Miguel Coelho critica projeto do Estado que pretende criar microrregiões de saneamento

Segundo prefeito, projeto busca barrar licitação de Petrolina (Foto: Ascom PMP)

Conforme o Blog mostrou mais cedo, a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou o projeto o Projeto de Lei Complementar n° 1.445/2020 (confira aqui) nas comissões competentes. A meta é criar 11 microrregiões de saneamento no Estado. Mas no entendimento do prefeito Miguel Coelho (MDB), trata-se de uma estratégia para barrar a licitação municipal que visa tirar a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa).

LEIA TAMBÉM

Governo do Estado deve assegurar autonomia de municípios sobre saneamento em projeto que cria microrregiões; Miguel se manifesta

Miguel anuncia edital de licitação para nova empresa de saneamento em Petrolina

“O que o Governo do Estado, através da Compesa, quer fazer é atrapalhar a nossa licitação aqui. Por que não fizeram essas microrregiões antes? A Compesa já está aqui há dezenas de anos. A gente sabe o quanto a Compesa nos deve, o quanto ela é deficitária e o quanto ela deixa de investir“, disse o prefeito em suas redes sociais.

Miguel também afirmou que acionará a Justiça, caso o PLC passe na Alepe. “Se necessário for, vamos entrar na Justiça para declarar a inconstitucionalidade desse projeto de lei. Até porque o Marco Regulatório do Saneamento deixou claro que os municípios têm a liberdade de fazer a sua licitação”, afirmou.

LEIA MAIS

Miguel Coelho emite nota de pesar pela morte de Chico Coelho, ex-prefeito de Ouricuri

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, enviou nota de pesar a este Blog, por ocasião do falecimento do ex-prefeito de Ouricuri, Chico Coelho. O ex-gestor municipal do município do Araripe Pernambucano, passou mal durante a madrugada desta sexta-feira (4) e foi levado para o hospital local onde foi medicado, mas depois transferido para outra unidade médica em Juazeiro do Norte (CE) com quadro de AVC.

No final da tarde de hoje ele não resistiu. O prefeito de Petrolina Miguel Coelho enviou nota. Segue a íntegra.

Nota de pesar

“Tem sido um ano muito duro, com tantas vidas ceifadas e amigos nos deixando. Hoje, perdi mais um grande companheiro, o ex-prefeito Chico Coelho. No começo da minha trajetória, quando apenas sonhava em atuar na vida pública, Chico me estendeu a mão e apoiou a candidatura de um jovem em busca do cargo de deputado. Fui eleito com maioria dos votos obtidos junto ao povo sertanejo, boa parte pelo esforço desse grande homem que acreditou em mim e defendeu meu nome em Ouricuri. Lamento muito essa perda e sei que quem mais sofre nesse momento é o povo de Ouricuri por não ter mais essa grande liderança. Presto solidariedade a todos os familiares, amigos e conterrâneos de Chico. Sua história sempre será lembrada e terá nosso respeito e gratidão.”

Miguel Coelho – prefeito de Petrolina

Candidatura de Miguel Coelho a reeleição será confirmada no dia 15 pelo MDB

Miguel Coelho, prefeito de Petrolina. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Será em 15 de setembro, a convenção do MDB que irá confirmar a candidatura à reeleição do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e dos candidatos a vereador pelo partido. Segundo informações da assessoria do prefeito, o evento será fechado ao público, mas com transmissão ao vivo pelo Youtube e redes sociais para evitar aglomerações e prevenir contra a transmissão do novo coronavírus. O início encontro está previsto para as 19h30, no espaço Zé Matuto.
O local escolhido é o mesmo onde Miguel Coelho foi anunciado em 2016 para a disputar a Prefeitura de Petrolina.  Além dos candidatos a prefeito, vereadores e dirigentes do MDB, estão confirmados na convenção também o senador Fernando Bezerra e os deputados do DEM Fernando Filho (federal) e Antonio Coelho (estadual).
Na convenção também será anunciado o nome do candidato a vice-prefeito, que será oriundo do Democratas, de acordo com informações da assessoria do gestor. “Não será o grande ato que gostaríamos de fazer, mas o momento requer cuidados com a saúde de todos. O importante é que toda a cidade terá a oportunidade de ter contato com nosso time, mesmo que de forma virtual, e também conhecer melhor o projeto que queremos apresentar ao povo de Petrolina. Portanto, dia 15 será um momento histórico e importante para essa caminhada em busca de novos sonhos para nossa gente”, disse Miguel Coelho.
Já estão com Miguel o MDB, DEM, PTB, PL, PV, PP, PSDB, PSC, Republicanos, Avante, PRTB, Patriota, PROS e Cidadania. O grupo representa a maior aliança em torno de uma futura candidatura em Petrolina,  agregando também o maior número de postulantes a Câmara de Vereadores e tempo no guia eleitoral de rádio e TV. A expectativa é fechar a aliança com 15 legendas.

Mais um partido fecha apoio a reeleição de Miguel Coelho

(Foto: Ascom/Miguel Coelho)

O Patriota é o 14° partido confirmado na coalizão em torno da pré-candidatura à reeleição do prefeito Miguel Coelho. A aliança foi sacramentada em reunião, nesta quarta-feira (2), com o presidente municipal da legenda, Sidney Paixão. O Patriota pretende lançar cerca de 30 candidatos a vereador, com a expectativa de eleger dois desses quadros.

Sidney Paixão elogiou o trabalho desenvolvido na cidade nos últimos anos e garantiu que o grupo se empenhará para fortalecer a pré-candidatura de Miguel. “O Patriota está firme com o projeto de reeleição do prefeito Miguel Coelho. Estamos prontos para a pré-campanha e os meses decisivos da eleição para renovar esse trabalho que tem sido feito em Petrolina”, assegurou Sidney.

Já estão com Miguel o MDB, DEM, PTB, PL, PV, PP, PSDB, PSC, Republicanos, Avante, PRTB, Patriota, PROS e Cidadania. O grupo representa a maior aliança em torno de uma futura candidatura em Petrolina, agregando também o maior número de postulantes a Câmara de Vereadores e tempo no guia eleitoral de rádio e TV. A expectativa é fechar a aliança com 15 legendas.

PTB e PL fecham apoio a Miguel e base aliada já contabiliza 13 partidos

(Foto: Ascom Miguel Coelho)

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o Partido Liberal (PL) são mais duas agremiações a integrar a base da pré-candidatura de Miguel Coelho (MDB) à reeleição em Petrolina. Com os dois apoios, o atual prefeito petrolinense soma 13 legendas na composição rumo às eleições de 15 de novembro.

Já estão com Miguel o MDB, DEM, PTB, PL, PV, PP, PSDB, PSC, Republicanos, Avante, PRTB, PROS e Cidadania. O grupo representa a maior aliança em torno de uma futura candidatura em Petrolina, agregando também o maior número de postulantes a Câmara de Vereadores e tempo no guia eleitoral de rádio e TV.

Miguel ainda negocia com outros partidos com a meta de atingir 15 siglas para fortalecer sua pré-candidatura. “Intensificamos as articulações nessa fase antes da convenção. Já temos a maior aliança e um grande time lideranças e pré-candidatos a vereador. Com essa força política, temos convicção que ofereceremos o melhor programa de governo ao povo de Petrolina”, destaca Miguel Coelho.

(Fonte: Ascom Miguel Coelho)

Mais seis partidos fechados com a pré-candidatura de Miguel Coelho

Pré-candidato à reeleição em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho (MDB) intensificou as articulações políticas para reforçar a base de apoio. Nesta quinta (27), o político sertanejo oficializou a adesão de mais seis partidos na futura chapa para o pleito municipal.

Miguel se encontrou com os presidentes estaduais do PSC, PP, Republicanos, Avante, PRTB e PROS, respectivamente, os deputados federais André Ferreira, Eduardo da Fonte, Silvio Costa Filho, Sebastião Oliveira, o estadual Marco Aurélio e o ex-deputado João Fernando Coutinho. Nas últimas semanas, já tinham se somado à aliança do prefeito petrolinense os partidos Cidadania, Democratas, PV e PSDB.

Com a formalização do apoio dessas legendas, Miguel já tem a maior composição de partidos aliados na pré-campanha de prefeito de Petrolina. O emedebista trabalha com a meta de aglutinar 15 partidos para marchar junto até as eleições do dia 15 de novembro.

Compesa com os dias contados em Petrolina, prefeito publica edital para contratação de nova empresa

Conforme informamos ontem (25), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou através das suas redes sociais, a publicação do edital de licitação para nova concessão dos serviços de água e esgoto em Petrolina (PE). O edital que a cidade de Petrolina colocou na rua para suceder a Compesa foi elaborado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e traz todas as exigências da concessão comum destes serviços de água e esgotamento sanitário pelo prazo de 35 anos.

Os investimentos previstos são de R$ 910 milhões com investimento maciço nos primeiros 5 anos de cerca de R$ 315 milhões.

De acordo com o que foi estabelecido pela gestão, o edital segue o Marco Legal do Saneamento e a meta pra abastecimento de água é chegar a 100% em 2026 em todo o município.

E esgotamento atingir 100% do município em 2030.

Além da sede do município, os serviços devem chegar a mais 64 localidades do interior que atualmente não são atendidas. Segundo a gestão, acerca do esgotamento sanitário, atualmente, há 72% da área urbana com rede coletora. A previsão do edital é chegar a 99% de rede coletora em 2025 na sede e 90% em 2030 na zona rural.

Na avaliação dos gestores locais, o novo modelo traçado no edital com Concessão Comum é mais vantajoso porque traz plano de metas bem definidos o que permite maior controle por parte do município. “Diferente do atual modelo com a Compesa, neste novo contrato as regras de contrato serão mais rígidas podendo o município romper contrato em caso de descumprimento do plano de metas”.

Miguel Coelho informou que não será criado nenhum órgão ou diretoria pra fiscalizar. A fiscalização segue com a Armup, que foi criada em 2003 para fiscalizar estes serviços.

“É o fim dos serviços mal feitos, das ruas com buracos abertos a torto e a direito e da falta de atenção com o nosso interior, para a execução de um trabalho responsável, à altura do que Petrolina quer, merece e precisa. É hora do novo tempo!!”, disse Miguel.

Miguel anuncia edital de licitação para nova empresa de saneamento em Petrolina

(Foto: Jonas Santos/PMP)

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou, nesta quarta-feira (26), através das suas redes sociais, a publicação do edital de licitação para nova concessão dos serviços de água e esgoto em Petrolina (PE).

Segundo as informações do Chefe do Executivo, a empresa vencedora investirá R$ 1 bilhão no abastecimento e saneamento do município. O edital prevê, ainda, a atuação por 30 anos da empresa vencedora.

LEIA MAIS

Avante oficializa apoio à pré-candidatura de Miguel Coelho

Avante vai andar junto com Miguel nas eleições deste ano.

Em reunião com dirigentes e pré-candidatos a vereador, o prefeito Miguel Coelho (MDB) recebeu o apoio de mais um partido para compor a base da futura candidatura à reeleição. O Avante se integrou, nesta segunda-feira (24), à pré-campanha de Miguel e marchará junto ao emedebista na disputa majoritária de Petrolina.

O atual prefeito petrolinense já oficializou o apoio também do PSDB, PV, Republicanos, DEM e Cidadania. Miguel adianta que nos próximos dias mais partidos irão anunciar posicionamento em favor do projeto de reeleição do pré-candidato do MDB.

LEIA MAIS

Miguel Coelho ganha apoio de mais uma legenda para sua pré-candidatura

Dirigentes do partido Republicanos oficializaram nesta sexta-feira (21) o apoio da legenda a pré-candidatura do prefeito Miguel Coelho (MDB) à reeleição. A decisão foi anunciada durante um encontro que contou com a participação de um grupo de pré-candidatos a vereador de Petrolina. Agora

Miguel, que já havia recebido o apoio do PSDB, DEM, Cidadania e PV, agradeceu a confiança dos representantes do Republicanos e falou sobre os desafios da cidade para o futuro.

“Tenho dito que mais do que nunca precisamos da união de forças por conta dessa pandemia que causou tanta dor. Felizmente, Petrolina é um exemplo de enfrentamento ao coronavírus com a menor mortalidade do Nordeste. Mas para superarmos isso totalmente é necessário ter apoio das pessoas, de lideranças. Nessa etapa antes do calendário eleitoral, estamos somando cada vez mais forças como a dos representantes do Republicanos para construir um projeto de cidade segura para os desafiadores anos que virão”, salientou.

Ainda na fase de articulações da pré-campanha, Miguel acredita que terá, no mínimo, 15 legendas para dar sustentação ao projeto de reeleição de mandato. “Já temos mais de 10 partidos confirmados, mas temos a confiança de superar um total de 15 siglas apoiando nossa futura candidatura. Estamos conversando, ouvindo propostas para a construção do plano de governo e na hora certa vamos apresentar todo o time que fará parte desse projeto coletivo que tem resgatado o tempo de desenvolvimento de Petrolina”, destacou Miguel.

Empresário pede desculpas ao prefeito Miguel Coelho por comentários exagerados

O conhecido empresário petrolinense Silvio Medeiros, que fez duras críticas ao prefeito Miguel Coelho, postou um áudio nas redes sociais se retratando e pedindo desculpas ao gestor, seus familiares e todos que se sentiram ofendidos.

As críticas de Sílvio foi em relação a operação  “RIPSTOP”, da Polícia Civil de Pernambuco desencadeada em junho deste ano. Segundo ele, os comentários feitos foram baseados em uma um matéria não muito clara na televisão, não explicitando que o fato se relacionava também a administrações anteriores.

“Fiquei indignado e provocado pela matéria, resolvi fazer um desabafo no qual, para alguns que ouviram meu desabafo, acharam que foi exagerado e desnecessário”…”em virtude disso, me dirijo ao prefeito Miguel Coelho e sua família e aos demais que se sentiram ofendidos, os meus pedidos de desculpas, especialmente aos participantes do grupo de pessoas denominado de Francis do WhatsApp”, comentou.

O empresário ainda fez questão de desautorizar a utilização do referido áudio postado no dia 17 de junho.

“E com base na premissa ética de que devemos fazer críticas apenas contra os atos púbicos de administração de um gestor público, mas não devemos fazer comentários sobre a vida pessoal dos mesmo. Venho esclarecer os fatos e colocar um ponto final nesta história, proibindo qualquer pessoal de utilizar, ou veicular o referido áudio em qualquer  mídia, ou canal de comunicação tradicional pu por Internet, seja em, site ou aplicativo”, concluiu.

Mais dois partidos confirmam aliança com Miguel Coelho para eleições 2020

O encontro faz parte de uma série de agendas com lideranças para reforçar a pré-campanha de Miguel Coelho à reeleição.

Nesta terça-feira (18), o pré-candidato à reeleição, o prefeito Miguel Coelho (MDB), formalizou o apoio de mais dois partidos para compor sua base no pleito de 2020. PSDB e PV renovaram a aliança com o gestor.

Para tratar sobre o PSDB, o político sertanejo se reuniu com a deputada estadual Alessandra Vieira, presidente dos tucanos em Pernambuco, e o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira. Miguel ainda conversou com o vice-prefeito do Paulista, Jorge Carreiro, presidente estadual do PV.

LEIA MAIS

Inauguração de ciclovia e iluminação de LED na estrada do Jatobá marcou encerramento de entregas simbólicas feitas por Miguel Coelho em Petrolina

(Foto: Jonas Santos/PMP)

O último compromisso oficial do prefeito Miguel Coelho nesta sexta-feira (14) foi a inauguração da ciclovia e a iluminação de LED na estrada do povoado do Jatobá. Já era noite quando o gestor encerrou uma maratona de entregas simbólicas durante esta semana.

A Estrada do Jatobá primeiro ganhou uma ciclovia de 2 km de extensão, conectando a Avenida Cardoso de Sá até o Barcarola. Em seguida, foram instalados novos postes com iluminação em LED, material com mais potencial de luminosidade, a fim de realçar o corredor e permitir maior segurança a motoristas, pedestres e ciclistas. O pacote de obras do Jatobá teve investimento de R$ 1,5 milhão.

Miguel ainda nesta sexta entregou 227 casas populares, obras de educação e infraestrutura. Agora, conciliará as atividades administrativas com a agenda de pré-candidato à reeleição a partir deste sábado (15). Nesse sentido, Miguel não poderá, até meados de novembro, fazer inaugurações e mais alguns atos públicos na condição de prefeito em respeito à legislação eleitoral.

Com a presença do presidente da Caixa Econômica, prefeito Miguel Coelho entrega casas do Residencial Novo Tempo 6

(Foto: Jonas Santos/PMP)

227 famílias que moravam em condições desumanas irão mudar de vida. Nesta sexta (14), o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e o prefeito Miguel Coelho entregaram o conjunto habitacional Novo Tempo 6. O residencial foi construído com investimento de R$ 18 milhões, beneficiando moradores de uma área invadida, que aglomerava moradias precárias.

Apesar de toda a estrutura estar pronta, a solenidade restringiu a entrega das chaves para apenas cinco famílias por conta das medidas de prevenção ao coronavírus. Esses moradores e os demais irão residir em casas com área de 42m², com sala, dois quartos, banheiro, cozinha, chuveiro com água quente e área de serviço. O residencial é estruturado por ruas pavimentadas, arborização, iluminação, saneamento, praças e equipamentos esportivos.

LEIA MAIS

Em Izacolândia, Miguel inaugura ampliação de creche e vistoria obras de pavimentação

(Foto: Alexandre Justino/PMP)

O prefeito Miguel Coelho cumpriu agenda na manhã desta sexta (14) na comunidade de Izacolândia. Na visita, o gestor inaugurou as obras de ampliação do Centro de Educação Infantil Cantinho da Criança. A unidade de ensino recebeu R$ 225 mil para criação de novas salas de aula climatizadas.

O prefeito ainda vistoriou as obras da Vila Maria. A via de cerca de 1 km está recebendo pavimentação com paralelepípedos. Além dessa, foram pavimentadas, em Izacolândia, a Avenida Clementino Coelho, as ruas G e D.

Mais cedo, o prefeito visitou a Areia Branca, onde recebeu uma homenagem de um grupo de moradores pelas obras realizadas no bairro. Na comunidade, já foram pavimentadas 29 ruas e outras oito serão asfaltadas neste ano ainda.