
Presidente Lula durante pronunciamento sobre o Dia Internacional da Mulher — Foto: Reprodução
No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou mensagem pública defendendo o fortalecimento das políticas de proteção às mulheres e reafirmando a necessidade de combater o feminicídio no Brasil. No pronunciamento, o presidente conclamou a sociedade e os governos a intensificarem ações para enfrentar a violência de gênero no país.
No entanto, os dados mais recentes revelam um cenário que caminha na direção oposta do discurso oficial.
Segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil registrou 1.463 casos de feminicídio em 2023, um aumento de 1,6% em relação a 2022. Na prática, isso significa que uma mulher foi assassinada a cada seis horas no país em razão de sua condição de gênero. Foi o maior número registrado desde que a lei do feminicídio passou a vigorar, em 2015.





















