Creche de alto padrão é inaugurada por Miguel Coelho no bairro Vila Marcela

Quando for permitida a volta às aulas, a Vila Marcela terá uma creche de alto padrão para receber as crianças do bairro. Nesta terça (04), o prefeito Miguel Coelho inaugurou o Centro de Educação Infantil (CMEI) da comunidade. A estrutura poderá receber até 188 alunos e foi construída por meio de um investimento de R$ 1,7 milhão.

A creche erguida na Vila Marcela é classificada pelo Ministério da Educação como de alto padrão. A estrutura do prédio disponibiliza seis salas pedagógicas climatizadas, pátio coberto, fraldário, ambiente para amamentação, cozinha, lavanderia, copa e seis banheiros. A creche foi projetada com acessibilidade e telhado termoacústico para controlar o excesso de calor e ruídos.

Na entrega do equipamento público, o prefeito Miguel Coelho ressaltou a prioridade direcionada à educação infantil em Petrolina. “Graças a essa força política que temos falando tanto, que traz os recursos para a cidade, tem sido possível avançar na rede de educação. Investimentos numa estrutura de qualidade nas creches, escolas, na contratação de profissionais, equipamentos, mobília, climatização, enfim, num conjunto de elementos que faz nossa cidade ser destaque na educação e referência para um futuro próspero para nossas crianças”, avaliou o prefeito.

A nova creche da Vila Marcela integra um pacote de obras para a educação infantil de Petrolina. Mais quatro CMEI estão em construção nos bairros Henrique Leite, Vila Eulália, Antônio Cassimiro e Padre Cícero. O pacote ainda contabiliza a unidade entregue no Residencial Pomares e outras cinco, em fase de licitação das obras, nas comunidades do Fernando Idalino, Nova Petrolina, Jardim Imperial, Jardim Petrópolis e Terra do Sul.

Miguel anuncia duplicação de mais duas avenidas e investimento de quase R$ 50 milhões em pavimentação

(Foto: Jonas Santos/PMP)

O prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anunciou nesta terça-feira (04), em entrevista a uma rádio local, que deve investir, ainda neste ano, cerca de R$ 50 milhões em pavimentação. Ainda de acordo com o gestor municipal, outras duas avenidas da cidade devem ser duplicadas para dar mais fluxo ao trânsito.

Além das avenidas, segundo Miguel, aproximadamente 90 ruas poderão ser pavimentadas com os valores, que estão destinados a partir de contratos do deputado federal Fernando Filho e do senador Fernando Bezerra Coelho. Ao todo, serão quase R$ 50 milhões em investimentos.

LEIA MAIS

Petrolina: Nova Unidade de Saúde vai atender 10 mil moradores do Terras do Sul, Mandacaru e Parque Mandacaru

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Reivindicação histórica das comunidades do Mandacaru, Terras do Sul e Parque Mandacaru, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da região está pronta. A estrutura foi inaugurada pelo prefeito Miguel Coelho, nesta segunda (03), para atender cerca de 10 mil moradores dos três bairros. A obra recebeu investimento de R$ 1,1 milhão e se soma a outros 18 postos de saúde abertos pelo município nos últimos anos.

A unidade está localizada na avenida Antônio Tavares de Melo, no bairro Terras do Sul. A estrutura tem parâmetros referenciados pelo Ministério da Saúde com salas de vacina, curativos, observação e inalação coletiva; consultórios médico e odontológico; reservatório para material esterilizado, farmácia entre outros ambientes.

LEIA MAIS

Miguel reafirma saída da Compesa da gestão de abastecimento e saneamento de Petrolina

(Foto: Jonas Santos/PMP)

Em entrevista a uma rádio local, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, voltou a comentar sobre o encerramento das atividades da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na cidade.

Segundo o gestor municipal, o Tribunal de Contas já autorizou a licitação para a contratação de uma nova empresa, no entanto, solicitou a realização de uma consulta pública para que a população possa estar ciente dos objetivos do edital licitatório.

LEIA MAIS

“Miguel Coelho faz um trabalho maravilhoso em Petrolina”, diz Gusttavo Lima em live

Durante sua live, transmitida neste domingo (02), o cantor Gusttavo Lima elogiou o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, e afirmou que a cidade cresceu após o início da gestão de Miguel e disse que o município é responsável pelo maior São João do país.

“Depois que o cara entrou como prefeito, a prefeitura de Petrolina, a cidade fez um ‘boom’. Cresceu tudo. E hoje Petrolina é o maior São João do Brasil. Miguel, você é um cara que a gente se inspira em você. (…) É o prefeito mais bem avaliado do Brasil”, disse o cantor.

LEIA MAIS

Nova Unidade de Saúde do N-6 amplia atendimento à população dos perímetros irrigados

(Fotos: Jonas Santos/PMP)

O prefeito Miguel Coelho inaugurou, nesta sexta (31), um novo posto de saúde para a comunidade do N-6. O equipamento levará serviços médico e odontológico para a localidade, núcleos vizinhos e foi construída a partir de investimento de R$ 864 mil. O posto de saúde já começa a funcionar na próxima segunda (03), beneficiando cerca de 4 mil moradores.

A Unidade Básica de Saúde do N-6 conta com vários ambientes para consultório de enfermagem, médico e odontológico; sala de vacinação; farmácia; observação e inalação coletiva; estrutura de procedimentos; sala de curativos; banheiros masculino e feminino adaptados para atender pessoas com deficiência; além de sala de reunião. Para receber a população, uma equipe completa de saúde da família atuará no novo posto.

Na agenda pela região irrigada, o prefeito Miguel Coelho, acompanhado pelo senador Fernando Bezerra e o deputado Antonio Coelho, ainda visitou obras. O gestor vistoriou a pavimentação de diversas ruas no C-2, N-4 e N-5. As obras fazem parte de um pacote de asfaltamento de 178 vias para melhorar a infraestrutura da região irrigada de Petrolina.

Miguel Coelho retoma agenda de inaugurações simbólicas no Jardim Amazonas, Pedro Raimundo e São Gonçalo

(Foto: Foto: Jonas Santos/PMP)

O prefeito Miguel Coelho inaugurou, nesta quinta (30), a pavimentação de ruas nos bairros Jardim Amazonas, Pedro Raimundo e São Gonçalo. As intervenções fazem parte de um pacote de obras para melhorar a infraestrutura e mobilidade dos bairros de Petrolina.

Acompanhado do senador Fernando Bezerra e do deputado estadual Antonio Coelho, o prefeito teve a primeira agenda na entrega simbólica da Rua 21, no Pedro Raimundo. Nessa comunidade, a Prefeitura também pavimentou as vias 17, 18, 19, 20 e 24. Em seguida, Miguel esteve no Jardim Amazonas, onde visitou as ruas 6 e 7, pavimentadas recentemente.

Por fim, Miguel deu como inaugurada a Rua do Tabuleiro, no São Gonçalo. O bairro recebeu nos últimos anos diversas obras estruturantes como a requalificação da Avenida dos Tapuios. Há pouco tempo, mais 15 vias foram pavimentadas no São Gonçalo.

Nesta sexta (31), o prefeito fará a abertura oficial do posto de saúde do N-6. Também serão inauguradas ruas pavimentadas na região irrigada.

Requerimento propondo CPI do CEAPE é retirado de pauta

Pedido é de Gabriel Menezes (PSL)

Gabriel Menezes (PSL) propôs a criação de uma Comissão Especial de Inquérito (CPI) para investigar a retirada e venda irregular da cobertura metálica do Centro de Abastecimento de Petrolina (CEAPE). O Requerimento n° 237/2020 foi retirado de pauta, durante a sessão dessa terça-feira (28), pelo presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Osório Siqueira (MDB).

Um problema na tramitação obrigou a medida, explicou Osório. “O Requerimento de número 237 de autoria do vereador Gabriel Menezes, tomei conhecimento depois da pauta e esse tipo de Requerimento tem que ser protocolado na Presidência. Ele foi só por email. Tem que ser protocolado na Secretaria e comunicado ao Protocolo Central. A tramitação tem que ser pelo Protocolo Central pela Presidência“, disse o presidente.

Gabriel não concordou, mas acatou a ordem superior. “Não estou querendo passar por cima das prorrogativas do senhor que é presidente da Casa. Farei o que o senhor está pedindo hoje, mas não aceitarei esse tipo de desculpa na próxima sessão“, disparou.

Pedido ganha apoio dos colegas

O Requerimento busca apurar a comercialização na gestão do atual prefeito, Miguel Coelho (MDB) e do ex-gestor, Julio Lóssio (PSD). Mesmo sem estar em pauta, a ideia de uma CPI agradou Oposição e Situação. “Sou a favor, que faça essa CPI do Ceape e também inclua a permissão de uso dos terrenos que foram doados na gestão passada aos permissionários para que a gente possa fazer uma CPI completa”, disse Ronaldo Silva (DEM), que foi acompanhado pelo líder da Oposição, Paulo Valgueiro (PSD), aliado de Lóssio.

Miguel Coelho sanciona lei do Vale Alimentação Estudantil

Pais e responsáveis receberão dinheiro da merenda em cartão, para fazer as compras (Foto: Reprodução/Internet)

Aprovado por unanimidade na sexta-feira (24) o projeto de Lei que cria o Vale Alimentação Estudantil (VAE) foi sancionado pelo prefeito Miguel Coelho (MDB). O PL se transformou na Lei Municipal n° 3.304/2020 e já está em vigência.

O auxílio será pago enquanto durar a suspensão das aulas, provocada pela pandemia do novo coronavírus. O VAE foi criado exclusivamente para ajudar os alunos matriculados na rede municipal de educação – creches e escolas – e terá o valor de R$ 50,00.

Cartão deve ser entregue ainda em julho

O Vale será pago através de um cartão magnético. Durante a live de sábado (25) o prefeito explicou como será a logística. “A gente vai distribuir um cartão de débito, junto com o Banco do Brasil. Toda vez que a gente for fazer uma nova entrega desse kit vai entrar o crédito no cartão. Você vai usar o crédito no mercado do seu bairro, no Atacadão, no Hiper você vai e faz a compra“, disse Miguel.

A entrega desses cartões pode acontecer ainda em julho. Vale destacar que quando as aulas retornarem de forma presencial, o cartão perderá sua validade. “Cessando a suspensão das aulas, o Vale Alimentação Estudantil será automaticamente suspenso“, diz a lei.

Miguel Coelho anuncia reabertura do comércio de Petrolina para a próxima segunda-feira (27)

(Foto: ASCOM)

Em live realizada na manhã deste sábado (25), o prefeito de Petrolina Miguel anunciou que a partir da próxima segunda-feira (27), parte do comércio de Petrolina volta a funcionar. Um dos motivos que levou o prefeito a tomar a decisão de retomar a economia foi a redução no número de internamentos. No início de sua fala, Miguel divulgou que a taxa de internamentos pela Covid-19 na cidade caiu de 75% para 52%.

A partir da próxima segunda-feira está liberado para funcionar o setor de serviços e comércio varejista das 9h às 18h, com capacidade de 1 cliente a cada 10 metros quadrados, seguindo as recomendações de espaçamento entre as pessoas, o uso obrigatório de máscaras e álcool em gel, contidas no plano de retomada da economia da prefeitura. Está vetado o consumo de produtos alimentícios dentro dos estabelecimento comercias.

Feiras livres – autorizada a retomada das feiras com distanciamento entre as bancas e medidas de higienização. O calendário de feiras volta a ter um dia específico para cada bairro.

O parque Josepha Coelho vai funcionar entre as 5h e 22h, com obrigatoriedade de uso de máscaras. Recomendação para não utilizar o espaço para atividades coletivas, como esportes, dança e corridas em grupo.

Orla, Porta do Rio e pistas de caminhadas – serão desbloqueadas para uso do público. A orientação, contudo, é não promover corridas, passeios e demais atividades em grupos, restringindo assim apenas a uso individual ou com um parceiro.

Templos religiosos também voltam a funcionar, mas com 30% de sua capacidade, com intervalos de 3 horas entre as celebrações e evitar contato físico dos fiéis, como aperto de mão, abraços e beijos, com uso obrigatório de máscaras.

Salões de beleza, barbearias e clínicas de estética podem funcionar mas somente por agendamento para evitar aglomerações de clientes.

O River shopping também volta a funcionar a partir deste segunda-feira no horário das 10h às 20h, com limite de 1 cliente a cada 10 metros quadrados. Já a praça de alimentação e restaurantes seguem sem autorização de atender o público, com liberação apenas para entrega em domicílio ou coleta.

O número de ônibus em circulação na cidade vai aumentar, mas o serviço de mototáxi continua suspenso. Também continuam proibidas as apresentações culturais e qualquer outro evento que venha promover aglomerações.

Nesta fases, os bares, restaurantes e lanchonetes continuam fechados atendendo apenas por serviço delivery.

A Prefeitura volta a realizar atendimento ao público na sede administrativa. Cada secretaria terá um regime de funcionamento determinado pelo gestor da pasta, com recomendação de limite para 50% do público habitual e priorização do teleatendimento.

A construção civil está liberada 100%, mas com distanciamento de 1,5 metro entre os trabalhadores.

Miguel anuncia neste sábado novo cronograma de reabertura do comércio

(Foto: Jonas Santos/PMP)

O prefeito Miguel Coelho fará um pronunciamento pelas redes sociais, neste sábado (25), para detalhar os prazos de reabertura das atividades econômicas e serviços em Petrolina. O anúncio ocorrerá às 11h, e pode ser acompanhado pelo Instagram @miguelcoelhope.

Em votação unânime, Câmara aprova criação do Vale Alimentação Estudantil de Petrolina

Depois de 2h33m de muita discussão, a Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou o projeto de Lei n° 16/2020, criando o Vale Alimentação Estudantil (VAE). Por 22 votos a zero, a matéria de autoria do Poder Executivo, prevê o pagamento de R$ 50,00 aos alunos da rede pública municipal.

A ajuda será paga enquanto durar a pandemia do novo coronavírus, via recurso do próprio município. Os pais e responsáveis serão contemplados com um cartão magnético. Para entrar em vigência é necessária a sanção do prefeito Miguel Coelho (MDB).

As duas emendas apresentadas pela Bancada de Oposição foram derrubadas ainda nas Comissões competentes (leia aqui). Elas sugeriam a retroação do VAE a maio e o valor de R$ 100,00. Contudo, o projeto foi aprovado conforme enviado pelo Poder Executivo.

Laboratório divulga resultado do exame do prefeito Miguel Coelho para Covid-19

O Laboratório Central de Pernambuco (Lacen) emitiu, nesta terça (21), o laudo do teste da Covid-19 realizado pelo prefeito Miguel Coelho. A análise apresentou resultado negativo para a presença do vírus Sars-CoV-2. Ainda assim, por apresentar sintomas gripais, o prefeito seguirá em repouso nos próximos dias.

Miguel está em isolamento desde o final da semana passada, após ser acometido por febre, tosse e dores no corpo. No domingo (19), o prefeito fez diversos exames e avaliação médica, quando foi diagnosticado com suspeita de covid-19 ou dengue. Com o resultado negativo para o coronavírus, Miguel Coelho, agora, seguirá tratamento médico e em isolamento domiciliar até o fim dos sintomas gripais.

Reajuste dos servidores da Câmara e veto da Prefeitura devem movimentar sessão dessa terça em Petrolina

Vereadores analisam PL e veto do município (Foto: Arquivo)

Os vereadores de Petrolina estão reunidos, nessa terça-fera (21), para mais uma sessão extraordinária e o principal item na pauta de hoje é o veto do Poder Executivo em relação ao Projeto de Lei n° 007/2020, proposto pela Mesa Diretora, sobre o reajuste aos servidores da Casa Plínio Amorim.

A matéria

O reajuste proposto é de 4,31% nos vencimentos básicos dos servidores efetivos e cedidos em exercício junto ao Poder Legislativo Municipal. Caso aprovado, o aumento seria retroativo a março desse ano.

Veto

Contudo, o prefeito Miguel Coelho (MDB) quer o veto do PL. A Prefeitura argumenta que a matéria de hoje mostra “interferência na organização administrativa, que via de regra representa invasão de competência privativa do Chefe do Poder Executivo Municipal, pois somente a ele poderia ser atribuída a competência para regulamentar reajuste para os servidores cedidos”.

Acompanhe a discussão do projeto no link a seguir:

Veja a lista dos serviços autorizados a funcionar em Petrolina a partir de amanhã

Serviços estão autorizados a funcionar durante os próximos 14 dias

A partir desta segunda-feira (13) apenas os serviços listados abaixo poderão funcionar em Petrolina. Eles integram o Anexo I do Decreto Municipal nº 50/2020, sancionado pelo prefeito Miguel Coelho (MDB) na última sexta-feira (10).

LEIA TAMBÉM

Confira o que não pode funcionar em Petrolina a partir desta segunda-feira

Confira os segmentos autorizados a abrir as portas pelos próximos 14 dias:

  • Serviços públicos municipais, estaduais e federais, incluindo os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Ministérios Públicos e dos Tribunais de Contas;
  • Supermercados, padarias, mercados e lojas de conveniência;
  • Lojas de defensivos e insumos agrícolas;
  • Farmácias e estabelecimentos de venda de produtos médico-hospitalares;
  • Lojas de produtos de higiene e limpeza;
  • Postos de gasolina;
  • Casas de ração animal;
  • Depósitos de gás e demais combustíveis;
  • Lojas de material de construção e prevenção de incêndio;
  • Serviços essenciais à saúde: médicos, clínicas, hospitais, laboratórios e demais estabelecimentos relacionados à prestação de serviços nesse setor;
  • Serviços de abastecimento de água, gás, combustíveis, saneamento, coleta de lixo, energia, telecomunicações e internet;
  • Clínicas e os hospitais veterinários e assistência a animais;
  • Lavanderias;
  • Bancos e serviços financeiros, inclusive lotéricas;
  • Serviços funerários;
  • Hotéis e pousadas, incluindo restaurantes, mas apenas para hóspedes;
  • Serviços de manutenção predial e prevenção de incêndio;
  • Serviços de transporte, armazenamento de mercadorias e centrais de distribuição;
  • Estabelecimentos industriais e logísticos, serviços de transporte, armazenamento e distribuição de seus insumos, equipamentos e produtos;
  • Oficinas de manutenção e conserto de máquinas e equipamentos para indústrias e atividades previstas no decreto, veículos leves e pesados e a comercialização e serviços associados de peças e pneumáticos;
  • Construção civil, escritórios de engenharia, arquitetura e urbanismo;
  • Serviços de advocacia;
  • Restaurantes para atendimento exclusivo a caminhoneiros, sem aglomeração;
  • Lojas de material de informática, por meio de entrega em domicílio e/ou ponto de coleta;
  • Serviço de assistência técnica de eletrodomésticos e equipamentos de informática;
  • Preparação, gravação e transmissão de aulas pela internet ou por TV aberta, e o planejamento de atividades pedagógicas, em estabelecimentos de ensino;
  • Processamento de dados ligados a serviços essenciais;
  • Serviços de auxílio, cuidado e atenção a idosos, pessoas com deficiência e/ou dificuldade de locomoção e do grupo de risco, realizados em domicílio ou em instituições;
  • Serviços de segurança, limpeza, vigilância, portaria e zeladoria em estabelecimentos públicos e privados, condomínios, entidades associativas e similares;
  • Serviços de entrega em domicílio de qualquer mercadoria ou produto;
  • Imprensa;
  • Restaurantes, lanchonetes e similares localizados em unidades hospitalares e de atendimento à saúde e no aeroporto ou terminal rodoviário para fim exclusivo de funcionários e passageiros;
  • Restaurantes, lanchonetes e similares em geral, exclusivamente como ponto de coleta e entrega em domicílio;
  • Serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;
  • Atividades de preparação, gravação e transmissão de missas, cultos e demais celebrações religiosas pela internet ou por outros meios de comunicação, realizadas em igrejas, templos ou outros locais apropriados;
  • Serviços de contabilidade;
  • Transporte coletivo de passageiros, devendo observar normas complementares editadas pela autoridade que regulamenta o setor;
  • Comércio atacadista mediante pontos de coleta;
  • Estabelecimentos comerciais que possam funcionar mediante entrega em domicílio;
LEIA MAIS