Ministro de Temer, Fernando Filho quer ‘megaleilão’ do Petróleo antes das eleições

Fernando Filho está em Davos com o presidente Michel Temer

O ministro de Minas e Energia, Fernando Filho pretende realizar ainda nesse semestre um leilão de petróleo. O ‘megaleilão’ como vem sendo chamado nos corredores do Planalto deve acontecer em junho, sob o regime de partilha e na previsão do Governo Temer, as receitas podem gerar entre R$75 bilhões e R$ 90 bilhões para o Tesouro Nacional.

“Queremos fazer em junho, se houver coordenação [entre os setores do governo], dá tempo” informou o ministro em entrevista ao jornal Valor Econômico durante sua participação no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

O megaleilão tem como pré-requisito a revisão do contrato de cessão firmado pela Petróbras no ano de 2010. A estatal tem o direito de explorar seis blocos no pré-sal, porém com a crise, o Tesouro Nacional – credor da negociação – não tem verba para arcar com as diferenças de valor, já que o preço do petróleo internacional teve queda.

Não há consenso no governo Temer sobre a realização do leilão, no entanto junho é o prazo máximo para a realização de qualquer leilão de infraestrutura ou energia, antes das eleições.

Justiça suspende MP da privatização da Eletrobras; Fernando Filho contesta decisão

O Ministério das Minas e Energia não aprovou a decisão e emitiu nota contestando a liminar. (Foto: Arquivo)

O juiz federal Cláudio Kitner, da 6ª Vara Federal do Recife, concedeu, nesta quinta-feira (11), uma liminar que veta a discussão em torno do processo de privatização da Eletrobras, que inclui a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). O pedido foi feito pelo advogado Antônio Campos, que questionou a revogação, pela MP, do Artigo 31 da Lei 10.848/2014, que excluía a Eletrobras e suas controladas (Furnas, Companhia Hidroelétrica do São Francisco, Eletronorte, Eletrosul e a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica) do Programa Nacional de Desestatização.

Na decisão, Kitner afirma que o governo federal não justificou a urgência de editar uma MP “no apagar das luzes” do ano passado “para alterar de forma substancial a configuração do setor elétrico nacional”.

“A Medida Provisória 814/2017, que revogou lei anterior, que tirava a Eletrobrás do programa de desestatização, possibilitando a sua privatização, é flagrantemente inconstitucional e, de tal modo, precisa ser assim declarada, mesmo que em sede incidental, através de uma ação popular, pois não possui urgência, violando um rol de dispositivos legais e constitucionais”, colocou Antônio Campos.

“Dedico essa luta e essa decisão à memória de Miguel Arraes de Alencar, que, noutro momento, também resistiu contra privatização da Chesf e do Rio São Francisco. Outros embates virão”, acrescentou o advogado.

Segundo Cláudio Kitner, apesar de haver estudos sérios que atestam o crescente endividamento das empresas públicas do setor elétrico, as leis sobre o setor não poderiam ser modificadas sem a “imprescindível” participação do Congresso Nacional nas deliberações sobre o tema.

“Lado outro, a estratégia de governo federal de se valer do recesso do Parlamento e das principais instituições públicas envolvidas, para editar uma medida provisória, por si só, está a indicar que há risco iminente de alienação à iniciativa privada das estatais do setor elétrico, sem o devido respeito às regras constitucionais de edição de leis ordinárias, caso não intervenha o Poder Judiciário”, escreveu o juiz.

Ministro das Minas e Energia

O Ministério das Minas e Energia não aprovou a decisão e emitiu nota contestando a liminar. Segundo a nota, “o ministério reitera que o detalhamento que será encaminhado ao Congresso Nacional reconhece que a União, como controladora majoritária, não tem a condição de prover os recursos que a empresa necessita para preservá-la como uma corporação brasileira”.

LEIA MAIS

Fernando Bezerra Coelho visita lideranças políticas em Bonito

(Foto: ASCOM)

A peregrinação do senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB), em busca de apoio político para sua candidatura ao governo do Estado de Pernambuco é incessante.

 Neste sábado (6), o senador e o ministro de Minas e Energia Fernando Filho (sem partido), tomaram café da manhã na cidade de Bonito, Agreste do Estado, com a ex-prefeita e ex-deputada Maria Lúcia Heráclio.

O encontro reuniu importantes lideranças políticas municipais, incluindo Maroja Filho, que disputou as eleições para prefeito em 2016.

Entrevista na Rádio Verdade FM. (Foto: ASCOM)

Após a agenda na casa de Maria Lúcia, Fernando e o ministro participaram de uma entrevista na Rádio Verdade FM, para discutir os cenários políticos de Pernambuco e do Brasil.

Na pauta, temas como a queda nos investimentos do Estado, que foi passado para trás pela Bahia e Ceará, e a violência.

Nos últimos três anos foram registrados mais de 13.500 assassinatos, um recorde na história pernambucana.

“Falta força, iniciativa e coragem ao governador. Ele não correspondeu às expectativas do povo de Pernambuco. Somos o estado campeão de desemprego no Brasil. Precisamos inaugurar um novo tempo no Estado”, disse Fernando Bezerra.

Fernando Filho afirma que vai se filiar ao PMDB

Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho.(Foto: Blog Waldiney Passos)

O ministro das Minas e Energia, Fernando Filho (sem partido), revelou, nessa quarta-feira (3), que deverá ingressar no PMDB. Após rumores darem conta que o auxiliar do presidente Michel Temer (PMDB) poderia ir para o DEM e mais recentemente para o PR, Filho garante que o seu destino deverá ser o partido do presidente Michel Temer (PMDB).

Nessa quarta, ele acenou que o desembarque no partido do pai e senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) será o provável. “O PMDB é o caminho natural”, resumiu o ex-socialista, durante o enterro do empresário e ex-ministro Armando Monteiro Filho.

De acordo com ministro, a demora em ingressar na legenda se dá em virtude do imbróglio jurídico pelo controle da legenda travado entre o grupo político dos Coelho e o atual presidente estadual do PMDB, o vice-governador Raul Henry. “Estamos aguardando o desenrolar”, disse.

Atualmente, a disputa pelo comando da sigla está judicializada. O grupo dos Coelhos espera uma posição da Justiça pernambucana sobre o comunicado feito pela Executiva Nacional de que a prerrogativa de destituir é decisão partidária interna. A expectativa de Fernando Filho é que o desfecho sai ainda em janeiro ou fevereiro.

Com informações da Folha de Pernambuco.

Petrolina vai receber R$ 5,5 milhões para investir em quadras esportivas em 2018

(Foto: ASCOM)

O Governo Federal vai liberar R$ 5 milhões e meio de reais para a Prefeitura de Petrolina reformar ou construir, pelo menos 30 quadras esportivas em 2018. O investimento vai atender a zona urbana e o interior do município.

Os recursos foram empenhados, nesta quinta-feira (28), para a prefeitura programar o calendário de reformas e construções. A expectativa é de que as licitações para as primeiras quadras sejam iniciadas já no próximo mês.

“Falei com o ministro Fernando Filho hoje e ele conseguiu junto ao Governo Federal a liberação desses recursos no finalzinho do ano. É uma grande notícia para a população de Petrolina” comemorou o prefeito Miguel Coelho.

A verba é resultado de emenda parlamentar do deputado licenciado e ministro Fernando Filho e vinha sendo cobrada pelo prefeito Miguel Coelho desde abril, quando o gestor reivindicou pessoalmente ao ministro dos Esportes, Leonardo Picciani.

Além da verba para as quadras, a Prefeitura receberá cerca de R$ 900 mil para reformar o Estádio Municipal Paulo Coelho.

Fernando Filho alfineta Lucas Ramos “tem gente que tenta com o discurso camuflar a falta de serviços…”

Durante a confraternização com a imprensa na última sexta-feira (22), o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (sem partido), disse, ao ser questionado sobre o comentário feito pelo deputado estadual Lucas Ramos (PSB), que os ministros e o Governo Federal só vendem sonhos em Petrolina, que esse é tipo de fala de quem nunca fez nada. “Não sabe quanto tempo demora você realizar e viabilizar alguma coisa”.

“O ministro da Agricultura teve aqui em maio, hoje nós demos a ordem de serviço do recurso, o ministro dos Transportes esteve aqui e eu soube pelo prefeito que essa semana começaram as obras, de fato é muita burocracia, demora para fazer, agora ele poderia ajudar o governador a liberar o dinheiro do Hospital Dom Tomás, lá da APAMI, que já está há mais de um ano na Secretaria de Saúde do Estado e até hoje não foi liberado. A gente precisa falar essas coisas porque tem gente que fica querendo com o discurso camuflar a falta de serviços que tem prestado a população”, rebateu Fernando Filho.

“Esse é o tipo de fala de quem nunca fez nada”, diz Fernando Filho sobre declarações de Lucas Ramos

Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho.(Foto: Blog Waldiney Passos)

Durante coletiva nesta sexta-feira (22) o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, criticou a declaração do deputado estadual Lucas Ramos (PSB) sobre o anúncio de recursos para Petrolina.

Durante sua confraternização, na última sexta-feira (15), Lucas Ramos afirmou que diversos ministros estiveram na cidade para anunciar recursos, mas nada foi feito. “Quase todo mês tem um ministro em Petrolina anunciando e vendendo sonhos, torço para que esses anúncios se tornem realidade”, disse na época.

Em entrevista, Fernando Filho alfineteou o deputado e respondeu a declaração. “Esse é o tipo de fala de quem nunca fez nada. Não sabe quanto tempo demora para poder realizar e viabilizar alguma coisa. O ministro da agricultura esteve aqui em maio e hoje já foi possível dar uma ordem de serviço com o recurso. O ministro dos transportes esteve aqui e eu já soube, que essa semana começou as obras”, declarou o ministro.

Para encerrar Fernando Filho, relembrou o atraso no repasse de verba para o Hospital Dom Tomás e novamente alfinetou Lucas Ramos. “Ele (Lucas Ramos) poderia ajudar o governador a liberar o dinheiro do Hospital Dom Tomás lá da APAMI, que faz mais de 1 ano que está lá na secretaria de saúde do estado e ainda hoje não foi liberado. A gente precisa falar essas coisas por que tem gente que fica querendo, com um discurso camuflar a falta de serviço que ele tem prestado a população”, concluiu Fernando Filho.

Além do laboratório municipal e Centro de Diagnóstico, Miguel Coelho busca a retomada das obras de UPA municipal

Miguel Coelho durante entrevista do programa Super Manhã, da Rádio Jornal. (Foto: Blog Waldiney Passos)

Em entrevista ao programa Super Manhã, da Rádio Jornal, o prefeito de Petrolina Miguel Coelho, fez uma retrospectiva sobre sua gestão e comemorou os investimentos na saúde do município. Emendas do seu grupo político, garantiram um laboratório municipal, Centro de Diagnóstico e UPA municipal.

Com o encerramento das atividades do Laboratório Central (Lacen), a prefeitura de Petrolina recorreu para instituições privadas para manter o atendimento à população. O investimento na rede privada poderá ser suspenso, em breve, com a construção de um novo laboratório municipal.

“O senador Fernando Bezerra, junto com o deputado Fernando Filho, conseguiram um novo laboratório de exames. Hoje a prefeitura depende única e exclusivamente da iniciativa privada para fazer os exames dos seus pacientes, a partir do ano que vem a gente vai começar essas obras e virar essa página”, comemorou Miguel Coelho.

Ainda durante a entrevista, o prefeito falou sobre o Centro de Diagnóstico, que também é fruto do seu grupo político, com o deputado Fernando Filho. “Tem também Centro de Diagnóstico, para que a gente dependa cada vez menos da iniciativa privada e possa ter serviço próprio. É motivo de muita alegria, de muita comemoração porque quem mais se beneficia deste investimento, são as pessoas mais carentes. O laboratório foi uma emenda do senador Fernando Bezerra e o Centro de Diagnóstico do deputado Fernando Filho, se somar os dois dá aproximadamente R$ 2,2 milhões em investimento, apenas para estes dois equipamentos”, explicou Miguel.

Unidade de Pronto Atendimento Municipal

Antes de assumir a prefeitura de Petrolina, Miguel Coelho usou emenda parlamentar para investir em uma Unidade de Pronto Atendimento Municipal em Petrolina. Segundo o gestor, a unidade não ficou pronta, por falta de investimento da prefeitura, na época.

“Essa era uma emenda minha, quando deputado estadual, da UPA Municipal, que está parada desde outubro do ano passado, por que não concluíram a obra a tempo e a prefeitura não fez os aportes necessários com recursos próprios. Agora eu consegui colocar uma emenda, antes de assumir a prefeitura, no valor de R$ 1. 353.000, para que a gente possa concluir a UPA Municipal, com mais um equipamento que chega para poder reforçar toda a nossa rede de atendimento de urgência para a nossa população”, concluiu.

Em Petrolina, Ministro da Saúde anuncia investimento na atenção básica e laboratório

(Foto: Divulgação)

No final da tarde de sexta-feira (8) o Ministro da Saúde, Ricardo Barros esteve em Petrolina, para anunciar o investimento em diversos setores da saúde do município.  O Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho, o Senador Fernando Bezerra Coelho e o Deputado Federal Adalberto Cavalcanti, também participaram do evento, além do prefeito Miguel Coelho.

“Nós estamos anunciando os recursos para atenção básica, R$ 5 milhões de reais, recursos para o laboratório e novas unidades básicas de saúde. Têm a radioterapia, que vai para o Hospital Dom Tomás que é uma grande referência, já que muitas pessoas viajam para receber esse tratamento e poderão receber aqui”, explicou Ricardo Ramos.

Os recursos anunciados serão pagos este ano. (Foto: Divulgação)

O ministro também garantiu que os recursos serão pagos este ano e que o prefeito terá liberdade para executar as obras. “Quando esse dinheiro chegar tem todo um processo burocrático que precisa ser respeitado, mas a gente quer poder correr com isso o quanto antes para que no próximo ano seja possível ter novas inaugurações”, prometeu Miguel Coelho.

“Esses R$ 5 milhões vem para atender a atenção básica, todo o custeio desde pagamento de salário a compra de medicamentos, como também é importante voltar a ter um laboratório municipal e um centro de diagnóstico. Foram estes os contratos assinados hoje pelo o senador Fernando Bezerra e do deputado Fernando Filho. Vale destacar que o maior problema da saúde municipal é a atenção básica e hoje tivemos a garantia da liberação de mais de R$ 2,5 milhões de reais para a construção de cinco novas unidades básicas, fruto das emendas do Deputado Adalberto”, finalizou o prefeito de Petrolina.

Adalberto Cavalcanti busca investimentos para Salgueiro durante reunião com Fernando Coelho Filho

(Foto: Divulgação)

O deputado federal Adalberto Cavalcanti esteve em uma audiência no Ministério das Minas e Energia nesta quarta-feira (22), acompanhado dos prefeitos de Salgueiro e de Serra Talhada, Clebel Cordeiro e Luciano Duque,

Durante a reunião o deputado solicitou ao Ministro Fernando Coelho Filho recursos e ações daquela pasta para a realização de projetos que viabilizem o crescimento e desenvolvimento dos municípios.

A audiência também serviu para Adalberto esclarecer as dificuldades encontradas nos municípios, referente a conquista de recursos, dentre elas para viabilizar o Carnaval da Cidade de Salgueiro. O Ministro Fernando Coelho Filho foi acolhedor com as propostas, inclusive se propôs a pleitear os recursos necessários, junto ao Ministério da Cultura e do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Após reunião com Fernando Filho, Temer decide enviar projeto de privatização da Eletrobras ao Congresso

A estimativa do governo é que cerca de R$ 12 bilhões sejam angariados com a privatização. (Foto: Internet)

Em reunião com os ministros de Minas e Energia, Fernando Filho, e da Casa Civil, Eliseu Padilha, o presidente Michel Temer decidiu que a proposta de privatização da Eletrobras será enviada ao Congresso via projeto de lei, como queria o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEMRJ).

Temer acertou com os ministros que o projeto de lei será encaminhado ainda nesta semana para o aval dos parlamentares e, segundo participantes do encontro, deverá ser votado em regime de urgência. A estimativa do governo é que cerca de R$ 12 bilhões sejam angariados com a privatização da Eletrobras.

Maia havia se reunido com o ministro Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) na semana passada e acertado com ele que a proposta de privatização da estatal não seria feita via medida provisória, que tem vigência imediata, enquanto um projeto de lei precisa de aval do Congresso.

Dessa forma, a privatização da Eletrobras via Projeto de Lei se apresenta como uma espécie de gesto de Temer na direção de Maia. O presidente sabe que precisa da articulação do deputado para fazer avançar sua pauta legislativa.

Para quebrar a resistência da “bancada da Chesf”, R$ 350 milhões poderão ser investidos na recuperação do rio São Francisco

O programa acertado prevê a recuperação do rio São Francisco por 30 anos, sendo R$ 350 milhões nos primeiros 15 anos. (Foto: Arquivo)

A reunião entre o presidente Michel Temer e ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho ganhou ritmo acelerado e proposta de privatização da Eletrobras poderá ser enviada até quinta-feira (9) à Câmara.

O modelo de projeto de lei é o defendido pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que promete agilizar a votação. Segundo informações divulgadas pelo G1, na reunião da manhã de hoje entre Temer e ministros, ficou acertado que o projeto de lei terá um compromisso de verba para o São Francisco para tentar quebrar a resistência da “bancada da Chesf”.

O programa acertado prevê a recuperação do rio São Francisco por 30 anos, sendo R$ 350 milhões nos primeiros 15 anos. O ministro de Minas e Energia ressaltou que, além do dinheiro para a União, parte dos recursos irão abater encargos setoriais. “Isso fará com que o consumidor pague menos”, enfatizou.

Com informações do G1

Em encontro com Michel Temer, Fernando Filho apresenta novo modelo de privatização da Eletrobras

A expectativa é arrecadar R$ 12 bilhões. (Foto: Arquivo)

Uma nova proposta para a privatização da Eletrobras, principal estatal do setor elétrico, será apresentada hoje (6) para o presidente Michel Temer pelo o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho.

Segundo o Ministério de Minas e Energia, a medida tem o objetivo de dar mais competitividade e agilidade às operações da empresa. A expectativa é arrecadar R$ 12 bilhões.

Na reunião desta segunda-feira, Temer pode definir com os ministros a forma como o processo de desestatização da empresa será encaminhado, se por decreto, medida provisória ou projeto de lei com urgência.

Em entrevista, Fernando Filho evita criticar Câmara e fala sobre retaliação

(Foto: Internet)

Em entrevista à Folha de Pernambuco, o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho falou pela primeira vez sobre o seu desligamento do PSB e sobre a negociação com outras siglas. A retaliação do governo de Pernambuco a Miguel Coelho, também esteve em pauta.

No último dia 26 de outubro, Fernando Filho deixou o PSB de forma discreta, mas ainda está sem legenda. “Quando partido disse que daria a carta, a gente aceitou de forma tranquila e, com isso, foram muitos processos no conselho do partido e consequentemente foi desmarcada a reunião. Eu acho que foi incompatibilidade, o partido concorda com isso. Vamos cada um cuidar do seu caminho agora”, afirmou Fernando Filho.

Questionado sobre o novo caminho, se no partido de Michel Temer ou com Rodrigo Maia, o ministro afirmou que a decisão ainda não foi tomada. “Vocês sabem da relação que tenho com o presidente Rodrigo Maia, tenho relação de amizade desde antes de ser ministro e ele presidente da Câmara. Mas tem as questões nacionais e tem as questões locais. Sobre a perspectiva de liderar um projeto do PMDB em Pernambuco e acho que isso não é excludente da gente estar alinhado com o discurso do presidente Rodrigo Maia. Quanto à filiação, vamos deixar caminhar mais um pouco, vou conversar com presidente e no momento oportuno vamos tomar uma decisão”, explicou.

Governo de Paulo Câmara e retaliação

Na oposição ao governo de Paulo Câmara, Fernando Filho preferiu não tecer críticas, mas não deixou passar em branco as questões ligadas a segurança. “Eu não faço avaliação de governo. Até porque sou parte e quero participar do processo. Agora, tem, de fato, uma frustração, digamos assim, de expectativa de algumas áreas, mais notadamente de segurança. Mas, quem tem que fazer essa avaliação é a população e ela vai fazer essa avaliação no momento certo sua escolha”, ponderou.

Questionado sobre o desligamento de pessoas ligadas ao seu grupo, o ministro acredita que faz parte do processo político, mas lamentou o ocorrido. “Acho que é natural do processo político. São boas pessoas, estavam fazendo um bom trabalho e eles tomaram a decisão de desligar essas pessoas. Algumas delas estavam há mais de cinco ou seis anos no cargo. Acho que faz parte. Ninguém constrói projeto em cima de cargos. Não se faz isso”, lamentou.

Com a desfiliação do senador Fernando Bezerra e na sequência a do ministro, o clima com Paulo Câmara ficou menos amistoso e isso pode ter refletido na ligação com o prefeito de Petrolina Miguel Coelho (que ainda está no PSB).

“Eu espero que o governo saiba distinguir uma coisa da outra. O governador foi eleito para representar todos os pernambucanos e o prefeito para representar o povo de Petrolina. Se passar disso, eu vou ficar muito triste como cidadão. Espero que não aconteça”, avaliou Filho.

Fernando Filho comemora resultado dos leilões do pré-sal com arrecadação de R$ 6,15 bilhões

(Foto: Ilustração)

Os dois leilões de áreas do polígono do pré-sal das bacias de Santos e Campos, constantes da 2ª e 3ª rodadas realizados hoje (27) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) conseguiram arrecadar para os cofres da União R$ 6,15 bilhões em bônus, vendendo seis dos oito blocos ofertados – o equivalente a 75% de toda a área ofertada. Vão ainda propiciar R$ 760 milhões em investimentos nos próximos anos.

O resultado foi comemorado pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, e pelo diretor-geral da ANP, Décio Oddoni. Para o ministro, as duas rodadas registraram resultados acima da expectativa e recolocaram o Brasil no cenário mundial do petróleo, além de trazer investimentos para o país.

“O resultado excelente obtido hoje é fruto do trabalho desenvolvido, e mostra acima de tudo a confiança retomada junto às grandes empresas internacionais. Os percentuais de óleo excedentes ofertados pelas empresas ultrapassaram em muito o que esperávamos. Eu estou muito feliz com o sucesso estrondoso do leilão”.

Com informações do EBC