
O risco de um apagão no Brasil, como ocorreu em 2001, voltou a assombrar a população. E diante deste cenário, o volume das chuvas no segundo semestre deste ano vai indicar o que pode acontecer nos próximos meses, especialmente em 2022.
Especialistas que acompanham o setor garantem que o risco de uma nova interrupção é uma realidade, se chover abaixo do esperado no Brasil. O pesquisador sênior no núcleo de energia da Fundação Getulio Vargas (FGV), João Teles alerta para a possibilidade de o Brasil ingressar no próximo ano com um nível insuficiente.
Apagão em 2022?
“Decretar um racionamento durante uma estação seca é ineficaz, porque há pouco tempo para se economizar. Deve-se esperar as chuvas até fevereiro e, se a situação permanecer muito crítica, é possível recorrer pelo racionamento. Existe esse risco [de apagão] para 2022”, explica.








O apagão do último dia 21 de março no Norte e Nordeste foi causado por falha humana, é o que afirma o Operador Nacional do Sistema (ONS). De acordo com o diretor-geral do ONS, Luiz Eduardo Barata, a empresa Belo Monte Transmissão de Energia não informou ao Operador que havia estabelecido um limite de segurança no disjuntor.






