Confira o que não pode funcionar em Petrolina a partir desta segunda-feira

Serviços estão vetados pelos próximos 14 dias (Foto: Divulgação)

O isolamento social mais rígido em Petrolina começa nesta segunda-feira (13). Conforme o decreto assinado pelo prefeito Miguel Coelho (MDB), apenas os serviços considerados essenciais poderão funcionar. Dessa forma, haverá mudanças na atividade comercial. Confira a seguir quais atividades estão suspensas:

  • Estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço não essenciais (conforme Anexo I);
  • Serviços de mototáxi;
  • Shopping center e similares, inclusive restaurantes, lanchonetes e similares que deverão apenas ofertar delivery;
  • Atendimento a público em restaurantes, lanchonetes, bares e similares entrega em domicílio (liberado apenas delivery ou coleta);
  • Salões de beleza, barbearia, cabeleireiros e similares;
  • Clubes sociais;
  • Eventos de qualquer natureza com público;
  • Centros de artesanato, feiras públicas, museus e demais equipamentos culturais;
  • Academias de ginástica e similares, jogos e partidas de futebol, cinemas e teatros.

O decreto terá validade de 14 dias, começando por amanhã. A medida se fez necessária para controlar a disseminação do vírus na cidade. A população que observar qualquer descumprimento às recomendações poderá acionar a Guarda Municipal pelo 153 ou a Polícia Militar pelo 190.

MPPE recomenda cumprimento do decreto municipal em Petrolina

(Foto: Ascom/CDL)

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) emitiu uma recomendação a entidades de Petrolina para que façam cumprir o decreto municipal anunciado pelo prefeito Miguel Coelho (MDB) na última sexta-feira (10). A partir desta segunda-feira (13), somente poderá funcionar o comércio essencial.

LEIA TAMBÉM

Miguel Coelho decide fechar comércio de Petrolina novamente

No texto, fica determinado a necessidade de adotar “providências necessárias para fazer cumprir as normas sanitárias municipais, notadamente as medidas de isolamento social já impostas no âmbito do Decreto Municipal”. O MPPE ressalta que nesse momento, a determinação municipal deve prevalecer em relação a estadual por ser “mais restritivas”.

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindilojas são mencionados, para que ambos cumpram o decreto no segmento da economia classificado como essencial. As Polícias Civil e Militar devem fazer valer o isolamento mais rígido e fiscalizar a quarentena.

Covid-19: taxa de ocupação cresce em Petrolina e Miguel pode anunciar medidas mais rígidas

Em um vídeo publicado em suas redes sociais nesta quinta-feira (09), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho afirmou que vai se reunir com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para discutir novas medidas de combate à pandemia.

De acordo com o gestor, nas últimas semanas, a taxa de ocupação na rede hospitalar e o número de casos confirmados têm crescido mais do que estava sendo registrado. “A nossa prioridade é a vida”, disse.

Após a reunião, Miguel deve decidir se será necessário tomar alguma medida mais rígida e restritiva para que possa ser priorizada a saúde dos munícipes. “Queremos garantir que sempre tenha vaga [nas UTI’s] para que aqueles que vão precisar possam ter um tratamento de saúde digno”, afirmou.

LEIA MAIS

Morre mãe do ex-senador Armando Monteiro Neto

Morreu nessa quinta-feira (9) Maria do Carmo Monteiro, viúva de Armando Monteiro Filho e mãe do ex-senador Armando Monteiro Neto. Dona Maria tinha 94 anos e estava internada no Hospital Português, na capital Recife, tratando um câncer.

Ela foi casada por 69 anos com o ex-ministro Armando Monteiro Filho, que morreu em 2018. O casal teve cinco filhos, entre eles o ex-senador e candidato a governador de Pernambuco, Armando Neto. Maria do Carmo era filha do ex-governador do Estado, Agamenon Magalhães.

Paulo Câmara e Miguel Coelho emitem nota

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) emitiu uma nota de pesar. Ele descreveu Maria do Carmo como “uma mulher de muita fibra que acompanhou desde muito cedo a política de Pernambuco e do Brasil, sobretudo ao lado do seu esposo, o saudoso ex-ministro Armando Monteiro Filho”.

“Quero neste momento me solidarizar com seus filhos Eduardo Monteiro, Lectícia Cavalcanti, Sérgio, Horácio, o ex-senador Armando Monteiro Neto e todos os familiares e amigos de Dona do Carmo“, diz a nota. O corpo de Maria do Carmo será cremado, em uma cerimônia restrita a familiares.

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), também emitiu uma nota de pesar. Ele lembrou que Maria do Carmo foi uma “mulher muito respeitada em Pernambuco por sua trajetória em defesa de causas sociais e por sua personalidade generosa”.

Petrolina: Porta do Rio ganha novos espaços de lazer e “pet park”

Porta do Rio tem novas opções de lazer aos petrolinenses (Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

A Orla de Petrolina ganhou mais um equipamento para lazer, dessa vez destinada aos donos de animais e seus companheiros. A Porta do Rio agora conta com um “pet park”, exclusivo a famílias levarem seus bichos para uma caminhada as margens do Rio São Francisco.

Além do espaço pet, o novo complexo também proporciona aos praticantes de esporte mais opções de treino. Isso porque também há um local específico à prática de ginástica rítmica. A Orla ainda conta com pista de skate e patins, quadras e a pista de caminhada.

O Rio São Francisco é nosso maior patrimônio, símbolo de nossa gente alegre, forte, solidária, e fonte de todas as riquezas que transformaram Petrolina na ‘Terra dos Impossíveis’. Qual lugar, portanto, seria mais emblemático para se construir um parque inclusivo, com nossas cores, gostos e o propósito de unir todos senão em frente ao ‘Velho Chico’? Essa obra, então, tem mais que um parque, é um ponto de encontro de nossa gente e nossos valores“, salienta o prefeito Miguel Coelho (MDB).

A nova identidade da Porta do Rio engloba ainda o polo gastronômico com restaurantes e quiosques. O complexo multiuso ainda é embelezado por uma fonte luminosa e um pórtico com cores em referência à bandeira de Petrolina.

Centro de Parto de Petrolina será inaugurado nessa segunda-feira

Prédio será inaugurado de forma simbólica hoje (Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

A semana começa com novidade aos petrolinenses. Na noite dessa segunda-feira (29) a Prefeitura entregará o Centro de Parto Normal que vai desafogar as demandas do Hospital Dom Malan/IMIP. A solenidade está marcada para 18h e contará com a presença do prefeito Miguel Coelho (MDB).

O Centro de Parto está localizado na Avenida José Maniçoba, próximo ao Hospital Universitário de Petrolina. Por conta da pandemia a cerimônia será simbólica. O prédio conta com cinco apartamentos individuais, salas de vacina, de cuidados ao recém-nascido, área de deambulação (local de passeio das grávidas) e setor administrativo.

A maternidade municipal terá capacidade de realizar 150 partos por mês, desafogando o atendimento do Hospital Dom Malan. O prédio é uma homenagem póstuma à parteira Maria das Dores de Souza, auxiliar de enfermagem que atuou por muitos anos na Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (APAMI) e Hospital Dom Malan/ IMIP.

Ministro do Turismo e prefeito Miguel Coelho anunciam reforma do Centro de Convenções e construção de teatro

Após 25 anos da inauguração, o Centro de Convenções Nilo Coelho receberá obras de requalificação e ampliação. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o prefeito Miguel Coelho assinaram, nesta quinta (25), documento para convênio de R$ 34 milhões na reestruturação do tradicional complexo arquitetônico. Com os recursos, além da reforma, o Centro de Convenções ganhará um teatro municipal. A expectativa é de que a licitação das obras seja iniciada até dezembro, após a elaboração dos projetos executivos do empreendimento.

A proposta da prefeitura prevê a reforma do pavilhão, auditórios e área de estacionamento do Centro de Convenções. Também será revitalizado o memorial Nilo Coelho, que atualmente está desativado. A grande novidade será a transformação de um dos auditórios do Centro de Convenções em um teatro público com capacidade superior a 500 assentos.

LEIA MAIS

Deputado Lucas Ramos critica ações de Miguel Coelho no combate a Covid-19

Em nota enviada à imprensa nesta quinta-feira (25), o deputado estadual Lucas Ramos criticou o trabalho do prefeito de Petrolina Miguel no combate ao novo Coronavírus.

O deputado chegou a dizer que a justiça atestou como incompetentes as ações do prefeito e que ele não reconhece o esforço do governo do estado para conter a pandemia. Na nota, Lucas informa que nesta sexta-feira (26), o Hospital Universitário irá receber 40 novos respiradores para ajudar no combate a Covid-19.

Veja a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Ministro do Turismo e prefeito Miguel Coelho anunciam reforma do Centro de Convenções e construção de teatro

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Após 25 anos da inauguração, o Centro de Convenções Nilo Coelho receberá obras de requalificação e ampliação. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e o prefeito Miguel Coelho assinaram, nesta quinta (25), documento para convênio de R$ 34 milhões na reestruturação do tradicional complexo arquitetônico.

Com os recursos, além da reforma, o Centro de Convenções ganhará um teatro municipal. A expectativa é de que a licitação das obras seja iniciada até dezembro, após a elaboração dos projetos executivos do empreendimento.

A proposta da prefeitura prevê a reforma do pavilhão, auditórios e área de estacionamento do Centro de Convenções. Também será revitalizado o memorial Nilo Coelho, que atualmente está desativado. A grande novidade será a transformação de um dos auditórios do Centro de Convenções em um teatro público com capacidade superior a 500 assentos.

LEIA MAIS

Ministro do Turismo já está em Petrolina

Ministro foi recepcionado pelo prefeito (Foto: Reprodução/Twitter)

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio já desembarcou em Petrolina. Ele chegou por volta de 10h40 e logo mais fará uma visita ao Centro de Convenções da cidade. Ainda pela manhã Álvaro Antônio anunciará a liberação de recursos para revitalização e modernização do prédio.

LEIA TAMBÉM

Ministro do Turismo anuncia em Petrolina investimento de R$ 34 milhões para requalificação do Centro de Convenções

Serão investidos mais de R$ 32 milhões. O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) já havia antecipado a obra com exclusividade ao programa Super Manhã com Waldiney Passos, na Rádio Jornal Petrolina. A expectativa é que o Centro de Convenções também ganhe o tão esperado Teatro Municipal.

Osinaldo Souza cobra diálogo entre município, Estado e União para que alunos não fiquem prejudicados por conta da pandemia

Alunos estão sem prejudicados, lembrou vereador

Sem previsão de quando as aulas presenciais serão retomadas em 2020, o vereador Osinaldo Souza (MDB) apresentou uma sugestão no tocante ao ano letivo das escolas públicas municipais e estaduais, além das universidades. Para o edil é importante que município, Estado e União se unam e providenciem a estrutura mínima aos estudantes.

“Se não temos as aulas presenciais nas universidades públicas, como é que teremos aulas das crianças do município e dos adolescentes do Estado? Vou enviar [um pedido] ao governador e ao presidente [da República] para que providencie notebooks, tablets e internet para periferia a todos os alunos“, afirmou o vereador.

Compromisso dos poderes

No entendimento de Osinaldo o prefeito Miguel Coelho (MDB) pode dialogar com os demais citados e formar um compromisso, para assim não deixar os alunos prejudicados. “Nem que o recurso venha do Governo Federal, mas os nossos alunos universitários, do ensino médio ou do fundamental não podem ficar sem aulas esse ano. Os professores estão ganhando sem trabalhar e os alunos vão perder o ano na alegação de que metade dos alunos não têm internet?“, questionou.

O pedido foi feito de forma verbal na sessão de terça-feira (23) e será oficializada no próximo encontro virtual da Câmara de Vereadores, marcada para 14h de terça-feira (30).

Em visita de ministro, Miguel celebra linha de crédito ao Projeto Pontal e melhorias na Feira da Areia Branca

Mais investimentos a Petrolina (Foto: Reprodução/Twitter)

A visita do ministro do Desenvolvimento Regional a Petrolina foi celebrada pelo prefeito Miguel Coelho (MDB). Além de inaugurar de forma simbólica o Residencial Pomares, Rogério Marinho anunciou uma série de serviços para a agricultura e infraestrutura.

LEIA TAMBÉM

Habitação e fruticultura são destaques na visita do ministro do Desenvolvimento Regional a Petrolina

Logo cedo Marinho assinou um convênio com o município para o Projeto Pontal. “Ele assinou o convênio que vai possibilitar o financiamento da agricultura do Projeto Pontal Oswaldo Coelho. São 300 colonos que vão poder fazer seu financiamento. Isso mexe no comércio e no serviço da cidade. A gente tem no Ministério do Desenvolvimento Regional o principal parceiro de obras de Petrolina”, destacou Miguel.

LEIA MAIS

Habitação e fruticultura são destaques na visita do ministro do Desenvolvimento Regional a Petrolina

Ações federais continuarão em Petrolina (Foto: Brena Souza/Rádio Jornal Petrolina)

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, fez sua primeira visita a Pernambuco na manhã dessa segunda-feira (22). A cidade escolhida foi Petrolina, onde ele entregou de forma simbólica alguns imóveis do Residencial Pomares.

Acompanhado do prefeito Miguel Coelho (MDB), do líder do Governo no Senado e Fernando Bezerra Coelho (MDB), Marinho ratificou o interesse do Governo Federal em conhecer a fruticultura irrigada para assim fortalecer esse setor da economia.

“Essa visita é o pontapé inicial, é a primeira visita que faço a Petrolina. A ideia é conhecermos melhor as obras de fruticultura irrigada. Existe a disposição para ampliar essa fronteiras agrícolas. Estamos em tratativas junto a bancada federal para ampliarmos as áreas irrigadas, inclusive em Petrolina. Há uma demanda reprimida devido ao sucesso“, afirmou o ministro.

LEIA MAIS

Miguel Coelho afirma que vai cumprir decisão judicial, mas que precisa da ajuda de todos

Nesta quinta-feira (18), o desembargador Adalberto de Oliveira Melo atendeu um pedido de liminar do MPPE e decretou ilegal o decreto de Petrolina. A cidade estava abrindo o comércio, em uma ação negociada conjunta com o comércio local e o próprio governador Paulo Câmara.

Ao tomar conhecimento da suspensão do decreto municipal, o prefeito Miguel Coelho afirmou que irá cumprir a decisão judicial, mas que depende da ajuda de todos, pois o momento é de união para que todos possam somar esforços no sentido de preservar as vidas, os empregos e a economia.

“A conta que a OMS faz é que para cada 100 mil habitantes, dez leitos de UTI têm que está abertos. Assumimos o compromisso de abrir 20, 10 já estão funcionando e outros 10 já foram pedidas habilitação para funcionar ainda no mês de junho em parceria com a Univasf. O Governo do Estado, em contra ponto, assumiu o compromisso de abrir 50 leitos de UTI em Petrolina, até o momento abriram 10, se esses 50 estivessem todos funcionando a gente estaria dentro da conta que a OMS determina, mas infelizmente não foi feito”, lamenta.

Assista o vídeo:

Petrolina: bairro Henrique Leite ganhará CMEI do tipo 2

Creche deverá ficar pronta em oito meses (Foto: Jonas Santos/Ascom PMP)

O bairro Henrique Leite, em Petrolina, ganhará um Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) do tipo 2. A ordem de serviço para construção da creche foi assinada na segunda-feira (15) com a presença do prefeito Miguel Coelho (MDB) e do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB).

Estrutura do prédio

A obra está prevista para ser concluída em oito meses e está orçada em R$ 1,5 milhão. A creche contará com seis salas de aula, playground, horta, pátio coberto, fraldário, lactário, refeitório, sala de amamentação, jardim, lavanderia e espaço administrativo.

Reforço no ensino infantil

Quando pronta, a unidade atuará em tempo integral para crianças do berçário ao maternal e parcialmente para a pré-escola 1 e 2. “Quando todas estiverem prontas, teremos mais de mil novas vagas nas comunidades, ofertando um ensino de qualidade em ambientes estruturados que nossas crianças merecem”, celebrou o prefeito Miguel Coelho.