Covid-19: acompanhe o calendário de vacinação para idosos acima de 68 anos divulgado pela prefeitura de Petrolina

(Foto: Ascom/PMP)

A Secretaria de Saúde de Petrolina divulgou nesta sexta-feira (22), o calendário de vacinação contra a Covid-19 em idosos com idade a partir de 68 anos. Devem ser vacinadas 4 mil pessoas desse público alvo até a próxima sexta-feira, dia 26 de março.

Confira as datas e idades:

  • Terça-feira (23) – serão vacinados idosos com idade de 71 anos ou mais;
  • Quarta-feira (24) – vacinação em idosos com 70 anos em diante;
  • Quinta-feira (25) – aplicação das doses em pessoas acima dos 69 anos;
  • Sexta-feira (26) – será a vez de idosos com idade acima de 68 anos.
LEIA MAIS

Falta de medicamentos para pacientes intubados prejudica tratamento da Covid-19 em Juazeiro

Não bastasse as filas por uma vaga nos leitos avançados, a falta do chamado “Kit Intubação” está prejudicando o tratamento de pessoas que estão internadas em UTI´s de Juazeiro e respirando com ajuda de aparelhos.

Em conversa com o Blog Waldiney Passos, o jovem Israel Sampaio externou o sofrimento pelo qual a família está passando neste momento de pandemia porque o pai dele, Ednilson Sampaio dos Santos, de 46 anos é uma das vítimas da Covid-19 que está passando por esse problema.

LEIA MAIS

Segunda-feira com “cara” de domingo em Juazeiro devido ao lockdown

(Foto: Blog Waldiney Passos)

Devido ao lockdown determinado pelo Governo do Estado da Bahia, a partir desta segunda-feira (22), em 22 municípios da região norte da Bahia, o fluxo de pessoas nas ruas de Juazeiro diminuiu, mas alguns comerciantes dos serviços chamados não essenciais, estão com portas abertas pela metade em forma de protesto contra as  medidas restritivas.

De acordo com o decreto do governador Rui Costa, publicado na última sexta-feira (19) até 29 de março o toque de recolher fica ampliado de 20h para às 18h até às 5h da manhã e os serviços não essenciais estão proibidos de funcionar nesses municípios.

LEIA MAIS

Ato encabeçado por pastores promove oração coletiva no Centro de Petrolina

A segunda-feira (22) foi marcada por mais um ato pela reabertura do comércio de Petrolina. E hoje os comerciantes e empresários ganharam apoio dos pastores evangélicos. O grupo se uniu em um ato simbólico e fez uma oração pública pedindo, entre outras coisas, saúde a todos e a cura da covid.

Confira as imagens a seguir:

O lockdown em Pernambuco começou na quinta-feira (18) e segue até este domingo (28). Estão liberadas apenas as atividades consideradas essenciais. Porém, desde o primeiro dia do decreto há uma mobilização em Petrolina, contrária ao ato do governador Paulo Câmara (PSB).

Lockdown: 1° final de semana mostra queda no isolamento social em Pernambuco

(Foto: Tarciso Augusto/Esp.DP)

O primeiro final de semana de lockdown em Pernambuco apresentou uma queda na taxa de isolamento social. O índice de domingo (21) foi de 49,7%, menor do que há dois domingos, provocando o efeito oposto ao desejado pelas autoridades estaduais.

No dia 14/03 a porcentagem foi de 50,89 e em 07/03, 50,43%. A meta do Governo do Estado era atingir pelo menos 60% da população, número que está longe de acontecer. “Precisamos urgentemente diminuir a curva de aceleração epidêmica e isso só será possível com um alto grau de isolamento social nos próximos dias, com uma mudança de comportamento de todos os pernambucanos e pernambucanos“, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo, no último dia 15 quando foi anunciado o novo lockdown.

Municípios

No balanço apresentado, apenas Mirandiba no Sertão atingiu os 60% desejados. Na sequência está Sertânia (54,5%), Triunfo (54,3%), Sairé (54,1%) e Tuparetama (54,1%). Petrolina teve 49,9% e na região metropolitana do Recife, Olinda obteve o melhor resultado, com 53,0%.

Melhor e pior taxa

De acordo com os dados obtidos pelo Instituto Inloco, o pior índice já registrado foi no dia 26 de fevereiro, com 31,1%. Na outra ponta, o maior índice ocorreu na primeira semana após a confirmação dos primeiros casos de coronavírus no Estado, com 62,2%

Após salto em vacinação, Prefeitura de Petrolina traça planejamento para imunizar pessoas na faixa dos 67 anos

(Foto: Alexandre Justino/Ascom PMP)

A vacinação dos idosos segue a todo vapor em Petrolina. De quarta-feira (17) até o final de semana a cidade registrou um salto e contabiliza mais de cinco mil idosos com mais de 72 anos imunizados. No balanço da Prefeitura, o município já aplicou 25.690 doses, tendo o melhor índice entre os 169 do interior de Pernambuco.

Após avançar no grupo de 70, a meta é proteger os idosos na faixa dos 67 anos. E hoje (22) o prefeito Miguel Coelho (MDB) tem uma reunião na secretaria de Saúde para definir o calendário. “As equipes da Secretaria de Saúde fizeram um grande e necessário esforço nos últimos dias para que a vacina chegasse a mais idosos, que são nosso público prioritário junto com os trabalhadores da saúde. Queremos avançar mais neste mês e reduzir a faixa etária para 67, caso cheguem vacinas suficientes“, explicou Miguel.

Os idosos podem agendar a vacinação através da plataforma digital e assim, evitar filas. “Petrolina tem feito um trabalho exemplar desde o começo da pandemia, tendo a menor mortalidade por coronavírus no Nordeste. Agora, nosso objetivo principal é vacinar o mais rápido possível, pois isso significa salvar vidas“, finaliza o prefeito.

Covid: Petrolina registra mais dois óbitos; ocupação de leitos está acima de 97%

Petrolina registrou mais 18 casos de covid-19 no domingo (21) e dois novos óbitos. Atualmente a taxa de ocupação dos leitos é de 97,2%. Em números totais a cidade soma 18.510 infectados, 16.488 recuperados e 240 mortes.

Novos casos

Os casos confirmados ontem são de sete pessoas do sexo masculino e 11 do feminino. Os novos pacientes têm entre 18 e 80 anos. Já as mortes são de duas mulheres. Elas tinham 21 (com histórico de comorbidades) e 40 anos (sem histórico de comorbidades). Ambas estavam internadas na rede particular e morreram no sábado (20).

Ocupação dos leitos

Petrolina tem 97,2% dos leitos de UTI ocupados. Isso quer dizer que, das 72 vagas, 70 estão ocupados. São 54 pacientes de Petrolina e 16 de outras cidades da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.979 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados um é preto, 15 pardos e dois brancos;
  • Casos descartados: Até agora, 75.949 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.782 casos ativos do novo coronavírus.

Governo de Pernambuco abre 383 leitos de terapia intensiva em 20 dias

Durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, neste domingo (21.03), o governador Paulo Câmara destacou o esforço logístico e sanitário realizado pelo Governo do Estado para abrir leitos de terapia intensiva durante a pandemia. Ao longo dos últimos 20 dias de março, foram criados 383 leitos de UTI em 14 municípios, do Litoral ao Sertão.

“Para se ter uma ideia, o Hospital da Restauração, maior emergência pública do Norte e Nordeste, conta com 60 leitos de terapia intensiva. Nestes 20 dias, colocamos em operação o equivalente a seis hospitais da Restauração. Um esforço logístico e sanitário sem precedentes na nossa história”, detalhou Paulo Câmara. De acordo com o governador, a previsão é de que, nas próximas semanas, ainda sejam abertos mais 200 leitos de UTI.

Mesmo com todo o empenho da gestão para ampliar a rede de leitos para pacientes da Covid-19, Paulo Câmara voltou a reforçar a importância de a população seguir os protocolos sanitários. “Mesmo com todo o esforço, nosso sistema está no limite e precisamos frear a aceleração da doença. Evite sair de casa e, se for muito necessário sair, use máscara o tempo todo”, frisou

Covid-19: “A cada dia, a propagação do vírus se torna mais rápida”, alerta secretário de Saúde de Pernambuco

Aos 49 anos, o médico cardiologista André Longo, secretário de Saúde de Pernambuco, não tem dúvidas de que o enfrentamento à pandemia de covid-19 é a grande missão que enfrenta enquanto gestor público. “Certamente é um dos maiores desafios da minha vida. tem sido um período de total dedicação e de trabalho ininterrupto. É, de fato, muito duro conviver com um cenário prolongado e tão adverso”, destaca Longo, que semanalmente faz alertas enfáticos e duros para ter adesão da população ao leque necessário de medidas  restritivas.

Assim como os profissionais de saúde que atuam na linha de frente, ao lado dos pacientes, o secretário também sente o peso de mais uma explosão de casos de covid-19 em Pernambuco. “O alívio para suportar toda esta difícil situação vem do apoio irrestrito da minha família e também do meu compromisso enquanto gestor público de trabalhar pela saúde, e pela vida de todos. A nossa luta diária tem sido para salvar o máximo de vidas possível. Estamos abrindo leitos numa velocidade nunca antes vista na história da saúde pública de Pernambuco.” Ele acrescenta que, se contarmos apenas o início deste mês de março, foram mais de 300 novas vagas de terapia intensiva (UTI) abertas. “Isso corresponde a mais de cinco vezes a capacidade instalada de terapia intensiva do Hospital da Restauração, que é a maior unidade de urgência e emergência do Norte e Nordeste. Mas esse grande esforço não tem sido suficiente. Nosso sistema de saúde está cada vez mais pressionado. A cada dia, a propagação do vírus se torna mais rápida”, lamenta Longo.

LEIA MAIS

Pai da delegada Pollyana Nery, ex-vereador de Araripina, Moíses Nery, morre por complicações da covid-19

O ex-vereador de Araripina, Moíses Nery, faleceu na noite desse domingo (21) vítima da Covid-19. A informação foi confirmada por parentes e amigos próximos ao ex-parlamentar e divulgada pelo Blog do Roberto Gonçalves.

Há poucos dias, Dona Helenita, irmã de Moíses, também faleceu após complicações da doença.

Moíses Nery é pai da delegada da Polícia Civil de Pernambuco Pollyanna Nery, que esteve à frente das investigações do assassinato da menina Beatriz Angélica, em Petrolina.

Ouricuri registra mortes por falta de UTI, Rede PEBA está com com 44 pacientes à espera de uma Unidade de Terapia Intensiva

Aumenta a preocupação das autoridades sanitárias com a situação de colapso no sistema de saúde de nossa região. Com a capacidade de ocupação de leitos de UTI oscilando entre 90% e 100%, o risco de pessoas irem a óbito é iminente.

Na cidade de Ouricuri, por exemplo, duas pessoas faleceram com quadro grave da covid-19 a espera de leito de UTI.

LEIA MAIS

Países europeus e o Canadá protestam contra a “ditadura” das restrições sanitárias

Esta semana, 465.300 novas infecções foram registradas todos os dias no mundo. Com exceção da África e Oriente Médio, todas as regiões registraram altas: + 34% na Ásia,   18% na Europa,   15% nos Estados Unidos/Canadá e   5% na América Latina e Caribe.
Diante do aumento das infecções, alguns estados da Alemanha defendem a extensão das restrições impostas para conter o vírus até o mês de abril, segundo documento consultado pela AFP, apesar do cansaço dos cidadãos com essas medidas.
No sábado, milhares de pessoas protestaram em vários países europeus (Alemanha, Holanda, Áustria, Bulgária, Suíça, Sérvia, Polônia, França e Reino Unido), bem como no Canadá, contra a “ditadura” das restrições sanitárias. Pelo menos 36 pessoas foram presas e vários policiais ficaram feridos em Londres durante um dos protestos.
LEIA MAIS

Covid-19: Taxa de ocupação de leitos de UTI diminui de 100 para 88% em Juazeiro depois de 7 dias

(Foto: Ascom/PMJ)

Enquanto Petrolina encontra-se com todos os leitos de UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 ocupados, Juazeiro diminuiu esse percentual de 100 para 88% depois de 7 dias de ocupação total. Isso significa que somente em hospitais da cidade baiana, 3 leitos voltaram a ficar livres para receber novos pacientes.

Por outro lado, o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde neste domingo (21) aponta, que 3 óbitos foram registrados no município nas últimas 24 horas.

LEIA MAIS

Brasil recebe neste domingo mais de 1 milhão de doses de vacinas do consórcio global Covax Facility

A primeira remessa de vacinas do Covax Facility para o Brasil chega em solo brasileiro neste domingo (21). Será mais de um milhão de doses de vacinas contra a Covid-19, esperadas às 18h, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

O Covac Facility é o consórcio global, liderado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa impulsionar o desenvolvimento e a distribuição de vacinas. No total, o acordo do Brasil prevê 42 milhões de doses.

Segundo o G1, desse total, 9,1 milhões são da vacina Oxford/ AstraZeneca que devem chegar ao Brasil entre março e abril. Neste primeiro lote, o país vai receber 1.022.400 doses do imunizante.

Governo de Pernambuco abre 383 leitos UTI para tratamento de pacientes com Covid-19 em 20 dias 

(Foto: Heudes Regis/SEI)

46

Durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, neste domingo (21), o governador Paulo Câmara destacou o trabalho de funcionários, que com muito esforço, abriram ao longo dos últimos 20 dias de março, 383 leitos de UTI em 14 municípios, do Litoral ao Sertão.

“Para se ter uma ideia, o Hospital da Restauração, maior emergência pública do Norte e Nordeste, conta com 60 leitos de terapia intensiva. Nestes 20 dias, colocamos em operação o equivalente a seis hospitais da Restauração. Um esforço logístico e sanitário sem precedentes na nossa história”, detalhou Paulo Câmara. De acordo com o governador, a previsão é de que, nas próximas semanas, ainda sejam abertos mais 200 leitos de UTI.

Mesmo com todo o empenho da gestão para ampliar a rede de leitos para pacientes da Covid-19, Paulo Câmara voltou a reforçar a importância de a população seguir os protocolos sanitários. “Mesmo com todo o esforço, nosso sistema está no limite e precisamos frear a aceleração da doença. Evite sair de casa e, se for muito necessário sair, use máscara o tempo todo”, frisou.