Presidentes dos Três Poderes reúnem-se nesta quarta para discutir medidas de enfrentamento à Covid-19

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), vai reunir-se nesta quarta-feira (24) com os presidentes da República, Jair Bolsonaro; do Senado, Rodrigo Pacheco; e do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux; para discutir medidas de enfrentamento à Covid-19.

Lira também convocou reunião de líderes para propor medidas administrativas e políticas para acompanhamento da pandemia e cobrou um debate mais imparcial sobre a crise. “A Presidência desta Casa tem cumprido seu papel independentemente das posições políticas e ideológicas, que não devem ser o norte para gestão desta Casa”, afirmou. “Daremos um rito diferente nessas próximas duas semanas para oportunizar um debate mais coerente, mais frio, mais imparcial, mais resolutivo, com menos ideologia, para esta crise que o povo brasileiro passa.”

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Brasil registra novo recorde com 3.251 novos óbitos em 24h

Atual líder global de atualizações de morte por Covid-19, o Brasil bateu mais uma marca negativa de novos registros em meio a sucessivos recordes acompanhados nas últimas semanas. Nesta terça-feira (23) foram acrescentadas mais 3.251 fatalidades, totalizando 298.676 perdas desde o início da pandemia no país, segundo balanço do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Além disso, mais 82.493 casos de Covid-19 foram confirmados pela pasta, que já soma 12.130.019 infecções registradas no balanço nacional. O recorde de mortes foi registrado após o país fechar a semana epidemiológica mais mortal da pandemia no Brasil. A 11ª semana compilou 15.650 mortes, 22% a mais que a anterior, que era a recordista até o momento, e 103% superior à semana 30 de 2020, quando o país somou 7.677 fatalidades no pico da primeira onda.
LEIA MAIS

Juazeiro vacina mais de 500 idosos contra a Covid-19 durante ‘drive thru’ neste terça-feira

(Foto: Ascom/PMJ)

Uma fila enorme se formou na Orla de Juazeiro nesta terça-feira (23), durante ‘drive thru’ realizado pela prefeitura de Juazeiro para vacinação de idosos com idade a partir de 68 anos de idade.

Mais de 15 profissionais  da Secretaria de Saúde e da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), juntamente com guardas municipais, participaram da campanha. Uma forma de agilizar a vacinação e alcançar um número maior de pessoas dentro da Fase 1 do Plano Nacional de Imunização

LEIA MAIS

Juazeiro registra dois óbitos e 118 novos casos da Covid-19; leitos de UTI continuam com 100% de ocupação

Nas últimas 24 horas o município de Juazeiro registrou dois óbitos por complicações da Covid-19 e 118 novos casos da doença. A informação está no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde desta terça-feira (23).

O levantamento mostra que 10.971 moradores foram infectados desde o início da pandemia na cidade, dos quais 10.096 já estão recuperados. Juazeiro tem 683 casos ativos do novo coronavírus.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina pede que população se cadastre no site para vacinação contra Covid-19

A Prefeitura desenvolveu uma plataforma que permite que a população petrolinense se cadastre para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O acesso é rápido e fácil, as pessoas levam pouco tempo até finalizar todo o processo. Até o momento, mais de 24 mil pessoas já realizaram o cadastro.

O site é o vacinacaopetrolina.tisaude.com. Ele permite que qualquer pessoa realize o cadastro para receber a vacinação. A plataforma solicita dados pessoais como RG, CPF ou Cartão SUS e endereço para finalizar o registro. Para aqueles que fazem parte do grupo prioritário é possível agendar o horário e o local para receber a vacina. Esta medida permite garantir a segurança e agilizar o atendimento na hora da vacinação.

“Com essa página exclusiva para o cadastramento prévio da vacinação contra o coronavírus, nós temos um controle maior de quantas doses serão necessárias para imunizar 100% de cada fase. Por isso é importante que toda a população se cadastre”, destaca a diretora de Atenção Básica, Lorena Andrade.

Curaçá começa a vacinar idosos com idade a partir de 65 anos contra a Covid-19

(Foto: Ascom/PMC)

A secretaria de Saúde de Curaçá iniciou a vacinação contra a Covid-19 nos idosos a partir de 65 anos no interior do município. Nesta terça-feira (23) está acontecendo o Dia D de vacinação no distrito de Poço de Fora. Já nesta quarta-feira (24) a ação será realizada na comunidade de Saco da Canoa e no distrito de Barro Vermelho.

Na quinta-feira (25) será a vez dos idosos residentes no povoado de Mundo Novo e no distrito de Patamuté receberem a vacina.

“Estamos seguindo as recomendações da Secretaria de Saúde da Bahia e começamos a vacinar os idosos a partir de 65 anos no interior do nosso município. Seguimos empenhados em alcançar o mais rápido e com responsabilidade todos os idosos dessa faixa etária nos quatro cantos do nosso município. Sabemos que a vacina é a esperança de dias melhores”, afirmou o secretário de Sáude Adriano Araújo.

Importante ressaltar que nesta terça-feira as equipes de vacinação também começaram a aplicar a primeira dose da vacina nos pacientes de doenças renais em diálise. Na sede a vacinação continua para os idosos a partir de 70 anos.

Vacinação de idosos a partir de 70 anos segue nesta terça-feira, em Dormentes

(Foto: Ascom PMD)

A vacinação contra os idosos a partir de 70 anos continua em Dormentes (PE). O município recebeu novas doses no domingo e iniciou a imunização desse novo grupo em esquema drive thru, durante toda a segunda-feira (22). E hoje (23) serão vacinados os que não possuem veículos de transporte.

“Nossas equipes vão realizar a vacinação nas residências para garantir a imunização de todos os idosos, enquanto tivermos doses“, explica a secretária de Saúde, Talita Mirele. Segundo o balanço da Prefeitura de Dormentes, até ontem 1.069 pessoas já foram vacinadas, sendo 280 trabalhadores da saúde e 789 idosos acima dos 70 anos.

Rodrigo Araújo reivindica inclusão de policiais e guardas civis no grupo prioritário da vacinação

(Foto: Ascom/PMP)

Inclusão dos policiais e dos guardas civis municipais no grupo prioritário da vacinação. Essa é a reivindicação de Rodrigo Araújo (Republicanos), na sessão desta terça-feira (23). O vereador apresentou o Requerimento nº 086/2021 endereçada ao secretário estadual de Saúde, André Longo e à secretária municipal, Magnilde Albuquerque.

Rodrigo Araújo (Foto: Blog Waldiney Passos)

A solicitação é pela inclusão dos policiais das diversas categorias e dos GCM como grupo prioritário no programa de vacinação contra a covid-19 em Petrolina e em todo o Estado de Pernambuco. O pedido foi subscrito pelos vereadores Ronaldo Silva (DEM) e Júnior Gás (Avante).

“[Peço] a inclusão dos policiais das diversas categorias e também os guardas municipais no grupo prioritário de vacinação contra a covid-19. A gente vê a polícia tá trabalhando, a polícia não para e está no dia a dia com a população. Toda a classe, eles merecem estar nesse grupo e recebam a vacina“, afirmou o vereador.

Petrolina ganha mais oito leitos na UPA; cidade registra mais 138 casos de covid e 7 novos óbitos

Petrolina registrou mais 138 novos casos de covid-19 e sete óbitos no boletim de segunda-feira (22). Agora são 18.648 pessoas infectadas, das quais 16.688 estão recuperadas e 247 mortes. A notícia positiva é que o município ganhou mais oito leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que antes era intermediários e foram adaptados a UTI.

Novos casos

Dos 138 casos registrados ontem, 58 são de pessoas do sexo masculino e 80 do feminino. Os pacientes têm entre oito meses e 82 anos. As mortes são de cinco mulheres com 44, 47, 49, 68 e 76 anos (ocorridas entre 13 e 22 de março) e dois homens com histórico de comorbidade, com 56 e 81 anos (nos dias 20 e 21 de março).

Ocupação dos leitos

Com o acréscimo de oitos novos leitos, Petrolina conseguiu diminuir a ocupação para 87,5%. A cidade soma 80 vagas, das quais 70 estão ocupadas. 52 desses pacientes são de Petrolina e 18 da região.

Outras informações

  • Casos investigados: 1.802 pessoas sendo monitoradas, há possibilidade delas estarem infectadas;
  • Casos por raça/cor: Dos novos infectados 14 são pretos, 101 pardos, dois amarelos, 20 brancos e um não declarou raça;
  • Casos descartados: Até agora, 76.786 casos já foram descartados. As pessoas que foram testadas tiveram resultados negativos;
  • Casos ativos: O município tem 1.713 casos ativos do novo coronavírus.

Casa Nova mantém ritmo acelerado de vacinação e idosos de 65 começam a ser vacinados

O Prefeito de Casa Nova, Wilker Torres, anunciou  que a partir de terça-feira (23/03), começam a ser vacinados os idosos com 65 anos ou mais.

As vacinas serão aplicadas a partir das 8:00 horas na Sala de Vacina Contra a Covid, no antigo SESP e para os idosos com dificuldade de locomoção pode ser agendado pelo telefone 74 98836-5859 ou com o Agente de Saúde da comunidade. Serão vacinados todos aqueles com 65 anos ou mais, primeira dose. Necessário apresentar CPF, Cartão do SUS e se tiver o Cartão de Vacina.

“Conseguimos alcançar as maiores cidades, que tem muito mais pessoal e capacidade e mesmo com a imensidão de nosso território municipal, já estamos vacinando nossos idosos acima de 65 anos e idade” – ressaltou o Prefeito.

LEIA MAIS

Prefeitura de Petrolina divulga cronograma de vacinação para idosos acima de 68 anos

Após iniciar o plano de aceleração da vacinação em Petrolina, imunizando mais de cinco mil idosos nos últimos quatro dias, a prefeitura divulga nesta segunda-feira (22) mais um cronograma para a aplicação da primeira dose. Desta vez, serão beneficiados os idosos acima de 68 anos. A expectativa é que mais de quatro mil pessoas sejam vacinadas até a próxima sexta-feira (26).

Nesta terça (23), as doses serão aplicadas no público de 71 anos ou mais. No dia seguinte, a vacinação em Petrolina avança para os idosos com 70 anos em diante. Já na quinta (25), serão pessoas acima dos 69 anos, e, finalizando, na sexta-feira (26), com a faixa etária acima de 68 anos. As equipes de saúde atenderão em sete polos de 8h às 17h: no Centro de Convivência do Idoso Mimi Cruz, no Alto do Cocar; Igeprev, no Centro; Escola Prof. José Joaquim, no José e Maria; Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do João de Deus; Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos (CAIC), na Cohab Massangano; no Serviço Social da Indústria (SESI); e no SESC, no Centro.

LEIA MAIS

Comerciantes de Campo Formoso protestam pela abertura dos seus estabelecimentos

Seguindo o exemplo de Petrolina e tantas outras cidades da região, dezenas de comerciantes que prestam serviços considerados não essenciais na cidade baiana de Campo Formoso (BA) bloquearam a rodovia BA 220, na entrada da cidade, nesta segunda-feira (22), para protestar contra os decretos do governo da Bahia e da prefeitura, que determinam a suspensão das atividades por sete dias.

A gente está aqui para trabalhar, porque quem é empresário sabe da despesa de uma empresa. A gente precisa que o prefeito ajude, que o governador ajude. A gente não está aqui para arrumar guerra não. A gente está aqui para ajudar e ser ajudado“, disse um dos manifestantes.

O discurso dos manifestantes está em sintonia com a postura do presidente Jair Bolsonaro que afirmou nesta segunda-feira, não defender medidas como um lockdown nacional.

“Me chamam de negacionista ou de ter um discurso agressivo, mas lockdown não deu certo”, afirmou. “Parece que só no Brasil está morrendo gente.”

PRF suspende atendimento presencial ao público a partir de terça-feira

(Foto: Divulgação)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá suspender o atendimento presencial ao público na sede da superintendência localizada no bairro do Pina, na Zona Sul do Recife, em virtude da quarentena decretada em Pernambuco. A medida será implantada inicialmente de terça-feira (23) até o domingo (28) e busca evitar aglomerações nesse período.

Os agendamentos previstos serão cancelados e podem ser remarcados quando o atendimento for normalizado. Os serviços continuarão a ser oferecidos por meio digital de terça a sexta, das 8h às 17h, através do Whatsapp no número (81)99241-5272 ou pelo e-mail: [email protected].

LEIA MAIS

Facape está atendo em novo horário por causa das medidas de restrições

Até o dia 28 de março, a Faculdade de Petrolina (Facape) irá atender o público em novo horário.

Quem precisar dos serviços da instituição, deverá procurá-los das 8h às 12h, em virtude do Decreto Estadual de Nº 50.433 do Governo de Pernambuco, que estabelece medidas mais restritivas em todo o território, a fim de conter a pandemia e as infecções pelo coronavírus.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato através de nossos canais oficiais: Central de Atendimento ao Discente: (87) 3866 – 3244, para solicitações acadêmicas; (87) 3866 – 3204, para informações diversas e (87) 3866-3220, para contatar o setor financeiro.

Vacinação contra Covid-19 em Idosos com idade a partir de 68 anos será via ‘drive thru’, em Juazeiro

Idosos com 68 anos ou mais devem se dirigir nesta terça-feira (23), em seus veículos, para a Orla II de Juazeiro para tomar a 1ª dose da vacina contra a Covid-19

O atendimento será das 9h ao meio-dia e é obrigatório levar o cartão de vacina, o CPF ou cartão do SUS do idoso e o comprovante de residência.

LEIA MAIS