Petrolina inicia projeto para se tornar cidade inteligente e atrair empresas de inovação

A “Capital do Sertão do São Francisco” deve se tornar a cidade da inovação. O primeiro passo para isso foi dado nesta quinta (13), com a assinatura de um decreto que institui o programa Sandbox em Petrolina, um laboratório vivo para desenvolvimento de soluções tecnológicas e incentivo a empresas desse segmento.

O pacto foi firmado pelo prefeito Miguel Coelho, o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Igor Calvet; e o secretário nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Tiago Queiróz. A prefeitura instituirá uma zona com menos burocracia para a instalação de iniciativas do ramo de inovação. Já os órgãos do Governo Federal entrarão com um investimento de R$ 7,5 milhões para desenvolvimento de experiências que melhorem a qualidade de vida na cidade como semáforos inteligentes, iluminação pública inteligente, câmeras de alta definição e softwares de inteligência artificial para reconhecimento facial e de placas de veículos.

Será o primeiro laboratório vivo do Sertão brasileiro, segundo a ABDI. Com essa estrutura, no futuro, será possível também atrair investimentos para testar tecnologias de bicicletas compartilhadas, carros elétricos compartilhados, monitoramento climático e meteorológico, hidrômetros inteligentes, lixeiras inteligentes, monitoramento e atuação por drones, geração de energia solar, entre outros.

Segundo Miguel Coelho, as empresas já estão liberadas para se instalarem e iniciarem seus protótipos e suas fases de preparação. “É uma semente que a gente está plantando aqui no Sertão do São Francisco para colher bons frutos no futuro. Buscamos, com isso, criar mais conexões e muito mais possibilidades para um futuro inovador”, disse o prefeito, vislumbrando a cidade sertaneja como um polo de inovação no semiárido.

No laboratório que será implantado no Centro de Petrolina, tecnologias de cidades inteligentes serão testadas e validadas. O ambiente terá a participação de startups, empresas de base tecnológica, e parceria com o ecossistema de inovação regional. “Petrolina é a primeira cidade no Nordeste com o primeiro laboratório vivo do Sertão. A parceria com a Prefeitura de Petrolina é muito importante e, certamente, vai dar à cidade a dianteira na área de adoção de tecnologias”, afirmou o presidente da ABDI, Igor Calvet.

Petrolina: comunidade de Rajada ganha nova quadra poliesportiva

(Foto: Jonas Santos/PMP)

A entrega do novo equipamento público municipal aconteceu nesta quinta-feira (13). É a 18ª quadra construída ou reformada em Petrolina nos últimos três anos. Para a realização das obras, foram investidos R$ 215 mil, recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Filho.

Localizada ao lado de uma antiga estação de trem, a quadra foi completamente restaurada. Foram construídas arquibancadas e alambrado. Todo o piso da quadra foi reformado, pintada e instaladas cestas, tabelas e outras estruturas para prática de vôlei, basquete e futebol. Por fim, foi melhorada a iluminação do local.

Miguel antecipou durante o ato que a praça da ferroviária, que fica ao lado da quadra inaugurada, também será reformada. “Fizemos muitas ações em Rajada. Pavimentação, mutirões de saúde, agora essa nova quadra e em breve a reforma da praça. Mais uma demonstração da forma como temos tratado o interior com a mesma prioridade que os bairros da sede de Petrolina”, reforçou o prefeito.

Além das 18 quadras entregues na área urbana e zona rural, estão previstas mais oito quadras. A prefeitura ainda promoveu a construção de quatro clubes do bairro em Petrolina, todos dotados de quadras esportivas, e um núcleo de esportes na porta do rio .

Petrolina está próxima de virar a página da Compesa no município, afirmam Fernando Bezerra e Miguel Coelho

Durante a entrega simbólica do saneamento básico do bairro Dom Avelar, tanto o senado Fernando Bezerra quanto o prefeito Miguel Coelho, fizeram questão de ressaltar as deficiências da Compesa na gestão do abastecimento de água e esgotamento sanitário em Petrolina.

“Este dia está chegando, a lei agora está do lado de Miguel e o edital de licitação vai sair para que no próximo ano, se a população desejar a continuidade deste trabalho, Miguel estará inaugurando um novo tempo no esgotamento sanitário de Petrolina”, disse Fernando.

O senador também alfinetou ex-prefeitos que passaram pelo prefeitura nos últimos dez anos, por não terem investido em saneamento na cidade.

“A última vez que a prefeitura de Petrolina investiu em esgotamento sanitário foi quando eu ainda era prefeito, até 2006 Petrolina tinha a prefeitura realizando obras de saneamento, eu deixei a prefeitura e isso parou”, lembrou.

Já o prefeito Miguel Coelho informou que muito em breve o edital será lançado para virar esta página da Compesa em Petrolina.

“O edital está pronto, o Tribunal de Contas já aprovou e até o final do mês, com fé em Deus, a gente bota este edital na rua para que a gente possa mudar essa realidade”. Pontuou.

Atenção ao idoso: Centro Mimi Cruz é reinaugurado após obras de revitalização

(Ascom/PMP)

Espaço para atendimento de mais de 40 homens e mulheres da melhor idade, o Centro de Convivência do Idoso (CCI) Mimi Cruz foi reinaugurado pelo prefeito Miguel Coelho, nesta quarta (12). A casa de acolhimento situada no Alto do Cocar passou por obras recentemente a fim de garantir mais infraestrutura e conforto ao público quando puder retomar as atividades (suspensas por conta da pandemia).

O CCI Mimi Cruz recebeu uma pintura geral em todos os ambientes. A equipe de manutenção também fez reparos no telhado e revisão em todo o sistema elétrico e hidráulico da casa. Ainda foram instalados novos móveis em áreas de convivência do CCI.

Presente no ato simbólico ao lado de Miguel Coelho, a vice-prefeita Luska Portela, defensora histórica de direitos da população idosa, destacou a importância dos investimentos para a saúde e reinserção social desse público. “Foram realizadas muitas ações, programas e atividades nos últimos anos para a valorização da pessoa idosa em Petrolina. Sinto orgulho de ter participado desse trabalho de referência no Sertão. Numa gestão onde o respeito e o cuidado com a pessoa idosa é prioridade, o prefeito Miguel Coelho vem fazendo história com um olhar sensível à causa e necessidades desse público”, pontuou a vice-prefeita, que atua há mais de 30 anos pelos direitos dos idosos.

O CCI Mimi Cruz é um equipamento estratégico em Petrolina para promoção de políticas públicas para idosos. O serviço funciona das 7h às 17h, promovendo atividades que estimulam a saúde e integração do público, como: educação física e oficinas pedagógicas. A casa, contudo, está com o atendimento suspenso para preservar a saúde das pessoas assistidas, como medida de prevenção ao novo coronavírus.

Miguel inaugura saneamento da bacia do Dom Avelar; obra atenderá 30 mil famílias

O bairro Dom Avelar deixou para trás o tempo de esgoto acumulado nas ruas e, após uma grande obra estruturante, a comunidade passou a ter saneamento básico. A intervenção, que levou 11 meses e recebeu R$ 5,5 milhões em investimento, foi entregue de forma simbólica pelo prefeito Miguel Coelho nesta quarta (12).

O plano de saneamento do Dom Avelar tem mais de uma década. Tubulações foram construídas em 2006 para acabar com o problema crítico de esgoto acumulado nas ruas. Porém, a obra foi abandonada faltando menos de 20% para a conclusão e os moradores ficaram frustrados sem saber até quando viveriam em condições precárias de saneamento.

No ano passado, o prefeito remodelou o projeto inicial e ordenou a retomada da obra. Parte da estrutura enterrada foi recuperada e novas tubulações foram implantadas no Dom Avelar. Ao todo, foram estruturados 108 km de rede coletora de esgoto, beneficiando também a população do São Joaquim, Terras do Sul, Santa Luzia, Mandacaru, São Jorge e Vila Débora, equivalente a quase de 30 mil habitantes. O trabalho ainda alcançará o bairro Padre Cícero nos próximos meses, concluindo todo o esgotamento da bacia do Dom Avelar.

Para o prefeito Miguel Coelho, a obra é um marco que sinaliza para um conjunto de investimentos a serem feitos após a conclusão do processo de implantação da parceria público-privada em Petrolina para o saneamento. “Lembro que a gente não conseguia nem andar aqui por conta do esgoto e da lama. Provamos que é possível tratar do saneamento com seriedade e resolver problemas tão graves. Agora, o Dom Avelar vive um novo tempo e em breve queremos celebrar mais obras de saneamento em outros cantos de nossa cidade”, destacou Miguel.

Aguardada há 12 anos, obra de saneamento do Dom Avelar será inaugurada nesta quarta (12)

O prefeito Miguel Coelho fará a entrega simbólica, nesta quarta (12), do saneamento da bacia do Dom Avelar. A intervenção recebeu investimento de R$ 5,5 milhões, beneficiando mais de 30 mil famílias da região. A solenidade ocorrerá às 11h, na avenida dos Minérios.

Miguel Coelho inaugura creche no Residencial Pomares

Inaugurado, recentemente, o Residencial Pomares ganhou um equipamento público para a educação infantil. Nesta segunda (10), o prefeito Miguel Coelho esteve no conjunto habitacional para a entrega simbólica de uma creche para os moradores. O centro educacional terá capacidade para atender 133 alunos e será aberto após a liberação das aulas na rede pública.

A nova creche do Pomares foi construída ao lado da quadra esportiva do residencial. A estrutura foi montada com com quatro salas de aula, refeitório, banheiros adaptados para pessoas com deficiência, ambientes de coordenação e direção. Quando estiver liberada para funcionar, a unidade receberá crianças de um a cinco anos das famílias residentes no habitacional.

O equipamento integra um pacote de obras para a educação infantil de Petrolina. Recentemente, o prefeito inaugurou um centro infantil na Vila Marcela. Mais quatro creches estão em construção nos bairros Henrique Leite, Vila Eulália, Antônio Cassimiro e Padre Cícero. O pacote ainda contabiliza outras cinco, em fase de licitação das obras, nas comunidades do Fernando Idalino, Nova Petrolina, Jardim Imperial, Jardim Petrópolis e Terra do Sul.

Políticos de Petrolina apelam pela abertura de bares e restaurantes

O final de semana foi marcado por apelos ao Governo do Estado, por parte de alguns políticos de Petrolina, reivindicando a reabertura de bares, restaurantes, academias e serviço de mototaxi.

Ao lado de bares e restaurantes que ficam às margens do Rio São Francisco, o  vereador Ronaldo Cancão (DEM) disse que têm muitos trabalhadores perdendo seus empregos e que Petrolina precisa retornar à normalidade o mais rápido possível.

Governador, quero a sua sensibilidade. Petrolina precisa retomar sua vida normal, mas obedecendo as regras pertinentes ao Estado. A crise no setor turístico é enorme. Muita gente desempregada, empresários passando dificuldades. Eu faço um apelo, como vereador: reabra a parte de restaurantes de Petrolina”, afirmou.

O apelo foi reforçado pelo prefeito Miguel Coelho. “Não queremos politizar nem polemizar com o assunto, mas Petrolina tem os melhores números no combate à pandemia em Pernambuco. Se for para mortalidade, é a menor do estado, se for para ocupação de leitos, pela primeira vez, estamos abaixo de 50% e estamos registrando queda no número de novos casos. Queremos o mesmo tratamento e sabemos que Petrolina fez um grande trabalho, e se for baseado nos dados, estamos melhor que as demais cidades”, disse Miguel Coelho.

Miguel Coelho pede tratamento justo do Estado e reivindica reabertura gradual de bares, restaurantes e academias

Após mais de quatro meses do registro do primeiro caso de Covid-19, Petrolina segue como a cidade do Nordeste de médio ou grande porte com menos mortes (59) e com a menor taxa de mortalidade (16,9/100 mil habitantes). O município sertanejo também tem registrado queda contínua de novos casos de transmissão do coronavírus.

Por conta desse cenário, o prefeito Miguel Coelho reivindicou do Governo do Estado a reabertura gradual e segura de bares, restaurantes e academias em Petrolina.

O posicionamento foi manifestado através de um vídeo nas redes sociais, nesta sexta (07). Miguel lembra que, devido ao trabalho preventivo, políticas de saúde eficientes e investimentos prioritários no tratamento, testagem e rastreio do vírus em pacientes, a cidade sertaneja se tornou referência no Nordeste no combate ao coronavírus.

Comparada a municípios pernambucanos do mesmo porte, Petrolina tem quatro ou até sete vezes menos mortes pela Covid-19. Ainda assim, Petrolina segue sem autorização para funcionamento de vários segmentos econômicos e de saúde, ao contrário do Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana.

Miguel ressalta no posicionamento que não se trata de politização da pandemia. Pelo contrário, o prefeito de Petrolina segue defendendo a união dos entes federais, estaduais e municipais no enfrentamento ao coronavírus, porém, considera o tratamento injusto com os sertanejos diante dos dados comparativos e quadro epidemiológico.

“Não queremos politizar nem polemizar com o assunto, mas Petrolina tem os melhores números no combate à pandemia em Pernambuco. Se for para mortalidade, é a menor do estado, se for para ocupação de leitos, pela primeira vez, estamos abaixo de 50% e estamos registrando queda no número de novos casos. Queremos o mesmo tratamento e sabemos que Petrolina fez um grande trabalho, e se for baseado nos dados, estamos melhor que as demais cidades”, concluiu Miguel.

Oficina do Artesão de Petrolina é inaugurada após obras de requalificação

Um dos mais relevantes espaços culturais do Sertão está repaginado. A Oficina do Artesão Mestre Quincas foi reinaugurado pelo prefeito Miguel Coelho, nesta sexta (7), após receber obras de requalificação, que deixaram o tradicional centro de artesanato mais moderno e confortável.

Para requalificar a Oficina do Artesão, a Prefeitura de Petrolina investiu R$ 941 mil. O equipamento cultural foi redesenhado para garantir mais espaço tanto para os artistas quanto para os visitantes. Foram criados cinco ateliês temáticos (madeira, pedra, barro, esculturas e tecidos).

Outra novidade foi a construção de uma sala multiuso para cursos, capacitações e fomento a novos artistas. O projeto ainda reestruturou o acesso, calçadas e estacionamento da Oficina e promoveu a decoração com cores e desenhos em referência a elementos da cultura do Vale do São Francisco.

Essa foi a primeira grande requalificação realizada no centro de artesanato criado em 1989. Para o prefeito Miguel Coelho, a intervenção no espaço cultural demonstra o compromisso da gestão municipal com a tradição e o fomento à arte do povo sertanejo. “A requalificação da Oficina do Artesão é uma das mais importantes intervenções que tivemos em Petrolina.

Esta não foi apenas uma obra de pedra e cal, é a oportunidade do talento do nosso povo florescer. Daqui saem belas produções que levam o nome de Petrolina para todos os cantos do Brasil e do mundo, apresentando um pouco do que nossa cidade tem de criativo e belo”, ressaltou o prefeito.

A Oficina do Artesão leva o nome de Mestre Quincas, apontado como o pioneiro do artesanato de Petrolina. Além de patrimônio cultural do Sertão, hoje com 20 produtores ativos, o local é um marcante ponto de visitação de turistas de todo o Brasil.

Reforma moderniza Centro Gastronômico de Petrolina e garante mais dignidade a comerciantes

(Foto: Jonas Santos/PMP)

A paisagem na tradicional rua Eraldo Gueiros, área central de Petrolina, foi transformada. O que antes era um amontoado de quiosques deteriorados com esgoto correndo a céu aberto, agora é um equipamento público para compra e consumo seguro de alimentos.

O novo Centro Gastronômico Dona Iracy Sobral foi inaugurado pelo prefeito Miguel Coelho, nesta quinta (6), num ato simbólico junto aos permissionários que receberam as chaves de seus novos estabelecimentos.

A obra teve investimento de R$ 850 mil e durou 12 meses. O espaço foi totalmente requalificado e ganhou novas estruturas com um visual mais convidativo. Foram construídos 20 quiosques padronizados, quatro banheiros e dois depósitos. A intervenção ainda implantou jardins e revitalizou o histórico chafariz.

Acompanhado do senador Fernando Bezerra e dos deputados Antonio Coelho e Fernando Filho, o prefeito Miguel Coelho fez questão de entregar as chaves dos quiosques pessoalmente aos permissionários. A partir de agora, esses comerciantes terão licença formal para trabalhar no local, com instalações adequadas e dignidade.

“Cuidem disso aqui. Sei que foi uma luta de décadas para esse dia chegar, mas agora vocês tem um local decente, bonito para trabalhar e para oferecer um serviço de qualidade à população”, resumiu o prefeito.

Prefeitura firma contrato com empresa e abatedouro de Petrolina deve funcionar em setembro

(Foto: Jonas Santos/PMP)

O prefeito Miguel Coelho assinou, nesta quarta (5), o contrato de concessão para administração do abatedouro público da cidade sertaneja. A empresa Equipe Abate, que venceu uma concorrência pública, será a responsável pelo gerenciamento, exploração e manutenção periódica do equipamento público requalificado pela Prefeitura de Petrolina.

A expectativa é de que na segunda quinzena de setembro o abatedouro comece a funcionar, após ficar desativado por mais de 4 anos.

LEIA MAIS

Reforma moderniza Centro Gastronômico de Petrolina e garante mais dignidade a comerciantes

A paisagem na tradicional rua Eraldo Gueiros, área central de Petrolina, foi transformada. O que antes era um amontoado de quiosques deteriorados com esgoto correndo a céu aberto, agora é um equipamento público para compra e consumo seguro de alimentos. O novo Centro Gastronômico Dona Iracy Sobral foi inaugurado pelo prefeito Miguel Coelho, nesta quinta (06), num ato simbólico junto aos permissionários que receberam as chaves de seus novos estabelecimentos.

A obra teve investimento de R$ 850 mil e durou 12 meses. O espaço foi totalmente requalificado e ganhou novas estruturas com um visual mais convidativo. Foram construídos 20 quiosques padronizados, quatro banheiros e dois depósitos. A intervenção ainda implantou jardins e revitalizou o histórico chafariz.

Acompanhado do senador Fernando Bezerra e dos deputados Antonio Coelho e Fernando Filho, o prefeito Miguel Coelho fez questão de entregar as chaves dos quiosques pessoalmente aos permissionários. A partir de agora, esses comerciantes terão licença formal para trabalhar no local, com instalações adequadas e dignidade. “Cuidem disso aqui. Sei que foi uma luta de décadas para esse dia chegar, mas agora vocês tem um local decente, bonito para trabalhar e para oferecer um serviço de qualidade à população”, resumiu o prefeito.

Miguel Coelho anuncia requalificação de escola municipal do bairro Pedra Linda

Com capacidade para quase mil estudantes, a Escola Municipal Anete Rolim, no bairro Pedra Linda, receberá uma ampla reforma. O prefeito Miguel Coelho assinou, nessa quarta-feira (05), na sede da prefeitura, uma ordem de serviço para a requalificação da unidade escolar. A intervenção terá investimento de R$ 1,3 milhão e deve ser concluída num prazo de oito meses.

Com os recursos, a Prefeitura de Petrolina promoverá uma série de manutenções no prédio. Estão previstas a pintura, construção de banheiros, troca de pisos, telhado e revestimentos; reforma do bloco administrativo e das salas de aula.

A obra ainda garantirá a recuperação da quadra esportiva, climatização completa da escola e ampliação da cobertura do pátio. O projeto também inclui equipamentos para melhorar a acessibilidade em todas as instalações da unidade escolar.

LEIA MAIS

Petrolina: Escola municipal do bairro Pedra Linda será reformada

(Foto: Alexandre Justino/PMP)

Com capacidade para quase mil estudantes, a Escola Municipal Anete Rolim, no bairro Pedra Linda, receberá uma ampla reforma. O prefeito Miguel Coelho assinou, nesta quarta (05), na sede da prefeitura, uma ordem de serviço para a requalificação da unidade escolar. A intervenção terá investimento de R$ 1,3 milhão e deve ser concluída num prazo de oito meses.

Com os recursos, a Prefeitura de Petrolina promoverá uma série de manutenções no prédio. Estão previstas a pintura, construção de banheiros, troca de pisos, telhado e revestimentos; reforma do bloco administrativo e das salas de aula. A obra ainda garantirá a recuperação da quadra esportiva, climatização completa da escola e ampliação da cobertura do pátio. O projeto também inclui equipamentos para melhorar a acessibilidade em todas as instalações da unidade escolar.

A requalificação integra um conjunto de investimentos da rede pública de educação. A Prefeitura de Petrolina já promoveu a manutenção de cerca de 75% das creches e escolas da cidade. Além disso, seguem em andamento as obras e projetos de construção de 11 centros de educação infantil.