Univasf realiza 1ª Semana do Cérebro em Petrolina; programação começa amanhã

(Foto: Divulgação)

Com diversas ações sobre o funcionamento do cérebro humano voltadas para a comunidade, começa, amanhã (12), a 1ª Semana do Cérebro da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As ações vão até dia 17 de março e acontecerão na Policlínica, no Colegiado de Educação Física (Cefis), ambos localizados no Campus Sede da Univasf em Petrolina (PE), e no Parque Municipal Josepha Coelho. O evento é gratuito, aberto a toda a população, e não é preciso fazer inscrição prévia para participar.

A Semana do Cérebro é uma campanha realizada mundialmente que visa conscientizar o público quanto aos benefícios proporcionados à população pelas pesquisas na área de neurociências. Na programação, há palestras, que irão acontecer nas salas do Cefis, a partir das 19h.

No parque Josepha Coelho, as atividades serão realizadas nos dias 16 e 17, das 17h às 20h. Haverá jogos e atividades lúdicas para crianças, que terão como objetivo trabalhar a regulação das emoções e dos pensamentos, além de estimular funções executivas, que são habilidades cognitivas necessárias para controlar os pensamentos. Também serão realizadas atividades de Mindfulness, uma técnica cujo objetivo é estimular a atenção plena e o reconhecimento dos pensamentos, sentimentos e sensações corporais.

LEIA MAIS

STTAR inaugura Centro Médico para atender trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais de Petrolina

Na tarde do último sábado (9), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina(STTAR) inaugurou o Centro Médico para atender trabalhadores e trabalhadoras associados. No local serão ofertados atendimentos nas seguintes especialidades: Ginecologia, Odontologia,Clínico Geral, Ortopedia e Dermatologia.

Saúde é um dos setores que recebe atenção especial da Diretoria do Sindicato. No ano passado foram aplicados 45,3% das receitas que dobraram os atendimentos em mais de 150%, somando mais de 3 mil atendimentos na saúde.

“Esta obra faz parte de um contexto daquilo que nos propusemos a mudar na vida dos trabalhadores e trabalhadoras Assalariados de Petrolina, com o objetivo de propiciar um melhor atendimento aos pacientes melhorando a qualidade de vida a toda a Classe”, enfatizou a Presidenta Lucilene Lima (Leninha).

LEIA MAIS

23ª Caminhada da Mulher leva centenas de pessoas às principais ruas de Juazeiro

(Foto: Ascom)

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi lembrado em Juazeiro (BA) com a tradicional Caminhada da Mulher que já está em sua 23ª edição e trouxe este ano o tema “Não vamos soltar as mãos”. Centenas de pessoas foram às ruas comemorar a data e demonstrar a luta da mulher por direitos iguais. A ação realizada pelo município, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) teve o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDDM).

Este ano, a caminhada da mulher buscou utilizar o cenário político atual como pauta e trouxe para as ruas a luta pelo fortalecimento da garantia dos direitos da mulher e da igualdade de gênero. Para Bruna Barbosa, presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM), é fundamental ir às ruas e demonstrar a força da mulher. “Este é um ato de resistência, pois enquanto tiram nossas vidas estamos lutando pelo direito aos nossos corpos, às nossas vidas e contra o machismo que tanto nos vitimiza. Hoje, passamos por um momento de perda de direitos e precisamos lutar para mantê-los”, destacou.

LEIA MAIS

Casa Nova: Governador Rui Costa inaugura estrada de acesso a Pau a Pique nesta terça-feira

(Foto: Agência Brasil)

O Governador da Bahia (BA), Rui Costa (BA), será recebido, nessa terça-feira (12), no município de Casa Nova (BA), onde inaugura, ao lado do prefeito Wilker Torres (PSB) e do deputado estadual Tum (PSC), o asfaltamento de 39 quilômetros da estrada que dá acesso ao distrito de Pau a Pique.

A inauguração do asfaltamento do trecho da BA-722, que dá acesso Pau a Pique, é uma reivindicação antiga da comunidade. A obra foi iniciada no segundo semestre de 2018, após articulação do prefeito Wilker Torres, do deputado estadual Tum e dos deputados federais à época, Bebeto Galvão e Paulo Magalhães.

LEIA MAIS

Univasf e Associação Rendeiras do Vale promovem exposição com foco no empoderamento feminino

(Foto: Internet)

Na próxima terça-feira (12) a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Associação Rendeiras do Vale promoverão uma exposição alusiva ao Dia Internacional da Mulher. O evento acontecerá das 17h às 21h, ao lado da biblioteca do Campus Sede, em Petrolina (PE). A exposição contará com bazar, estande com artesanato, apresentações de poesia, ciranda de roda e palestra sobre violência contra a mulher. A iniciativa é aberta à participação de toda a comunidade.

A exposição é promovida por estudantes da disciplina de Ética e Responsabilidade Social do curso de Administração da Univasf, e pretende levar ao público as temáticas com foco no empoderamento, emancipação e autonomia feminina.

Outro objetivo do evento é promover o trabalho da associação, localizada no Bairro José e Maria, em Petrolina. Segundo a professora do Colegiado de Administração, Alvany Santiago, a exposição também é alusiva aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas (ONU), e pretende contribuir para o Objetivo 5, que é “alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

A Associação Rendeiras do Vale tem como missão levar para as mulheres do bairro José e Maria a discussão sobre os direitos e deveres da mulher. As atividades realizadas pelas rendeiras visam o empoderamento, elevação da autoestima e geração de renda. Em prol da valorização destas ações, todo o dinheiro arrecadado no evento será repassado para a entidade.

Capítulo Petrolina realiza feira de saúde no bairro João de Deus

(Cartaz/Divulgação)

No dia 17 de março, o Capítulo Petrolina N° 23 da Ordem Demolay, patrocinado pela loja maçônica Harmonia e fraternidade N°42, estará realizando uma feira de saúde no bairro João de Deus em Petrolina (PE).

Com o objetivo de prestar atendimento de saúde básica, a feira tem como público alvo a comunidade local. A ação irá acontecer no CRAS – João de Deus, localizado na Avenida Teresinha Campos, S/N, Petrolina, no horário das 8h às 12h.

De acordo com a coordenação do evento, para ter acesso aos serviços é necessário informar o nome completo e o número do CPF no local de atendimento. Para maiores informações, basta entrar em contato com Gabriel Eugênio, através do contato (87) 9 9656-9901 ou com Alex Okuno pelo número (87) 9 99953-8907.

Seduc realiza 1º Circuito Sistema de Avaliação da Educação Básica em Juazeiro

(Foto: Ascom)

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC) de Juazeiro (BA), através da Escola de Formação dos Educadores (EFEJ) realizou na última sexta-feira (8), o 1º Circuito Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), com o objetivo de preparar os educadores para melhorar a aprendizagem do aluno e, consequentemente, atingir resultados positivos, a exemplo da meta de 6.0 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de qualidade da Educação brasileira. O evento reuniu os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro, no auditório da secretaria.

De acordo com a diretora da EFEJ Cristine Hermenegildo, várias mudanças do Saeb estão sendo implementadas em 2019. “A Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc), também conhecida como Prova Brasil, deixarão de existir com essa nomenclatura. A partir desse ano, todas as avaliações externas serão identificadas como Saeb. A Seduc junto com a EFEJ, buscando melhores resultados para a rede municipal, irá desenvolver várias ações desde as formações, aplicações de simulados, visitas técnicas, plantões Saeb, entre outras. Temos previsto para este ano mais dois Circuitos, um em julho e outro em outubro com os coordenadores pedagógicos”, explicou Cristine.

LEIA MAIS

Prestação de serviços e apresentações culturais marcaram a 9ª edição do ‘Dia da Transformação’ realizado pela CDL Petrolina

(Foto: Ascom)

Serviços de saúde, beleza, atendimento psicossocial e muita música, marcaram a manhã de várias mulheres na sexta-feira (8), durante a 9ª edição do ‘Dia da Transformação’ – evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.

A iniciativa realizada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina, em parceria com a prefeitura, Senac, Sesc, UPE, Coife Odonto, Mary Kay, Uninassau, Super Data e a Associação dos Moradores do Alto do Cocar, atendeu mais de 120 internas do Centro de Recuperação Evangélico Livres para Servir (Crelps).

O evento contou com atendimento odontológico; testes rápidos (HIV e sífilis); exame citopatológico; aferição de pressão e glicemia; orientação nutricional; ginástica laboral; massagem; corte de cabelo, maquiagem, além de um delicioso lanche que foi servido para todos os presentes.

LEIA MAIS

Profissionais da SESAU levam informações e cuidados para trabalhadoras rurais de Juazeiro

(Foto: Ascom)

A psicóloga e superintendente de gestão de pessoas Lorena Pesqueira, a Gerente de Educação Permanente Clenilda Ananias e o médico da Atenção Básica Salvador Carvalho, participaram, nesta sexta-feira (8) de uma roda de conversa com as trabalhadoras rurais da horta comunitária do bairro João Paulo II em Juazeiro (BA).

O momento foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e contou com a participação da Secretaria da Saúde onde os profissionais fizeram um acolhimento com mulheres e homens que estavam presentes. Após o acolhimento tanto o médico como a psicóloga explicaram alguns cuidados para com o corpo e a mente.

“A mulher e o homem do campo trabalham debaixo de sol forte e precisam de cuidados com a pele. Vivemos em região de altas temperaturas e é de extrema importância a hidratação e acima de tudo o cuidado consigo mesmo. Temos muita preocupação com a saúde dos outros e esquecemos a nossa, mas o cuidado deve ser individual e coletivo”, explicou o médico Salvador Carvalho.

LEIA MAIS

SAAE entrega mais um poço para comunidade do interior de Juazeiro

(Foto: ASCOM)

Dentro do Programa ‘Toda Sexta Tem Obra’ a prefeitura municipal de Juazeiro (BA), através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental – SAAE, entrega nesta sexta-feira (8) às 9h, na Fazenda Lagoa dos Caldeirões, distrito de Pinhões, zona rural da cidade, um poço tubular com sistema de abastecimento via cata-vento para a dessedentação animal.

A comunidade, composta por oito famílias, possui um rebanho de aproximadamente três mil animais que antes dependiam da chuva ou do carro pipa para saciar a sede do rebanho de caprinos e ovinos. O poço, com uma vazão de 1.200 litros de água/hora está equipado com um reservatório e bebedouro para os animais. A entrega contará com as presenças do diretor do SAAE Joaquim Neto, lideranças políticas e comunitárias da região.

Século XX é tema de livro que será lançado este mês em Petrolina

(Foto: Blog Waldiney Passos)

No dia 20 de março, ás 19h30, no “Jardim de Yollanda” da UPE, Campus Petrolina, a professora e escritora Clarissa Loureiro, fará o lançamento do romance “Laurus”.

No evento, ainda haverá a exposição de cenas do livro pelo artista Bruno, palestra dos acadêmicos Vlader Nobre e Simão Pedro e apresentação da banda “A terceira margem”.

LEIA MAIS

Com tradicional frevo, Polo da 21 de Setembro dá pontapé inicial no Carnaval de Petrolina 

(Foto: Jonas Santos)

Depois de muita expectativa, a folia do Carnaval de Petrolina teve início neste sábado (2). O tradicional polo da 21 de Setembro ficou pequeno para as famílias que prestigiaram o primeiro dia de festa, que contou com marchinhas, orquestras, blocos, e é claro, muito frevo.

O bloco “Derruba a Cerca” abriu o desfile de blocos e troças. O Cortejo Afro veio logo depois, trazendo as baianas com suas águas perfumadas emanando ‘axé’ aos foliões, seguido do bloco “Os bem casados” e a Orquestra de Frevo do Bolinha que se encontrou com o  bloco “Ô abre alas tô chegando”, e a Orquestra Serpente Imperial, fazendo uma animada mistura de ritmos. A última orquestra da noite foi a tradicional “Herói ou Malandro”.

Mas, quem pensa que na Praça da 21 só tem as orquestras de chão, se engana. Enquanto o desfile acontece nos entornos, no coreto, a diversão também não para. Passaram por lá a Orquestra de Frevo Skalla, a Frevuca, a banda Swing e Samba e a Orquestra Fernando Júnior.

LEIA MAIS

Prefeitura de Juazeiro promove ‘Cine Educativo’ para crianças da Poligonal

(Foto: Ascom PMJ)

Com o objetivo de potencializar as atividades de mobilização social junto às famílias beneficiadas com as obras da Intervenção da Poligonal Urbana, a Prefeitura de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), realizou na terça-feira (26), na Praça da Juventude, uma seção de ‘Cine Educativo’ com os alunos do 3º ao 5º ano da Escola Municipal CAIC.

Cerca de 80 crianças assistiram ao filme ‘O Bom Dinossauro’ que conta a história de um pequeno, fraco, tímido e medroso Apatossauro chamado Arlo. Ele faz uma viagem de descobrimento por paisagens tão montanhosas quanto misteriosas na qual vai ganhar um companheiro muito particular e improvável, um menino humano chamado Spot.

A diretora social da SEDUR, Graciele Gomes, explica que o filme escolhido aborda temas como: autodescobrimento, definição de amizade e papel da família. “A mobilização social é de grande importância, pois tem como objetivo sensibilizar a população para os efeitos e importância da obra na comunidade e as crianças são parte integrante nesse contexto. O filme que apresentamos hoje passa uma lição de vida para encorajar as crianças a superar seus medos, e se colocar acima de qualquer circunstância pouco favorável que aparecer na vida. O Bom Dinossauro nos apresenta um profundo olhar sobre as perdas, além de tratar sobre tolerância e respeito pelos outros, valores que queremos fortalecer nas crianças das comunidades que trabalhamos”, explica a diretora social.

LEIA MAIS

CDL Petrolina promoverá ‘Dia da Transformação’ para mulheres assistidas pelo Crelps

(Foto: Ascom)

A responsabilidade social tem sido um dos compromissos assumidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Petrolina (PE). Exemplo disso é que a entidade já está programando a 9ª edição do ‘Dia da Transformação’ – evento social em comemoração ao Dia internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.

Na reunião preparatória, que aconteceu na terça-feira (26), na sede da CDL, representantes da Prefeitura Municipal, Senac, Sesc, UPE, Coife Odonto, Instituto Embelleze, Fabiana Rolim, Mary Kay e Tupperware, estiveram reunidos para discutir ações e atividades que serão desenvolvidas no Centro de Recuperação Evangélico Livres para Servir (Crelps), local escolhido para a ação deste ano.

“É com gratidão à CDL e aos parceiros que recebemos essa notícia. Estamos  muito felizes com a escolha da nossa instituição, pois, somos um Centro de Recuperação Feminino que procura tratar pessoas com problemas de dependência química. E um evento como este só traz amparo, apoio e autoestima para todas”, disse Neide Alves Amaral, coordenadora geral do Crelps.

LEIA MAIS

Prefeitura abre diálogo com instituições para melhorar a coleta seletiva de lixo em Petrolina

(Foto: SEINFRA)

O auditório do Instituto de Gestão Previdenciária de Petrolina (IGEPREV) será palco de um encontro que vai discutir melhorias para a coleta seletiva na cidade. Para isso, a Prefeitura de Petrolina convidou diversas instituições para iniciar um diálogo que será norteado pela elaboração de um plano de trabalho e o desenvolvimento de ações voltadas para a educação ambiental. A reunião acontece na tarde desta terça-feira (26).

Além da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Serviços Públicos (SEINFRA), devem participar do encontro representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Secretaria da Educação, Cultura e Esportes, Agência Municipal do Meio Ambiente, Universidade Federal do Vale do São Francisco, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, além das empresas responsáveis pelo trabalho de limpeza, coleta e destinação de resíduos no município. Também sera importante a participação das duas cooperativas de catadores de materiais recicláveis da cidade, COOMARCA e RENASCER.

Para o secretário-executivo de Serviços Públicos da SEINFRA, Alisson Oliveira, o evento marca o início do processo de modernização do sistema de coleta seletiva em Petrolina. “Além da preocupação em manter a cidade limpa, o nosso prefeito Miguel Coelho também tem como prioridade o cuidado com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Como hoje já temos sistemas de limpeza urbana e coleta de lixo domiciliar eficientes, queremos agora ampliar e modernizar o nosso processo de coleta seletiva de lixo com base em pesquisas realizadas na região, para que possamos gerar renda para os catadores e garantir o futuro da nossa cidade”, destaca Oliveira.