Abril Laranja: Fórum da Prefeitura de Petrolina discutirá políticas públicas de bem estar animal

(Foto: Alexandre Justino/ Arquivo Ascom)

Pouca gente sabe, mas o mês de abril é dedicado à prevenção de maus tratos contra animais. A campanha denominada ‘Abril Laranja’ foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA). Em adesão à luta, a Prefeitura de Petrolina, através do Centro de Controle de Zoonoses, irá promover o “1º Fórum Municipal de Políticas Públicas de Bem Estar Animal”. O evento acontecerá no próximo dia 23 de abril no auditório do SEST- SENAT, a partir das 18h, e contará com a participação de diversas instituições do município. Podem participar estudantes, profissionais e especialistas da área veterinária, além da população interessada.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Graziella Vasconcelos, a intenção é que as mais variadas organizações possam aderir e fortalecer a causa. “Isto porque, infelizmente, a prática de maus tratos ainda é uma forte realidade no mundo todo. Durante o encontro vamos discutir e mobilizar a comunidade sobre diretrizes e políticas públicas, enfatizando questões como guarda responsável, maus tratos, controle reprodutivo, fiscalização e aplicação de penalidades, além de bioética”destacou.

LEIA MAIS

Solenidade marca a posse da nova diretoria na OAB Petrolina

(Foto: Ascom)

A advocacia petrolinense e autoridades locais estiveram reunidas nesta sexta-feira (12) para a solenidade de posse da nova diretoria da Subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), para o triênio 2019-2021. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da OAB da Pernambuco, Bruno Baptista.

No evento, foram diplomados o presidente, Alexandre Torres, a vice-presidente, Ingrid Almeida, a secretária-geral, Juliana Santana, do secretário-geral adjunto, Dyego Patryck, e do diretor tesoureiro, Fernando Meireles. Na oportunidade, os conselheiros subseccionais também tomaram posse.

LEIA MAIS

Anunciada a data do Baile das Personalidades; festa será na Chácara Bougainville

(Cartaz/Divulgação)

Os artistas, empresários, políticos, comunicadores e fashionistas que mais se destacaram no Vale do São Francisco serão reconhecidos, no próximo dia 4 de maio, no tradicional Baile das Personalidades, na Chácara Bougainville, em Juazeiro (BA). A agraciação ocorrerá às 22h durante e é uma homenagem aos profissionais que tão bem representam a região.

A festa comandada pelo colunista social e promoter, Gileno Dias, chega em 2019 a sua 15ª edição. Evento disputado, o Baile das Personalidades é reconhecido por harmonizar talento, beleza e elegância numa noite de gala que inclui também belas apresentações musicais. Este ano, a Orquestra Fernando Júnior vai recepcionar os convidados, que terão ainda a radialista Nelia Lino como cerimonialista. A comunicadora, aliás, já se tornou atração à parte, na premiação.

LEIA MAIS

Plano Nacional de Segurança Hídrica é lançado em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

O auditório da Fundação Nilo Coelho, no Centro de Petrolina (PE) ficou lotado nesta quinta-feira (11) durante o lançamento do Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNHS), feito pelo ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto. O evento contou com a presença do Senador Fernando Bezerra Coelho (DEM-PE), o Prefeito Miguel Coelho e representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), Codevasf, além de autoridades parlamentares do cenário nacional.

“A gente tem que aprender com os outros países do mundo, a gente tem que gastar muito tempo e pouco dinheiro, para elaborar projetos para que a gente possa depois fazer obras de qualidade, mas tem que ter projeto, não importa se a gente vai inaugurar obra, o que importa é que a gente tem um norte, que a gente tem uma carteira de obras definidas que possa significar a prioridade um governo”, disse FBC durante discurso.

Garantir pelos próximos anos mais de R$ 27 bilhões em obras a exemplo de adutoras, barragens e canais, tendo como prioridade o Nordeste. Esse é o objetivo do PNHS, assegurar recursos hídricos para as regiões que mais necessitam de água no país. Do valor total do recurso previsto para o plano, para o semiárido nordestino serão destinados R$ 15 bilhões.

LEIA MAIS

Vale do São Francisco recebe I Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste

O Congresso será realizado no Complexo Multieventos da Univasf.

De 01 a 3 de maio, acontecerá no Espaço Multieventos da UNIVASF, o I Congresso Integrado de Pediatria do Nordeste. O anúncio do evento foi feito no ano passado, no Hospital Dom Malan/IMIP, durante uma ação de interiorização da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (SOPEPE). A unidade de referência em alto risco materno-infantil oferece um Programa de Residência médica em Pediatria e apoia o evento.

O Congresso é uma realização da Sociedade Brasileira de Pediatria e traz um programa cuidadosamente feito para atualizar os profissionais médicos da região. “Acredito que será um momento de encontro e de troca de experiências muito importante, e um ganho muito significativo para a assistência das crianças e adolescentes de toda a Rede de Saúde Pernambuco-Bahia [PEBA], pois somente através da atualização poderemos ofertar uma melhor assistência”, defende a diretora de Ensino e Pesquisa do HDM, Angélica Guimarães.

Toda a programação será realizada no Complexo Multieventos da Univasf (Campus Juazeiro) e as inscrições podem ser feitas pela internet. O Congresso promete ser um evento singular em termos acadêmicos, com experiências inovadoras de sessões interativas, debates personalizados e aulas convencionais. Mais informações pelo telefone (41) 3022-1247 ou pelo endereço eletrônico [email protected].

I Feira de Solidariedade contará com serviços de saúde promovidos pela UNINASSAU Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Neste sábado (13), a Faculdade UNINASSAU Petrolina vai participar da I Feira de Solidariedade, organizada pela Obra Social Centro Maria Auxiliadora (Cemam). O evento acontece na sede do Cemam, localizado na Rua Pessoa de Melo, Nº 524, bairro Gercino Coelho, a partir das 9h, com diversas ações para comunidade.

Os estudantes e professores da UNINASSAU vão estar presentes com a realização de oficina de contação de história, tipagem sanguínea, teste de glicemia, avaliação nutricional, circuito de força e orientação postural. Todos os serviços são gratuitos e acontecerão das 9h às 11h30.

LEIA MAIS

ExpoRajada: prefeitura de Petrolina anuncia serviços gratuitos no aniversário do distrito

(Foto: Jaquelyne Costa)

Equipes da Prefeitura de Petrolina estiveram reunidas com representantes do distrito de Rajada, localizado a aproximadamente 70 km da cidade, para alinhar o apoio logístico e programação da VIII Feira de Exposição de Caprinos e Ovinos de Rajada (ExpoRajada), evento que integra o calendário das festas juninas. A reunião aconteceu no gabinete da Secretaria de Governo e Agricultura (SEGOA), na tarde de terça-feira (9).

Estiveram presentes na reunião os vereadores Manoel da Acosap (PTB) e Rodrigo Coelho (PSC), o secretário executivo de Transportes, Emmanuel Leite, o assessor especial do senador Fernando Bezerra, Pedro Brandão, o coordenador de eventos da Associação do Movimento de Emancipação de Rajada (AMERAJA), Marcos Maciel e o gerente de Núcleo Regional da SEGOA, Ronaldo Viana. Foi articulada uma comissão que ficou responsável por dar andamento a cada âmbito da Exposição.

LEIA MAIS

‘Concertos Itinerantes’: bairro João de Deus recebe apresentações gratuitas 

(Foto: Arquivo/ Ascom)

A Praça da Juventude do bairro João de Deus será palco das próximas apresentações do Projeto ‘Concertos Itinerantes’ da Prefeitura de Petrolina. Quarta (10) e quinta-feira (11), a partir das 19h, os moradores da comunidade e bairros vizinhos serão agraciados com espetáculos da Philarmônica e Camerata 21 de Setembro.

A série de apresentações faz parte do projeto de concertos populares, no qual a prefeitura leva shows gratuitos ao público. O bairro João de Deus será o segundo a receber o Projeto. A comunidade do Rio Corrente foi a primeira em 2019.

Quem for ao local nesta quarta-feira (10), poderá assistir ao espetáculo dos jovens integrantes da Camerata 21 de Setembro, regidos pelo maestro Maicon Novaes. Trazendo um repertório variado, a orquestra promete animar o público. Na quinta-feira (11), quem animará a noite será a Philarmônica 21 de Setembro, regida pelo maestro Flávio Gomes.

SEDES levará serviços para o bairro Novo Encontro nesta quarta-feira

(Foto: Ascom)

Dentro do programa Cuidar da Gente, que esta semana chega ao bairro Novo Encontro, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) levará diversos serviços para a população nesta quarta-feira (10). Os moradores vão poder atualizar o cadastro do Bolsa Família, emitir carteira de idoso, passar por atendimentos com psicólogos e assistentes sociais do CRAS, acompanhamento com equipes do programa Criança Feliz.

Além desses serviços, ainda serão oferecidos: orientação sobre acesso a políticas públicas de assistência como Tarifa Social de Energia, ID Jovem, Telefone Popular, Benefício de Prestação Continuada e isenção de taxa em concurso público.

O Cuidar da Gente, criado para ampliar o atendimento às pessoas dos residenciais do Minha Casa Minha Vida, este ano foi estendido e chegará a todos os bairros e distritos do município. São levadas para as comunidades, ações na área da saúde, educação, cultura, esporte, infraestrutura, atividades com o SAAE e promoção da cidadania.

APAE de Juazeiro prepara programação de Páscoa e conta com a participação do público externo

(Foto: Ascom)

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Juazeiro (BA) se prepara para vivenciar a Páscoa em uma festividade que começará na próxima sexta-feira (12).  A programação inclui procissão de ramos, sorteio de balaios, ceia e via sacra.

Segundo a presidente da APAE juazeirense, Oscarlina Cardoso Tanuri, a Páscoa tem como princípio gerar nas pessoas a fé e o sentimento de renovação, “de renascimento da humanidade na construção de um mundo solidário”. E é essa reflexão que Família Apaeana pretende conscientizar a todos os presentes.

“Os pais de nossos alunos e alguns convidados já confirmaram presença, o que tem feito eles contarem os dias para o evento. Nós temos recebido apoio dos genitores, da sociedade e de empresas como a Agrovale, que vem colaborando com a gente desde a fundação da instituição. Então, só tenho que agradecer a todos e desejar uma feliz Páscoa, com muita paz, saúde e muito amor, e, claro, chamar a população para se fazer presente aqui durante as celebrações”, convida a gestora.

LEIA MAIS

Aldeia Vale Dançar homenageia Chagas Sales; inscrições para oficinas já estão abertas

(Foto: Arquivo)

De 23 de abril a 1º de maio, Petrolina (PE) volta a ser a capital da dança no Sertão, com a décima segunda edição da Aldeia Vale Dançar – Festival de Dança do Vale do São Francisco. Realizada pelo Sesc, a programação integra as ações do projeto nacional Palco Giratório e acontece em Petrolina e Juazeiro (BA). Na grade, haverá ações formativas, espetáculos de dança, shows musicais e intercâmbio entre artistas de Pernambuco e de outros estados, como Rio de Janeiro e Amapá.

Tendo como tema “Corpos Dissidentes”, este ano o festival homenageia Chagas Sales, um dos precursores do movimento de Dança em Petrolina. Chagas participou do movimento cultural da Escola Marechal Antonio Alves Filho (EMAAF), nos anos 1970, e em 1984 criou as primeiras coreografias do grupo Batuk-ajé. Hoje, é produtor da Festa de Santo Antônio e do Samba de Veio da Ilha do Massangano. “Com a história de Chagas, nossa proposta é discutir os diversos corpos que estão à margem dos padrões, o que é um ato político”, afirma o coordenador da Aldeia, Jailson Lima.

A programação acontecerá no Sesc, na Ilha do Massangano e no CEU das Águas,  em Petrolina e no Espaço Filhos de Zaze, em Juazeiro.  A abertura será na terça-feira (23/4), às 20h, no Teatro Dona Amélia, com o espetáculo “Abayomi”, que será apresentado por Camila Yasmine com participação do Grupo Batuk-ajé. Em seguida, será exibido o documentário “Chagas, um homem rio”, de Fernando Pereira.

LEIA MAIS

Hospital Regional de Juazeiro desenvolve ações no Dia Mundial da Saúde

(Foto: Ascom)

Nesta segunda-feira (8), a equipe de Humanização do Hospital Regional de Juazeiro desenvolveu ações em alusão ao Dia Mundial da Saúde e do combate ao câncer.

O Dia Mundial da Saúde foi criado com a finalidade de conscientizar a população sobre aspectos da saúde e é comemorado no dia 7 de abril, data que coincide com a da de criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948.

LEIA MAIS

10ª Conferência de Saúde discute propostas para melhorias do SUS em Petrolina

(Foto: Jonas Santos)

Com o tema: “Democracia e Saúde”, a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Petrolina aconteceu durante a última quinta-feira (4), no auditório do Petrolina Palace Hotel e discutiu propostas de melhorias das políticas para a saúde pública. O evento reuniu cerca de 300 pessoas, entre usuários do SUS, trabalhadores da área e gestores.

Organizada pela Secretaria da Saúde e  pelo Conselho Municipal de Saúde, o encontro contou com a palestra magna sobre o tema principal, ministrada pelo Chefe de Regulação do Hospital Universitário, Saulo Bezerra, que ponderou sobre o papel do SUS em Petrolina e no país.

LEIA MAIS

Caminhada de Conscientização do Autismo acontece nesta sexta-feira em Juazeiro 

(Foto: Ascom)

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) realiza nesta sexta-feira (5), a caminhada alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado na dia 2 de abril, e tem como objetivo mobilizar e alertar a sociedade sobre as necessidades de inclusão, socialização, respeito e cuidados com as pessoas autistas.

A concentração será às 8h, na Praça Santiago Maior, com encerramento na Praça Barão do Rio Branco. O evento vai reunir gestores, professores, auxiliares de AEE, alunos, pais e representantes do Conselho das Pessoas com Deficiência de Juazeiro.

De acordo com a gerente do Núcleo de Apoio Psicossocial e Inclusão da SEDUC, Luzinete Helena, a rede municipal de ensino de Juazeiro atende cerca de 100 alunos autistas. “Durante toda a semana as escolas municipais realizaram atividades alusivas a data e vamos encerrar com a caminhada no centro da cidade. Esses atos acontecem no mundo inteiro e aqui também precisamos conscientizar a sociedade para que todos passem a ter um olhar mais atento ao assunto, para evitar a exclusão, o preconceito e reivindicar os direitos das pessoas autistas. Convidamos a população para participar da nossa caminhada”, finalizou a gerente do NAPSI.

Miguel Coelho inaugura 22 ruas e avenidas no povoado da Tapera nesta sexta-feira

(Foto: Jonas Santos)

Um pacote de obras em mais de 20 ruas e avenidas será entregue no povoado da Tapera, zona rural de Petrolina (PE). O prefeito Miguel Coelho visita a comunidade nesta sexta-feira (05), para a inauguração das pavimentações realizadas nas vias da localidade. A solenidade acontecerá a partir das 19h e contará com a presença do deputado federal Fernando Filho (DEM), autor da emenda que destinou os recursos para as obras.

Foram pavimentadas 21 ruas e avenidas, além do acesso ao rio, na Tapera. As vias também receberam sinalização horizontal de trânsito, representando todo esse pacote a maior intervenção estrutural na história da Tapera. O trabalho teve investimento de R$ 410 mil e faz parte da plataforma “Petrolina Cresce”, conjunto de obras de infraestrutura para desenvolver a área urbana e zona rural do município.