Covid-19: Ex-governador de Goiás morre em ambulância por falta de leito de UTI

Helenês Cândido morreu em uma ambulância ao ser transferido para um hospital com UTI.

O ex-governador de Goiás Helenês Cândido, de 86 anos, foi uma das 2.648 pessoas que morreram no Brasil por conta da Covid-19 na quarta-feira (17). Cândido morreu numa ambulância na madrugada enquanto estava sendo transferido para um hospital em Caldas Novas, ao sul do estado.

Segundo familiares e lideranças do MDB, sigla a qual trabalhou até o fim de sua vida, havia três dias que ele aguardava por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva UTI – ele morreu pouco antes de chegar a Caldas Novas.

LEIA TAMBÉM

Senador Major Olímpio morre por complicações da Covid-19

No primeiro dia de lockdown Pernambuco registra 53 óbitos e 2.139 casos por Covid-19

LEIA MAIS

No primeiro dia de lockdown Pernambuco registra 53 óbitos e 2.139 casos por Covid-19

(Foto: Internet)

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou, nesta quinta-feira (18), 2.139 novas infecções e 53 óbitos por Covid-19.

O registro de mortes é o segundo maior deste ano no Estado – dois dias antes, na última terça-feira (16), haviam sido registrados 60 óbitos. Agora Pernambuco totaliza  11.563 mortes pela Covid-19 e 325.315 casos confirmados da doença, sendo 34.050 graves e 291.265 leves.

Entre os casos confirmados nesse boletim, 130 (6%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 2.009 (94%) são leves. As mortes aconteceram entre 22 de julho de 2020 e essa quarta-feira (17).

Petrolina registra mais 155 casos e segue com ocupação dos leitos acima de 90%

O boletim da covid-19 de quarta-feira (17) volta a registrar alta ocupação dos leitos de UTI em Petrolina. Também foram confirmados mais 155 casos de covid-19 e um novo óbito. Com atualização de ontem a cidade soma 18.189 infectados, 16.145 recuperados e 237 mortes.

Novos casos

Dos 140 casos confirmados ontem, 74 são do sexo masculino e 81 do feminino. Os pacientes têm entre quatro meses e 92 anos. A morte 237 morte é de um idoso de 89 anos, com histórico de outras doenças. Ele morreu na quarta-feira, na rede particular de saúde.

Ocupação dos leitos

Petrolina está com 95,8% de ocupação dos leitos de UTI. Ou seja, dos 72 leitos, 69 estão ocupados. 46 pacientes são de Petrolina e 23 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.515 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados 17 são pretos, um indígena, 108 pardos, um amarelo e 28 brancos;
  • Casos descartados: Até agora, 74.723 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.807 casos ativos do novo coronavírus.

Radialista Winston Monteclaro afirma que curou filho usando ivermectina, azitromicina e cloroquina

Uma fala do renomado radialista Winston Monteclaro (Petrolina FM), esquentou ainda mais o debate sobre o uso de protocolos profiláticos no combate à Covid-19. No áudio, o comunicador afirma que, além da vacina, três medicamentos: ivermectina, azitromicina e cloroquina, são eficazes, pelo menos no tratamento em um dos seus filhos que estava com os sintomas da doença a fórmula funcionou.

“É melhor ele morrer eu tentando salvar do que ele morrer e eu não tentar salvá-lo”, afirmou o radialista.

LEIA MAIS

Agnaldo Timóteo é internado após diagnóstico de Covid-19

Após ser diagnosticado com Covid-19 na manhã desta quarta-feira (17), o cantor Agnaldo Timóteo, 84 anos, foi internado na UTI do Hospital Casa São Bernardo, no Rio de Janeiro, mas respira sem ajuda de aparelhos e está lúcido.

Em um comunicado, a família do cantor avisou o quadro dele e agradeceu ao apoio recebido. Leia na íntegra:

“A família do cantor e compositor Agnaldo Timóteo, 84, informa que hoje pela manhã, Timóteo foi diagnosticado com Covid-19. O cantor encontra-se na UTI do Hospital Casa São Bernardo, Barra da Tijuca, RJ. O boletim médico está sendo transmitido diariamente somente para a família. Uma imensa corrente de fé, está formada, em prol do restabelecimento do seu quadro de saúde! A família agradece o carinho e as orações que vem recebendo de inúmeras pessoas e registra um agradecimento especial para Rede Hospital Casa, que vem dedicando com a máxima excelência, o atendimento prestado ao nosso querido Agnaldo Timóteo.”

Bahia vacina 48,5 mil pessoas e bate recorde de doses aplicadas em um só dia

(Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Foram vacinados contra o novo coronavírus, nesta quarta-feira (17), 48.500 baianos, o maior número de doses aplicadas em um só dia no estado, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). O recorde anterior era do dia 9 de fevereiro, quando 40.507 pessoas receberam o imunizante.

Até o momento, 787.857 pessoas receberam ao menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Entre elas, tomaram também a segunda dose 279.466 baianos, dos quais 6.890 foram imunizados nesta quarta.

LEIA MAIS

Juazeiro registra um óbito e 85 novos casos da Covid-19 nas últimas 24 horas

(Foto: Arquivo)

Juazeiro registrou um óbito por complicações da Covid-19 e 85 novos casos da doença nas últimas 24 horas. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta quarta-feira (17).

O levantamento mostra que 10.517 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 9.038  já estão recuperados. Os casos descartados somam 20.682. São 1.299 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Petrolina vai iniciar vacinação para idosos a partir de 72 anos de idade

A meta da Secretaria de Saúde de Petrolina é vacinar cerca de 4 mil idosos até o próximo domingo (21). A afirmação foi feita nesta quarta-feira (17), pelo prefeito Miguel Coelho, nas redes sociais. Dando mais celeridade a campanha de vacinação, o município pretende iniciar a imunização dos idosos a partir dos 72 anos.

Para se vacinar, o idoso precisa apresentar foto, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência. Idosos acamados receberão a vacina em domicílio.

“Se você ainda não faz parte dos grupos convocados, cadastre-se em vacinacaopetrolina.tisaude.com para ser informado quando chegar a sua vez. Vamos vencer juntos!”, disse Miguel Coelho.

Fique atento aos locais, data e horário da vacinação:

LEIA MAIS

Governadores do Nordeste compram 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V

Grupo que reúne os nove governadores do Nordeste assinaram na manhã desta quarta (17), o contrato com Fundo Soberano Russo de compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V. A tarde aconteceu uma agenda do Consórcio Nordeste com o ministério da Saúde para assinatura do termo que disponibilizará as 37 milhões de doses ao plano nacional de imunização. Ou seja, sua distribuição para população brasileira pelo PNI de forma proporcional e igualitária.

O primeiro diálogo se iniciou em agosto do ano passado. No primeiro diálogo havia uma expectativa de R$ 50 milhões de doses, mas na assinatura do contrato ela foi finalizada em 37 milhões de doses. Cada Estado assinou porque na questão jurídica de contrato não é permitido em termos de consórcio e teria que ser feito por cada Estado. Então foi feito por cada estado do Nordeste e juntos totalizaram esses 37 milhões.

LEIA MAIS

Segundo Datafolha, rejeição a Bolsonaro na gestão da pandemia chega a 54%

(Foto: Alan Santos/PR)

A rejeição ao trabalho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na gestão da pandemia da Covid-19 disparou ao maior nível desde que a crise sanitária começou, há um ano.

Segundo o Datafolha, 54% dos brasileiros veem sua atuação como ruim ou péssima na semana em que foi apresentado o quarto ministro da Saúde de seu governo. Na pesquisa passada, realizada em 20 e 21 de janeiro, 48% reprovavam o trabalho de Bolsonaro na pandemia.

LEIA TAMBÉM

Pernambuco ultrapassa 11.500 mortes pela Covid-19 a 1 dia do fechamento das atividades não essenciais

LEIA MAIS

Pernambuco ultrapassa 11.500 mortes pela Covid-19 a 1 dia do fechamento das atividades não essenciais

(Foto: Michael Dantas / AFP)

Com o registro de mais 39 óbitos nas últimas 24 horas, Pernambuco chegou, nesta quarta-feira (17), a 11.510 mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia, em março do ano passado.

Os dados são do boletim divulgado nesta quarta pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que registrou também, nessas últimas 24 horas, 2.245 casos da Covid-19.  O número de casos é o segundo maior deste ano em Pernambuco. O maior havia sido registrado nessa terça-feira (16) – nesse dia, o boletim trouxe 2.482.

LEIA MAIS

Covid: o trabalho dos profissionais da saúde no interior em mais de um ano de pandemia

Foto: Go Nakamura/Getty Images/AFP

No dia 26 de fevereiro de 2020 o Brasil registrava o primeiro caso de covid-19. Um ano depois, o cenário se agravou e hoje, diversos estados veem a saúde pública e particular entrando em colapso. São mais de 365 dias de uma guerra contra o inimigo, que é invisível. Na linha de frente estão eles, os profissionais da saúde.

O cansaço é inevitável, afinal, completa-se um ano da guerra sem uma perspectiva positiva no horizonte. A vacina, que trouxe um alento, está longe de alcançar a grande massa. Em meio ao cansaço por conta das medidas restritivas está também a exaustão de quem luta diariamente contra a doença.

Agora, imagine travar essa luta em uma cidade pequena. Essa é a rotina de Mateus Pontes, fisioterapeuta de Bodocó, no Sertão de Pernambuco. Atualmente ele está na coordenação de Vigilância em Saúde do município. “Todo plano de contingenciamento e ações de enfrentamento e controle da pandemia passa por nossa equipe e também atuou na rede particular como fisioterapeuta. Tenho pacientes que sofrearam muito nesse período“, conta ao Blog.

LEIA MAIS

Vacina de Oxford é eficaz contra variante brasileira da covid, aponta estudo

(Foto: Dado Ruvic/Reuters)

A vacina de Oxford/Astrazeneca é eficaz contra a P1, variante da covid-19 identificada no Brasil. O resultado foi divulgado nessa semana, após um estudo divulgado no BioRxiv. Deve-se ressaltar que o imunizante é um dos que está sendo utilizado na Campanha Nacional de Imunização.

Os cientistas analisaram amostras de soro de 25 pessoas que receberam a vacina de Oxford e de 25 imunizados com a da Pfizer. Foram observados três cenários: anticorpos induzidos pela vacina, anticorpos produzidos por quem já teve a doença e os chamados anticorpos monoclonais.

O resultado do trabalho – executado por pesquisadores de Oxford e da Fiocruz Amazônia – apontou uma perda de neutralização na comparação com as cepas mais comuns. Por outro lado, o efeito das vacinas não foi comprometido pela nova cepa.

Petrolina: Câmara de Vereadores elabora documento se mostrando contrária ao lockdown

O novo lockdown em Pernambuco repercutiu na Câmara de Vereadores de Petrolina na sessão de terça-feira (16). Com discursos contrários ao isolamento social mais rígido, a maior parte dos edis criticou a decisão de fechar comércio e igrejas.

César Durando (Foto: Reprodução/Facebook)

No seu discurso, César Durando (DEM) informou que a Câmara está organizando um documento se mostrando contra o lockdown.

“A gente está providenciando um documento para mandar ao governador Paulo Câmara dizendo que Petrolina é contra o lockdown. Pernambuco não precisa mais de atitudes como essa”, afirmou.

O vereador também afirmou que o momento é de estar junto dos petrolinenses. “É o momento que nós devemos estar juntos com a sociedade, estar junto com os empresários de uma forma geral, os músicos, os artistas, os donos de escola que mais uma vez vão ter suas escolas fechadas. Tenho irmãs quem têm escola e estão passando a maior dificuldade do mundo”, disse.

Rodrigo Araújo (Republicanos) e Gilmar Santos (PT) foram alguns dos contrários as falas criticando o lockdown. Eles defenderam o isolamento para salvar vidas. Rodrigo mencionou ainda que as pessoas que precisam ir trabalhar devem se cuidar e evitar o contágio.

Petrolina registra mais 4 óbitos por covid e volta a ter ocupação dos leitos acima de 90%

A taxa de ocupação de leitos de UTI em Petrolina voltou a subir. Segundo o boletim de terça-feira (16), divulgado há pouco, o novo índice é de 91,5%. Também foram confirmados mais 120 casos positivos da doença e quatro novos óbitos.

Novos casos

Dos 120 casos confirmados ontem, 54 são do sexo masculino e 66 do feminino. Os novos pacientes têm entre um e 98 anos de idade. Em números totais já são 18.057 infectados, 15.971 recuperados e 236 mortes.

Os óbitos são de três mulheres com 50, 55 e 93 anos; e um homem de 70 anos. Todos estavam internados na rede pública de saúde. O idoso tinha histórico de comorbidades, assim como as mulheres de 50 e 55 anos. A única sem outras doenças era a mulher de 93 anos. As mortes aconteceram nos dias 14 (pacientes com 50 e 55 anos), 15 (idosa de 93 anos) e 16 (idoso de 70 anos).

Ocupação dos leitos

Petrolina segue com alto índice de ocupação dos leitos de UTI. Mesmo com 72 vagas, o município tem ocupação de 91,5%. Em outras palavras, dos leitos totais, 65 estão ocupados: 46 pacientes são de Petrolina e 19 da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.659 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados 11 são pretos, 80 pardos, um amarelo, 26 brancos e dois não declararam raça;
  • Casos descartados: Até agora, 74.039 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.850 casos ativos do novo coronavírus.