miguel Coelho, 40 pontos serão distribuídos pela cidade. O primeiro deles está localizado em frente ao Supermercado Regente, próximo à Praça do Bambuzinho, no Centro de Petrolina. “40 novos pontos de ônibus para dar mais conforto para quem usa o transporte público”, escreveu o gestor em suas redes sociais.

A parada tem assento de madeira, cobertura e iluminação. Nossa produção entrou em contato com a AMMPLA para saber quais pontos serão contemplados e o valor do investimento. Estamos aguardando retorno e reiteramos que o Blog segue aberto aos esclarecimentos.

Guarda Civil de Petrolina ganha novas viaturas e equipamentos

Viaturas foram entregues ontem (Foto: Ascom/PMP)

19 viaturas vão reforçar a segurança em Petrolina. Os veículos novos foram entregues pelo Prefeito Miguel Coelho na tarde de segunda-feira (21), através de um investimento de R$ 1,2 milhão que incluiu ainda a aquisição de fardamentos, rádios, capacetes e equipamentos aos guardas civis.

Com a entrega das novas viaturas o número de veículos disponíveis à Guarda Civil Municipal da cidade chegou a 32, entre carros e motos. A frota entregue ontem conta com 2 caminhonetes Amarok, 8 minivans Spin e 9 motocicletas XRE. Ainda chegarão nas próximas semanas mais 2 caminhonetes Hilux e 2 veículos Palio Wagon. Também foram entregues equipamentos de proteção e para atuação dos guardas nas ruas (30 capacetes, 30 luvas, 30 joelheiras, 30 capas de chuva, 30 cotoveleiras, 40 rádios portáteis entre outros componentes).

O reforço vem para implantar algo já mencionado pela pasta ainda em 2018: a criação das patrulhas Escolar, Maria da Penha, Turismo e Ambiental. “Todo esse trabalho é resultado da economia que tem sido feita pela gestão e a priorização dada para este setor. Acabou o tempo de apenas transferir responsabilidades, queremos contribuir decisivamente para a segurança pública, fazendo da Guarda Municipal de Petrolina a melhor e mais estruturada do Nordeste”, disse o prefeito.

Segundo turno transformará eleição em “jogo de xadrez”, afirma ex-prefeito Lóssio

Ex-prefeito já havia dito que vai estar no jogo em 2020, mas sem revelar de que forma (Foto: Blog Waldiney Passos)

A eleição municipal de 2020 deverá contar, pela primeira vez na história, com o segundo turno e tornar o caminho à Prefeitura de Petrolina mais difícil. Para o ex-prefeito e candidato ao Governo de Pernambuco, Julio Lóssio, a movimentação de bastidores será a chave para ganhar o pleito.

“Nas últimas eleições a gente jogava uma partida de tênis, era um do lado e ganhava no primeiro set. Nós vamos caminhar para o segundo turno, que é um jogo de xadrez. Nós temos em Petrolina uma disputa cada vez mais que será um jogo de xadrez e ganhará quem conseguir somar mais forças no segundo turno”, comentou.

Futuro político

Anteriormente Lóssio já havia colocado seu nome no “jogo político” de 2020, porém, sem explicar em qual função. Além dele outros nomes cotados são Gabriel Menezes (PSL), Odacy Amorim (PT), Lucas Ramos (PSB), Gonzaga Patriota (PSB) e o atual prefeito, Miguel Coelho.

Quando questionado a respeito de uma possível aliança entre a oposição, caminhando ao lado de Lucas Ramos, Lóssio não descartou a parceria. “Nós vamos discutir essa questão de eleição no momento certo, mas eu penso que teremos uma eleição que é um jogo de xadrez e agora é diferente”, finalizou

Cristália e Nova Descoberta são contempladas com ambulâncias

(Foto: Ascom/PMP)

A espera de uma década chegou ao fim e agora os moradores dos distritos de Cristália e Nova Descoberta, zona rural de Petrolina têm ambulâncias para atendê-los. Os veículos foram entregues na noite de quarta-feira (9) pelo prefeito Miguel Coelho.

As ambulâncias atenderão a comunidade que agora pode contar com esse serviço de urgência. Durante a solenidade de entrega o prefeito destacou seu compromisso com a saúde. “Quando assumi o governo, a ambulância mais nova tinha mais de 260 mil km rodados. Vários postos de saúde estavam fechados no interior e faltavam médicos e dentistas. Eu sei que muita coisa ainda precisa ser feita, mas as pessoas, principalmente no interior e nas comunidades, sabem que agora existe um compromisso de levar a saúde para perto de quem estava abandonado e garanto que muito mais vai ser feito para superar o enorme desafio que encontramos na saúde pública”, disse.

Foram investidos R$ 1,3 milhão para aquisição de 13 veículos, verba adquirida mediante emenda parlamentar do deputado Fernando Filho. O recurso integra a plataforma de ações “Petrolina Cuida”.

Miguel faz primeira reunião com secretários e pede funcionamento eficiente da Prefeitura

(Foto: Ascom/PMP)

Depois de anunciar as mudanças no secretariado de Petrolina, o prefeito Miguel Coelho fez a primeira reunião com a equipe na tarde de terça-feira (8) e pediu mais fluidez nos trabalhos. Com mais dois anos de mandato a frente do município Miguel quer manter o ritmo de serviços e entregas à população.

Estiveram presentes na reunião os secretários Simão Durando (Governo e Agricultura); Henrique Guerra e Plínio Amorim (Planejamento e Gestão Administrativa); Emício Junior (Desenvolvimento Econômico e Turismo); e Margareth Zapponi (Educação, Cultura e Esportes).

A reforma administrativa foi aprovada em dezembro, com redução de 11 para nove secretarias. No Diário Oficial de ontem foram publicadas as mudanças, com exonerações e nomeações adequando os secretários as novas pastas.

“Não temos tempo a perder e o processo de integração será rápido. São dois anos de governo pela frente ainda, mas a cobrança da população por melhorias é todos os dias. Com essas mudanças, queremos garantir o funcionamento mais eficiente da prefeitura em diversos setores estratégicos”, afirmou o prefeito.

Miguel Coelho divulga nova estrutura do secretariado de Petrolina

(Foto: ASCOM)

A estrutura da administração da Prefeitura de Petrolina a partir de 2019 sofrerá alterações. O prefeito Miguel Coelho sancionou nessa segunda-feira (7) a lei da reforma administrativa e agora o Executivo tem uma redução de 11 para nove secretarias.

Outra mudança é a extinção da Vale Digital. Com as mudanças a secretaria de Governo e Agricultura será comandada por Simão Durando. A Educação continuará gerida por Margareth Zapponi, mas vinculada a Cultura e Esportes. A pasta de Planejamento vai tratar da Gestão Administrativa, com Henrique Guerra neste mês e posteriormente Plínio Amorim assume os trabalhos.

Desenvolvimento Econômico e Turismo foram unidas, agora sob o comando de Emício Junior. A reforma administrativa tratou ainda da extinção de cargos de assessoria, para a criação de vagas técnicas, como explica o prefeito.

“Reduzimos as pastas, mas vamos aumentar a eficiência da gestão. Ano que vem teremos uma grande volume de pavimentação e muitas ações na saúde, tornando necessário investir em um corpo técnico nesses dois setores”, destaca Miguel.

LEIA MAIS

10ª UBS é entregue em Petrolina, unidade funcionará no Jardim Petrópolis

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Petrolina encerrou 2018 com 10 Unidades Básicas de Saúde inauguradas apenas no segundo semestre. A mais nova foi entregue na noite de quinta-feira (27) à comunidade do bairro Jardim Petrópolis e funcionará das 7h às 17h, de segundo à sexta-feira.

Cerca de 4.500 famílias da comunidade serão contempladas com a nova unidade, desafogando o atendimento no bairro São Gonçalo, já que os moradores do Petrópolis precisavam buscar atendimento na comunidade vizinha.

Enquanto alguns fecharam mais de 20 unidades em oito anos, nós estamos abrindo 10 só em 2018. Essa era uma das maiores demandas dos bairros e nos comprometemos, desde antes de assumir o governo, em levar o médico, o dentista, o enfermeiro para perto das pessoas. Para alguns pode não representar tanto, mas para quem precisa e muitas vezes nem pode se deslocar ou gastar com um ônibus, esse modelo com a saúde descentralizada e mais humana é a que mais traz resultados”, avaliou o prefeito Miguel Coelho.

Além do Jardim Petrópolis, Mandacaru, Alto do Cocar, Jardim Maravilha e Fernando Idalino, Projeto Senador Nilo Coelho N-4, N-6, Capim, Lajedo e Roçado foram contemplados com unidades de saúde.

Miguel manda recado para Gabriel Menezes sobre eleições 2020: “Vai ganhar quem tiver mais voto”

(Foto: Divulgação)

2018 ainda não acabou, mas todas as atenções nos bastidores da política petrolinense estão voltados para o pleito de 2020, quando a Prefeitura será colocada em disputa. O atual gestor, Miguel Coelho afirmou em coletiva que vai para a corrida e criticou o “coronelismo” de Gabriel Menezes (PSL) em querer controlar o partido, evitando uma possível aproximação de Miguel com a sigla.

“Pra quem tem um discurso tão ético de ser contra essa questão de ser dono de partido ele tá um coronel do PSL, querendo se apropriar [do partido]. Até onde eu sei Gabriel não é presidente do PSL”, disse o prefeito.

LEIA TAMBÉM:

Miguel evita especulações sobre reforma administrativa, mas elogia Aero e Zé Batista

“Queremos uma empresa que invista o que arrecada em Petrolina, que não é isso que Compesa faz”, diz Miguel

A estratégia de Gabriel busca, segundo Miguel, evitar uma aproximação dos Coelhos à sigla de Bolsonaro, mas para ele independente de partido eleição se vence nas urnas.

“Se ele quiser ser candidato em 2020, todo mundo é candidato. E eu vou ter que esperar o reconhecimento da população pelo nosso trabalho, vamos enfrentar e disputar com quem estiver, vai ganhar quem tiver mais voto”, finalizou.

Miguel evita especulações sobre reforma administrativa, mas elogia Aero e Zé Batista

Miguel Coelho durante confraternização nesse final de semana.

Em janeiro a administração de Petrolina sofrerá mudanças já que, segundo o prefeito Miguel Coelho, a reforma administrativa aprovada pela Câmara de Vereadores passará a valer e a dança das cadeiras deve movimentar os bastidores da política nesse final de ano.

LEIA TAMBÉM:

“Queremos uma empresa que invista o que arrecada em Petrolina, que não é isso que Compesa faz”, diz Miguel

Bancada da oposição cita “pegadinhas” na reforma administrativa; fala de Cristina gera incômodo em colegas da situação

O então secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, José Batista da Gama (PSB) deve retornar à Câmara de Vereadores e o líder do governo na Casa Plínio Amorim, Aero Cruz (PSB) pode assumir uma pasta, mas o prefeito evitou especular as mudanças. “As pessoas que vão ocupar, a lei só vai ser sancionada no dia 2 de janeiro, então é ai que nós vamos preencher os nomes”, afirmou.

LEIA MAIS

Miguel Coelho promete 2019 com melhorias no abastecimento de água, saneamento e transporte público

(Foto: ASCOM)

Durante encontro com a imprensa de Petrolina (PE), realizado no último sábado (22), o prefeito Miguel Coelho fez um balanço da gestão em 2018. Acompanhado pelo senador Fernando Bezerra (MDB-PE) e os deputados Antonio Coelho (DEM) e Fernando Filho (DEM), o chefe do executivo municipal apontou também as prioridades para o próximo ano. Miguel garantiu que a cidade terá avanços marcantes, principalmente, no transporte público e nos serviços de água e esgoto.

O prefeito listou um conjunto de investimentos realizados em Petrolina no ano de 2018. Para ele, os mutirões de cirurgias, exames e a abertura de novos postos e serviços médico/odontológicos foram sentidos pela população como um avanço notório. O gestor também citou a pavimentação como um carro-chefe do balanço deste ano. “Nosso compromisso de campanha era pavimentar 200 ruas e, com esse grande investimento atual, vamos superar facilmente esse volume. Também entregamos a duplicação da Sete de Setembro, dando uma prova de que o tempo das grandes obras voltou a Petrolina”, informou.

LEIA MAIS

Prefeito Miguel Coelho emite nota de pesar por falecimento de ex-vereadora do PT de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

Maria José Farias, ex-vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT) de Petrolina não recebeu homenagens apenas dos colegas de partido. O prefeito Miguel Coelho também se manifestou sobre a morte da edil que ocorreu no domingo (23). Em nota o gestor afirma que Maria sempre foi “sensível às causas sociais”.

LEIA TAMBÉM:

Companheiros de partido destacam história de Maria José, primeira vereadora do PT em Petrolina

Primeira vereadora do PT na cidade, Maria José exerceu seu mandato entre 1989 e 1992 na Casa Plínio Amorim, fato destacado pelo prefeito. “Foi a primeira vereadora eleita pelo Partido dos Trabalhadores em Petrolina e honrou a confiança do povo, provando a importância da participação feminina nos espaços políticos”, escreveu.

Leia a seguir a nota de Miguel Coelho:

LEIA MAIS

“Queremos uma empresa que invista o que arrecada em Petrolina, que não é isso que Compesa faz”, diz Miguel

Miguel Coelho durante confraternização nesse final de semana.

Durante a confraternização do grupo Coelho em Petrolina (PE), nesse sábado (22), o prefeito Miguel Coelho voltou a falar sobre o desejo de retirar a responsabilidade do saneamento de Petrolina da Compesa. Segundo o gestor, a cidade precisa de uma empresa que invista na cidade de acordo com o que arrecada, diferente de como a companhia faz.

“Estou querendo colocar uma empresa que invista o que arrecada em Petrolina, que não é isso que a Compesa faz. A gente sabe que a Compesa arrecada aqui mais de R$ 9 milhões e investe em Recife, Jaboatão, Olinda, Caruaru, em outras cidades, que tenho total respeito, mas o dinheiro que os petrolinenses pagam tem que ser investido aqui”, afirmou.

Além disso, Miguel descartou a municipalização do saneamento. “Eu nunca falei em municipalizar [o serviço], falei em trocar a empresa. Então eu não estou puxando esse serviço para dentro da prefeitura”.

O prefeito afirmou, ainda, que em fevereiro de 2019, a Câmara de Vereadores de Petrolina irá apreciar o Plano Municipal de Saneamento Básico e que em meados do Carnaval será feita uma nova licitação.

“A Fundação Getúlio Vargas está com mais de 60% do seu trabalho realizado, com previsão de conclusão para fevereiro, que vai coincidir com a apresentação e, espero, aprovação na Câmara de Vereadores do Plano Municipal de Saneamento Básico, que é um item necessário para uma nova licitação, para que, em meados do carnaval do próximo anos, a gente possa fazer uma nova licitação”, garantiu.

“O ano de 2019 será o melhor ano de toda a história da administração pública de Petrolina”, prevê senador Fernando Bezerra Coelho

Senador afirma que convênios firmados trarão resultados ao município (Foto: Blog Waldiney Passos)

A família Coelho reuniu a imprensa local em uma confraternização de fim de ano na tarde desse sábado (22) e o senador Fernando Bezerra (MDB) celebrou 2018, ano no qual seus filhos emplacaram mandatos de deputado – Fernando Filho (DEM) reeleito a federal e Antônio (DEM) a estadual.

Nesse ano que se finda Fernando Coelho também comemorou o trabalho de Miguel, seu outro filho que está a frente da Prefeitura Municipal desde 2017. E para 2019 o senador prevê o melhor ano da administração pública da cidade, superando sua gestão.

“Não é hora de fazer uma prestação de contas, mas eu estou muito feliz que de certa forma vocês estão impressionados com o volume de obras que a Prefeitura vem tocando até aqui, se preparem que o ano de 2019 será o melhor ano de toda a história da administração pública de Petrolina pelos diversos convênios que foram celebrados, pelas licitações que estão em curso, pelas ações que vão ser desenvolvidas a cidade vai avançar no sentido de oferecer a melhor qualidade de vida para nossa gente”, destacou.

Com mais quatro anos de mandato no Senado Federal FBC enfrentará um cenário diferente, já que sai o presidente a quem apoiou e foi líder, Michel Temer (MDB) para o governo de Jair Bolsonaro (PSL) e disse que agora não é a hora de fazer pré-julgamentos. “A mudança não é pequena, é uma mudança grande e a gente não pode fazer pré-julgamento, [vamos] aguardar as ações”, afirmou.

Reforma administrativa da Prefeitura entra na pauta da Casa Plínio Amorim

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O projeto de lei nº 076/2018 que trata da reforma administrativa da Prefeitura de Petrolina é um dos itens em pauta na sessão dessa quinta-feira (13) na Câmara de Vereadores. A matéria foi enviada pelo Poder Executivo e prevê a extinção de algumas secretarias, a exemplo da pasta de Desenvolvimento Agrário, cujo secretário é o vereador licenciado José Batista da Gama (PSB).

Além desse projeto o Executivo tem outros três PLs em pauta: projeto de lei complementar nº 004/2018 que autoriza o Chefe do Poder Executivo Municipal a conceder isenção de ISSQN; PL nº 074/2018 criando cargo na administração pública e está ligado à reforma proposta por Miguel Coelho; o PL nº 077/2018 onde fica criada gratificação por desempenho de função para servidores efetivos que desempenham serviço de retirada e manejo de enxames de abelhas; e o PL nº 075/2018 instituindo o Programa de Crédito Estudantil da FACAPE (PROCEF).

O Legislativo também tem matérias em pauta, as quais propõe denominação de prédio público, praça ou vias públicas. Há ainda o projeto de lei nº 105/2018 de Elias Jardim (PHS) onde fica autorizado a criação do Programa de Doação Leite Materno.

Prefeitura de Petrolina inicia trâmites para criação de faculdade de Medicina na Facape

Antônio Habbib, presidente da Facape, e Miguel Coelho, prefeito de Petrolina.

Petrolina deve contar com a primeira faculdade municipal de Medicina de Pernambuco até 2020. O primeiro passo para isso será dado na próxima semana, quando o projeto pedagógico do curso será entregue no Conselho Estadual de Educação.

Os detalhes de todo o processo foram discutidos, nesta quarta-feira (12), entre o prefeito Miguel Coelho e Antonio Habib, presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), autarquia que abrigará o novo curso.

A proposta da nova entidade de ensino é oferecer entre 50 e 60 vagas em uma turma anual. Todos esses estudantes terão formação com um perfil voltado para o atendimento na saúde básica para serem absorvidos, inclusive, na rede municipal.

De acordo com Miguel, a Prefeitura pretende também criar um programa para utilizar os estudantes e profissionais nos postos de saúde do município. “Vamos destinar um investimento importante para a criação desse curso e queremos que esses futuros médicos trabalhem na rede municipal pelo menos um ano, ampliando a oferta de mão de obra de qualidade e melhorando o atendimento ao povo de Petrolina”, explica o gestor.

LEIA MAIS