Desapega: Prefeitura de Petrolina reforça a importância de cumprir o agendamento das coletas dos móveis

O serviço Desapega – Descarte de Volumosos, realizado pela Prefeitura de Petrolina, é uma iniciativa essencial para manter a cidade mais limpa, organizada e com mais qualidade de vida para todos. A ação facilita o descarte correto de móveis velhos, eletrodomésticos inutilizados e outros materiais que, muitas vezes, acabam sendo abandonados de forma irregular em calçadas, terrenos baldios e vias públicas.

Para que o serviço funcione de forma eficiente e atenda o maior número de pessoas possível, é fundamental que a população cumpra com o agendamento realizado. O compromisso do morador com o local e horário combinados garante que as equipes consigam seguir o cronograma e realizar mais coletas ao longo do dia.

Quando o agendamento não é cumprido, o município registra prejuízos operacionais. As equipes se deslocam até o endereço, utilizam veículos, combustível e mão de obra, e acabam perdendo tempo que poderia ser destinado a outras solicitações. De acordo com a coordenação do programa, cerca de 25% dos agendamentos não são cumpridos.

LEIA MAIS

Petrolina: Segurança Pública Municipal contribui para a organização e o bem-estar dos cidadãos

Quando se fala em segurança pública, muitos pensam apenas em viaturas nas ruas. Em Petrolina, o trabalho da Secretaria de Segurança Pública (SEMUSP) vai além do patrulhamento. A Secretaria desenvolve ações preventivas, estratégicas e integradas que acontecem diariamente nos bastidores e impactam diretamente na organização da cidade, na agilidade das respostas e na proteção da população.

No centro dessa missão está a Guarda Civil Municipal, responsável pela proteção dos espaços públicos, apoio à comunidade e promoção da paz social. Nos bairros, a atuação se dá por meio das Patrulhas Urbana, da Mulher e Escolar, além do apoio ao programa Petrolina Mais Limpa, contribuindo para o ordenamento urbano e a conscientização ambiental.

A estrutura da Secretaria conta com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que fortalece o videomonitoramento e o acompanhamento de ocorrências em tempo real; o Observatório Municipal, que organiza dados estratégicos para embasar decisões; o Centro de Ensino, que garante capacitação contínua do efetivo; e a Gestão Integrada e Planejamento, responsável pela articulação entre setores e integração com órgãos estaduais e federais.

Esse conjunto de investimentos, que inclui ampliação do videomonitoramento, fortalecimento da Corregedoria e Ouvidoria, renovação da frota e integração com sistemas estaduais e federais, reforça o compromisso da gestão municipal com uma segurança pública cada vez mais eficiente. Dessa forma, a Prefeitura de Petrolina segue avançando para garantir mais proteção no presente e construir uma cidade ainda mais segura e preparada para o futuro.

Ascom

Petrolina 128 anos: Aulão especial reúne mais de 100 alunas do Movimenta Petrolina no bairro Dom Avelar

Bem-estar, saúde e mais qualidade de vida, são alguns dos benefícios que a atividade física pode proporcionar para quem as pratica. E com esse objetivo, a prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria Executiva de Esportes, promoveu esta semana um aulão de ritmos especial para mais de 100 alunas do programa Movimenta Petrolina. A ação foi realizada na quadra do bairro Dom Avelar e faz parte da programação do aniversário de 128 anos de Emancipação Política da ‘Terra dos Impossíveis’. A aula de ritmos é uma modalidade de dança que mistura o dance; o axé; a música latina; o hip-hop; o funk e a salsa com coreografias simples e animadas.

Animada com o aulão, a moradora do bairro Dom Avelar, Maria Vieira, participou da iniciativa e destacou a alegria em praticar atividade física. “Participo do projeto desde o seu início e vejo o quanto ele me proporciona saúde, qualidade de vida, alegria, disposição e vontade de fazer as coisas. É uma ação que faz bem para o corpo e para a alma”, disse Maria. Desde quando foi lançado, em 2017, o ‘Programa Movimenta Petrolina’ já mobilizou centenas de pessoas para a prática regular de atividades físicas. O projeto utiliza os espaços públicos esportivos e culturais da cidade para levar aulas para as comunidades, sem custo algum. No polo Dom Avelar, as aulas acontecem nas segundas e quartas-feiras, já no polo do bairro João de Deus, é realizado às terças e quintas-feiras, sempre às 19h.

Segundo o secretário executivo de Esportes, Jerfferson Correia, o programa tem a finalidade de incentivar a prática esportiva e o bem-estar das comunidades. “O prefeito Simão Durando busca levar lazer e esporte a todos os locais do município. A iniciativa tem como meta disseminar a importância da atividade física para uma melhor qualidade de vida. O aulão foi uma forma de fazer com que as alunas dos dois polos interagissem para atrair novos alunos, fazendo com que esse trabalho de promoção a saúde atinja o maior número de pessoas”, finalizou Jerfferson.

 

Elaine Barbosa/Ascom Secretaria de Educação, Cultura e Esportes

Fotos: Deivid Menezes

Dia Nacional da Saúde: Confira algumas dicas para manter a qualidade de vida

(Foto: Internet)

Praticar atividades físicas, manter uma alimentação saudável e cuidar da saúde mental. Esses são ingredientes importantes para ter um corpo e mente equilibrados.Para reforçar a importância desse hábitos, anualmente é celebrado no dia 5 de agosto o Dia Nacional da Saúde.

O Dia da Saúde também serve para homenagear e recordar a vida e o trabalho de Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias que acometeram o Brasil no final do século XIX e começo do século XX.

O Dia Nacional da Saúde foi oficializado e inserido no calendário oficial brasileiro através do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de novembro 1967, do Ministério da Saúde e da Educação e Cultura. O dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz.

LEIA MAIS

Servidores municipais de Juazeiro participam de ação para estimular a qualidade de vida

(Foto: Ascom)

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP), em parceria com a Mundial Fisio, está promovendo momentos de bem estar para os servidores municipais de Juazeiro (BA). A ação, coordenada pelo Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalhador (NUSSAT), atendeu, na segunda-feira (18), os servidores das Secretarias da Fazenda, Finanças, Administração e SEGESP, e visa proporcionar momentos de cuidado, por meio de massagens terapêuticas, além de estimular a busca pela qualidade de vida.

“Assim como a nossa Secretaria de Gestão de Pessoas, o NUSSAT é responsável por cuidar do servidor e da sua saúde física e psicológica. Por isso, aproveitamos a parceria para despertar nos servidores a importância de ter qualidade de vida”, disse a secretária Angelita Carvalho.

Para o servidor da Secretaria de Finanças, Neilton Dias Santos, a ação contribui para melhorar a produtividade dos servidores. “Esse tipo de atividade é muito boa. Reduz as tensões e nos dá mais coragem para enfrentar o trabalho”, avaliou o servidor.

LEIA MAIS

Petrolina: 1ª Feira de Saúde e Bem Estar do Vale do São Francisco deve acontecer no mês de agosto

(Foto: Ascom)

Buscando trazer para Petrolina (PE) tecnologias e inovações, representantes da prefeitura se reuniram com parceiros do setor público e privado para viabilizar uma Feira de Saúde no município. O encontro foi realizado no Sebrae, na última quinta-feira (7) entre representantes da Universidade federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Sebrae, atletas e empresários do ramo.

A ‘1ª Feira de Saúde e Bem Estar do Vale do São Francisco’ está prevista para acontecer em agosto deste ano, no pavilhão de feiras do Centro de Convenções Senador Nilo Coelho e pretende trazer tecnologias e inovações da área fitness, nutrição, esportes, saúde e estética.

LEIA MAIS

Aulões de verão agitam manhãs de domingo do River Shopping

(Foto: Ascom)

Para quem quer combinar bem estar e diversão e ainda aprender os passos dos hits que estão bombando na estação mais quente do ano, o River Shopping dá uma força. Trata-se do projeto”Aulões de Verão”, que vai ser realizado nos domingos de janeiro e no primeiro domingo de fevereiro, sempre a partir das 9h30, na Praça de Alimentação do River.

A atividade é gratuita, não sendo necessária a inscrição prévia para participar. O primeiro encontro ocorre neste domingo (13) e vai ser comandado pelo professor Matheus Corcino. Os próximos aulões vão trazer os professores Alice Dantas (20/01), David Santana (27/01) e Danilo Alves (03/02).

Projeto ‘1º Passo para saúde’ oferece 200 vagas para aulas gratuitas de Educação Física em Juazeiro

Qualquer pessoa pode se inscrever, mas público alvo são pessoas com obesidade, hipertensão e diabetes. (Foto: Internet)

Começa nesta quarta-feira (15), o período de matrícula para os interessados em participar do projeto “1º passo para saúde”, que oferece 200 vagas para aulas gratuitas de educação física. O projeto oferece aulas de zumba, hidroginástica e Educação Física.

Para participar as inscrições poderão ser feitas de forma gratuita, das 06h às 08h, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos de Juazeiro (Simserp), localizado na Rua Adão Pereira, Jardim Vitória. Para efetuar o cadastro, é necessário apresentar a carteira de Identidade (RG) e o cartão família.

O projeto idealizado pela agente comunitária de saúde, Maria Aparecida, acontece em parceria com a Secretaria de Saúde de Juazeiro, por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). Apesar de qualquer pessoa pode se inscrever, o público alvo são pessoas com obesidade, hipertensão e diabetes.