Pazuello deve deixar Saúde e governo já tem favorita ao cargo

Pazuello assumiu Saúde de forma interina e foi efetivado no cargo (Foto: José Dias/PR)

Eduardo Pazuello pediu para sair. Segundo O Globo noticiou neste domingo (14), o ministro da Saúde não ficará na pasta e o Governo Federal já tem uma substituta. Nos bastidores o nome da cardiologista Ludhmila Hajar, que foi do Sírio-Libanês e agora está na rede Star, hospitais de elite da Rede D’Or é o mais forte para assumir a Saúde.

Fontes ligadas ao Palácio do Planalto relataram ao jornal que Pazuello teria comunicado a Bolsonaro estar com problemas de saúde e por isso precisará de tempo para se reabilitar. Ainda de acordo com O Globo, a provável saída coincide com o auge da pressão de deputados do Centrão, também pleiteiam mudança no comando da pasta.

Coincidentemente, Ludhmila tinha encontro pessoal marcado com Bolsonaro para a tarde de hoje. Especializada no tratamento de Covid-19, a médica chegou a ser cotada para assumir o ministério quando Luiz Henrique Mandetta (DEM-MT) deixou o comando da pasta.

Consórcio Nordeste fecha compra de 37 milhões de doses da Sputnik V e pagará mais barato que Governo Federal

(Foto: AFP)

Os nove estados integrantes do Consórcio Nordeste fecharam a compra de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, produzida na Rússia pelo Instituto Gamaleya. O anúncio foi feito na sexta-feira (12), pelo governador Rui Costa (PT), em um vídeo postados nas suas redes sociais.

LEIA TAMBÉM

Bahia bate o martelo e compra 9,7 milhões de doses da vacina Russa Sputnik V

Conforme o Blog noticiou ontem, a Bahia deve receber aproximadamente 10 milhões do imunizante. O Governo Pernambuco, que integra o consórcio, apenas se pronunciará sobre a compra neste sábado. “Conseguimos finalizar a compra de 37 milhões de doses, para os estados do Nordeste, da vacina Sputnik. Com isso, a Bahia ficará com quase 10 milhões de doses, para imunizar 5 milhões de baianos e baianas”, disse Costa.

LEIA MAIS

Pagamento do novo auxílio emergencial deve começar somente em abril

A nova rodada do auxílio emergencial deve ser paga a partir de abril em um valor médio de R$ 250. A MP (medida provisória) com as regras do benefício será publicada na próxima semana, após a promulgação da PEC (proposta de emenda à Constitucional) Emergencial.

O governo e a cúpula do Congresso chegaram a prever que o auxílio seria pago a partir de março, com possível duração de quatro meses, até junho. Atraso na votação da PEC e questões operacionais, porém, podem adiar os repasses em um mês.

LEIA MAIS

Bolsonaro zera PIS/Cofins do diesel por dois meses

(Foto: Ilustração)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) editou, na noite de segunda-feira (1°), um decreto e uma medida provisória que zera as alíquotas da contribuição do Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS) e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) do óleo diesel e do gás de cozinha.

No diesel, a redução terá validade por dois meses: março e abril. Já no gás de cozinha, a medida tem caráter permanente. As edições foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União. “As duas medidas buscam amenizar os efeitos da volatilidade de preços e oscilações da taxa de câmbio e das cotações do petróleo no mercado internacional”, informou a Secretária-Geral da Presidência da República.

Antes da decisão do Governo Federal a Petrobras já havia anunciado reajustes nos preços da gasolina, diesel e gás de cozinha para esta terça-feira (2). Os preços estão mais caros nas refinarias a partir de hoje.

MDR paralisa ações da Operação Carro-Pipa a partir de 1º de março

100% dos municípios ficarão desassistidos (Foto: Ilustração)

A partir do dia 1° de março, próxima segunda-feira, as ações da Operação Carro-Pipa Federal estarão paralisadas em 100% dos municípios. O anúncio foi feito através de nota, nesta sexta-feira (26), pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A pasta alega não ser possível realizar “repasses integrais e regulares” à ação.

“Nos meses de janeiro e fevereiro, a Pasta, por meio da Defesa Civil Nacional, conseguiu realizar o repasse emergencial de R$ 89,7 milhões, que foram descentralizados ao Exército Brasileiro (EB) – responsável pela execução do serviço. Em decorrência do atraso no repasse, 260 municípios já tiveram o atendimento suspenso e a partir de 1º de março, a Operação poderá ter suas atividades paralisadas em 100% dos municípios“, diz a nota do MDR.

O Ministério afirmou ainda que está em contato com o Governo Federal “para possibilitar a execução da Operação em sua integralidade e evitar prejuízos à população”. Confira a seguir a íntegra da nota:

LEIA MAIS

Ruy Wanderley pressiona Governo de Pernambuco a aceitar desafio de reduzir ICMS dos combustíveis

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Diante das ações do Governo Federal em reduzir o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o vereador Ruy Wanderley apresentou, na sessão desta terça-feira (23), o Requerimento n° 027/2021 ao governador Paulo Câmara (PSB) para reduzir o imposto no Estado.

“É um pedido que estou fazendo ao governador do Estado, Paulo Câmara, para que ele possa abraçar a ideia do nosso presidente Jair Messias Bolsonaro para que os governadores possam zerar impostos. É inadmissível a gente ter combustível, em Petrolina nós pagamos um dos mais caros do Brasil”, justificou.

LEIA MAIS

Em Sertânia, Bolsonaro aciona comportas do 1º trecho do Ramal do Agreste

Jair Bolsonaro (sem partido) cumpre agenda em Sertânia (PE) na manhã desta sexta-feira (19). O acionamento das comportas do Reservatório Barro Branco, no 1º trecho do Ramal do Agreste estava marcado para 11h30, mas ocorreu cerca de meia hora antes. Bolsonaro estava acompanhado do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), líder do Governo no Senado.

A comitiva de Bolsonaro também incluiu o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho e o ministro do Turismo, Gilson Machado. O Ramal do Agreste está situado entre Sertânia e Arcoverde, integra o Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco e quando em operação levará água a 65 municípios pernambucanos.

O Ramal tem cerca de 70 km de extensão e a visita de Bolsonaro marca o primeiro teste da operação no local. O presidente conversou com funcionários da obra. Ele estava sem máscara, assim como os membros da comitiva. O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) foi convidado, porém recusou por entender que não é o momento de promover aglomerações no Estado.

Jair Bolsonaro visita Sertânia nesta sexta-feira

Bolsonaro retorna ao Sertão amanhã (Foto: Reprodução/WhatsApp)

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) cumpre agenda em Sertânia, Sertão de Pernambuco, nesta sexta-feira (19). A visita presidencial está marcada para 10h, com o objetivo de realizar testes de pré-operação do 1º trecho no ramal do Agreste, na Estrutura de Controle do Reservatório Barro Branco.

O acionamento no 1° trecho do ramal do Agreste possibilitarão o início dos testes na estrutura e o enchimento do sistema adutor até o Reservatório Negros-Góis. A última visita do presidente a Pernambuco aconteceu em outubro de 2020, quando Bolsonaro esteve em São José do Egito, no Sertão para inaugurar a segunda etapa do Sistema Adutor do Pajeú.

Economia faz ajustes para anunciar retomada do programa que autoriza redução na jornada de trabalho

(Foto: Sérgio Lima/Poder 360)

O Ministério da Economia deve anunciar a retomada do programa que autoriza a redução na jornada de trabalho e salários dos funcionários. Segundo a CNN Brasil, Paulo Guedes já tomou a decisão com sua equipe e está apenas finalizando os detalhes dessa nova versão.

Agora o programa se chamará BEM: Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda. O programa de 2021 foi pensado para ajudar a segurar empregos com carteira assinada. A dificuldade está no orçamento, já que a versão de 2020 foi possível por conta do chamado Orçamento de Guerra.

Juntamente com o BEM, o Governo Federal deve apresentar outras medidas de estímulo à economia. Entre elas estão a antecipação do pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS.

Ruy Wanderley cobra políticos da região em Brasília: “Que seja feita a defesa do povo brasileiro”

Vereador cobrou defesa dos interesses populares (Foto: Jean Brito/Ascom CMP)

Ruy Wanderley (PSC) já foi líder do governo de Miguel Coelho (MDB) na Câmara de Vereadores de Petrolina. Ele também é aliado político do grupo Coelho. Entretanto isso não impediu o edil de fazer uma cobrança ao deputado federal Fernando Filho (DEM) e ao senador Fernando Bezerra Coelho (MDB).

LEIA TAMBÉM

Projeto que reajusta salário dos agentes de saúde já está na Casa Plínio Amorim

Após Alex de Jesus chamar blitz de trânsito de “barbaridade”, Capitão Alencar afirma que PM cumpre a lei

Na sessão de terça-feira (9) ele cobrou alguma ação na Câmara dos Deputados e Senado Federal para controlar as ações do Governo Federal, diante das constantes altas no preço do combustível e contas de água e luz. “Mediante a um projeto de lei que o Governo Federal, possa também proibir aumentos de combustível, tarifa de água e energia que penaliza a população brasileira. Você não pode adotar uma lei proibindo reajuste salarial do trabalhador, do servidor que ganha pouco, mas ao mesmo tempo o governo autoriza o reajuste da energia, por exemplo. Isso é uma vergonha“, disse Ruy.

LEIA MAIS

Governo quer mexer no ICMS para conter aumento no preço do combustível

Proposta foi apresentada nessa sexta-feira (Foto: Reprodução)

O Governo Federal convocou uma reunião nessa sexta-feira (5) para debater formas de conter a alta do preço do combustível. Durante o encontro o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido) informou que encaminhará ao Congresso Nacional um projeto de lei complementar para alterar o mecanismo de definição das alíquotas de ICMS pelos estados.

Existem duas propostas: que o imposto incida sobre o preço dos combustíveis nas refinarias, e não nas bombas, ou sobre o valor fixo na bomba. “Nós pretendemos é ultimar um estudo e, caso seja viável e juridicamente possível, nós apresentaremos ainda na próxima semana fazendo com que o ICMS venha a incidir sobre o preço do combustível nas refinarias ou um valor fixo para o álcool, a gasolina e o diesel. E quem vai definir esse percentual ou esse valor fixo são as respectivas assembleias legislativas”, disse Bolsonaro.

O projeto fixará apenas diretrizes. Ou sejam o valor fixo ou o percentual será debatido nas assembleias legislativas dos estados. Bolsonaro também revelou não ter conversado com o Parlamento acerca da iniciativa e acredita receber sinal verde da Câmara e Senado Federal.

Em 1º dia, greve dos caminhoneiros ainda não é consenso na categoria

(Foto: Everes Oliveira/Twitter)

O mês de fevereiro começa com manifestação dos caminhoneiros. Mas a mobilização agendada para essa segunda-feira (1°) não tem, até o momento, consenso na categoria. Anunciada ainda em janeiro, a greve não tem data para terminar.

Diferentemente de outras ocasiões, no ato de hoje muitos profissionais se recusaram a cruzar os braços. Nos grupos de WhatsApp muitos pedem para que os colegas não adiram ao movimento e continuem trabalhando. O grupo tem diversos itens colocados em pauta.

Os principais são o marco regulatório do transporte, atuação mais presente da ANTT, melhores condições de trabalho e o piso mínimo do frete. As informações são da Rádio Jornal.

Governo Federal explica gastos com leite condensado

(Foto: Reprodução/Internet)

Após a divulgação pelo Portal Metrópoles do que seria uma planilha dos gastos do governo federal com alimentos e bebidas em 2020, foram emitidas notas de esclarecimento sobre os produtores adquiridos e seus respectivos valores. Nas redes sociais, críticos do presidente Jair Bolsonaro disseram que ele seria o responsável por gastar, sozinho, R$ 15 milhões em leite condensado.

Mas segundo o governo, a informação é falsa já que o valor é o gasto com todos os produtos de todos os órgãos do poder executivo no ano passado. No caso do leite condensado, por exemplo, do valor total, mais de R$ 14 milhões foram gastos no ministério da defesa e utilizado na alimentação do efetivo de todas as forças armadas. De acordo com a pasta, são cerca de 350 mil pessoas.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina espera liberação do Governo Federal para fazer pagamento do Garantia-Safra

(Foto: Ascom/PMP)

Os 1.600 agricultores de Petrolina cadastrados no Programa Garantia Safra, receberam os boletos para pagamento, mas ainda não receberam o benefício no valor de R$ 850,00 que será pago em parcela única. A prefeitura de Petrolina informou que o pagamento do valor referente ao Garantia-Safra 2019/2020 ainda aguarda liberação do Governo Federal para ser repassado aos beneficiários.

Até o momento, em todo o estado de Pernambuco apenas Carnaubeira da Penha, Jucati, Riacho das Almas e Venturosa receberão o benefício ainda neste mês de janeiro. De acordo com a Secretaria de Agricultura do município serão pagos 1 milhão, 360 mil reais. Desse total, 81 mil e 600 mil reais serão a contrapartida da prefeitura, um dos critérios necessários para colocar Petrolina na folha de pagamento de municípios aptos a receber o benefício.

LEIA MAIS

BNDES firma contrato para privatizar parques naturais, inclusive na Bahia e Pernambuco

Parque Dois Irmãos em PE está na lista

Pelo menos seis parques naturais devem ser entregues à iniciativa privada até o final desse ano. Entre eles está o de Dois Irmãos, em Pernambuco. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já teria firmado contrato com seis estados, a fim de oferecer suporte na concessão. A informação foi publicada em O Globo, nessa terça-feira (26).

A medida do BNDES busca explorar o turismo sustentável e a preservação ambiental. Entre os estados com parcerias já definidas estão Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Tocantins. Ou seja, parques como Jalapão (TO), Ibitipoca (MG), Rio Doce (MG) e o próprio Dois Irmãos devem ser privatizados.

LEIA MAIS