Alcoólicos Anônimos de Petrolina realiza evento aberto ao público neste final de semana

O Grupo Nova vida foi o primeiro a ser fundado na cidade e comemora 37 anos.

Em comemoração ao aniversário da fundação do grupo Nova Vida de Alcoólicos Anônimos (A.A.) de Petrolina (PE), será realizado um evento neste sábado (23) e domingo (24). A programação conta com reuniões abertas ao público e acontecerá na Escola Estadual Gercino Coelho, localizada na Vila Mocó.

No primeiro dia, às 20h, será realizada uma reunião de informação ao público. Na ocasião, estarão membros da irmandade, que irão relatar suas experiências relacionadas à doença do alcoolismo, representante de Al-Anon, uma associação de parentes e amigos de alcoólicos, e convidados especialistas que irão explicar a doença e suas consequências.

No segundo dia do evento, das 8h às 10h, acontecerá a reunião temática “Tratando a doença emocional”, em seguida serão realizadas as reuniões de recuperação de A.A e de Al-Anon. O encerramento acontece às 13h.

De acordo com a organização do evento, essa ação tem como objetivo apresentar ao público em geral o trabalho da irmandade para que pessoas que sofrem com a doença do alcoolismo possam encontrar ajuda. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: (87)98877-0084 e (87) 99627-2866.

LEIA MAIS

Juazeiro dá início ao ciclo de Pré-Conferências Municipais de Saúde

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Saúde (SESAU) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS) iniciou nesta terça-feira (19), na sede do SAMU, o ciclo de Pré-Conferências de Saúde, etapa preparatória da 9ª Conferência Municipal de Saúde, que tem como objetivo a discussão do tema central ‘Democracia e Saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS’.

Além dos debates, o ciclo de Pré-Conferências que prossegue nesta quarta (20) e quinta-feira (21) iniciou também o processo de inscrição e escolha dos delegados que terão direito ao voto nas propostas para as diretrizes e prioridades da política de saúde do SUS para o município, que deverão ser apresentadas na Conferência Municipal nos dias 03 e 04 de abril no Centro de Cultura João Gilberto.

LEIA MAIS

Faculdade UNINASSAU abre inscrições para o I Simpósio de Direito Penal 

(Foto: Divulgação/Ascom)

Na próxima segunda-feira (25) acontece na Faculdade UNINASSAU Petrolina o I Simpósio de Direito Penal: Lei Maria da Penha, Inovações Legislativas e Temas Atuais na Ciência Penal. O evento será realizado na Instituição de 16h às 20h.

A programação contará com palestrantes renomados como Elioenai Dias – Delegado da 211º Delegacia da Polícia Cabrobó; Isabella Fonseca – Delegada da 26º Delegacia Seccional (DESEC), Flawbert Farias – Professor, Especialista em Direito Público e Mestre em Ciências das Religiões e o delegado da 12ª Delegacia de Polícia de Repressão ao Narcotráfico (DPRN), Dark Blacker de Andrade.

Para o coordenador do curso de Direito da UNINASSAU, Danilo de Freitas, “o evento vai tratar de temas pertinentes, de grade relevância no âmbito do direito penal. A ideia é desenvolver uma análise mais aprofundada dos institutos de proteção à mulher, visando fomentar uma mudança de mentalidade”, frisou.

LEIA MAIS

Lucinha Mota é homenageada em solenidade promovida pela Câmara Municipal de Juazeiro

Lucinha Mota, mãe de Betariz Angélica Mota. (Foto: Arquivo da família)

Nesta terça feira (19) a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Juazeiro (BA) deverá ter uma duração menor, em decorrência da solenidade programada para a entrega da Medalha Ana Oliveira a três mulheres que se destacam na cidade.

De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Casa Legislativa, este ano serão homenageadas Isabel dos Santos, Luzinete Dias e Lucinha Mota. O início do evento etá marcado para às 17h.

LEIA MAIS

Servidores municipais de Juazeiro participam de ação para estimular a qualidade de vida

(Foto: Ascom)

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP), em parceria com a Mundial Fisio, está promovendo momentos de bem estar para os servidores municipais de Juazeiro (BA). A ação, coordenada pelo Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador (NUSSAT), atendeu, na segunda-feira (18), os servidores das Secretarias da Fazenda, Finanças, Administração e SEGESP, e visa proporcionar momentos de cuidado, por meio de massagens terapêuticas, além de estimular a busca pela qualidade de vida.

“Assim como a nossa Secretaria de Gestão de Pessoas, o NUSSAT é responsável por cuidar do servidor e da sua saúde física e psicológica. Por isso, aproveitamos a parceria para despertar nos servidores a importância de ter qualidade de vida”, disse a secretária Angelita Carvalho.

Para o servidor da Secretaria de Finanças, Neilton Dias Santos, a ação contribui para melhorar a produtividade dos servidores. “Esse tipo de atividade é muito boa. Reduz as tensões e nos dá mais coragem para enfrentar o trabalho”, avaliou o servidor.

LEIA MAIS

Sebrae realiza Seminário “Mulheres que Brilham” em Petrolina

(Foto: Internet)

O empreendedorismo feminino no Brasil tem crescido a cada ano, graças a mulheres que têm buscado iniciar um negócio, seja para tornar-se independente financeiramente ou para aumentar seus rendimentos.

Pensando em orientar e destacar o potencial dessas empreendedoras, a Unidade do Sebrae no Sertão do São Francisco vai realizar no dia 26 de março, às 18h, no Centro de Convenções de Petrolina, o Seminário “Mulheres que Brilham”.

O evento é uma oportunidade para conhecer histórias de mulheres que, com suas atitudes empreendedoras, transformaram suas vidas e inspiraram muitas outras.

Entre elas, a renomada empresária Carla Sarni, que ministrará a palestra “Transformando Não em Sim”. Fundadora da Sorridents, a maior e mais premiada rede de clínicas odontológicas da América Latina, a rede de clinicas oftalmológicas Olhar Certo, e da GIOlaser, clínica de depilação a laser e tratamento estético, que mantém em sociedade com a atriz Giovana Antonelli.

LEIA MAIS

Secretaria de Finanças convida população de Juazeiro para Audiência Pública

(Foto: ASCOM)

A Prefeitura de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Finanças (SEFIN), lançou um edital de convocação convidando toda a população do município, em especial os presidentes de sindicatos, associações, cooperativas, representantes de entidades religiosas e outras organizações da sociedade civil, para participar da Audiência Pública sobre a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2020 (LDO), no dia 27 de março, às 14h30, no auditório da Câmara Municipal de Vereadores.

De acordo com a gestão municipal, o encontro tem como objetivo ouvir a população e registrar suas sugestões para a construção do documento, que tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público, incluindo os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Prefeitura de Petrolina inaugura nova escola em tempo integral na Vila Eulália

(Foto: Alexandre Justino)

Um novo formato de educação para as crianças do bairro Vila Eulália começa a funcionar nesta semana. A Escola Monsenhor Bernardino atenderá ao público infantil em tempo integral, com professores em dois turnos e atividades especiais para melhorar o aprendizado. Para marcar essa nova fase, uma solenidade simbólica de abertura será realizada nesta terça-feira (19), às 8h30, na unidade de ensino com a presença do prefeito Miguel Coelho.

O gestor dará as boas-vindas e explicará sobre a nova rotina dos 360 estudantes, que agora ficarão no ambiente de ensino até as 16h30. Na escola de período integral, os alunos passarão a ter um acompanhamento mais próximo por parte dos professores e também da comunidade escolar para reforço do conteúdo ofertado em sala de aula e maior participação nas atividades e ações pedagógicas, fortalecendo o protagonismo estudantil.

A unidade de ensino da Vila Eulália começou a funcionar em caráter de adaptação na semana passada, quando professores e funcionários receberam capacitações para atuar no modelo em tempo integral. Além dessa, funcionarão nesse formato as escolas Anézio Leão (na Vila Eduardo) e a Domingos Sávio, no Gercino Coelho. A meta é implantar por meio da plataforma “Petrolina Educa” 10 unidades em tempo integral na cidade até o final de 2020.

Fenagri 2020: Prefeitura de Petrolina se prepara para receber a maior feira de agricultura irrigada do país

(Foto: Jonas Santos)

A Prefeitura de Petrolina já iniciou o planejamento para a  28ª edição da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (FENAGRI). O assunto foi pauta da reunião com a Valexport, associação que está encarregada de organizar a Fenagri. Em 2020, a feira será sediada na capital sertaneja.

“No próximo ano, a Fenagri completa 30 anos e com o apoio da Prefeitura de Petrolina, vamos fortalecer a agricultura irrigada trazendo oportunidades de bons negócios e avanços para a região”, anuncia o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Thiago Brito.

Além de rodadas de negociação, a Fenagri traz novas tecnologias de produção e logística, além de cursos de capacitação para o segmento do agronegócio. O evento é realizado a cada dois anos, alternando entre as cidades-irmãs de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).

Rastreabilidade vegetal é tema de palestra em Juazeiro 

(Foto: Ascom)

Produtores rurais, consultores, gerentes de fazendas, estudantes, representantes de sindicatos, cooperativas e associações do Vale do São Francisco se reuniram na tarde de quinta-feira (14), no Centro de Excelência em Fruticultura do SENAR em Juazeiro (BA), para tratar de rastreabilidade vegetal.

O palestrante, Carlos Frederico Dias, do Instituto da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (ICNA), falou da aplicação da rastreabilidade ao longo da cadeia produtiva de produtos vegetais frescos destinados à alimentação humana.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina vai reunir mães de alunos para estimular alimentação saudável na primeira infância 

(Foto: Jonas Santos/ Arquivo PMP)

Visando a melhoria dos hábitos alimentares de mães e crianças de Petrolina, uma parceria entre a prefeitura e o programa “Crescer Saudável” estará promovendo até o mês de maio atividades voltadas para as mães da sede e interior do município. Por meio da educação, as equipes pretendem fortalecer a nutrição e a segurança alimentar dessas famílias. As primeiras ações serão promovidas neste sábado (16), nas creches do Nova Semente Cantinho Maria Lins, em Izacolândia e Nosso Lar, no bairro Henrique Leite.

A programação conta com avaliação nutricional; palestra de nutrição e saúde preventiva; dicas sobre hortas e sorteio de uma cesta com produtos saudáveis. As atividades são voltadas para mães de crianças matriculadas nas unidades do Nova Semente e CMEIs de Petrolina.

LEIA MAIS

Igreja Verbo da Vida realiza evento musical neste sábado em Petrolina

(Cartaz/Divulgação)

No próximo sábado (16) a Igreja Verbo da Vida em Petrolina (PE) realiza mais uma edição do ‘Verbo Music’. O evento acontecerá na Praça principal do Bairro José e Maria, a partir das 18h. A programação inclui louvor e adoração ao som de tambores e cordas, apresentação teatral, evangelismo e entrega de cestas básicas para a população.

A organização do evento informa que durante esta semana, um grupo de pessoas fará visitas aos lares durante dois dias, levando uma mensagem de amor e de fé, além de realizar a entrega de senhas para que as famílias recebam as cestas básicas.

LEIA MAIS

Prefeitura requalifica mais de 20 praças e entrega novo equipamento nesta quarta

(Foto: Jonas Santos)

Quem passa pelas redondezas da Praça Presidente Kennedy, também conhecida como a “praça do monumento dos pracinhas”, pode perceber que o espaço público foi completamente requalificado. O equipamento, que fica no centro da cidade, será reinaugurado nesta quarta-feira (13), às 18h30 com cerimônia aberta ao público.

A reforma do local faz parte do programa ‘Nossa Praça’ da Prefeitura de Petrolina, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).

LEIA MAIS

Lei Maria da Penha é tema de palestra realizada em escola do bairro Areia Branca

Na noite da última sexta-feira (8), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, foi realizada uma palestra na Escola Estadual Moysés Barbosa, no Bairro Areia Branca, em Petrolina (PE). O evento ministrado pela Bacharela em Direito Wêdja Mayara Rodrigues de Oliveira, teve como objetivo apresentar a Lei Maria da Penha, bem como a sua importância no combate à violência contra a mulher.

De acordo com a palestrante, é notório que a mulher de tornou o alvo principal dos homens, e em consequência disso, estão tendo suas vidas ceifadas de forma totalmente brutal. “Diariamente são noticiadas inúmeras agressões contra essas vítimas, com atos violentos injustificáveis. A barbaridade encontra-se presente ao redor de toda a sociedade, nunca se sabe qual será a próxima agredida, e nem o número de quantas serão”, ressalta Wêdja Mayara.

LEIA MAIS

‘SAAE em Ação’ atenderá moradores do Bairro Malhada da Areia nesta quinta-feira

(Foto: Ascom)

Dentro do novo formato do Programa Cuidar da Gente o ‘SAAE em Ação’ estará nesta quinta-feira (14), a partir das 9h, com um verdadeiro mutirão de serviços no bairro Malhada da Areia em Juazeiro (BA). Todas as equipes da autarquia levarão serviços como desobstrução de esgoto, negociação de débitos, retirada de entulhos, reposição de calçamento, retirada de vazamento de água, revisão de ligações, palestras sobre educação ambiental, oficinas para confecção de produtos a partir de material reciclável e coleta seletiva.

Além de todos os serviços oferecidos pelo SAAE haverá também uma gincana com estudantes das escolas e moradores do bairro sobre coleta seletiva. O aluno ou morador que coletar a maior quantidade de recicláveis ganhará brindes do SAAE. Serão contemplados os cinco primeiros colocados que conseguirem o maior volume de papelão, ferro, garrafas pets, alumínio, livros e revistas sem uso, plásticos e embalagens. Todo o material coletado será destinado a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Juazeiro (COOPERFITZ).

As equipes do SAAE em Ação estarão concentradas na Escola Elena Araújo local para todos os atendimentos e solicitação de serviços.