Orlando Tolentino assume Secretaria de Governo e Agricultura de Petrolina

Orlando Tolentino, Miguel Coelho e Simão Durando. (Foto: Ascom/PMP)

O prefeito Miguel Coelho nomeou o policial federal Orlando Tolentino para o comando da Secretaria de Governo e Agricultura. A decisão será publicada no Diário Oficial do Município desta terça (16). Tolentino assume no lugar de Simão Durando Filho, que se afastou da função para atuar na pré-campanha de Miguel Coelho.

O novo secretário é engenheiro agrônomo, bacharel em Direito e servidor aposentado da Polícia Federal. Tolentino tem extensa experiência na articulação política. Já havia sido secretário de Governo, diretor da AMMPLA, comandou a pasta de Planejamento e recentemente cuidava da coordenação das Assessorias Especiais da Prefeitura de Petrolina.

LEIA MAIS

Petrolina: entidades emitem nota conjunta ratificando apoio ao plano de reabertura do comércio

Entidades se mostram favoráveis ao retorno das atividades comerciais (Foto: ASCOM/ prefeitura de Petrolina)

Entidades ligadas ao comércio de Petrolina emitiram uma nota conjunta para manifestar apoio ao plano de retomada das atividades mesmo durante a pandemia. O posicionamento do grupo vem após o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) pedir uma medida cautelar contra o decreto municipal do prefeito Miguel Coelho (MDB).

LEIA TAMBÉM

Tribunal de Justiça nega pedido de liminar do MP e mantém plano de reabertura do comércio em Petrolina

Prefeitura de Petrolina afirma que aguardará TJPE após MPPE recomendar suspensão do plano de retomada das atividades econômicas

MPPE solicita suspensão das medidas de retomada da economia em Petrolina, Miguel afirma que todas as ações foram acordadas com o governador

Assinam a nota o Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrolina, a Associação dos Contabilistas do Vale do São Francisco e Sertão de Pernambuco, Associação dos Lojistas do River Shopping, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, informações e pesquisas de Pernambuco, o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio de Petrolina, o River Shopping, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), a Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Petrolina.

Leia a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Em live, Miguel Coelho anuncia que segunda fase da reabertura do comércio será adiada

Durante Live realizada neste sábado (13), o prefeito de Petrolina Miguel Coelho anunciou que não vai “pular” para a segunda fase de reabertura do comércio, que seria na próxima segunda-feira (15). Semana que vem seria a vez de bares e restaurantes abrirem as portas para atender seus clientes, mas esses estabelecimentos terão que esperar mais um pouco. Por enquanto está permitido apenas o atendimento no sistema delivery.

Apesar da justiça ter negado o pedido de liminar por parte do Ministério Público para que o plano de retomada da economia fosse suspenso, o gestor informou que vai esperar mais uma semana para avaliar melhor os números da Covid-19 no município.

Quem reabriu na fase 1 continua como estava operando. Administração pública, comércio, serviços, construção civil, parques e orla fluvia, Templos religiosos e velórios com 50% de sua capacidade. Transporte público coletivo continua operando com 75%, agropecuária, indústria, táxi, mototáxi e motoristas por aplicativos com 100% de sua capacidade.

Miguel informou que a Secretaria de Saúde vai continuar intensificando os testes na população que apresentar sintomas e principalmente nas categorias, como motoristas de táxi, mototaxistas, motoristas de aplicativos e outras.

Ele disse também que com 405 casos e 11 óbitos, Petrolina é uma das cidades com menor taxa de letalidade de Pernambuco. Por conta do cenário epidemiológico mais controlado, a Prefeitura iniciou as etapas de reabertura gradual e responsável da economia.

Já Juazeiro mantém o plano elaborado pela prefeitura e a fase 2 de reabertura do comércio começa na próxima segunda-feira (15) quando serão reabertas galerias, Shopping Águas Center e Juá Garden Shopping, sem o funcionamento dos cinemas.

Tribunal de Justiça nega pedido de liminar do MP e mantém plano de reabertura do comércio em Petrolina

Tribunal de Justiça de Pernambuco. (Foto: internet)

O Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) negou pedido da Procuradoria Geral de Justiça acerca da suspensão do decreto de reabertura do comércio em Petrolina. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (12) pelo desembargador Adalberto Oliveira, que não viu urgência suficiente para que fosse deferida liminar determinando a suspensão do decreto municipal.

Desta forma, ficam mantidas no município de Petrolina – até segunda decisão – todas as medidas anunciadas pela gestão acerca da reabertura gradual das atividades econômicas. Na decisão, o desembargador destaca que não há urgência para uma possível suspensão do decreto municipal, uma vez que, compete ao tribunal, e não apenas ao relator, o julgamento da medida cautelar de constitucionalidade.

O desembargador Adalberto Oliveira também cita em sua decisão que o pedido para suspensão da reabertura somente foi protocolado na primeira fase da retomada econômica de Petrolina fato que “enfraquece” o argumento de urgência excepcional. Diante disso, o desembargador se posicionou contrário à solicitação da Procuradoria Geral de Justiça.

MPPE solicita suspensão das medidas de retomada da economia em Petrolina, Miguel afirma que todas as ações foram acordadas com o governador

O Ministério Público de Pernambuco requereu à Justiça que o município de Petrolina suspenda as medidas de retomada da economia. A iniciativa partiu da Promotoria de Justiça de Pernambuco que entrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade ao decreto apresentado pelo prefeito Miguel Coelho (MDB).

Confira a decisão do MPPE clicando aqui.

Ao participar de uma live nesta quinta-feira (11) com o blogueiro Edmar Lyra, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB), afirmou que todas as ações desempenhadas em Petrolina foram em comum acordo com o governador Paulo Câmara, e disse que apesar de respeitar tal decisão, não concorda, devido aos números obtidos por Petrolina em casos da Covid-19 e das ações que foram realizadas.

“Dizer primeiro que eu entendo a posição do Ministério Público de Pernambuco em ter ingressado com a ação, mas não concordo, até por que todas as ações que fizemos foram em comum acordo com o governador Paulo Câmara. A gente aqui tem, todas as minhas falas, se você for pegar nas coletivas, nas entrevistas, aqui nas redes sociais, todas elas, sem nenhuma exceção, foi no espírito de colaboração, no espírito da gente poder somar esforços para poder a gente preservar a vida e fortalecer o sistema público de saúde”, explicou.

Miguel acrescentou que no final de maio ligou para o governador e explicou todos os números do controle da pandemia em Petrolina e o plano de reabertura gradual do comércio e Paulo Câmara concordou que Petrolina estava em uma situação diferenciada da Região Metropolitana do Recife ou algumas regiões do Agreste que estão ainda com números crescente.

LEIA MAIS

Novo decreto mantém feriados de Corpus Christi e São João e reforça medidas de segurança em Petrolina

(Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Petrolina publicou nesta quinta-feira (4) um novo decreto dando continuidade às medidas de prevenção ao novo coronavírus, principalmente, no âmbito do Poder Executivo. O texto considera a necessidade de manter regras para evitar aglomerações, mesmo diante da retomada da economia local, no início desta semana.

Além das diretrizes de prevenção, o novo decreto também revoga um artigo do decreto anterior e assim restabelece o feriado do dia 11 de junho (Corpus Christi) e o feriado do dia 24 de junho (São João).

Outras medidas anunciadas pela gestão são relativas ao horário de expediente nos prédios da prefeitura. O atendimento ao público que vinha ocorrendo, principalmente, de forma virtual, passa a ser das 8h às 12h.

O documento também orienta sobre o afastamento de servidores que apresentem qualquer sintoma da covid-19, bem como trabalho home office para servidores acima de 60 anos ou que tenham doença crônica que implique em maior risco relacionado à covid-19.

Moção de Aplauso divide opinião dos vereadores de Petrolina

Comércio inicia Fase 1 da retomada (Foto: Cortesia)

Os vereadores de Petrolina se reuniram virtualmente na manhã de terça-feira (2) para a primeira sessão ordinária virtual do Poder Legislativo. Sem projetos na votação de ontem, as atenções se voltaram aos Requerimentos da Oposição e da Situação.

LEIA TAMBÉM

Petrolina: vereadores da Oposição têm requerimentos derrubados na retomada das sessões

Alex de Jesus (Republicanos) propôs uma Moção de Aplauso – através de um Requerimento verbal – ao prefeito Miguel Coelho (MDB) por determinar a reabertura do comércio durante a pandemia do novo coronavírus. O pedido, no entanto, mais uma vez dividiu os edis.

LEIA MAIS

Balanço aponta queda semanal nos casos de coronavírus em Petrolina

Números reforçam busca pela “normalidade” (Foto: Jonas Santos)

Petrolina fechou a última semana com menos casos de coronavírus do que o período anterior. No sábado (29) a cidade teve 61 casos confirmados, 19 a menos quando comparado a semana de 17 e 23/05. Os números foram repassados pela Prefeitura nessa segunda-feira (1°).

O Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Petrolina aponta queda de 23% nas ocorrências da covid-19. O número de óbitos também não teve crescimento. Tudo isso, segundo a Prefeitura, indica os primeiros sinais de estabilidade da doença no município.

LEIA TAMBÉM

Miguel nega “rebeldia” e afirma que reabertura do comércio em Petrolina foi autorizada pelo Governo do Estado

Movimentação no Mercado Turístico de Petrolina ainda é pequena nessa segunda-feira

Petrolina teve o primeiro caso confirmado em 23 de março. De lá para cá são 10 semanas, das quais nove tiveram números crescentes, com exceção da última. “Já tínhamos diversos indicadores de estabilização da propagação do vírus na cidade. Agora é um novo sinal positivo, pela primeira vez, temos um horizonte de queda. Mas ao invés de comemorarmos, temos que ver isso como um resultado do dever de casa bem feito“, disse o prefeito Miguel Coelho (MDB).

Outro indicador que fortalece os dados do Comitê é a taxa de ocupação dos leitos de UTI. Petrolina já teve 75% de ocupação, mas hoje o índice é de 66,6%. Do total de vagas, apenas 20% é ocupada por moradores de Petrolina; 40% é utilizada por pacientes da Bahia; e 6,6% por pessoas de outros municípios de Pernambuco.

Miguel nega “rebeldia” e afirma que reabertura do comércio em Petrolina foi autorizada pelo Governo do Estado

Comércio inicia Fase 1 da retomada (Foto: Cortesia)

Junho começa com a reabertura gradual do comércio em Petrolina. Mas alguns petrolinenses ainda estavam em dúvida sobre o plano municipal, já que ainda na sexta-feira passada o Governo do Estado negou ter autorizado a retomada das atividades comerciais.

LEIA TAMBÉM

Movimentação no Mercado Turístico de Petrolina ainda é pequena nessa segunda-feira

Apesar de decreto do Governo do Estado reabertura das atividades econômicas está mantida em Petrolina

URGENTE: Decreto mantém restrições em praias e parques de Pernambuco; escolas seguem fechadas

Para colocar os “pingos nos is” o prefeito Miguel Coelho (MDB) foi entrevistado no Bom Dia Pernambuco hoje (1º) e esclareceu os fatos. “Todas as nossas decisões têm sido combinado com o Governo do Estado. Na última quinta-feira conversei com o governador Paulo Câmara, mostrei os números da saúde, mostrei o nosso Plano de Reabertura, não só a ele, mas a equipe dele que está a frente do Gabinete de Crise”, disse.

LEIA MAIS

Apesar de decreto do Governo do Estado reabertura das atividades econômicas está mantida em Petrolina

Preocupados com a publicação de um novo Decreto por parte do Governo do Estado de Pernambuco, mantendo a não retomada das atividades econômicas, alguns empresários e comerciantes nos ligaram na noite deste domingo (31/05), querendo saber como fica a situação de Petrolina, uma vez que na última sexta-feira (29), o prefeito Miguel Coelho publicou o protocolo de reabertura das atividades econômicas no município.

Assim que o Palácio do Campo das Princesas divulgou o novo Decreto, a Prefeitura de Petrolina nos enviou uma nota esclarecendo que “não irá se pronunciar a respeito do novo decreto do Governo do Estado. O município seguirá com os protocolos de reabertura das atividades econômicas conforme foi discutido anteriormente com as autoridades, inclusive com o próprio governo, e anunciado para a população”.

A tarde, o prefeito Miguel Coelho já havia postado nas redes sociais, um vídeo  informando que nesta segunda-feira (01/06) estaria mantido o início da primeira das 5 fases do nosso Plano de Retomada Econômica, com o comércio e algumas atividades reabertas de maneira gradativa e cautelosa.

Confira postagem de Miguel Coelho:

Hoje faz 74 dias que estamos em isolamento. São quase 11 semanas de trabalho duro da @prefeiturapetrolina no reforço da rede de saúde, abertura do hospital de campanha, compra de 34 mil testes e diversas ações que já estavam em discussão desde fevereiro. Esse esforço preventivo e nossa rápida ação de enfrentamento à Covid-19 colocam Petrolina como a cidade pernambucana com o menor índice de letalidade (óbitos/infectados), de infectados/testes e com a maior testagem feita por 100 mil habitantes. Nestes 2 meses e meio, aprendemos a importância da higienização das mãos, da necessidade de mantermos distância uns dos outros, de usar a máscara corretamente, mas principalmente, aprendemos como precisamos estar em sintonia e unidos para termos bons resultados.⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
Amanhã, 01 de junho, vamos iniciar a primeira das 5 fases do nosso Plano de Retomada Econômica, com o comércio e algumas atividades reabertas de maneira gradativa e cautelosa. Porém, pessoal, amanhã não é um retorno à vida normal. Até termos uma vacina para todos, o “normal” não existe mais. Como isso infelizmente ainda não tem prazo, o que precisa existir é o senso de corresponsabilidade, de empatia, de humanidade. É cuidarmos de nós, de quem amamos e de todos os outros para que este cuidado volte pra gente. A pandemia não acabou, o novo coronavírus não sumiu. Mas, a gente precisa fazer todo este nosso esforço coletivo ter valido a pena, e continuar valendo.⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀
Se você pode continuar trabalhando de casa e não deseja sair, não saia, continue em casa. Se você voltará a trabalhar amanhã ou se sua empresa/loja/serviço vai reabrir, tenha consciência de que isso não é definitivo, mas sim depende das atitudes de todos, dos números da Saúde, e por isso é tão importante que essa mensagem seja compreendida e adotada por todo mundo. Eu, você, nossas famílias, nossos amigos, todos precisamos fazer a nossa parte. O plano vai dar certo se todos fizermos isso, mas pode ser suspenso se a gente não fizer. Tenho fé e acredito que vamos conseguir, que teremos êxito, pois o desejo que nutrimos hoje é um só: que estes dias passem, que a gente não perca quem amamos e que a vida continue para todos. #juntostemosforça

Miguel Coelho afirma que vai manter abertura gradual do comércio a partir desta segunda-feira

(Foto: Jonas Santos/PMP)

O governador Paulo Câmara expediu Decreto nº 49.055, através do qual sistematiza as regras temporárias de enfrentamento ao coronavírus. Dentre as normas há expressa previsão da não retomada das atividades econômicas, que voltar a funcionar de modo gradual.  O Decreto estadual vai de encontro com o Decreto expedido pelo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, que apresentou um plano do retorno gradual das atividades econômicas na cidade, mesmo assim, em nota, a prefeitura informou que está mantido o protocolo de reabertura das atividades econômicas.

Confira a nota:

A Prefeitura de Petrolina não irá se pronunciar a respeito do novo decreto do Governo do Estado. O município seguirá com os protocolos de reabertura das atividades econômicas conforme foi discutido anteriormente com as autoridades, inclusive com o próprio governo, e anunciado para a população.

Governo de Pernambuco afirma que não liberou o funcionamento do comércio

(Foto: Internet)

Logo após o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho anunciar a reabertura do comércio a partir de segunda-feira (1º), o governo de Pernambuco emitiu uma nota afirmando que não liberou o funcionamento do comércio ou qualquer outra atividade em municípios do interior ou da Região Metropolitana do Recife.

Segundo a nota, o governo tem um plano de retomada da economia, mas os detalhes só serão apresentados na próxima segunda-feira (1º).

Comércio de Petrolina volta a funcionar nesta segunda-feira (1º)

(Foto: Arquivo)

A partir de segunda-feira (1º) o comércio de Petrolina começa a tender seus clientes de forma gradativa. O prefeito Miguel Coelho distribuiu a abertura das lojas em cinco fases.

Na fase 1, que começa no dia 1º de Junho, próxima segunda-feira, voltam a funcionar os serviços da administração pública que estavam suspensos, o comércio e serviços, construção civil, o parque Josepha Coelho, Orla Fluvial e parque da cidade estarão liberados para atividades individuais, templos religiosos também já podem funcionar a partir do dia primeiro de junho, também com 50% da sua capacidade de atendimento.

O transporte público também vai voltar a funcionar de forma gradativa, assim como os táxis, mototáxis e motoristas de aplicativos, desde que façam higienização de seus veículos e acessórios e usem máscaras e disponibilizem também a seus clientes. Neste primeiro momento os restaurantes e bares somente por serviço Delivery.

Os velórios continuam suspensos, acontecendo apenas para familiares, exceto se o óbito for causado pela Covid-19.

Na fase 2, que começa no dia 15 de junho, os bares e restaurantes voltam a funcionar atendendo apenas 50% de sua capacidade.

Na fase 3 que começa a partir de 1º de julho, academias, teatros, museu, centro de artesanato passam a funcionar com 50% de sua capacidade. Já os restaurantes e bares podem voltar a funcionar com sua capacidade total de atendimento.

A fase 4 começa dia 04 de agosto e aí as academias passam a funcionar com 75% de sua capacidade.

A última fase inicia em 31 de agosto com os todos os serviços voltam a funcionar com 100% de sua capacidade.

Para voltar a funcionar, todo estabelecimento deve elaborar e deixar exposto um plano de contingenciamento informando a observância do teto de ocupação, que é a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento comercial, incluindo funcionários e clientes, informando também o distanciamento entre as pessoas, a escala entre funcionários, quantidade de pessoas a serem atendidas em cada estabelecimento.

Também terá que ter a disponibilização de álcool gel 70% nas lojas, o uso de máscara será obrigatório para clientes e funcionários, a higienização do ambiente também será obrigatória, assim como o uso de EPis.

Vai ser obrigatório também o uso do aplicativo DyCovid, para identificar pessoas que podem estar com sintomas da doença e será preciso um atendimento diferenciado para pessoas dos grupos de riscos e a aferição da temperatura e testagem dos colaboradores. As pessoas com mais de 60 anos ou com doenças crônicas vão poder continuar trabalhando em casa.

Prefeito de Petrolina anuncia reabertura gradativa do comércio

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Durante pronunciamento nas redes sociais, nesta sexta-feira (29), o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, informou que vai reabrir, de forma gradativa, as lojas comerciais do município. Miguel começou informando que o plano de retomada econômica de Petrolina está sendo colocando em prática com o aval do governador Paulo Câmara, decisão tomada em conjunto, após uma videoconferência realizada entre os dois (prefeito e governador) nesta quinta-feira (28).

O prefeito mostrou os números do hospital de campanha que está funcionando no Monte Carmelo, com 110 leitos para atendimento exclusivo para pessoas com a Covid-19. Segundo Miguel, já existem pacientes sendo tratados no novo hospital. Outros 20 leitos de UTI estão sendo disponibilizados pelo o Hospital Universitário, em uma parceria com a prefeitura municipal.

O prefeito informou ainda que Petrolina está realizando uma média de 1.360 testes rápidos por 100 mil habitantes. O município é o que mais testa pessoas com suspeitas das do novo coronavírus no estado de Pernambuco.