“O ano de 2019 será o melhor ano de toda a história da administração pública de Petrolina”, prevê senador Fernando Bezerra Coelho

Senador afirma que convênios firmados trarão resultados ao município (Foto: Blog Waldiney Passos)

A família Coelho reuniu a imprensa local em uma confraternização de fim de ano na tarde desse sábado (22) e o senador Fernando Bezerra (MDB) celebrou 2018, ano no qual seus filhos emplacaram mandatos de deputado – Fernando Filho (DEM) reeleito a federal e Antônio (DEM) a estadual.

Nesse ano que se finda Fernando Coelho também comemorou o trabalho de Miguel, seu outro filho que está a frente da Prefeitura Municipal desde 2017. E para 2019 o senador prevê o melhor ano da administração pública da cidade, superando sua gestão.

“Não é hora de fazer uma prestação de contas, mas eu estou muito feliz que de certa forma vocês estão impressionados com o volume de obras que a Prefeitura vem tocando até aqui, se preparem que o ano de 2019 será o melhor ano de toda a história da administração pública de Petrolina pelos diversos convênios que foram celebrados, pelas licitações que estão em curso, pelas ações que vão ser desenvolvidas a cidade vai avançar no sentido de oferecer a melhor qualidade de vida para nossa gente”, destacou.

Com mais quatro anos de mandato no Senado Federal FBC enfrentará um cenário diferente, já que sai o presidente a quem apoiou e foi líder, Michel Temer (MDB) para o governo de Jair Bolsonaro (PSL) e disse que agora não é a hora de fazer pré-julgamentos. “A mudança não é pequena, é uma mudança grande e a gente não pode fazer pré-julgamento, [vamos] aguardar as ações”, afirmou.

Ministro da Integração Nacional cumprirá agenda nesta segunda (3) em Petrolina

Com agenda confirmada para esta segunda-feira (3) em Petrolina, o ministro da Integração Nacional, Antônio de Pádua participará de dois eventos na cidade durante a manhã. Às 8h30 inaugura a automação do sistema de operação do Projeto de Irrigação Senador Nilo Coelho – C1 e às 10h, anunciará o lançamento de editais para investimento no esgotamento sanitário de sete municípios.

O edital prevê investimento de R$ 30 milhões destinados ao abastecimento de água e esgotamento sanitário de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Tabira, Moreilândia, Floresta e Petrolândia. Ao lado do grupo Coelho, Pádua anunciará também a autorização para a construção do prédio anexo à sede da 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf e para a licitação do Abatedouro Frigorífico de Caprinos e Ovinos do município de Dormentes.

Homenagens

Um dos momentos mais esperados na visita do ministro é a entrega dos títulos de posse a 299 colonos e 19 empresas agroindustriais do Projeto de Irrigação do Pontal e  a homenagem ao deputado federal Osvaldo Coelho, de autoria do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB).

Investimentos

Ao lado do prefeito Miguel Coelho o ministro assinará quatro convênios, no valor de quase R$ 14 milhões, para a abertura de poços artesianos, reforma e revitalização das feiras da Cohab Massangano e da Areia Branca e pavimentação de vias no Projeto de Irrigação Maria Tereza.

Os investimentos foram obtidos através de emendas parlamentares do deputado federal Fernando Filho (DEM) e do senador Fernando Bezerra. A visita de Pádua deveria ter acontecido na última sexta-feira (30), mas precisou ser adiada.

Petrolina: BR-428 será duplicada, obra seguirá modelo da Sete de Setembro

(Foto: Reprodução/Google Maps)

Durante um evento do programa Petrolina Cresce nessa quarta-feira (28), o prefeito Miguel Coelho anunciou a duplicação da BR-428 em Petrolina (PE). Segundo o gestor, a obra seguirá o modelo do serviço executado na Avenida Sete de Setembro, entregue neste semestre.

Serão investidos R$ 9 milhões obtidos através de emendas parlamentares do deputado federal Fernando Filho (DEM) e do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). A obra contemplará desde a rotatória do Trevo até a entrada do Residencial Vivendas.

As informações foram confirmadas pela assessoria do senador Fernando Bezerra, mas nossa produção não foi informada sobre o início e conclusão da obra.

Ministro da Saúde visita Petrolina, anuncia serviços e habilitação do Hospital Dom Tomás

Solenidade aconteceu no prédio da unidade oncológica, no bairro Gercino Coelho (Foto: Thamires Santos/Rádio Jornal)

Atual ministro da Saúde, Gilberto Occhi visitou Petrolina na manhã dessa quinta-feira (22) e cumpriu uma intensa agenda ao lado do prefeito Miguel Coelho. A vinda de Occhi ao município acontece um dia após o anúncio de que ele não ficará no cargo no governo de Jair Bolsonaro (PSL).

Occhi esteve no município para anunciar uma série de serviços na saúde, entre eles o credenciamento de um novo Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), no bairro Vila Mocó e quatro leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no Hospital Dom Tomás, além da habilitação da unidade como hospital.

Representando o Governo do Estado, o secretário Estadual de Saúde, José Iran da Costa Júnior elogiou o trabalho desempenhado pelo ministro. “Estou como secretário há 3 anos e 11 meses e passei por vários ministros e Pernambuco com o senhor recebeu uma atenção especial”, afirmou.

LEIA MAIS

Sete de Setembro é inaugurada, Prefeitura e Governo Federal assinam ordem de serviço para continuidade da obra

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Iniciada em janeiro desse ano, a primeira etapa da obra de duplicação da Avenida Sete de Setembro foi inaugurada na manhã dessa sexta-feira (26), em uma breve cerimônia com a presença do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro.

Orçada em quase R$ 7 milhões, a duplicação é a primeira obra na infraestrutura de Petrolina em 12 anos e foi pensada para melhorar a mobilidade desde a entrada até a saída da cidade. Dentro do projeto constam a implantação de viadutos e a qualificação das vias marginais.

Além do ministro Casimiro, estiveram presentes na cerimônia de inauguração o superintendente regional do Departamento de Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Cacildo Cavalcante, o diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Luiz Garcia, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB), o deputado federal Fernando Filho (DEM) e o prefeito Miguel Coelho, além do secretário Fred Machado e do presidente da Câmara de Vereadores, Osório Siqueira (PSB).

LEIA MAIS

Com voto favorável de Fernando Filho, piso salarial dos agentes de saúde é aprovado no Congresso

(Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados)

Após vários anos de luta, foi aprovado em sessão mista no Congresso Nacional o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A decisão foi apoiada pelo deputado federal Fernando Filho (DEM), que foi um dos parlamentares a votar pela retirada do veto presidencial, nesta quarta (17), na Medida Provisória 827/2018. Com isso, não cabe mais mudança na lei e a implantação do piso começa a valer já a partir de 2019.

O vencimento mínimo estipulado para os profissionais da saúde será escalonado para facilitar a transição da medida nos cofres públicos. No primeiro ano, os agentes terão piso de R$ 1.250,00. Esse valor sobe para R$ 1.400,00 em 2020; e R$ 1.550,00 em 2021. A partir de 2022, o piso será reajustado anualmente em percentual definido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

Fernando Filho considerou a medida fundamental para os profissionais e para a melhoria do serviço de saúde nas cidades. “Milhares de trabalhadores serão beneficiados. Essa medida garante dignidade aos agentes de saúde e afeta também no serviço, pois com profissionais valorizados, o atendimento é melhorado e, por consequência, aumenta-se a qualidade da saúde básica em nosso País”, avaliou.

Fernando Filho e Gonzaga Patriota garantem reeleição para Câmara Nacional

Candidatos alcançaram a reeleição.

O deputado federal Fernando Filho (DEM) garantiu sua reeleição neste domingo (07) com 92.161 votos, o que correspondeu a 2,13% dos votos válidos. O parlamentar é um dos representantes de Petrolina (PE) na Câmara dos Deputados.

Fernando Bezerra de Sousa Coelho Filho é administrador de empresas e político brasileiro.  Além disso, foi Ministro de Minas e Energia do Brasil no Governo Michel Temer entre os anos de 2016 e 2018.

Outro candidato que vai representar Petrolina na Câmara Nacional – mesmo não sendo natural da cidade – é o deputado Gonzaga Patriota (PSB). O parlamentar conseguiu 80.495 votos, ou seja, 1,86% dos votos válidos.

Luiz Gonzaga Patriota, foi professor, contador, advogado, empresário e vem exercendo as seguintes atividades legislativas: Deputado Estadual pelo Estado de Pernambuco, de 1983/1987 e Deputado Federal, também por Pernambuco, desde 1987.

Defesa de Fernando Filho afirma não ter sido notificada sobre denúncia de propaganda eleitoral antecipada

Fernando Filho foi multado por ato praticado em maio, afirma TRE (Foto: Blog Waldiney Passos)

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) condenou o deputado federal e ex-ministro de Minas e Energia no governo de Michel Temer (MDB), Fernando Filho (DEM) por propaganda eleitoral antecipada. A decisão foi tomada pelo órgão na semana passada e o deputado terá de pagar uma multa no valor de R$ 5 mil.

A decisão cabe recurso da defesa. No entendimento do TRE, Fernando Filho fez propaganda eleitoral antecipada durante a reinauguração de um hospital na cidade de Orobó, em maio. Segundo o tribunal, foi instalado um “cartaz de grande dimensão contendo sua imagem e nome”.

Em sua sentença, a desembargadora eleitoral Karina Albuquerque Aragão de Amorim declarou que o caso configura crime eleitoral argumentando que, se o uso de “outdoor ou assemelhado” é proibido durante a campanha, também é irregular na pré-campanha.

LEIA MAIS

Candidatos a deputado de Petrolina cumprem agenda política no final de semana

Não foram só os candidatos ao Governo de Pernambuco que tiveram uma agenda cheia no final de semana. Os pleiteantes à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e Câmara dos Deputados intensificaram suas campanhas, visitando o interior e municípios vizinhos.

Buscando sua reeleição como deputado estadual, Lucas Ramos (PSB) esteve no município de Lagoa Grande, onde conseguiu o apoio dos ex-prefeitos Jorge e Rose Garziera. Pleiteante a uma vaga na Alepe, Cristina Costa (PT) se encontrou com lideranças da Tapera e Roçado.

Outra que almeja a Alepe é Andréa Lóssio (Rede), recebida em Petrolina ao lado do seu esposo e candidato ao Governo de Pernambuco. Lucinha Mota (PSOL) visitou a Feira do José e Maria, Areia Branca, as cidades de Orocó e Cabrobó, para apresentar suas propostas relacionadas a segurança pública.

LEIA MAIS

Antônio Coelho, Fernando Filho e Odacy Amorim lamentam morte de Geraldo Coelho

O “Trator do Sertão” com seu sorriso largo característico.

A morte de Dr. Geraldo Coelho comoveu a comunidade política de Petrolina (PE) e região. Fernando Filho e Odacy Amorim, deputados federal e estadual, respectivamente, e Antônio Coelho, candidato a deputado estadual, lamentaram a morte do “Trator do Sertão”.

Antônio falou sobre a história de Dr. Geraldo e decidiu suspender sua campanha até a próxima segunda-feira (27). Fernando Filho lembrou da campanha em 2016, quando teve a oportunidade de andar ao lado de Geraldo. Para o parlamentar, “Sua perda é um prejuízo enorme e uma dor imensa para todos da família e de todo o sertão”.

Odacy Amorim também lamentou a morte do “Trator do Sertão” e afirmou que “Geraldo fez muito pelo nosso estado e pelos mais necessitados”.

Confira as notas de pesar

Antônio Coelho

Pernambuco perdeu um dos seus grandes homens e Petrolina fica órfã de um verdadeiro pai para nossa cidade. Dr. Geraldo Coelho foi um expressivo líder e referência não apenas de nossa família, mas de uma geração de homens públicos que ajudaram a transformar o Sertão do São Francisco numa terra de oportunidades. 

LEIA MAIS

Candidatos de Petrolina buscam apoio no interior e outros municípios de Pernambuco

Licenciada da Câmara de Vereadores, Cristina Costa (PT) aproveitou a quarta-feira (22) para visitar o Assentamento Mandacaru e se reunir com lideranças. A petista se lançou como candidata a deputada estadual e ainda participou de um ato em apoio aos militantes em greve de fome pela liberdade de Luiz Inácio Lula da Silva.

Outra pleiteante a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) é Lucinha Mota (PSOL), cuja agenda nessa quinta-feira (23) está focada na zona rural de Petrolina, com visitas e reuniões. Amanhã (24) ela participa de uma entrevista e vista os bairros Rio Corrente e Cohab VI.

LEIA MAIS

Principais avenidas de Petrolina serão recapeadas, afirma secretário da SEINFRA

(Foto: Blog Waldiney Passos)

As obras de pavimentação e requalificação de vias públicas em Petrolina podem ser vistas em diversos bairros da cidade, da zona oeste a leste. Os serviços são oriundos de recursos próprios, obtidos através de emendas e de verba federal do Programa de Aceleramento ao Crescimento (PAC).

LEIA TAMBÉM:

“Petrolina voltou a crescer em termos de infraestrutura”, destaca secretário Fred Machado

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), Fred Machado esteve no Blog apresentando um balanço desses serviços e revelou ainda que as principais avenidas de Petrolina serão recapeadas através de um recurso no valor de R$ 10 milhões.

LEIA MAIS

Investimento de R$ 10 milhões será utilizado na pavimentação de ruas em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Na sexta-feira (15) Petrolina recebeu a visita do ministro das Cidades, Alexandre Baldy que veio autorizar a construção de novas habitações populares do programa federal Minha Casa, Minha Vida. Ao lado do prefeito Miguel Coelho, o deputado federal Fernando Filho destacou o investimento na pavimentação da cidade.

LEIA TAMBÉM: 

Ao lado do ministro das Cidades, Miguel Coelho anuncia novas habitações do Minha Casa, Minha Vida

Isso porque Baldy assinou não apenas o termo da construção das casas, como também autorizou o investimento de R$ 10 milhões na pavimentação de ruas de Petrolina, oriundo de recurso federal.

LEIA MAIS

Fernando Filho anuncia projeto para construção de terminal aquaviário em Petrolina

Durante a assinatura da ordem de serviço do viaduto da Avenida Sete de Setembro, o deputado federal Fernando Filho aproveitou para anunciar a construção de um terminal aquaviário em Petrolina. A obra deve ser iniciada ainda em 2018, para contemplar os passageiros da barquinha que faz a travessia entre Bahia e Pernambuco.

Antes de revelar a novidade, o deputado federal destacou a importância da construção de novos viadutos em Petrolina. “Nossa frota cresceu muito, entre 2006 e 2012 a gente mais do que duplicou a frota e a última grande intervenção feita em Petrolina foi na Honorato Viana com um convênio pelo DNIT. De lá pra cá a gente não teve nenhuma intervenção de duplicação”, disse o deputado federal Fernando Filho.

LEIA TAMBÉM:

Ministro dos Transportes assina em Petrolina ordem de serviço dos Viadutos da Avenida 7 de Setembro

Fernando Filho explicou como será feita a construção dessas obras. “Vamos começar com os dois primeiros da Sete de Setembro e depois vamos para terminar de duplicar a Honorato Viana. A gente vai começar a construir, o primeiro vai ficar bem aqui junta da Avenida das Nações com a Estrada da Banana”, destacou.

LEIA MAIS

Ato simbólico marca início da construção da CMEI da Vila Marcela

(Foto: Divulgação)

O bairro Vila Marcela será a próxima comunidade a ser contemplada com uma creche. O ato simbólico de início da construção da CMEI será realizada na noite desta quinta-feira (10), às 19h, no canteiro de obras, localizado na Rua 14.

Segundo a Prefeitura de Petrolina, além do prefeito Miguel Coelho, estarão presentes na solenidade o deputado federal Fernando Filho, vereadores e a comunidade dos dois bairros.

Na semana passada Miguel Coelho deu início às obras no bairro Vila Eulália. A obra da CMEI na Vila Marcela ficará numa área limítrofe ao bairro Loteamento Recife II.

45678